Para Gostar de ler vol 02 - Cronicas

Rubem Braga
Paulo Mendes Campos

Resenhas - Crônicas 2

Patrick 14/03/2021

Para Gostar de Ler: Crônicas.
Particularmente, o volume 1 me agradou mais. O que não significa que este volume 2 não apresente textos esplêndidos.
Thais645 14/03/2021minha estante
Crônicas de Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Rubem Braga? Deve ser delicioso esse livro. Do tipo que a gente começa a ler e nem vê mesmo o tempo passar. Já li algumas crônicas/livros desses autores e me marcaram consideravelmente...

Patrick 14/03/2021minha estante
Sim. Já vou iniciar outro volume Thais. Tinha esquecido o quanto é satisfatório ler uma crônica bem escrita.

biathomas 22/02/2022

Leve e gostosinho
Amo crônicas, então sou meio suspeita pra falar. Mas amei. Até agora já li, dessa coleção, os volumes 1, 2 e 5, esse foi o que eu menos gostei (mas mesmo assim é bom).
É bem rápido de ler, ótimo pra sentar no sofá num domingo chuvoso e ler inteiro (não li assim mas queria).

marquinas 19/02/2023

"Nossos filhos que se danem."
Tive que ler esse livro por causa da escola, infelizmente.

Não gostei, não sou muito fã de crônicas, então já era meio certo que eu não ia achar o livro legal. Mas gostei bastante da crônica do Paulo Mendes Campos - "Mendigo", conseguiu salvar o livro todo só com ela KKKKKK eu adorei!

Pra quem gosta de crônica, esse livro é um prato cheio.

Camille Ramos 11/08/2009

Divertimento garantido
Muito bom, para se ler em casa, no ônibus, na escola... XD

Superdivertido; eu indico!

pitolina 15/03/2023

Livro da escola
N tem nada de mais né, só um livro cheio de crônica nada aver q eles obrigam a gente ler só pra fazer uma prova

Murillo 25/04/2012

Leve passatempo
Para gostar de Ler é uma série de livros da Editora Ática que une alguns dos melhores escritores em um só livro. O Volume 2 reúne as crônicas de famosos autores como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Ao longo das 75 páginas, o volume 2 apresenta as crônicas organizadas por temas. São 5 temas: em casa; no trabalho; na condução; na escola e na rua. Cada tema apresenta uma crônica de cada um dos escritores.

Neste volume 2, há crônicas muito interessantes, porém há alguns de maior destaque. Carlos Drummond de Andrade escreve duas interessantes crônicas. “Horóscopo” mostra toda a lábia de um empregado para justificar a falta no trabalho. “Caso de recenseamento” apresenta um agente de recenseamento que tenta cumprir sua função em um subúrbio longínquo, mas sofre com a ignorância local. Paulo Mendes Campos escreve “Coração Materno”, onde duas senhoras sofrem para pegar a condução juntas, devido à condição inusitada em que se encontram. “Reunião de Mães”, escrito por Fernando Sabino, descreve a experiência surreal de um pai que tenta participar de uma reunião escolar em volto de mães preocupadas e zelosas. E por fim Rubem Braga com o curto, porém carismático “A Outra Noite” que mostra que apesar de muitas vezes o céu sobre nossas cabeças possa estar fechado e intransponível, ainda assim sobre essa grossa camada, há um céu belo iluminado pela Lua.

É um livro antigo e que a primeira vista não me cativou. Na verdade demorei um pouco para começar a ler, porém já nas primeiras crônicas fui envolvido nesse estilo de textos curtos e que transmitem significados. Sem dúvida uma obra interessante e que apresenta pela primeira vez aos mais jovens as obras de célebres autores. É uma leitura que não o faz se preocupar com o tempo.

Cris 05/02/2020

De volta a minha infância/ início da adolescência
Minha história como leitora começou assim: com crônicas e contos presentes nos livros de Língua Portuguesa e depois nas séries de livros. Amei de paixão ler essa coletânea maravilhosa de autores consagrados como Drummond, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.

Mari 09/04/2022

Eu gostei!
Os contos são envolventes, cativantes, ricos em detalhes empolgantes!! Os autores arrasaram!!!!!!!!!!

Mari 10/04/2022

Crônicas 2
É um livro curto e bem fácil de ler, além de ser muito rápido. Foi um livro pedido pela escola, mas eu achei muito interessante porque com toda certeza as situações pareciam familiares, como se eu mesma já tivesse presenciado ou vivido algumas delas

Mallu19 07/12/2023

Li para fazer uma prova da escola (tirei 10) mas até que gostei, as crônicas são bem divertidas e sempre passam uma reflexão para o leitor

LicinhaGameplays 16/10/2023

Legal
Gostei mais de umas do que outras, foi bom para conhecer os autores e a forma que escrevem, Carlos drumont de Andrade com certeza foi meu preferido e é uma boa leitura para passar o tempo, mas não é um livro que eu leria mais de uma vez ou que me fez sentir vontade de continuar lendo.

Barbara1444 04/06/2020

Clássico
Um livro importante para quem é educador e deseja trabalhar narrativas na sala de aula!

Tine 01/03/2023

É
O livro não é horrível, tem algumas crônicas boas, mas ler coisa pra escola é sempre ruim.
Achava que ia ser bem pior, é tranquilo, porém não leria por vontade própria.

maria fê! 22/03/2023

? crônicas 2
só vou fazer para contar como lido no desafio:
não tenho muito o que falar, dentro do livro ?crônicas 2? existem várias crônicas de vários autores diferentes. crônica não é um gênero textual que me agrada tanto, ainda mais tendo uma linguagem mais rebuscada igual nesse livro.
maria fê! 01/04/2023minha estante
não rebuscada, mas tem crônicas muito antigas (publicadas em 1976, por exemplo)

Gláucia 15/07/2011

Crônicas 2 - Vários autores
Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade escrevem crônicas do cotidiano divididas em 5 temas: Em Casa, No Trabalho, Na Condução, Na Escola e Na Rua. As situações são muito familiares e qualquer semelhança com a realidade é mera coicidência.