As Tágides

As Tágides José Alcides Pinto

Resenhas - As Tágides

Paulo Silas 21/12/2010

Loucura
Um livro sobre LOUCURA! Este não é o título, mas é o conteúdo. Sinto muito informar: aparentemente José Alcides pinto enlouqueceu ao escrever estes poemas. Olhem o que ele diz de si mesmo:

Contaram-me (e não é mentira)
Encontraram o poeta Alcides Pinto nu em plena
Cidade
(e não é mentira): em verdade encontraram.
---No poema “O NOVO CRISTO”

Ele está ou não um pouco biruta? E que você responderia à pergunta: “de que luz são feitos os meus testículos?” Pois Alcides Pinto pergunta isso duas vezes... Eu não acreditei quando vi isso!!! Noutras partes o poema mostra-se até um pouco engraçado, como o seguinte:

A cabra salta, berra, sacoleja a ossada.
---No poema “A CABRA” --- Parece que estou vendo esta cabra doida!

Mas tudo não é por acaso! Afinal, quem entende as palavras de José Alcides Pinto? Quem disse que as palavras dele foram feitas para serem entendidas? Vejam que o próprio autor enuncia:

Eu sou eu. Íntegro e inviolável dentro de mim mesmo. O que não se descobre.
---No poema “Eu”

Deste autor enigmático, que até o momento apenas li duas de suas obras, eu agora apenas tenho a dizer: tu és a própria LOUCURA. Isto não é uma crítica, é um elogio. (Certamente ele entenderia).

Ana 18/06/2017

JAP o poeta de As Tágides
Publicação do escritor cearense José Alcides Pinto, As Tagides é um livro de poemas em que se mesclam vários temas que já permeiam a obra de JAP há muito tempo: o simples e corriqueiro, mas também o sobrenatural e o alucinante. Um belo livro com versos e poesias que são uma verdadeira arte.