Yume

Yume Kami Girão

Resenhas - Yume

Rapha 03/07/2012

Resenha YUME (Blog: Doce Encanto)
"[...] Lembre-se de que nem tudo é apenas "de verdade". Há muito mais além daquilo que chamamos de "mundo real".
Página 55.

Yume, primeiro livro da jovem autora Kamile Girão, foi uma grata surpresa para mim.

Eu, que há tempos queria ler o livro, não perdi tempo e assim que foram abertas as inscrições para o Book Tour, fui correndo me inscrever.

No início da leitura eu não sabia muito bem o que esperar, afinal a sinopse é para lá de misteriosa. Comecei lendo super desconfiada, mas aos poucos fui me entregando e entrando no fantástico mundo criado pela autora, aliás leitores, impossível não se entregar, a escrita é envolvente e "enlouquecedora", sim, sim, enlouquecedora, a Kami é má e não te entrega os pontos do que vai acontecer logo no começo do livro, cada frase lida é uma pulga a mais atrás da orelha!

O tema tratado não poderia ser mais interessante: os sonhos!
Eu nunca havia lido nada sobre eles (pois é, não li a trilogia Wake ;/) então tudo foi novidade. Fiquei fascinada com esse novo "universo".

A trama gira em torno da Nadia e do Adrien, nossos personagens principais que são absolutamente diferentes; Nádia é uma garota de 15 anos que ajuda nas despesas da casa vendendo seus desenhos, talvez pela triste realidade em que se encontra vive mais em seus sonhos que na vida real; Adrien, 22 anos, é guitarrista da banda "Reticências", um cara desregrado e cético, que se torna ainda mais perturbado após começar a ter sonhos com uma garota misteriosa que nunca viu na vida.

Eles moram nos dois extremos do planeta: ela, na Alemanha; ele, no Brasil... nunca se viram, não se conhecem, não sabem da existencia real um do outro, porém um não sai da cabeça do outro, principalmente à noite quando os sonhos vêm. Duas perguntas que não querem se calar: Eles se encontrarão? Porque esse sonho? Pois é.. perguntas que só serão respondidas se vocês lerem ;)

No geral, eu A-DO-REI a leitura, entretanto um pontinho negativo me incomodou: a narrativa do livro é em terceira pessoa e em determinados momentos não se explicita quem é que está se expressando, por vezes me senti perdida com isso e tive que voltar algumas páginas. Então fica aqui meu pedido para que na próxima edição isso seja melhorado.

Kamile, parabéns pelo livro, que você continue com essa super criatividade e possa nos presentear com muitos outros títulos!

Recomendadíssimo! ♥

Confira outras resenhas em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/

Jess Bez Birolo 06/03/2014

Yume
Não sou muito boa com resenhas, mas sempre faço dos livros que eu gostei muito de ler - ou seja, aqueles que eu amei ler.

Yume é um livro que faz vocês querer saber como vai desenrolar a história, confesso que umas passagens fiquei meio perdida, mas capítulos depois, tudo se encaixou maravilhosamente.

A história é muito bem feita, parecia mesmo que a autora esteve na Alemanha e conhece muito bem a cultura japonesa. Os personagens são bem escritos, tem personalidade bem definidas.

Nadia é uma garota forte, com personalidade forte e muito bonita.

Adrian é um garoto simpático, charmoso, e forte, claro.

Mas eu tenho que falar de Phobeto, vilões sempre me chamam a atenção, e esse também foi especial para mim.

Resumindo, recomendo muito esse livro, pois não podemos deixar nossos sonhos morrerem - desculpe a frase feita.

Parabéns Kami :3

Menzia 31/01/2015

achei esse livro MUITO bom pela capa,mais ainda nao sei o conteudo ! parece bom ! ... < :)

Patty 17/05/2012

[Resenha] Yume - Kamile Girão
Nadia mora na periferia de Berlim, se veste com roupas que seus amigos lhe dão. Ela e sua mãe tentam se sustentar como pode. Nadia se refugia em seu mundo imaginário, sonhos e seus desenhos, mas quando começa a sonhar com um personagem diariamente pensa estar ficando louca.

Adrien mora no Brasil e é guitarrista de uma banda de rock e tem uma vida libertina onde ele faz o que quer. Ele é destinado a impedir uma menina de encontrar a chave do Yume.

Lendo o livro achei legal pelo inicio não ser parado como é habitual na maioria dos livros e isso já muito bom. Outra coisa que eu achei legal, é que a sinopse não fala sobre a trama de modo que a história fique previsível, pois em várias partes do livro eu não sabia o que esperar.

Tudo gira em torno de Nadia e Adrien que são os personagens principais, na sinopse fala que ele é muito mal, porém pela minha perspectiva não tive a mesma conclusão. Ele é meio perdido e apenas sofre consequência de seus próprios atos. Nadia ela já é mais certinha e mais criança, mas ao longo do livro é fácil de se notar a mudança que acontece, ela fica mais madura.

Só achei estranho o que Nadia se apaixona por Adrien de uma maneira bem ficticea, pois eles nem se falam direito acho que poderia ocorrer mais dialogo entre os dois no livro. Mas fora isso o livro é muito bom e é interessante que a Kamile criou um universo diferente que é o Yume, para mim foi fácil imaginar os personagens principalmente o desenho do personagem da Nadia.

blog Cartas para Ficção