Depois do funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Denilson Balabuch 08/04/2022

um classico da Agatha
Livro classico da Agatha , em seu melhor estilo, investigação e misterio, Agatha nos surpreende , com um otimo enredo , nos envolve com sua locações em estilo colonial ingles, mordomos, camareiras e mortes .Indico a todos.

Coruja 29/03/2022

Dia de trazer mais um título para o Projeto Agatha Christie, e, dessa vez, um que eu não tinha lido antes (ou, pelo menos, não tenho memória alguma de já ter lido). Escolhi para agora Depois do Funeral por ser também indicação do Read Christie 2022 no tema ‘Agatha escreveu no exterior’.

Publicada em 1953, esse livro saiu primeiro nos Estados Unidos com o título alternativo Funerals are Fatal (nada como uma boa rima para chamar a atenção…) e, dois meses depois, no Reino Unido, com o nome original escolhido pela autora. Mais dez anos e ele foi relançado com ainda mais um título: Murder at the Gallop, para casar com o filme de 63, que trocou Poirot por Miss Marple à frente da investigação.

A multitude de títulos que um mesmo romance de Christie pode ter às vezes pode render certa confusão…

Enfim, vamos aos acontecimentos! O patriarca da família Abernethie morre de forma súbita, mas em circunstâncias aparentemente normais e tudo se encaminharia normalmente não fosse pelo comentário desastroso da irmã caçula do falecido durante a leitura do testamento, de que ele teria sido assassinado. Os presentes descontam a história como devaneios de uma idosa excêntrica, não fosse pelo fato de, no dia seguinte, Cora ser encontrada morta, assinada a golpes de machadinha.

O advogado e executor dos Abernethie, o senhor Entwhistle, quer crer que as duas mortes seguidas não passam de tristes coincidências. Mas, por via das dúvidas, decide pedir ao velho amigo Hercule Poirot que tire a prova dos nove e descubra se Richard Abernethie foi de fato assassinado, e Cora, morta em decorrência de sua afirmação.

Logo se torna aparente que todos na família teriam suas razões para apressar a morte do velho patriarca e assim colocar as mãos em sua parte da herança. Mas, como Poirot não deixará de provar, as aparências e expectativas podem enganar até o mais arguto dos observadores.

Eu não acertei nem de longe a solução do crime dessa vez. Em minha defesa, a maior pista do caso é uma deixa visual que tem a ver com simetria e tempo, e o gancho para sua solução é dada quase ao final do livro, quando muito tempo já se passou desde que o leitor passou pela cena crucial ao deslinde do caso. Seja como for, Depois do Funeral possui uma das maiores pistas falsas do arsenal de Christie, simplesmente pelo fato de você não entender até o fim quantos crimes de fato ocorreram.

Ir para muito além disso estragaria o deleite com esse mistério de bolos envenenados e concussões, machadinhas e freiras onipresentes. Não é uma coincidência que mais de um especialista considere esse um dos dez melhores romances protagonizados por Poirot…

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/03/projeto-agatha-christie-depois-do.html

dani... 28/03/2022

Livro muito bom! Algo de se esperar quando se trata de Agatha Christie. Mas mesmo sendo uma trama muito bem organizada, o plot não me pegou tão de surpresa quanto outros trabalhos. Ainda assim, recomendo e muito!

Malu 20/02/2022

gosto mto de ler coisas meio casos de família kkkkkkkk
gostei do desfecho, o jeito q o detetive agiu foi cirúrgico dmss kkkkjkkknk mas confesso q nunca confiei no culpado, mas não tive as mesmas observações que o hercule teve e estou longe de ter

Vanessa Freitaas 17/02/2022

Depois do funeral ?
Não consegui desgrudar os olhos ... Muito bom. Adoro romance policial ???????. Assim como todos os livros da escritora este é maravilhoso!

yan 04/02/2022

A Agatha Christie tem um talento incrível para criar atmosferas de crimes, em todos os seus livros imagino, mas, Depois do Funeral não se encerra muito bem. O talento de Christie se basea apenas na criação de mundo e no desenrolar da história, sendo características expressivas. Personagens cativantes e plots que giram a história, mas seus finais não são satisfatórios, me parece que no fim tudo é fácil demais e se é fácil demais não tem necessidade de se enrolar tanto ima história, se é simples de se resolver por que não resolver logo. E tudo se fecha em um arco pouco expressivo e chocho, muito apressado para chegar ao final e com longos e chatos monólogos que me fizeram parar a leiturar para poder tomar um pouco de ar.

Priscila Bennati Santana 02/02/2022

A rainha do mistério continua em sua melhor forma!

As várias gerações da família Abernethie se reúnem, após muitos anos, para o velório de Richard, o chefe da família. A leitura de seu testamento surpreende a todos e desagrada a alguns. Mas o destaque do dia é a declaração de sua irmã Cora: "Mas ele foi assassinado, não foi?"
Todos logo pensaram que Cora sempre foi conhecida por dizer verdades inconvenientes. Mas a palavra-chave é "verdades". Quando Cora é assassinada alguns dias depois, as suspeitas se tornam ainda mais fortes. Nesse momento o advogado da família procura seu velho amigo, Hercule Poirot, para investigar!
Em um jogo perigoso, a família toda se encontra sob suspeita e muitos segredos obscuros serão revelados!

Ella 02/01/2022

Depois do Funeral
Esse foi o terceiro livro da Agatha Christie que eu li. Enquanto eu gostei dele, para mim não foi o melhor. Sobre o assassino, o enredo é bem desenvolvido e refletindo agora eu entendo a acusação, durante a leitura eu não consegui adivinhar. Isso para mim, foi um ponto positivo pois adicionou na emoção na hora da revelação. Em contraste, achei a leitura mais demorada é enrolada na primeira parte do livro. O Hercule Poirot só aparecesse realmente na segunda metade do livro, então a primeira foi mais cansativa de se ler e não me prendeu muito.

Dadá 20/12/2021

Tia Agatha nunca decepciona
Como sempre, chutei todos os suspeitos e não acertei nenhum. E viva a rainha do crime!
Agatha dispensa apresentações. A leitura é sempre fluída e o final surpreendente.
Kabrine 20/12/2021minha estante
De vez em quando dou sorte de acertar mas é raro!

Dadá 20/12/2021minha estante
Com a Tia Agatha é assim! hahaha

Mari Biason 09/12/2021

Um dos melhores da Gata Triste
Pra quem gosta dos livros e histórias da Agatha, LEIAM! Um dos meus favoritos dela até hoje, senão O favorito! Eu amo me sentir burra! A revelação do criminoso foi de tirar o fôlego! Ô hómizinho inteligente esse Poirot!!!

isa 08/12/2021

O caso de um quase abandono
Bem, esse livro foi fruto da minha primeira compra em um sebo, eu fiquei simplesmente maravilhada por essa capa estilo terror anos 80 e resolvi comprá-lo sem saber absolutamente nada sobre a história.
Ao ler o livro, fiquei muito confusa com a quantidade de personagens e, mesmo tendo uma árvore genealógica no início, sempre esquecia quem era quem. Esses também não eram lá muito cativantes, o que contribuiu com o meu afastamento em relação à narrativa.
Devido às minhas pausas na leitura, foi ainda mais difícil acompanhar com clareza o que estava sendo desenvolvido com o decorrer do enredo e em diversas partes eu me encontrei completamente perdida nos fatos.
Os cenários, por outro lado, são bem interessantes, com o aspecto gótico e de interior, assim, me senti mais imersa na construção da ambientação.
O estilo clássico de investigação policial também se faz presente, dando um toque a mais na história, mas o achei menos bem desenvolvido neste caso, uma vez que o detetive aparece poucas vezes.
Por fim, conclui achando que o início foi bem instigante, o meio totalmente enfadonho e o final surpreendente. Fui de fato impressionada com a resolução do suspense e gostei do encerramento, mesmo que para chegar até lá eu tenha passado por uma grande vontade de abandonar a leitura, por conta da lentidão desta.

Lia 25/11/2021

Me prendeu do início ao fim, li em 5 horas. O modo como a Agatha engana os leitores é incrível e eu sempre me surpreendo. Maravilhoso!

Larissa Alferes 22/11/2021

Interessante
Eu diria que essa trama foi interessante, mas que realmente só ficou boa quando Poirot apareceu. Demorou tanto para eu pegar gosto! E olha que eu adoro os livros de Ágatha Christie, mas esse? eu gostei muito, mas não me pegou de primeira.
Mesmo assim é um livro que vale a pena ser lido!

Martelletti Bragança Lucio 24/10/2021

Depois do funeral.
Após o funeral de Richard, sua irmã Cora causa um grande alvoroço em uma reunião familiar com a pergunta: "ele foi assassinado, não foi? A partir daí a semente da dúvida foi plantada , e o advogado da família entra em contato com Poirot para solucionar esse mistério. Enquanto isso, Cora é assassinada, e duas tentativas de homicídios ocorrem. Com um assassinx a solta, Poirot precisa chegar ao culpado e desvendar esse mistério.