Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie
J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan - Peter e Wendy seguido de Peter Pan em Kensington Gardens

Carina 10/09/2013

Uma terra do nunca que nunca imaginaríamos
Terra do nunca, Peter Pan, Wendy, Sininho, Capitão Gancho... elementos conhecidos? Se você respondeu "sim" com base no filme da Disney, reveja seus conceitos. A história original do menino que não queria crescer é incrivelmente mais rica do que poderíamos imaginar.

Peter Pan não é um herói que luta pelo amor e pela justiça. Trata-se, ao contrário, de um menino atrevido, muitas vezes malvado e quase que totalmente desapegado a amigos e família. Sininho, por sua vez, tem requintes de crueldade ao tentar matar Wendy. Capitão Gancho é um personagem extremamente bem construído, que lida com sérios e graves conflitos internos. A Terra do Nunca é bastante realista, regada a sangue e a conflitos desnecessários - a arte imita a vida. Talvez com toda esta explicação, alguns queiram retirar a obra da prateleira de literatura infantil, o que seria um erro tremendo.

A narrativa de J.M. Barrie é absolutamente digna de ser rotulada de história para crianças. Apesar de muitos conflitos e brigas um tanto adultos, o enredo brinca com o poder do faz-de-conta de um modo emocionante. Revela às crianças a delícia de não sermos adultos engravatados, politicamente corretos e invariavelmente chatos. Ao contrário de grande parte da literatura infantil de hoje, que esconde todo o sofrimento e dor que possam existir no mundo, a história de Peter Pan consegue ser imaginativa e lúdica sem ocultar a realidade: as pessoas brigam, se machucam, morrem. E, no entanto, a vida merecle a pena ser vivida.

A única ressalva que faço é em relação à organização do livro pela L&M Pocket. A primeira história, "Peter e Wendy", foi a que resenhei acima. A segunda narrativa, "Peter Pan em Kensington Gardens", é bastante pobre, especialmentese comparada à primeira. Nesta última novela, Peter se torna um personagem bem mais plano e fácil de compreender - ao nível do estereótipo. Além disso, a narrativa é uma amarração de pequenas histórias sem primar pela coesão. Para quem deseja conhecer um Peter Pan maravilhoso e complexo, recomendo a primeira história. Para quem se contenta com o clichê, a segunda.
Gerson.Filho 13/10/2017minha estante
O que você achou da tradução do livro? Queria comprar mas fiquei em dúvida ao ver que traduziram "puzzling East" (misterioso Oriente, enigmático Oriente) para "desconcertante Oriente", lá no primeiro capítulo de Peter & Wendy, e pensei que pode haver outros momentos assim no livro.

Becky Cunha 19/12/2011

Peter Pan é uma história escrita de uma forma absolutamente infantil, mas com boa parte do conteúdo adulto. Existe beleza,inocência, tristeza, alegria profunda, reflexões veladas sobre a vida, sobre pais,sobre um monte de coisas.
Principalmente "Peter Pan em Kensington Gardens" me fez ter vontade de chorar em vários momentos.
É um livro lindo e pode ser e deve ser lido em qualquer idade, pois em cada estágio da sua vida você vai compreender mais um pedacinho dele, e guardar muitos trechos no seu coração, pois ele toca profundamente.
Peter Pan é o sonho de todos. A criança eterna. Sempre inocente e cruel.
Com certeza merece ser lembrado por tantos anos. :)
Gerson.Filho 13/10/2017minha estante

Camirota 18/08/2022

História do menino que nunca envelhece
Bom, não é um livro ruim, mas também não é ótimo, achei que seria mais ?mágico?, digamos assim. Não é uma história tão infantil quanto parece, tem passagens que podem ser até um mínimo ?chocantes?.

MizukaYoshino 05/04/2024

Meus sentimentos são muito conflitantes com essa história, pois de alguma forma não consigo gostar do Peter mas ao mesmo tempo fico encantada com como a história é contada e até mesmo pela magia que toda criança tem de ser maravilhosa e irritante ao mesmo tempo haha
A escrita do autor é incrível! Tantos assuntos sérios contados com uma leveza inesperada (se bem que poderia ser como o olhar de uma criança, né?).
Foi um livro que me fez pensar muito e de forma profunda, me fez pensar se muitas coisas não seriam metáforas.