Luta Por Reconhecimento

Luta Por Reconhecimento Axel Honneth

Resenhas - Luta Por Reconhecimento

TalesVR 09/06/2019

Novo hegelianismo social
O professor Daniel Sarmento elenca o ''reconhecimento'' como uma das características da ''dignidade da pessoa humana'', e talvez o estudo mais profundo sobre o tema seja esse aqui de Axel Honneth, sucessor da Escola de Frankfurt. Fortemente influenciado pelos estudos de Hegel, Honneth fornece material interdisciplinar para nos mostrar o que é o reconhecimento e como ocorre a ''luta'' social por ele. Tópicos de dialética hegeliana são de algum modo apresentados para exemplificar a psique humana: amor, afeto, segurança jurídica; todos faces do reconhecimento enquanto indivíduo, pessoa e cidadão.

Parte triste é que no Brasil não existe tanto trabalho disponível do Mead, mas isso não é culpa do autor. O sociólogo americano também é muito citado, infelizmente vai ficar um pouco difícil se familiarizar com o seu pensamento para além do que foi dito aqui.

Livro muito bom, uma pesquisa invejável e recomendada para todos teóricos dos direitos humanos, constitucionalistas, sociólogos e apaixonados em geral pelo tema proposto.

Matheus Oliveira 23/09/2019

Demorei a ler esse livro. Livro lido, fichado e ainda é impossível de absorver todo conteúdo. No grupo de estudos, cada um trouxe uma visão diferente de uma obra que é um clássico das ciências sociais.
Deveria ser livro obrigatório em toda faculdade de direito. Afinal, Axel Honneth nos traz uma defesa imprescindível do respeito e da dignidade humana a partir da demonstração de como grupos e indivíduos se inserem nessa complexa relação a qual chamamos de sociedade , utilizando sobretudo Hegel e Mead, mas também Charles Taylor, Finchte, Kant, Marx e óbvio, Habermas.