Suzanne Collins...

Resenhas - Em Chamas

Bruno Maurtas 11/12/2014

Toda revolução começa com uma faísca
A metade da história desse se passa fora da arena e a outra dentro. Esse equilíbrio fez dele o melhor dos três livros da saga sendo que a parte da arena dele é superior ao do primeiro livro.

Ana 10/12/2014

O final do 74º Jogos Vorazes foi surpreendente, afinal Katniss e Peeta venceram desafiando o poder e as regras da Capital. O que a garota do Distrito 12 não imaginava é que, sua atitude seria vista como um ato de coragem pela população de Panem, despertando assim uma fagulha de esperança para uma grande mudança. Isso, obviamente, foi visto como uma afronta direta à Capital, despertando o ódio do Presidente Snow.
Para ganhar os Jogos, Katniss e Peeta passaram uma imagem de “casal desafortunado” e agora precisam manter as aparências para a Capital, o problema será convencer a população e o desconfiado Snow de que o amor gerado na Arena ainda vive. Eles tentarão provar a veracidade desse amor durante a Turnê da Vitória e, é nessa turnê que Katniss começa ver de perto, a repercussão do seu último ato na arena. Não demorou muito para se iniciar uma série de atos rebeldes pelos distritos.
A chama da revolução estava acessa e sob forte pressão do Presidente Snow, Katniss e Peeta deveriam controlar o que começaram. Mas nada do que foi feito adiantou, os rebeldes estavam convencidos e seu único objetivo era dar continuidade à revolução.
O Presidente responsabiliza Katniss pelo descontrole da população e, com a chegada o 75º Jogos Vorazes, conhecido como Massacre Quaternário, decreta que os Tributos desse ano seriam ex-vitoriosos. Ou seja, Katniss e Peeta voltam para a Arena, mas agora, enfrentando 22 ex-tributos muito mais experientes e que não pensariam duas vezes em acabar com eles.

Vocês não fazem ideia como foi difícil escrever sobre Em Chamas, parece que a dificuldade aumenta quando é um livro que você gosta, não é? Só pra ter uma ideia, essa resenha era pra ter saído em meados de novembro :(
Katniss está muito mais vulnerável, não que tenha perdido a personalidade forte e coragem características da personagem, mas nesse livro, seus problemas e medos estão mais explícitos. E eu como boa manteiga derretida, chorei demais vendo o sofrimento dela.
Peeta continua o bom moço mais lindo, fofo e casável (essa palavra existe? kk) do mundo das distopias, mas dessa vez com uma considerável diferença, ele nos mostra uma enorme vontade de proteger Katniss, mesmo que ela seja mais forte em termos de batalha.
Alguns dos novos (ex) tributos, serão bem importantes no desenrolar da história, vale a pena prestar atenção no Finnik Odair (

site: http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/2014/12/resenha-em-chamas-suzanne-collins.html

Tati Florêncio 23/11/2014

O livro começa com Katniss e Peeta vivos, para a alegria de todos, menos dos criadores dos jogos, que ficaram furiosos com isso. Quando Katniss propôs que os dois comecem as amoras envenenadas ela encurralou a capital e esta teve que cumprir com o acordo de manter os dois tributos do mesmo distrito vivo, o que era para aumentar a audiência mostrando o suposto amor dos dois saiu do controle, literalmente.

A multidão da capital ficou encantada com o amor demonstrado, mas enquanto isso nos distritos o apelido que Katniss ganhou de seu estilista por causa das suas fantasias “Garota em chamas” foi levado bem a serio, e ela mal sabe o que representa para todo esse povo.

Quando eles saem dos jogos são medicados e ficam por um longo tempo longe um do outro, e ambos descobrem que devem manter a farsa por mais tempo do que esperado e é isso que eles fazem, quando voltam para casa eles acabam com isso, e ambos tentam, sem sucesso, levar uma vida normal, Katniss continua caçando, agora tendo a companhia de Gale somente aos domingos, pois este trabalha na mina e Peeta continua decorando seus bolos.

Mas as coisas começam a mudar, antes de começar uma viagem por todos os distritos Katniss recebe uma visita do presidente e com isso fica mais do que claro que a farsa tem que ser mantida e se ela quer ver quem ela ama bem, ela deve tentar acalmar os distritos.

Novamente tudo sai errado, em cada um dos distritos que os dois passam parece que a chama se acende mais e mais, afinal de contas, não é uma enganação que vai fazer os distritos desistirem de lutar pela tão sonhada liberdade.

Quando voltam ao 12, tudo muda, na verdade, tudo começa a mudar em vários distritos, então a 75ª edição dos jogos começam com o nome de “O Massacre” e com eles muitas surpresas. O campo de batalha é mais duro do que antes, afinal, o governo deve fazer de tudo para manter o controle...

E que os jogos comecem...

site: http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais! Dê uma passadinha lá! ;D
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2013/12/livro-em-chamas-jogos-vorazes-livro-02.html

Gilberto 12/11/2014

"Lembre-se, garota em chamas, ainda estou apostando em você."
"(...) para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital."
Katniss Everdeen mais uma vez superou o poder da Capital. Desde o começo penso em como uma garota de 16 anos pode fazer uma grande revolução? Dentro de uma única história que é Jogos Vorazes, Collins nos leva a outras e outras histórias dramáticas e inteligentes, que se você não estiver atento a cada movimento, acaba sem entender um livro todo. Estou completamente apaixonado por Finnick Odair e Johanna Mason, rio a todo momento e tenho muitas vezes, vezes demais, vontade de abraça-los. Já se passou algum tempo desde a última vez em que estive tão apaixonado por um história, seja ela escrita ou reproduzida. Estou estupefato com Jogos Vorazes. A garota em chamas está queimado uma geração toda.

Kellbet 05/11/2014

Aventuras, aventuras...
Katniss mais uma vez é a heroína de uma revolução instalada por todo país. Apesar que, dessa vez ela foi salva.
Ao participar dos jogos, dessa vez ela terá amigos de verdade lutando ao seu lado e principalmente para defendê-la de qualquer perigo.
A arena é perigosa e mortal, e essa arena tem ingredientes mortais por conta própria. Então, ficar parado esperado a guerra acalmar não é opção. E Katniss e seus companheiros descobrem isso um pouco tarde.
A aventura continua, assim como a miséria dos Distritos, mas agora existe o fator revolução, causando mortes e ruínas ainda maiores por todos os lados.
E o romance de Katniss e Peeta que no início parecia improvável, agora é palpável.
Grandes aventuras na sequência de Jogos Vorazes!
Recomendo Em Chamas, com certeza!!! ;)

Hugo 05/11/2014

Durante todo o livro Katniss mostra sua indignação com a Capital.
Em Chamas é o segundo volume da Trilogia dos Jogos Vorazes. Contém Spoilers para quem não leu o Primeiro Livro. Tentei ao máximo não dar Spoiler do livro.

O livro começa com Katniss Everdeen contando sua experiência quando chegou ao Distrito 12, depois dos Jogos. Estava na floresta caçando o que sempre fazia para alimentar a família, mas agora só usa a caça para alimentar a família de Gale Hawthorne, seu melhor amigo, pois ela, a irmã, Prim, e a mãe recebem dinheiro da Capital por Katniss ter ganhado os Jogos.

Katniss chega a casa, que agora é na Aldeia dos Vitoriosos, onde os vitoriosos do Distrito 12 passam a morar depois dos Jogos, e sua mãe informa que ela tem uma visita, o presidente Snow.

Katniss entra no escritório, onde ele está, e se senta esperando para ver o que ele tem a dizer. Ele conta que os Distritos estão se rebelando por causa da atitude dela nos Jogos, e que para que ele não mate os seus entes queridos ela tem que convence-lo de que está loucamente apaixonada por Peeta Mellark, seu companheiro nos Jogos, na Turnê da Vitória, para que os Distritos se acalmem e não entrem mais em conflito contra a Capital .

A Turnê da Vitória é um evento que acontece logo após os Jogos Vorazes, onde o campeão, ou nesse caso os campeões, viajam por todos os Distritos, onde há uma cerimônia em cada um.

No meio da viajem, Katniss percebe um clima diferente nos Distritos, um clima de indignação, de ameaça a Capital.

Quando passam pela Capital, Snow fala que tudo o que ela tem feito não o convenceu.

A última parada, que é o Distrito 12, Katniss e Peeta vão para a casa do prefeito Undersee. Katniss vê uma transmissão secreta que mostra um levante no Distrito 8 e pessoas morrendo. O que há no Distrito 8 são pessoas mascaradas, gritando, atirando tijolos. Os prédios pegando fogo e os pacificadores, que são guardas, matando todo mundo.

Com o presidente Snow falando que ela não o convenceu e depois que viu o levante, ela vê que o Distrito 12 não é mais o lar dela e quer fugir. Vai para a floresta conversar com Gale, que concorda em fugir, até o momento que se toca no assunto do levante no 8 . Ele fala que vai ficar e começar o próprio levante no 12 pois as pessoas querem lutar.

Depois disso, as coisas no 12 mudaram. O Prego, que era o mercado negro, foi incendiado. Novos pacificadores chegaram, e as pessoas começam a ter medo de ir para rua.

Fora isso Katniss e Peeta ainda têm que se preocupar com o Massacre Quaternário, que é uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece de 25 em 25 anos. Como vencedores, eles se tornam mentores dos próximos Jogos que irão ocorrer, mas pode ser que eles sejam um pouco mais que míseros mentores.

O livro (sendo em primeira pessoa) apesar de ter uma leitura fácil e rápida, tem um clima pesado e triste. Durante todo o livro Katniss mostra sua indignação com a Capital.

Haverá muitas mortes. Personagens que entraram nesse livro e que você já consegue se apegar a eles podem não ter um final feliz e outros que você acaba a leitura sem saber o que aconteceu.

O livro é perfeito, sou suspeito para falar, mas fazer o que? O melhor da trilogia na minha opinião. Quando você acha que tudo está na pior, a autora te surpreende e faz os personagens sofrerem ainda mais.

site: dreamdropdistance.com

Karina 31/10/2014

Resenha | Em Chamas - Suzanne Collins - Livro 2
Era para ser um jogo com apenas um vencedor, mas Katniss e Peeta "os amantes desafortunados" do distrito 12 ganham dessa vez. Porém nem todos estão convencidos dessa façanha romântica, incluindo o presidente Snow que espera ser convencido principalmente por Katniss. Com o ato das amoras Katniss acedeu uma fagulha de coragem nos distritos omitidos até então e a rebelião começa em vários deles. Em uma tentativa de mostrar que a Capital ainda permanece no comando, Snow decreta que no Massacre Quartenário, os vencedores serão os escolhidos para os jogos e novamente Peeta e Katniss retornam para arena. Porém dessa vez Katniss não pretende sair viva fazendo de tudo para poupar a vida de Peeta.

"Quando a Capital decreta que apenas um tributo pode ficar vivo e você tem a audácia de desafiá-la, imagino que isso por si só já seja uma rebelião." - Pág. 25-26

Eletrizante, Emocional e literalmente "Em Chamas" o segundo volume da série consegue trazer elementos novos e inesperados se diferenciando até mesmo do próprio filme. Katniss passa da fase menina a mulher em capítulos, a insegurança se torna coragem. Esse amadurecimento também se faz presente nas questões do coração. De um lado Gale, do outro Peeta ambos fazendo-a questionar seus reais sentimentos interiores. Um relógio na arena com tempos alternados para acontecer os massacres e cada participantes dando o melhor de si para vencê-los, devo admitir que essa descoberta foi a parte que mais gostei. Enfim é um dos melhores livros de ação e luta por sobrevivência que já li, cada dia mais estou apaixonada por Jogos Vorazes.

Sarah 30/10/2014

Em Chamas
Em chamas é o segundo volume da série Jogos Vorazes. Como o primeiro, foi um sucesso de vendas e virou filme este com um orçamento bem maior do que o da primeira parte.

Se, no primeiro livro, vemos Katniss passando pela Colheita, conhecendo a Capital e vivenciando os Jogos, Em Chamas mostra nossa protagonista mais madura e mais ciente da realidade em que vive. Vemos como ela passou pela Turnê dos Vitoriosos, discursando com Peeta pelos distritos por imposição da Capital. O trecho em que ambos discursam pelo Distrito 11 de Rue, a menina que tanto lhe lembra sua irmã e que Katniss não conseguiu salvar, é bem emocionante.

De volta ao Distrito 12, Katniss e Peeta agora têm regalias por serem vitoriosos. Moram em uma casa maior destinada a eles, ao lado de Haymitch. Não passam mais fome; ao contrário, agora as caçadas, antes essenciais para a sobrevivência, viraram quase um lazer, um momento em que Katniss pode finalmente voltar ao seu mundo e a Gale.

Porém, os Distritos começam a manifestar sua insatisfação com o atual regime. E Katniss percebe que seu gesto ao final do livro 1, com as amoras, não foi apenas uma demonstração de que não queria mais ser uma peça dos Jogos. Mesmo sem que ela tivesse tido uma intenção consciente, este foi o estopim para que os Distritos dessem vazão à sua insurgência.

Mas a Capital não se pode permitir perder seu poder. O presidente Snow anuncia, então, o Massacre Quaternário: em comemoração aos 75 anos dos Jogos Vorazes, uma edição especial acontece a cada 25 anos, com regras diferentes. E neste Massacre, Katniss e Peeta precisarão voltar à arena.

Neste livro conhecemos novos personagens, essenciais não apenas a este volume mas à evolução da história. Finnick, Johanna e Beetee são apenas alguns deles. A princípio são coadjuvantes, pouco mencionados e bem secundários. Mas, com suas singularidades, tornam-se cada vez mais próximos de Katniss e contribuem grandemente para o enredo.

Para quem tem receio de séries achando que os livros vão perdendo o ritmo o que, infelizmente, acontece com frequência , Jogos Vorazes contradiz essa tendência. A série não perde o fôlego, ao contrário. Surgem novos fatos, novos acontecimentos, e os personagens evoluem e amadurecem. Os eventos também ganham profundidade: no primeiro, concentram-se na apresentação do regime vigente, da futilidade da Capital e da subordinação dos Distritos. No segundo volume, a insatisfação ganha força para compor uma rebelião.

Em comparação ao filme, senti falta de algumas partes. Alguns trechos bem importantes foram suprimidos o que não chegou a comprometer o andamento, mas que deram força aos acontecimentos subsequentes. Acredito que esses trechos devam aparecer no terceiro filme (até porque este terá duas partes).

Por fim, para quem gosta de distopias, esta trilogia é fantástica. Uma narrativa ágil, criativa, crítica da sociedade, com pitadas de ficção científica, política e romance. É o tipo de livro que prende o leitor do começo ao fim até mesmo neste volume intermediário.

site: http://leituraseleiturinhas.blogspot.com.br/2014/10/resenha-em-chamas.html

Dan 28/10/2014

Livro #14 - Oque já era bom, ficou melhor ainda
Após Katniss Everdeen desafiar a Capital para tentar salvar a vida de Peeta nos momentos finais dos jogos vorazes, ambos conseguem sair vivos da arena, porem isso acabou gerando consequências terríveis, colocando a vida de todos os quem amavam em risco.

Ao ser ameaçada pessoalmente pelo Presidente Snow, Katniss não tinha outra saída a não ser fingir diante de toda Panem durante o desfile dos vitoriosos, para tentar evitar uma possível rebelião, que seu ato nos momentos finais dos jogos, fora nada mais que uma ação irracional para tentar salvar o grande amor de sua vida, amor este que Snow tinha certeza que não existia da parte dela.

Mesmo com toda encenação, juras de amor e um futuro casamento de fachada entre Katiniss e Peeta, não foi o suficiente e o inicio de um levante em alguns distritos de Panem foi inevitável. Momentos mais tarde todos foram surpreendidos com a nova edição do Massacre Quaternário, onde 2 vitoriosos de cada distrito dos jogos vorazes anteriores, teriam que retornar a arena para um novo combate sangrento, onde só um sairia vivo. Ambos teriam que se enfrentar novamente.

Com a chegada de um novo líder dos pacificadores no distrito 12, as coisas começam ficar extremamente difíceis para os moradores, com punições severas a todos que desobedecessem ao que já era lei por lá, mas que o antigo líder fazia vista grossa.

Após Cinna, estilista de Katniss, sabotar seu vestido de noiva diante de toda Panem, transformando-a em um Tordo, símbolo da rebelião que estava prestes a ocorrer, o caos esteva instaurado.

De volta à arena, Katniss e Peeta passam por diversos empecilhos ao lado de seus aliados, que foram obrigados a fazer para manterem-se vivos por mais tempo. Sem saber em quem confiar lá dentro, ambos se vêm encurralados, quando restam pouquíssimas pessoas lá dentro, até que algo extraordinário acontece, mudando totalmente o rumo final desta edição do Massacre Quaternário.

Em Chamas, o segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes, é ainda melhor que o primeiro, oque nos deixa cada vez mais apaixonado por esta obra de autoria de Suzanne Collins.

Evelyn Véras - 26/10/2014

Em Chamas
O livro começa com a Katniss Everdeen narrando como está sua vida após vencer os Jogos Vorazes, ela continua caçando na floresta, mas agora é para ajudar a família de seu amigo Gale Hawthorne que não quer aceitar uma parte do dinheiro que ela ganhou como prêmio. Sua mãe e sua irmã Primrose Everdeen estão morando com ela na Aldeia dos Vitoriosos, e no momento ela se prepara mentalmente para poder suportar a Turnê da Vitória.
Antes de partir para a Turnê da Vitória, Kat recebe a visita do terrível e cruel presidente Snow. A Capital está preocupada com o que os distritos irão pensar sobre o ocorrido na final do 74º Jogos Vorazes, se eles vão pensar que o que Katniss fez foi por amor ou foi uma forma de rebeldia, e se for rebeldia o fato dela ter saído impune levar os distritos a pensarem que se você for contra a capital pode ser que nada aconteça.
Além de tudo isso ainda teremos a 75ª edição dos Jogos Vorazes e isso significa que também é o ano do Massacre Quaternário. Ele ocorre a cada vinte e cinco anos, marcando o aniversário da derrota dos distritos com comemorações de alto nível e, para garantir uma diversão extra, algumas mudanças terríveis para os tributos.

Para continuar lendo essa resenha acesse o link abaixo e visite meu blog sobre resenhas de livros..

Bosque da Leitura...Resenha:Em Chamas

site: http://bosquedaleitura.blogspot.com.br/2014/01/JogosVorazesEmChamas.html

logo skoob
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo