O Diário de um Mago

O Diário de um Mago Paulo Coelho

Resenhas - O Diário de um Mago

Clio0 23/03/2021

Li esse livro ainda adolescente, aos doze anos. É claro que caí do cavalo com o título.

O Diário de um Mago traz a história da peregrinação de Paulo Coelho pelos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. A rota é bem conhecida pelos devotos brasileiros e mesmo pelo pessoal do ciclismo que percorre basicamente o mesmo caminho.

O texto é uma mistura de diário de viagem com considerações místicas e pequenas passagens que variam entre fábulas e folclore. Como grande amigo de Raul Seixas, é fácil reconhecer citações e colaborações apresentadas no trabalho do cantor.

Esse livro da década de 90 precede a fama galopante do autor e a infâmia que adveio sua nomeação para a Academia Brasileira de Letras. Então, não tem grandes aspirações literárias, mas é um bom entretenimento e certamente interessante para quem não conhece o roteiro supracitado ou o estilo do autor.

Fabio Shiva 10/10/2020

Quem ama não queima
Em 2019, quando decidi contar em livro as peripécias e causos engraçados vividos por mim e por meus companheiros da banda Imago Mortis, foi irresistível a tentação de sapecar um título-trocadilho: “Diário de um Imago” (https://www.amazon.com.br/dp/B07Z5CBTQ3). Por esse motivo, determinei-me a ler o livro do Paulo Coelho que deu origem à piada. Da mesma forma que, ao decidir fazer se passar em um único dia a história contada em “O Sincronicídio” (https://caligo.lojaintegrada.com.br/o-sincronicidio-fabio-shiva), quis ler o livro que me inspirou essa ideia, o “Ulisses” de James Joyce (http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2013/10/ulisses-james-joyce.html). Similarmente, busquei ler todas as histórias de monstro que me caíram nas mãos enquanto estava escrevendo “Favela Gótica” (https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica).

Contudo a leitura de Paulo Coelho não fluiu. Eu já havia lido três outros livros dele: “O Alquimista”, “As Valkírias” e “O Demônio e a Srta. Prym”, sem ter realmente gostado de nenhum. Li tentando compreender o fenômeno Paulo Coelho e, sobretudo, por ser até hoje fã das letras que ele escreveu para as músicas de Raul Seixas. Mas “O Diário de um Mago” simplesmente não desceu, e depois de algumas penosas tentativas acabei largando o livro de lado. Mesmo sem ter conseguido ler mais que vinte páginas, tive um bom aprendizado, pelo qual sou grato: descobri que assim como existe a sabedoria espiritual, existe também a esperteza espiritual. Em minha opinião, Paulo Coelho está mais para a segunda que para a primeira.

Meu livro “Diário de um Imago” está completando um ano de publicado, e já se vão muitos meses desde que parei a leitura de Paulo Coelho. Decidi abandonar oficialmente essa leitura somente agora, depois de assistir a um vídeo que marcou o final de setembro no Brasil: um casal de idosos alegremente rasgando livros de Paulo Coelho e atirando as páginas rasgadas na churrasqueira da família (https://youtu.be/16By1iOERhU). O motivo da queima dos livros: Paulo Coelho criticou o governo de Bolsonaro.

Esse vídeo me marcou profundamente, a ponto de considerá-lo um dos símbolos mais expressivos desse momento tão alucinante e alucinado que vivemos. Aqui quero mencionar apenas os dois pontos mais expressivos a que minhas reflexões me conduziram, e que ao meu ver resumem muito bem o bolsonarismo:

1) O Bolsonarismo é alimentado por uma intensa e eficiente mídia do ódio: Paulo Coelho já havia entrado na mira dos bolsonaristas ao criticar abertamente as insanidades de Bolsonaro. O estopim que fez o casal de idosos queimar os livros foi uma postagem no twitter, onde ele pede o boicote aos produtos do Brasil e ao “talibã cristão”. Acho muito improvável que o casal de idosos tenha visto a postagem original no twitter, que foi logo depois apagada. Devem sim ter visto os vídeos e postagens de ódio que aproveitaram o incidente para alimentar as bolhas do bolsonarismo.

2) O Bolsonarismo só encontra ressonância nos corações já envenenados pelo ódio: o que é mais triste e impactante no vídeo não é a queima dos livros em si, mas a excitação e euforia dos idosos ao queimar os livros. Vendo o vídeo, tive a nítida impressão de que os dois estavam realizando um sonho antigo, que finalmente encontrou uma justificativa para ser realizado. A mídia do ódio é muito bem planejada e levada a cabo com extrema eficiência, mas só funciona naqueles que já são propensos a odiar. A propaganda nazifascista de Bolsonaro não é capaz de transformar ninguém em nazista ou fascista, mas funciona que é uma beleza para fazer os nazistas e fascistas saírem do armário. Por isso é que, apesar de tudo, eu estou confiante de que atualmente vivemos um momento necessário de purgação das enfermidades emocionais de nosso país. Depois que todo o pus for colocado para fora dos corações e mentes, poderemos começar a tratar das feridas.

Quanto ao meu exemplar de “O Diário de um Mago”, será colocado à disposição no projeto P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Eu não gostei, mas outra pessoa pode gostar.

***
Contos da Era Bolsonaro - baixe o livro gratuitamente:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
vinicius aquino 12/09/2023minha estante
????? escreve o contos da era Lula também ????????????????

kassya 28/07/2009

lembrança
Assim como outros livros de Paulo Coelho, este também deixou marcas em mim. Talvez tenha sido pela epoca que eu li, adolescente... mas acredito que ter lido esses livros nesta epoca, me tornou a pessoa que sou. ler é mais que passar os olhos em centenas de letras e, entender o que esta escrito ou compreender a mensagem, e preciso torna-la util na sua vida.

"Chegamos exatamente onde precisamos chegar, porque a Mão de Deus sempre guia aquele que segue seu caminho com fé."

"O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas."

"O segundo sintoma da morte de nossos sonhos são nossas certezas. Porque não queremos olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios no pouco que pedimos da existência. E não percebemos a imensa Alegria que está no coração de quem está lutando."

"O terceiro sintoma da morte de nossos sonhos é a Paz. A vida passa a ser uma tarde de domingo, sem nos pedir grandes coisas e sem exigir mais do que queremos dar."

"Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz, temos um pequeno período de tranqüilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós e a infestar todo o ambiente em que vivemos. O que queríamos evitar no combate, a decepção e a derrota, passa a ser o único legado de nossa covardia."

"O homem é o único ser na Natureza que tem consciência de que vai morrer. Mas mesmo sabendo que tudo irá acabar, faz da sua vida uma luta digna de um ser eterno."

"A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e o outro. Uma simples decisão pode afetar uma pessoa para o resto da vida."

Márcia 20/10/2012minha estante
Achei linda a sua resenha.
Comecei a ler esse livro e abandonei, acho que naquela parte que ele fala de imaginar que você está morta, no caxão, foi muito forte pra mim.
Vou tentar ler novamente, dessa vez o livro inteiro.
Obrigada pela resenha.

Bia 02/05/2017minha estante
Como nem tudo é para todo mundo, os livros de Paulo Coelho tbém são assim.
Esse homem que veio da 28 dimensão de consciência, para ter uma experiência como humano e ajudar aqueles que precisam ser despertos, para assim, seguirem com seus projetos divinos na terra. Um avatar entre nós e compactado como humano...como muitos outros que já estiveram por aqui. Seus livros ajudam na expansão de consciência apenas daqueles que
desejam buscar com sinceridade, a evolução para sua vida. Por isso nem todos alcançarão seus ensinamentos.

joaoggur 17/11/2023

Magia das palavras.
Não sei se é síndrome de intelectualismo, mas tendo a crer que, no Brasil, pré-julgamos tudo de cunho popular, criando o estigma que tudo que não é oriundo de um meio erudito tem uma qualidade diminuta. Pensamento, no mínimo, errôneo; convenhamos, a literatura e a grande massa nunca se entrelaçaram. A literatura, por mais popular que seja, ainda mantém uma carga elitizada.

Paulo Coelho sempre tentou furar essa bolha, criando um universo próprio que rima o misticismo com uma linguagem coloquial. E, ao conseguir a proeza de finalmente aproximar o povo de um meio artístico nichado, pasmem, ele é constantemente atacado! Entendam; erudição não é sinônimo de qualidade, tal como popularidade não significa falta de requinte. Em duzentas páginas, Paulo condensa sua peregrinação até Santiago de Compostela, em busca de sua espada, mesclando narrações de cenas com ensinamentos dados por seu guia, Petrus.

O autor, com uma linguagem simples, consegue prender o leitor por todas as páginas, nos fazendo embarcar como um membro da peregrinação. Ha os vícios clássicos do autor, como os ensinamentos ligados a vida/morte/amor carregados de pieguice, ou os personagens enigmáticos que mal sabemos se são gente ou não.

Em suma, Diário de um mago é uma excelente porta de entrada para o autor.
Marcos774 17/11/2023minha estante
Também sou da mesma opinião.

AndrAa58 21/11/2023minha estante
Concordo com você ?

daniel.vasco.716 19/01/2022

É o relato da peregrinação feita por Paulo Coelho em 1986 pelo Caminho de Santiago. ... Enquanto narra sua jornada mística e as duras lições que aprendeu com o guia Petrus, Paulo entende que o extraordinário não reside em rituais e segredos mágicos, mas na simplicidade e no cotidiano das pessoas comuns.

ShirleyStortLeite 05/03/2022

Que caminhada...
É um relato da jornada de Paulo Coelho pelo Estranho Caminho de Santiago.
Uma reflexão sobre várias passagens da vida, como o amor, a morte, medo, vícios, etc...
Ter alguns conhecimentos sobre a vida de um mago foi no mínimo interessante. Valeu a leitura que desde a adolescência queria fazer mais não tinha maturidade pra tal leitura.
Hoje percebo que não precisava temer.

Lucas.Wijk 27/07/2023

O extraordinário reside no caminho das pessoas comuns
Esse foi meu primeiro contato com Paulo Coelho, e escolhi Diário de um Mago justamente porque tenho vontade de fazer o caminho de Santiago de Compostela.
O livro nada mais é que um relato sobre a peregrinação do próprio Paulo Coelho. É carregado de misticismo, lições e práticas que, por não fazerem parte da minha realidade, não me impactaram muito.
Na verdade, achei algumas partes enfadonhas e as lições meio bobas. Não sei até que ponto acredito nos relatos, o que divide a ficção do real. Mas não é isso que importa no final das contas, pois "o extraordinário reside no caminho das pessoas comuns", e acho que essa é a maior mensagem que o livro consegue passar.
Alguns dos tópicos abordados são bem interessantes e conseguiram me deixar instigado. No final, terminei o livro com mais vontade de trilhar o caminho e viajar pelo mundo.

"O homem é o único ser na natureza que tem consciência que vai morrer. Por isso, e apenas por isso, tenho um profundo respeito pela raça humana, e acredito que seu futuro será muito melhor que seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade - deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido - eu considero a máxima expressão da dignidade humana.
Acontece que, criatura frágil, ele sempre tenta ocultar de si mesmo a grande certeza da morte. Não vê que ela é o que motiva a fazer as melhores coisas de sua vida. Tem medo do passo no escuro, do grande terror do desconhecido, e sua única maneira de vencer esse medo é esquecer que seus dias estão contados. Não percebe que, com a consciência da morte, seria capaz de ousar muito mais, de ir muito mais longe nas suas conquistas diárias - porque não tem nada a perder, já que a morte é inevitável."

"Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis."

E que sigamos lutando a boa luta.

biacruciaki 15/10/2023

O milagre de transformar aquilo q vc faz naquilo q vc crê.
????
particularmente as obras de Paulo coelho sempre serão muito reconfortantes e estimulantes. O autor tem um dom para trazer uma previsão mística/religiosa tão belamente que me encanta.
a moral deste livro circunda neste trecho: ?Caminhei tantos quilômetros para descobrir coisas que eu já sabia, que todos nós sabemos, mas que são tão difíceis de aceitar. Existe algo mais difícil para o homem, Senhor, que descobrir que pode atingir o Poder? Esta dor que sinto agora no meu peito, e que me faz soluçar e assustar o cordeiro, vem acontecendo desde que o homem existe. Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis. Recusaram-se a combater o Bom Combate porque não sabiam o que fazer com a própria felicidade, estavam por demais presas às coisas do mundo. Assim como eu, que queria encontrar a minha espada sem saber o que fazer com ela"
Durante uma peregrinação na Espanha em busca de um simbolismo religioso, - uma espada - o protagonista reconhece o verdadeiro propósito: confiar no processo.
o que eu achei super interessante foram as espécies de dicas de meditação para cura interior e esclarecimento de pensamentos nebulosos.

EddeDeka 21/12/2020

Não tem nem o que comentar...
Uma leitura para terminar o ano de 2020 com um pouco mais de esperança.

Petrus 02/02/2010

Para mentes pequenas
Mais um aproveitador da inocência do vulgo. Se não considerasse uma palavra muito chula, diria que este livro é uma merda.
laura 09/04/2010minha estante
Concordo plenamente com você.

Junior 05/05/2011minha estante
Sou mais um que concorda com tuas palavras. Um embusteiro que escreve bobagens pseudo-esotéricas e pseudo-místicas é como eu defino o autor desta obra.

Rodrigo 11/11/2011minha estante
Concordo plenamente (2).
Paulo Coelho foi sorteado pelo acaso,porque não pode ser que alguém goste desse lixo literario que ele escreve.

Wesley 15/07/2012minha estante
virem escritores e escrevam coisas melhores então.

Lidia 21/09/2012minha estante
rs...achei pessoas que compartilham as mesmas opiniões sobre esse tal de Paulo Coelho!!!!

Lidia 21/09/2012minha estante

Helloise 06/02/2013minha estante
"virem escritores e escrevam coisas melhores então."

Não é porque não sabemos fazer algo que somos obrigados a engolir o que produzem de má qualidade. Bons escritores no mundo não faltam.

Nattt 30/11/2013minha estante
Honestamente, não lembro muito do livro, lembro apenas de poucas coisas e a impressão que tive dele. Me pareceu um bom livro, tendo em vista que não gosto do Paulo Coelho, não consigo passar de uma página de suas obras. Talvez pelo esoterismo, ou pseudo-esoterismo, como disse o moço Junior. Talvez eu realmente precise reler, hahaha

Diego 19/02/2015minha estante
Para gostar é preciso ter afinidade com o assunto. O diário de um mago é um livro que não é apenas para ser lido, mas sim, meditado, como todos os livros de Paulo Coelho. São obras de extrema sensibilidade e simplicidade, para quem tem humildade de leitura e que falam diretamente ao coração de quem a possui. Cada tem sua opinião sobre a obra e todas as obras desse autor. No entanto, nunca leiam um livro apenas por curiosidade ou para tirar conclusões, principalmente os de Paulo Coelho, que são livros que falam do próprio ser que somos, em sua forma mais singular. Para ler Paulo Coelho é preciso humildade, sensibilidade e coração aberto, sem qualquer tipo de preconceito.

Lucas 23/03/2016minha estante
Concordo com o Diego, só acrescento que para quem acha o Paulo Coelho um pilantra, basta apenas ler um pouco sobre sua história. Ele viveu sua Lenda pessoal toda sua vida.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 22/03/2022minha estante
Esse foi um livro que marcou minha adolescência e me fez amar os livros.

Jana 07/01/2022

Viajante
Um livro que te leva a fazer o caminho junto ?
O final esperava mais , achei toda leitura agradável mas o final esperava mais .

Jacinhaxz 23/07/2022

O diário de um mago
Primeiro livro que li do Paulo e já me cativou. Excelente história, que a cada percurso se pode fazer uma reflexão sobre a vida.
?Deus não é vingança, Deus é Amor?.

Tatiele silvað 28/04/2020

O Diário de Um Mago
Todos deveriam ir em busca de sua espada.

Dr.Lecter 26/08/2021

Uma jornada cansativa de fé
Eu esperava mais descrições dos cenários já que o caminho de santiago é muito lindo e cruza a Europa mas não se tem muito foco nas paisagens. O livro traz reflexões lindas assim como um outro livro do autor, "o alquimista", porém esse é mais puxado pra religião, só que a forma como os acontecimentos vão se desenrolando é muito lento e arrastado e acaba ficando cansativo ao invés de intrigante. Dei essa nota por ter ensinamento bonitos e que de certa forma podem nos fazer enxergar a vida de uma forma mais leve e um final que emociona mas acredito que a leitura até esse final é arrastada de mais e não compensa.