Para Gostar de Ler

Para Gostar de Ler Machado de Assis...

Resenhas - Contos Brasileiros

Teteu 11/05/2021

Sensacional!
Esses contos são incríveis, inclusive os de Clarice Lispector me deram inspiração para um poema que eu estava escrevendo.

Super recomendo!

Barbara1444 04/06/2020

Divertido
Toda a série para gostar de ler tem o intuito de incentivar nas pessoas o hábito da leitura, e este é mais um que cumpre o objetivo ...recomendo muito!

Maria.Batagin 12/02/2024

Contos
Esses livros são uma delícia de se ler, acredito que essas edições deveria voltar as escolas para incentivar a leitura de contos, poesias, crônicas.
Textos rápidos e os melhores.

A geógrafa 24/04/2022

A literatura nacional deve ser exaltada
Um conto ou outro me incomodou por ser confuso ou não ter conclusão, mas são todos muito bons.
Eu quero conhecer mais autores brasileiros e esse livro foi excelente pra isso. O conto "Natal na barca" da Lygia foi o meu favorito, mas todos foram além das expectativas. Recomendo demais!! Vou conferir as outras edições.
Dêem uma chance para literatura nacional, ela merece.

Evelize Volpi 11/06/2022

Crônicas de Grandes Escritores.
Uma leitura excelente para intercalar com livros mais intensos.
Flui rápida e prazerosa

amy 11/09/2022

Boa proposta
Eu gostei dos contos apresentados, e acho muito bom fazerem livros de contos simples com autores clássicos.

Lígia Guedes 24/10/2010

Contos Brasileiros 2 - para gostar de ler
Os autores de Contos Brasileiros 2 mostram que para criar uma boa história é preciso entender bem sua matéria-prima, o próprio ser humano. Às vezes com humor, outras com pessimismo, com os dois pés no chão ou com a cabeça na lua, esses contadores de histórias retratam sua realidade e abrem espaço para que os leitores tirem suas próprias conclusões.

Através de "Contos Brasileiros 2" fica retratado que a difícil arte de escrita pode ser percebida de diferentes formas por seus autores.

Para Machado de Assis as ideias são como nozes: para saber o que o que está dentro de uma ou de outra, é preciso quebrá-las. Só assim tomam forma, se transformam desde poesias até grandes romances. João Antônio vive os fatos antes de escrevê-los; não consegue inventar histórias e personagens que não tenham acontecido ou existido na realidade. Lygia Fagundes Telles vê o escritor como um lutador de boxe, enfrentando lutas com muita paciencia, humildade e até humor. Nos descaminhos dessas lutas é que se percebe a inspiração e até a vocação verdadeira. Murilo Rubião também pensa de forma parecida: quando cria uma história, o escritor precisa passar por uma tremenda luta com a palavra, rasgando papel e revirando o texto... Já Clarice Lispector pensava quando criança pensava que os livros nasciam como árvores ou como pássaros. Ao descobrir que existiam autores, e que eram eles os responsáveis por todas as ideias presentes nos livros, decidiu que seria escritora, e assim transmitiria todos os seus pensamentos na forma de palavra escrita. Estes e outros escritores como Murilo Rubião, Wander Piroli e Moacyr Scliar revelam modos de transofrmar pensamentos em letra corrida, em contos que trazem ótimos momentos de leitura. De maneira e estilos diferentes eles mostram uma característica - e uma ideia - comum: a maestria e a paixão pelo ato de escrever.

"Cem anos de perdão", A armadilha, Trabalhadores do Brasil, Dezembro no bairro, Macacos, Festa, Meninão do Caixote são alguns dos contos apresentados neste simples e não menos importante livro.

Boa leitura!

Bianca 22/01/2022

Teleco você é um coelho
Há 13 contos neste livro de 7 autores diferentes.

Foi legal ler sobre o que é a leitura para cada um dos autores e também ler os contos deles.

Os contos que mais gostei foram:
Teleco, o coelhinho - Murilo Rubião;
Um Apólogo - Machado de Assis;
Natal na Barca - Lygia Fagundes Telles e
Meninão do Caixote - João Antônio.

Dani 12/03/2009

Me interessei por este livro porque havia contos de alguns dos autores de que mais gosto, mas foi decepcionante, porque os contos não fizeram nenhum sentido para mim. Alguns me pareceram inacabados, outros sem pé nem cabeça...então li até o final, mas não gostei...talvez não tenha lido no momento certo...

Clara 18/04/2023

Contos brasileiros
O livro ?Contos brasileiros 2?, assim como o próprio título sugere, possui 14 contos de escritores brasileiros muito renomados e conhecidos. Consta com contos divididos em partes, sendo elas: fantasia; encontros; desencontros e descobertas. Possui contos leves, engraçados, diferentes e para todos os gostos.
Particularmente eu gostei do livro porque procurava ler algo mais descontraído. É um bom livro para ler se você estiver cansado de tantas obras pesadas e complexas com conteúdos mais sérios e densos. Ao ler esse livro, pude viajar para os mundos de cada conto e foi uma experiência divertida. Alguns contos são esquisitos e sem nexo, mas como faz parte de uma leitura sem compromisso, está tudo bem. Gosto da escrita da maioria dos autores que o livro aborda e para mim foi um bom livrinho para passar o tempo.

Fernando Figura 24/12/2018

Variedades de conto
A graça do livro é que há vários modos, formatos e estilos de contos. Uns mais líricos, outros mais longos, outros tristes, engraçados.

Gosto de todos. Talvez o que eu goste menos seja os contos do Moacyr Scliar. Mas é mera questão de gosto.

Li em alguma resenha aqui no Skoob que havia alguns contos incompletos. Acho problemático alguém dizer isso.

Talvez isso parta daquele clichê que o conto tem que tem aquela reviravolta e um final acachapante. Usando isso como régua universal, é claro que muitos contos parecem sem graça, anticlimáticos.

Por muito tempo tive dificuldades de enquadrar as pérolas de Wander Piroli como contos. São peças líricas com muito sentimento mas pouca coisa rolando. Talvez entrassem como crônicas, mas esse é um gênero confuso, que se metamorfoseia em grande velocidade.

Acho que o livro é uma porta de entrada para a prosa curta dos nossos grandes escritores. Desde os mais "canônicos" como Lispector e Machado até os menos lembrados como o grande João Antonio, meu autor preferido desta coletânea.

Karla Marinelli 23/05/2021

Gostei
Gostei dos contos aqui , alguns bem tocantes , outros nem tanto... o livro é bem bonito tem algumas partes em laranja , gostei também que tem a história do autor no fim de cada conto.

Ana 14/08/2021

Contos!
O livro é composto por contos de diversos autores, grandes nomes da nossa literatura nacional.

Gostei muito pois tive contato com autores que ainda não conhecia, ou ainda não havia lido nenhum texto.

Os meus favoritos foram Dezembro no Bairro e Natal na Barca (ambos da Lydia Fagundes Telles), Conto de Escola (Machado de Assis) e Teleco, o Coelhinho (Murilo Rubião). ?

Fiquei bem animada porque esse livro realmente me trouxe um interesse maior para ler contos.

Di Morais 03/12/2021

Para gostar de ler
O título já diz tudo! Comecei minha vida literária por esses livros que reúnem diversos autores e são super leves, rápidos e gostosos de ler .

agu3des 06/01/2022

Genial
Uma tolerância incrível de contos com autores renomados. As histórias são incríveis e garantem um passatempo calmo e divertido.