Geografia da Fome

Geografia da Fome Josué de Castro

Resenhas - Geografia da Fome

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Um ensaio sobre o fenômeno da fome generalizada, numa época em que esta se torna cada vez mais visível em tempos de globalização. Josué de Castro foca seu estudo no continente americano, dando especial atenção à fome no Brasil.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8520005306

cleber.teixeira 22/11/2023

Um dos grandes clássicos brasileiros
No Brasil, terra e fome são termos que historicamente sempre estiveram associados. Alguns clássicos da nossa literatura refletem sobre essa relação a partir das narrativas ficcionais ou pela perspectiva jornalística. Mas é com Josué de Castro que esse binômio ganha definitivamente status de ciência, através de sua abordagem pelo método geográfico. "Geografia da fome" (1946) é muito mais do que um ensaio. É um manifesto em prol de milhões de brasileiros vítimas da fome e da miséria, que, como ele comprova, não se dão apenas pelas catástrofes climáticas, mas por projetos políticos que ignoram essas massas enquanto se concentram em alavancar o progresso industrial a qualquer custo. Médico, filósofo, geógrafo e cidadão do mundo, o pernambucano Josué de Castro escreve com propriedade, precisão e extrema clareza, demonstrando profundo conhecimento do tema e de toda literatura que o discute, na ficção e fora dela. A obra está na lista dos 200 livros para entender o Brasil, publicada no ano passado pela Folha. Indico também àqueles que desejam adquirir repertório para escrever redações e ir além dos clichês da internet. "Geografia da fome" é primoroso em termos de ciência, de linguagem e, sobretudo, de humanismo.

Aislan8 16/05/2024

Essa josué de castro é uma bixa babadeira
Como nutri acho que esse livro deveria ser material básico para a formação. É revoltante perceber que um livro de 64 continua tão atual.

Santos 09/06/2024

Geografia da fome
Esse livro é muito necessário. É triste ver como o assunto do livro é tão atual mesmo sendo um livro de anos atrás...