Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

Dani 17/09/2023

Mais um clássico do Erico, porém um pouco diferente dos demais, esse livro narra o dia a dia da Clarissa, sua rotina vivendo em uma pensão em Porto Alegre e o cotidiano dos moradores de lá. Ao longo dessas poucas páginas, vemos o despertar da Clarissa de criança a moça, descobrindo a si mesma e ao mundo ao seu redor. Leitura rapidinha, bem tranquila, sempre com aquele temperinho gaúcho que eu amo (afinal, minha terrinha), e com toques de nostalgia que ajudam a transformar essa trama simples em algo especial. Apesar de não ser o meu preferido, é sempre um prazer ler Verissimo!

Clio0 28/11/2023

Clarissa foi o primeiro romance publicado por Veríssimo e é uma obra suave, inocente pela própria protagonista e pelo estilo ainda em formação do autor.

A protagonista apresenta o ponto de vista para o leitor em que já há uma certa malícia, mas sobretudo, pena. Seu mundo é rodeado de crianças e adultos que sofrem por seus próprios atos como o pianista amaro ou que são acometidos por mazelas como o jovem Tonico.

Embora seja uma obra ofertada em sua grande maioria a crianças e adolescentes, há uma exposição a certos fatores sociais que precisam ser observados, como por exemplo a admiração de Amaro pela adolescente que em alguns momentos é comparada a uma ninfeta - uma óbvia alusão a pedofilia que passa pela sociedade brasileira atual como um gosto por "novinhas".

Recomendo.

OceaneMontanea 15/01/2010

Simplesmente Veríssimo
Clarissa é o que é. Não tem nada demais, não tem grandes lances de mistério ou de surpresa, não tem histerias amorosas, nem brigas heróicas, mas tem a narrativa de Veríssimo, que mesmo sem tudo isso conseguiu fazer com que o livro se tornasse belo. A história é o cotidiano, os pensamentos e dilemas de uma pré-adolescente, com aquilo que nós todos sabemos: escola, família, poucos amigos, confusões, perguntas, enfim...
Cada momento do livro transcorre sem muito alvoroço, tranquilamente, como nossas próprias vidas. A diferença é que em nossas vidas, nem sempre captamos a beleza de cada coisa. Levamos tudo no prático, com muita rapidez, muita pressa, pouca análise. "Clarissa" tem tudo isso que nos falta. Tem beleza nos detalhes do dia-a-dia, tem calma, tem concentração, e enxerga um mundo que nos é tão corriqueiro, mas que muitas vezes não conseguimos ver (leia-se "sentir" no sentido mais amplo da palavra).
No livro há também Amaro. Um cara silencioso, que vive só com sua música, suas paixões quietas, e que intriga Clarissa. Grande parte das sensações do livro nos são passadas através de seus olhos. É como se Clarissa fosse todo o fôlego da juventude, toda a vida e os planos, e Amaro fosse o retrato daquilo que se frustrou. Um homem, que em sua juventude, assim como Clarissa, sonhou e esperou tudo o que o mundo podia lhe dar, e agora se depara com um nada, com a falta de movimento.
Vai um trecho do livro que retrata esse sentimento:

"Amaro fica olhando para fora, através das janelas por onde a luz do meio-dia escorre. O seu corpo está aqui na sala de refeições da pensão de D. Eufrasina Couto. Mas o pensamento voou para longe. Uma vez há muitos, muitos anos, um menino olhou a vida com olhos interrogadores. Tudo era mistério em torno dele. Era numa casa grande. O arvoredo que a cercava amanhecia sempre cheio de cantos de pássaros. O mundo não terminava ali no fim daquela rua quieta, que tinha um cego que tocava concertina, um cachorro sem dono que se refestelava ao sol, um português que pelas tardinhas se sentava à frente de sua casa e desejava boa tarde a toda a gente. Não. O mundo ia além. Além do horizonte havia mais terras, e campos, e montanhas, e cidades, e rios e mares sem fim. Dava na gente vontade de correr mundo, andar nos trens que atravessavam as terras, nos vapores que cortam os mares. Andar... Nos olhos do menino havia uma saudade impossível, a saudade de uma terra nunca vista. Um dia- quem sabe?- um dia um vento bom ou mau passa e leva a gente. Um dia...
-Amaro, meu filho, que é que você quer ser?
-Marinheiro. Pra viajar. Ou maquinista pra viajar também.
Mamãe sorria e continuava a bordar. Tinha uns olhos bons e um jeito todo especial de olhar para os outros. Papai falava grosso. Tinha bigodões retorcidos e uma enorme medalha de ouro presa à corrente do relógio. -Meu filho, um homem precisa fazer força para triunfar. Só os fracos é que se abatem diante da vida.
Papai dizia isto sempre, com a testa franzida, sacudindo a mão fechada no ar; e a medalha grande dançava contra o colete escuro.
Lutar... Amaro sentia arrepios. Lutar. Luta era sangue. Lutar era ferir e ser ferido. Homens que vencem e são vencidos. Mas que é o triunfo, que significa vencer? Não seria melhor ficar sempre e sempre ali, junto da mãe, na cidade natal, na rua humilde onde havia um cego que tocava concertina, um cachorro sem dono que se refestelava ao sol e um vendeiro português que pelas tardinhas...
-Posso trazer o almoço, seu Amaro?
Na sua frente, Belmira sorri com dentes alvíssimos. Amaro sacode a cabeça afirmativamente.
-Pode.
Enfim... Eram recordações boas. Tudo aquilo tinha ficado muito longe no passado. Verdade é que a gente nunca esquece a infância. Pieguices? Mas, que é que a vida pode nos oferecer de melhor, de mais puro?..."
Taryne 29/04/2010minha estante
Incrível a sua resenha! Adorei o modo como descreveu o estilo de Erico. Nas obras dele, a natureza é quase personagem e nas nossas vidas também, apesar de não notarmos.

Amei mesmo! Parabéns (:

Felipe 25/07/2010minha estante
perfeita resenha, descreveu de forma brilhante e sucinta toda a história.

Marília 24/06/2011minha estante
Ótima resenha Kelly.
Li Clarissa quando tinha 12 anos, na sétima série, como uma leitura obrigatória.
Ao contrário de muitas amigas, que acharam o livro muito monótono, adorei a narrativa calma retratando essa passagem de menina para moça,com todos os sonhos, desejos e a curiosidade. O que você descreveu perfeitamente.

Bruno 10/01/2013minha estante
Muito boa resenha, Kelly! Você captou perfeitamente o que o livro significou pra mim ao dizer que "Cada momento do livro transcorre sem muito alvoroço, tranquilamente, como nossas próprias vidas. A diferença é que em nossas vidas, nem sempre captamos a beleza de cada coisa. Levamos tudo no prático, com muita rapidez, muita pressa, pouca análise. 'Clarissa' tem tudo isso que nos falta."

Aline 16/10/2013minha estante
Linda resenha, assim como o texto do Erico Verissimo. Gosto de descrever Clarissa como uma poesia em forma de prosa, de tanta beleza que há no livro.

Kika 29/07/2015minha estante
Exatamente isso. Li Clarissa aos 14 anos. E esse livro me impactou de tal maneira que 22 anos depois quando nasceu minha primeira filha, dei-lhe o nome de Clarissa.

Aline 11/12/2017minha estante
adorei seu título, mas também poderia ser algo como "verissimo sendo verissimo" - parabéns pela resenha!

Leticia 19/06/2020

Clarissa, primeiro romance de Érico Veríssimo. Achei o livro muito monótono, sem grandes acontecimentos, o que até entendo, por retratar a simplicidade da vida de uma adolescente na década de 30. A obra apresenta algumas questões importantes, como os questionamentos próprios da adolescência e uma denúncia social urbana.
Contudo, não consegui me afeiçoar aos personagens, e achei bem problemático o personagem Amaro, tem ares de Humbert Humbert. A representação dos personagens negros também é problemática.
Não que o livro seja ruim, mas não tem nada de extraordinário.

Gladis Klein 19/08/2021

Clarissa
Uma releitura que me remete a infância e a adolescência, onde nos deparamos com novos sentimentos. A vida vai seguindo seu rumo deixando saudades da época da inocência.

Lily 01/08/2020

Minha visão do livro
Não é uma mega história com milhares de acontecimentos, o livro mostra de perto como pré adolescentes agem e pensam sobre as coisas que acontecem na vida que elas ainda não compreendem.

(n)Ana 19/02/2014

Ler Clarissa é como fazer uma viagenzinha por uma estrada toda florida, numa tarde chuvosa e azul, com a mente apinhada de fascinantes pensamentos.

Craotchky 05/08/2016

Verissimo, as palavras, a vida, e Clarissa
"Desejei saber compor música para traduzir em melodia aquele momento poético; ou então pintar, para prender numa tela as imagens daquele minuto milagroso."

(Tudo bem, essa resenha é meio exagerada, não pude evitar)

Posso afirmar que, se me fosse dada a oportunidade de viver em qualquer lugar do país, eu escolheria morar na região Sul. Não me considero tradicionalista, mas gosto do meu estado, sua riqueza histórica, e suas manifestações culturais. Aqui é muito forte e presente os costumes regionais tradicionalistas; aqui o hino estadual é cantado com mais veemência do que o nacional. Existe a "brincadeira" que o Rio Grande do Sul é quase um país dentro de um país. Não à toa realmente existe uma campanha separatista dos estados do sul. Vide:

Dito isso, é uma vergonha para mim dizer que esse é o primeiro livro de um gaúcho que li. Clarissa, de Erico Verissimo, lançado em 1933, não atrai o leitor pela trama pois essa é quase nula; o livro conta apenas uma parte mínima da vida da pequena Clarissa e das pessoas que a cercam. No entanto, o que nele encanta é a prosa do autor; a composição do texto, a narrativa cheia de lirismo e beleza.

As descrições de Verissimo para as coisas mais comuns do dia, para as coisas mais simples do quotidiano, são inspiradoras. Vemos beleza onde não víamos; tocamos paixão em cada toque; escutamos romance em cada som; cheiramos poesia em cada odor; sentimos a vida em cada coisa. Uma vida viva, colorida e pulsante.

"Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece."

Clarissa vive o fim da infância e o começo da vida adulta. Clarissa nutre uma paixão, uma paixão à vida. Clarissa está apaixonada pela vida e tem reciprocidade. Clarissa ama a vida numa brisa fresca em um dia quente; ama a vida numa visita ao jardim e no perfume das flores; ama a vida no calor do sol em sua pele; ama a vida no canto de um pássaro ao longe; ama a vida numa caminhada descalça pelo campo, livre. Em suma: nas pequenas coisas.

Lógico que o livro não gira tão somente ao redor da pequena Clarissa. Muitas outros personagens provocam empatia no leitor, cada qual com suas peculiaridades e maneirismos. Destaque para Amaro, homem soturno, pacato, de vida aparentemente monótona. Amaro está aqui para ser o contraponto exato de Clarissa e toda sua vivacidade. Lá no fundo a história esconde uma mensagem ainda mais bela e importante, uma mensagem como que criptografada nas palavras de Verissimo, e cabe a cada leitor decodificar, extrair a mensagem e aproveitá-la como melhor lhe for. O livro cativa aos poucos e cada vez mais, até o fim.

Você aí, você mesmo! Pare um pouco e vá com calma. Olhe ao seu redor e perceba melhor as coisas, "as coisas tão mais lindas". Observe o céu em qualquer noite dessas. Aprecie a vida numa corrida tresloucada por um campo aberto! Tome um banho de chuva! Quando foi a última vez que você tomou um banho de chuva? Qual foi a última vez que você sentiu a vida? Quando foi a última vez que você viveu?

"Este momento é de beleza, mas vai fugir..."
Ana Paula Sinueh 05/08/2016minha estante
Dia 2 vote Sul! Brincadeira... Hhahaha.
Parabéns pela resenha, me fez pensar que também nunca li obras gaúchas. Vou pensar com mais carinho em "Olhai os lírios do campo" a partir de agora...

Craotchky 05/08/2016minha estante
Sim, agora sei que Clarissa aparece em mais duas obras do autor e também vou procurar esses livros.

Márcio_MX 05/08/2016minha estante
Separa não! O Churrasco vai ficar mais caro. Rsrs

Ana Paula Sinueh 05/08/2016minha estante
Hahahahha. Essa é boa, Márcio!

Samara 06/08/2016minha estante
Ótima resenha, ainda não li livro desse autor

Craotchky 06/08/2016minha estante
Obrigado pessoal. Pois é, esse é o primeiro romance dele e, apesar de ser bastante curto e simples, já apresenta características no texto que o tornam agradável e muito bonito. No entanto, outros livros dele devem ser bem diferentes pois a trama deve ganhar mais importância e provavelmente não contenham tanto lirismo quanto esse. Como disse, a personagem Clarissa aparece, já adulta, em mais dois livros: Um lugar ao sol e Música ao longe.

Jess 04/01/2017minha estante
Você se expressou lindamente nessa resenha! Amo você!

Roberson 28/02/2017minha estante
Essa ultima frase "Este momento é de beleza, mas vai fugir..." de certa forma lembra a frase dita por Rutger Hauer em Blade Runner de 1982, "Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva"

Craotchky 02/03/2017minha estante
Esta frase está logo no início do livro, e quase parece que está solta, perdida, dentro do texto. Já vi o filme que você menciona, Roberson, mas admito não lembrar da frase citada.

Raynara 16/09/2017minha estante
A saga Clarissa, Música ao Longe e Um Lugar ao sol é fantástica! Acho que Caminho Cruzados tbm faz parte, mas não sei ao certo, pq não li. Estou adorando suas resenhas, e por alguns do Érico renasceu uma vontade enorme de lê-los. =D

Craotchky 16/09/2017minha estante
Olá Raynara. Fico muito feliz com os elogios. As resenhas dos livros de Erico são algumas das minhas favoritas, adorei escrevê-las e o ver o resultado final. Infelizmente esse autor não tem tanto público quanto merecia e isso se reflete no baixo número de resenhas e na pouca qualidade das mesmas.
Clarissa aparece no livro que leva seu nome e depois em Música ao longe, Um lugar ao sol e Saga. Fui feliz ao ler esses livros nessa ordem e apreciar o crescimento de Clarissa, além de resenhar cada um. Clarissa não aparece em Caminhos cruzados mas temos neste personagens que irão conviver com ela em Um lugar ao sol e Saga.
Erico é dotado de uma sensibilidade ímpar para escrever e isso me faz escrever também. Tenho três livros dele na estante esperando para serem lidos e provavelmente resenhados. Obrigado novamente.

Janise Martins 04/03/2022

Clarissa

Ahhh que coisa gostosa de ler! Sempre digo que não releio nada, mas… li esse livro quando adolescentezinha e essa releitura foi como a primeira vez. A única coisa que guardava era que amei Clarissa. E de novo e digo: amei Clarissa.

“Olhos e ouvidos atentos, Clarissa vê e ouve tudo o que se passa a seu redor. Nada lhe escapa à percepção.” Assim é Clarissa, com muitos pensamentos e sentimentos. Acho que foi por isso que na época eu gostei desse livro, porque me identifiquei com ela. Muitos pensamentos, sentimentos e mundo lá fora cheio de coisas para conhecer e no momento inalcançáveis.

Quarenta cinco anos depois da primeira leitura, continuo assim com muitos pensamentos e sentimentos, mas já muita coisa lá fora não me interessa descobrir.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/03/clarissa.html

Marcelo.Oliveira 04/04/2021

"A vida tem momentos brilhantes que compensam a dor de viver, lá fora os homens se acotovelam e agridem, se dizem palavras duras e se odeiam. Mas há de ter algo de puro e de fresco, seres que vivem uma constante ciranda de infância, no meio de flores".

@thaisacsiqueira 11/06/2020

Livro muito bom.
Gosto muito da simplicidade e da profundidade dos romances do Erico Verissimo. Sempre me tocam a alma.
Não se pode deixar passar despercebidas as diversas passagens racistas expostas nesse livro.
Como disse Atilio Bergamini Jr. em seu artigo "Contra clarissa: cultura e desigualdade no primeiro romance de Erico Verissimo": há uma desigualdade refundada no preconceito e no racismo, ditados num ritmo lírico e tenro, como se nada estivesse acontecendo.

Rosaria.Rosalie 17/11/2020

Não é o primeiro que li mas o primeiro que comprei e li diversas vezes. a escrita de Érico não faz feio. Acho que o tenho comigo há uns 12 anos.
Asenate Brasil 17/11/2020minha estante
Amo esse livro. Primeiro q li e comprei dele. Amo a escrita do Érico Verissimo ?

Rosaria.Rosalie 19/11/2020minha estante
Siim, a escrita não é tão robusta quanto de autores mais conhecidos mas ela flui muito bem. Eu só fico pensativa quanto ao Amaro.

MarciaCannecchia 22/05/2021

Clarissa, uma menina doce
Eu nunca me esquecerei de clarissa, de amaro, do menino da cadeira de rodas. Quanta delicadeza. Érico Verissimo pra sempre vou te amar.

Michelle.Fernandes 01/04/2021

Erico, obrigada por ter existido.
Eu amo como o Erico expressa os sentimentos dos seus personagens, eu amei esse livro. A construção de pensamentos da Clarissa é fantástico. Todos os personagens que compõem a obra são maravilhosos, principalmente Amaro.
De coração partido termino essa obra, digo:
Obrigada pelo peixinho.

Nat 10/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro singelo do Verissimo, que fala da menina Clarissa que saiu do campo para morar com a tia na capital e estudar. Fala de seu amadurecimento (Clarissa tem apenas 13 anos) e dos outros moradores da pensão de sua tia. Cada figura! Érico é sempre muito bom.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat