O segredo dos seus olhos

O segredo dos seus olhos Eduardo Sacheri

Resenhas - O Segredo Dos Seus Olhos

Ana 17/04/2022

Meio blé...
Não sei bem o que dizer desse livro. É um relato de um caso de homicídio contado por um secretário já aposentado que trabalhava no tribunal à época do ocorrido. Mas não é um thriller, lembra mais um livro de recordações. É como ouvir um senhor contar sua história de vida. Não tem muita emoção, zero suspense, nenhuma reviravolta. É interessante, mas não empolga.

Taisa 11/01/2015

O Segredo Dos Seus Olhos
Tenho esse livro a alguns bons anos, mas ele sempre ficava naquele limbo, sempre achando que seria o próximo mas acabava sendo passado para trás por algum outro aparentemente mais atraente. Quando resolvi começa-lo de uma vez por todas quase desisti, achei monótono, confuso, diferente do que imaginava, que naquela época seria um romance meloso e dramático. Li até a página 60 mais ou menos e demorei uns 7 meses para engrenar novamente a leitura, e por incrível que pareça terminei de uma vez só, em uma noite. É engraçado como o tempo amansa suas perspectivas e principalmente as expectativas.

Essa "distancia" me fez ver o livro de outra forma, com mais paciência comecei a me envolver com toda aquela trama. Ela começa na verdade pelo final, contando sobre a despedida de Benjamín Chaparro de seu trabalho, depois de anos trabalhando em um Juizado de Buenos Aires ele finalmente se aposenta. Com todo esse novo tempo livre ele resolve escrever um livro e se inspira em um dos crimes que trabalhou na repartição 30 anos atrás. Um crime bárbaro envolvendo uma jovem recém casada grávida que foi estuprada e brutalmente assassinada. Não só pela crueldade desse delito que toda sua vida muda, mas pelos diferentes caminhos que ela vai levando devido suas escolhas em relação a esse crime específico.

Não há muitos personagens, e os que têm são pouco desenvolvidos. Imagino que estender-se nisso realmente não era o objetivo do autor, como a narrativa na maior parte é em primeira pessoa, sendo o próprio Chaparro o locutor, fica claro que ele queria mais contar tudo o que lhe aconteceu , sem se ater muito a outros detalhes que não fossem relacionados a ele próprio.

Entre os poucos personagens há Irene com quem ele nutre um amor platônico, sem coragem de se declarar ele acaba por deixar que uma amizade se instale. Moralez o viúvo, que perdeu a mulher grávida daquela maneira tenebrosa, os dois mantém um tipo de amizade um pouco bizarra e fúnebre, mas no fim acaba funcionando. Baez um policial que acaba tendo um papel muito importante em tudo no final das contas. E por último mas nenhum pouco menos importante Sandoval, seu amigo pé de pinga, que em contrapartida de todo o drama dá um toque de humor e as vezes astucia ao enredo.

Há também narrações periódicas em terceira pessoa que nos "fala" o que Chaparro nos omite. Como seus sentimentos mais profundos, sua paixão por Irene, suas dúvidas sobre o que escrever e o que esconder naquelas páginas, suas alegrias, esperanças e planos.

Há um pano de fundo que permeia toda a historia, uma época sombria da ditadura na Argentina, onde nada podia ser falado, pessoas "sumiam" de repente, policiais chegavam e levavam cidadãos comuns para averiguações e essas pessoas acabavam evaporando sem mais nem menos.

Ele virou filme e até chegou a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, o próprio autor foi o roteirista. Ainda não assisti, mas fiquei bem curiosa depois do trailer que segue abaixo: [NO BLOG]

Acredito que esse não é um livro para todos os tipos de leitores, não é aquele romance que pensei que era, e que aparenta na capa e no título diga-se de passagem. Creio que este é o motivo de tantas pessoas terem desistido dele. Está muito mais para um policial, não tem aquele ar de "moral da história", é sim um livro cheio de reviravoltas, surpresas em que você tem que estar meio preparado para o que vai ler porque ele é um pouco lento mais vale a pena ir até o fim.

site: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/

Conchego das Letras 09/03/2018

Resenha Completa
O livro de Eduardo Sacheri é uma obra de ficção – ou não – e deu origem ao filme vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro de 2009. O filme é incômodo, já o livro... bom, o livro é indigesto. Calma, continue lendo a resenha e vai entender.

O livro gira em torno das memórias e da vida de Benjamín Chaparro, um funcionário aposentado de um dos inúmeros Juizados de Buenos Aires. Depois de 30 anos de serviços prestados, Chaparro se aposenta e o como não é afeito ao ócio decide escrever um livro narrando fatos e lembranças de um crime brutal, que abalou a vida de todos os que trabalhavam na repartição, assim como de boa parte dos cidadãos do país. O estupro e assassinato de uma dona de casa.

Misturando ficção e “realidade” na narrativa vamos conhecendo todos os envolvidos, incluindo o assassino, isso só é possível porque o livro de Sacheri não tem muitos personagens e eles não são lá muito bem desenvolvidos, psicologicamente falando.

A narrativa pode ser um tanto cansativa, principalmente porque o autor alternar primeira e terceira pessoa. Em alguns momentos Chaparro deixa de ser o narrador da trama para que outro narrador possa descrever ações, fatos e pensamentos que Chaparro não quer ou pode nos contar. Para quem não é “leitor antigo” pode parecer confuso e cansativo.

Se já assistiu ao filme, esqueça, o livro é infinitamente mais lento e esclarecedor, além de o final ser muito diferente. [Aliás, tive uma discussão sobre o filme com uma grande amiga: O que é pior condenar um assassino à morte ou permitir que ele viva, mas completamente isolado de tudo no mundo?].

Chaparro se pergunta se as vidas dos seres humanos, uma vez extintas, não se prolongam na vida dos outros,

Apesar de começar bem devagar e quase fazer com que tenhamos vontade de desistir da leitura, depois do primeiro quarto do livro a narrativa se torna mais interessante e acaba prendendo o leitor de forma definitiva.

Senti falta de um aprofundamento no período histórico retratado. Anos 1970, América do Sul, Argentina em plena ditadura militar, um dos períodos mais sombrios da história americana. Teria sido importante um detalhamento maior do período porque os acontecimentos da época são quase mais um personagem.

Apesar de dar apenas 3 para o livro – não por conta do português ou da diagramação, recomendo sua leitura. Ao contrário de outros leitores, não desculpo o autor por esse ter sido seu primeiro livro, insegurança profissional não escolhe tempo de exercício da mesma. Um bom editor teria sido capaz de apontar os equívocos e faltas que o livro apresenta. Só que esses erros e equívocos não diminuem o livro, a nota 3 é porque ele é lento, não pela falta de informações.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/03/devaneios-da-bel-o-segredo-dos-seus.html

EuGabes 27/01/2022

Já conhecia a história pelo também excelente filme, e o livro não fica atrás, o autor te prende em questões sobre justiça, tempo e amor. A leitura é super fluida, Chaparro nosso narrador tem um senso de humor afiadíssimo que é impossível não gostar dele, e o final é arrebatador.

rogerbeier 14/06/2023

Primoroso
Um dos melhores romances policiais que li nos últimos anos. Excelente história com um final de tirar o fôlego. O livro trata de paixão obsessiva e vingança. Teve duas adaptações ao cinema, uma delas com Ricardo Darin. Recomendo demais essa leitura. Queria não ter lido só para ter o prazer de ler novamente pela primeira vez.

Ivi 17/11/2012

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (Eduardo Sacheri)
O 12º livro lido em 2012 foi O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (Eduardo Sacheri). Este livro chegou até mim através da minha prima que disse que eu ia gostar muito da trama. Comecei a ler e abandonei. Achei confuso, narrativa um pouco perdida e comentei com um amigo sobre o livro e ele disse: "Não lê não, existe um filme, é mais rápido." Era o incentivo que eu precisava para ler a obra. Com paciência e determinação, me entreguei a leitura e gostei demais.
O livro é ambientado no início dos anos 70, quando o personagem principal, Benjamín Chaparro trabalha em um juizado de Buenos Aires. Acontece então um homicídio brutal: o estupro e assassinato de uma jovem dona de casa, que deixa um marido desorientado de tanta dor e acarreta marcas profundas no cotidiano da repartição. Trinta anos depois, aposentado, Chaparro dedica seu tempo a escrever um romance. Em busca de inspiração, ele retorna ao juizado e o contato com as salas e corredores de seu passado o faz relembrar um dos momentos mais significativos de sua vida: o crime, com todos os seus detalhes chocantes; os desdobramentos inesperados do caso, no contexto de uma Argentina às vésperas da entrada na ditadura militar; e a história de amor secreto que viveu em meio a toda essa turbulência e que permeou todo o seu profundo envolvimento no caso. É um enredo tão interessante e com um final surpreendente. Daquele tipo de história que você lê e se pergunta: “De onde o autor tirou isso?” O livro deu origem então ao filme "El Secreto de Sus Ojos", ganhador do Oscar 2010 de melhor filme estrangeiro. O filme é uma adaptação muito boa do livro e também válido de se assistir.
Lany 19/03/2013minha estante
Eu assisti ao filme e adorei, é um dos meus favoritos, mas não sabia que existia o livro até um tempo desses. To louca pra ler.

anne 15/02/2016minha estante
eu já assisti o filme argentino, gostei demais, e agora assisti tb a versão americana, de 2015, que dá uma alterada em alguns detalhes e no final, o que me levou a querer ler o livro, estou a procura!

João Herberth 20/03/2024

O Segredo dos seus olhos é o filme que mais vi na vida, logo, é óbvio que fiquei curioso para ler a obra base. No entanto, devo ressaltar que havia tentado a leitura antes, por duas vezes, e não havia passado da página 20. Daí, devolvi a obra para a estante e esqueci durante alguns anos...até essa semana. Estava numa ressaca literária que já durava 6 dias, onde comecei e larguei, desinteressado, tudo que em que punha os olhos, foi então que decidi dar mais uma chance O segredo. Foi uma decisão acertada. Ele é bem escrito, o ritmo flui bem, a maneira como os eventos são revelados me mantiveram curioso até o desfecho. Mesmo os palavrões que permeiam quase toda a leitura dão um toque mais íntimo e confessional à narrativa em primeira pessoa. As comparações com o filme são incontornáveis, claro. Acredito que a película é mais bem sucedida em alguns aspectos, principalmente com relação ao desenvolvimento dos personagens secundários, sobretudo da Irene, que é mais presente e ativa na trama. As mudanças como um todo foram muito bem-vindas, tornando a experiência do espectador mais emocionalmente satisfatória em todos os arcos narrativos. É curioso também notar a mudança no nome dos personagens, confesso que não entendi muito bem o porquê disso. Resumindo, acredito que o filme funcione mais como um melodrama/histórico e o livro seja mais direto para o policial, além de ser um pouco mais cínico. No fim das contas, recomendo bastante a leitura.

Paty 26/01/2015

Suspense, amores secretos, dramas profundos e olhares que "falam" demais. Tudo isto reunido neste livro genial, original e, por tudo isto, altamente recomendável!

Lúcia 18/02/2017

Compensativo
Ainda bem que valeu a pena insistir e persistir na leitura por mais de dois meses...mas estou mais e mais ciente de que livros com diagramação ruim atrapalha e muito a leitura. Só depois baixa pro kindle e que a leitura fluiu rápido, ufa...

DaniM 04/01/2018

Livro que deu origem ao premiado filme argentino homônimo, conta a historia de Benjamin Chaparro(no filme, Ricardo Darín), um funcionário do Judiciário argentino que, agora aposentado, decide escrever um livro. Dois dramas consumiram a alma de Benjamin nos últimos 30 anos: o amor platônico por Irene e a investigação de um crime bárbaro e aparentemente insolúvel. E tudo que ele é e faz, os reflete de alguma forma.
Uma história chocante e ao mesmo tempo sensível. Um livro lindo e impressionante, mesmo pra quem sabe o filme de cor.
“A gente vê muita coisa quando vai a lugar nenhum”

site: https://www.instagram.com/danimansur/