Entendes o que lês?

Entendes o que lês? Gordon D. Fee

Resenhas - Entendes o que lês?

Rosangela Max 29/07/2022

Apesar de conciso, atende bem ao propósito.
Muito interessante saber um pouco mais sobre os contextos histórico e literário da Bíblia. Isso nos ajuda na interpretação das Escrituras e ao lidar com as ?estranhezas? que certas passagens nos causam, principalmente em relação ao Antigo Testamento.
Não sou uma leitora frequente de conteúdos sobre exegese e hermenêutica, prefiro as leituras de cunho devocional, mas considero essencial saber o básico sobre estes temas e este livro é uma ótima opção para nos passar essa introdução.
As partes que eu mais gostei foram: a do conteúdo sobre os quatro Evangelhos, sobre as Parábolas e sobre o Apocalipse.
A escrita é clara e bem estruturada. A parte de materiais recomendados como apoio também é muito boa.
Recomendo a leitura.
ThayroneTeodulino 30/07/2022minha estante
Esse livro é muito bom ??????

Reuel 14/04/2015

Como ler a Bíblia com todo seu valor
Quem me indicou esse livro disse que era para iniciante, eu confesso que em algumas partes eu me perdia, as vezes pela profundidade do assunto, outras pela erudição do autor, mas no geral da pra entender sim.

Na introdução já explica o que é exegese e hermenêutica, quem vem primeiro, e como fazer.

O capítulo 2 é de explodir a cabeça, você é introduzido a uma verdadeira ciência que é a "Teoria da tradução". você entende porque uma tradução é "talento" outra é "Denário" e a outra é "Saco de ouro"

Do capítulo 3 ao 13 Ele ensina a ler cada livro de acorda com a sua natureza. exemplo: Uma carta deve ser interpretada de uma forma diferente de um livro profético, que é diferente do apocalipse etc.. Destaque para como provavelmente foi escrito os evangelhos, foi de sair sangue do nariz.

Recomendo para quem ama a Bíblia e deseja evitar erros de interpretações.
Lilian Casimiro 20/03/2018minha estante
Por que foi de sair sangue do nariz ? Não entendi essa experessão ...

Reuel 21/03/2018minha estante
Lilian Casimiro - é uma expressão tipo "minha cabeça explodiu" "Nosebleeds!" "Mind blown" dei uma brasileirada =D

Sheldon 13/10/2020minha estante
tbm conhecida como "hemorragia nasal". kkk

Odirlei.Lima 29/04/2021minha estante
Muito bom. Estou começando a ler.

Sabrina382 27/08/2020

Entendes o que lês
O livro trás ensinamentos e explicações teológicas sobre os fundamentos e história da Bíblia. Como devemos interpretar cada livro e como podemos estudar a Bíblia com um olhar mais crítico.

O autor procura nos mostrar de forma prática o que é importante nos atentarmos para que não caíamos no erro de interpretações diferentes do contexto que foi inserido.

É um livro de bastante conteúdo e adianto que é daqueles que não basta ler uma vez (não por ser complexo, mas sim por ter muitos ensinamentos a serem aplicados).

Mateus.CesArio 18/08/2022

Um verdadeiro clássico.
"Entendes o que lês?" É um clássico da exegese hermenêutica bíblica, é uma porta de entrada fenomenal para qualquer leitor das escrituras, um panorama geral de interpretação de toda Escritura de acordo com seus generos literários, e esse é o maior mérito do livro, mostrar com uma linguagem acessível a qualquer cristão como ler os diferentes estilos, aprendendo a ler poesia hebraica com seus paralelismos, literatura de sabedoria de maneira probabilística e não como promessas, ajudando a fazer as perguntas certas ao ler as epístolas, se atentar aos pontos principais das narrativas e como entender a mensagem por trás dos escritos apocalípticos, esse livro deveria ser lido por todos os cristãos independente da idade, ainda mais no Brasil onde devido a qualidade do ensino básico, a interpretação de texto é tão precária, ler as Escrituras como elas pretendem ser lidas é essencial para uma interpretação bíblica saudável .

Vitória 29/12/2020

Fantástico!
Esse é o tipo de livro em que se lê devagar, com papel e caneta do lado para não deixar passar nenhuma das valiosas informações que os autores trazem. Um livro que muda várias percepções errôneas que temos na hora de interpretar a Bíblia. Super recomendo pra quem deseja se aprofundar mais no estudo bíblico.

"A Bíblia é a palavra de Deus. Leia-a, compreenda-a, obedeça-lhe."

FLemos 18/03/2020

Entendes o que lês? do Gordon Fee e Douglas Stuart é o livro base para o tema de Interpretação Bíblica. Ele é utilizado pela maioria dos cursos de interpretação bíblica que já tive acesso, seja como livro principal ou de apoio.
No livro os autores não gastam muito tempo explicando os princípios gerais sobre interpretação, como se costuma fazer. Eles partem direto para a divisão da interpretação de acordo com o gênero em questão: Narrativas do AT, Lei, Profetas, Salmos, Sabedoria, Evangelhos, Atos, Epístolas e Apocalipse.
Para cada um dos gêneros acima são passadas informações muito importantes, como o contexto histórico, o que aquele gênero significava para o povo da época, questões complicadas que podem aparecer e qual a forma mais correta de se ler e estudar. Sabendo diferenciar essas peculiaridades, conseguimos abordar um texto da forma mais próxima aos seus receptores originais.
Os autores são de linhas denominacionais diferentes, e isso é muito valioso para este tipo de livro. Eles propositalmente evitaram dar qualquer parecer sobre suas visões teológicas, guiando o leitor simplesmente nas boas práticas e mostrando o motivo de alguns temas na Bíblia gerarem conflitos teológicos.
Uma opinião pessoal: não acho que este deva ser lido por algum novo na fé, ou que não tenha lido a Bíblia por completo pelo menos 2 vezes. Digo isso não tanto por causa da complexidade do livro em si, mas porque eu acredito que uma pessoa primeiro deva se deleitar com a leitura simples da Bíblia, entender seu panorama geral e pegar seus pontos principais, para depois começar a estuda-la mais a fundo. Se preocupar com problemas de interpretação logo na primeira lida pode tirar o principal da leitura, que é ouvir Deus falar conosco por meio do Espírito Santo para uma aplicação pessoal da Palavra.

Acompanhe mais resenhas minhas em instagram.com/lemosecremos . Além da resenha faço mais análises e reflexões sobre este livro.

site: instagram.com/lemosecremos

Itaciano 06/02/2024

Livro essencial para ter uma melhor interpretação das Escrituras. Livro aborda os gêneros literário que a Bíblia contém e como devemos realizar a hermenêutica e a exegese em cada gênero.

Edmon Santos 25/01/2021

Essencial!
Livro realmente muito bom para aquilo que se propõe: ajudar os cristãos nos princípios da exegese e hermenêutica bíblicas. Os autores passam pelos diversos tipos de livros da Escritura, dando dicas preciosas que ajudam muito na hora de lê-los, o que evita que hajam alguns erros grotescos nas aplicações. Além disso, fazem diversas recomendações de outras obras mais específicas para quem quiser se aprofundar mais. Realmente, um grande livro!

Kinha 19/11/2021

Fiquei confusa!
Achei que seria um livro que simplificaria o entendimento sobre algumas questões bíblicas, mas você sai mais confuso do que antes de começar a leitura? O conteúdo é bom, mas a comunicação usada no livro não facilita o entendimento.

Prof.LucianoACosta 23/02/2020

Leitura excelente. Livro essencial para quem nunca leu nada de Hermenêutica Bíblica e deseja se aventurar neste fantástico mundo. O autor e super didático e escreve para pessoas que não possuem Curso de Teologia. Super indico a leitura.

Ana 04/01/2023

Esse livro pra mim é um must read. Ele de certa forma é simples, mas abre portas para um entendimento bíblico mais aprofundado. Recomendo!

Bianca 26/07/2023

Livro necessário
Entendes o que lês é um livro extremamente importante para quem quer estudar a Bíblia de todos os ângulos. Durante o livro podemos acompanhar os livros da Bíblia divididos segundo os seus gêneros literários, algo que me chamou atenção durante a leitura. Em minha opinião eles foram organizados na hora de estruturar o livro e muito coerentes em seus argumentos. O livro é ótimo para aprender mais sobre hermenêutica e exegese já que ele ensina na prática como fazer isso! Acho um livro extremamente necessário pois nos mostra ensina a forma mais coerente de lermos a Bíblia sem descontextualizar nada!

Léo_Martins 01/03/2024

Entendes o que lês?
"Entendes o que lês?" Essa pergunta foi feita por Filipe, há muitos anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Em Atos, Lucas revela a resposta desafiante do eunuco: "Como posso entender se não há ninguém para me explicar?".

O tempo passou e o desafio permanece, pois não são poucos que, a exemplo do eunuco, admitem não conseguir entender a Bíblia. Foi pensando nessas pessoas que Gordon Fee e Douglas Stuart escreveram este livro.

Nesta quarta edição, o texto foi atualizado segundo os recursos e estudos mais recentes. As alterações incluem:

Linguagem atualizada para melhorar a facilidade de leitura.
As referências bíblicas agora aparecem somente entre parênteses no final das frases ou dos parágrafos, ajudando o leitor a ler a Bíblia como se estivesse lendo qualquer outro livro sem os números no meio das frases.
Diagramas redesenhados e atualizados.
Lista atualizada de comentários e recursos de estudo recomendados.

Felipe 06/12/2022

Confesso, livro de questões mais técnicas portanto de leitura mais demorada, o que não significa falta de qualidade.
As dicas que o autor fornece são ótimas para que possamos aproveitar mais a Bíblia, identificar ensinos equivocados e aplicar seus princípios em nossos dias.
Um livro para ser lido em conjunto com a Bíblia saboreando e aplicando tais explanações.