O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis

O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis David Colbert

Resenhas - O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis

Fimbrethil Call 21/07/2011

òtimo começo
Pra quem não conhece direito a história por trás da história, esse livro é um ótimo começo pra aprener mais sobre Tolkien a o legendarium (toda a mitologia de Arda e consequentemente da Terra Média).

Eu só fiquei brava porque ele fala umas coisas muito absurdas como se fossem verdades absolutas; por exemplo, ele fala que Isildur não conseguiu reforjar Narsil porque era indigno, já que não conseguiu destruir o Anel, mas isso é uma mentira. Isildur não conseguiu reforjar a espada de Elendil porque não teve tempo, foi morto antes, mas estava levando a espada para ser reforjada, e fraquejar na hora de destruir o Anel não foi prova nenhuma de falta de dignidade. O Anel tem vontade própria, e lá na beira da Fenda da Perdição, seu poder é imenso, nem Frodo conseguiu ser mais forte que o Anel.

Madu | O corvo livros 02/10/2020

Livro simples, mas bem legal para quem quer saber um pouco mais sobre os seres criados para a saga e de onde são suas referências.

Le 10/04/2022

Li e aprendi coisas que nunca imaginaria sobre a obra
Todo mundo que gosta das obras deveriam ler esse livro.
Antes de ler eu achava que iria ser chato e massante mas foi totalmente ao contrário disso, a escrita não é nem um pouco chata e é muito interessante todas as curiosidades que estão reunidas nele.Saber os poemas, e as pequenas coisas que foram inspiração para Tolkien na criação de senhor dos aneis, conhecer e descobrir mais sobre cada personagem que tem grande marco na história, somou muito na minha perspectiva geral de toda a obra.

PatiC 28/06/2009

Descoberta
Com esse livro eu consegui descobrir da onde o autor tirou algumas ideias para escrever o seu livro.

Lucas Reis 07/12/2010

Ótimo em todas as páginas!
Depois de ler "O Senhor dos Anéis" eu fiquei admirado com a inteligência de Tolkien, mas com "O mundo mágico do Senhor dos Anéis", vendo toda a sua influência, todas as suas ideias, eu fico mais espantado ainda mais. Admirado com sua dedicação às suas lendas, línguas, seres e todo o seu mundo. A sua preocupação com todos os detalhes. Tudo para criar uma mitologia inglesa.

E, com o livro, vou aprendendo mais sobre Os Cavaleiros da Távola Redonda, Rei Artur, Odin, Harry Potter e mitologia grega e egípcia. É maravilhoso esse livro.

Ilumina algumas coisas obscuras do épico de J. R. R. Tolkien com um grande respeito pelo autor. David Coebert foi feliz no seu projeto e foi um dos livros informativos mais divertidos que eu já li.

Eu acho que esse livro, junto com todas as outras sagas fantásticas, me animou ainda mais a escrever uma aventura fantástica. Não sei! Talvez algum dia.

Uma leitura recomendada pra quem leu os livros, viu os filmes e ama a Terra-Média.

Lucas Reis (http://cafe-epipoca.blogspot.com/ e http://atrsdohorizonte.blogspot.com/)

Louie 20/05/2021

Leitura divertida
O livro foi lançado quando apenas o primeiro filme tinha saído, então tem toda uma preocupação de não dar spoilers da história. Eu imaginava que seria algo pra quem não sabe nada do universo de Tolkien, algo bastante raso, mas até que não. Ele traz curiosidades interessante (a maioria tirada das cartas de Tolkien). Fiquei sabendo de várias coisinhas novas. A sensação é que eu estava lendo uma enorme matéria da Super Interessante. rs
O livro mostra principalmente as fontes de inspiração de Tolkien e faz paralelos interessante com outras histórias e lendas. Porém algumas coisinhas me incomodaram. Por vezes as frases ficavam um pouco repetitivas (de palavras repetidas mesmo), e o autor tem uma mania chata de não citar fontes. Ele usa frases bem vagas, do tipo "segundo um especialista", "de acordo com um autor". Me parece bem raso e pouco profissional.
Foi uma leitura agradável. Me diverti lendo. Os capítulos que gostei mais foram sobre o pesadelo que assombrava Gondor e sobre o jogo de adivinhas.

Liddy 27/08/2009

Pra quem acha curiosidades e comentários interessantes esse livro é uma boa. Eu gosto desse, mas tem outros que não são muito legais.

Nat 17/12/2012

“Por que os elfos fazem os anéis?”
“Por que Tolkien fez Bilbo desaparecer?”
“O que Tolkien via em Galadriel?”
“Gollum já foi bom?”
“Como os orcs se tornaram tão feios?”

Essas são somente cinco das muitas perguntas que David Colbert responde em seu livro. Com o objetivo de tirar algumas dúvidas de antigos e novos fãs de Tolkien. Com uma linguagem bastante acessível, o autor responde os questionamentos utilizando os pensamentos do próprio Tolkien. O livro revela quais as fontes de inspiração para os personagens, lugares, acontecimentos, idiomas e sistemas de escrita criados por Tolkien, sendo um excelente guia de entrada para a vida e as idéias do autor.

O primeiro livro sobre Tolkien que li na vida. Talvez por sua linguagem leve, ou talvez porque os capítulos estão em forma de perguntas, ou até porque é ilustrado, o fato é que o livro de Colbert é um dos melhores que existem.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2012/07/o-mundo-magico-do-senhor-dos-aneis.html

Samu 01/05/2016

Muito bom!
Com uma arte incrivel, desenhos esclarecedores, organização e escrita limpa, o livro está muito bom mesmo, mostrando possiveis inspirações do autor de OSDA, com várias curiosidades e pontos importantes para quem é fã da obra.

Fabiana 11/06/2020

Mais um pouco de Tolkien
Para os amantes de O Senhor dos Anéis, o livro traz complementos sobre detalhes das histórias.

Roberto 12/05/2021

Os segredos da Terra-Media
David Colbert sabe muito bem transmitir os encantos do mundo criado por Tolkien. De forma didática, ele desvenda para os leitores os diversos segredos da Terra-Média, fiquei abismado pelas origens desse universo mágico esteja tão ligados as antigas lendas do nosso mundo. Leitura válida a quem pretende entender melhor os detalhes ocultos das narrativas de J.R.R. Tolkien

jessyhehe 18/08/2019

Interessante
Depois que terminei de ler a trilogia, fui ler esse livro para compreender melhor esse mágico universo. E, de fato, o livro ajuda muito a enriquecer a compreensão acerca desse mundo. Cada capítulo é uma pergunta que o escritor vai respondendo durante as páginas, busca escrever com base nas cartas que Tolkien escreveu e que estão em suas biografias, nas mitologias e análises. Para quem curte o livro O Senhor dos anéis , recomendo muito a leitura desse livro.