A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Lena 02/11/2011

Um dos melhores livros do mundo... E também o pior.
Caro leitor, se você quer realmente ler esse livro (e você DEVE), prepare o coração. Porque ele é um dos livros mais eletrizantes, da melhor saga épica do universo, de um dos melhores autores da atualidade.

E ele arruinou minha vida.

É, isso mesmo. Contraditório, Não? Mas todos os que leem, se sentem assim durante e no fim da leitura, viciados, elétricos, ou estáticos, mas desesperados. Então, já sabe. Prepare o coração. Porque a carga de acontecimentos, as reviravoltas na história (e reviravoltas MESMO. Não pense que você sabe o que vai acontecer, porque você não sabe.), a montanha-russa de adrenalina que o autor faz os leitores passarem, não é qualquer coisa!

Terminei esse livro há mais de um mês e não consigo esquecer as emoções que vivi ao lê-lo, e no quanto eu AMO e ODEIO esse livro, e no quanto eu preciso MUITO viver para terminar de ler essa série!!

(aliás, George R. R. Martin, por favor, NÃO MORRA antes de terminar essa série. Grata.)

Crislaini 08/11/2011minha estante
Às vezes penso nisso: e se ele morrer? Chego a conclusão que vou ficar eternamente pensando nos finais que poderia ter tido. Haha. Isso soou insensível, mas tudo bem. ^^

Miguel 15/05/2012minha estante
Ouvi rumores de que ele tinha revelado seus planos pro fim da saga para os produtores da série de televisão, caso ele morra antes de terminar. O problema é que seriamos obrigados a ver o desfecho da história pela série, sem a opção do livro. Bom, de qualquer maneira ficaríamos sabendo o final, e é isso que importa.

Alex BS 27/05/2012minha estante
"TODAS as pessoas do mundo que não leem Crônicas de Gelo e Fogo, não sabem o que estão perdendo."
Uma resenha de qualquer exemplar das Crônicas de Gelo e Fogo só precisa dessa frase!
Sempre penso nisso do George Martin ir dessa pra melhor e deixar a série incompleta, mas acho que não vai acontecer. Li que ele tem planos de terminar no próximo livro, que seria o maior de todos. Mas na verdade eu penso isso de vários autores que começam um projeto tão grandioso e longo.
Uma coisa é certa: Se concluída propriamente, a série vai ser lembrada daqui há alguns anos como um grande clássico da literatura, como Fundação e O Senhor dos Anéis.

Hera 07/06/2012minha estante
kkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa, não morra antes de terminar a serie. O pior é q ele ta veio. se ele bater as botas antes de terminar a serie, eu mato ele!

Renato 11/08/2012minha estante
Fica desesperador, quando vc se apega a um personagem, ele morre ou acontesse algo inesperado, realmente uma serie q surpreende a cada capitulo!!!

Rahrt 29/08/2012minha estante
Comecei hoje. Estou absurdamente TENSA com essa resenha que acabei de ler. HUAHAUAHU
Os livros de George R.R. Martin estão compondo a melhor leitura da minha vida.

G. Oliveira 11/09/2012minha estante
Eu estava pensando em só ler o livro lá pra Janeiro, depois do ENEM/Vestibular e essas coisas, mas não sei se vou resistir. =X Saga muito boa!!

Cristiano 11/09/2012minha estante
Sem dúvida o melhor livro de fantasia que já li na vida. Cheguei a uma certa parte do livro que me deu vontade de joga-lo contra a parede.
mas sem duvidas que quem não leu ainda está perdendo muito!!

Hindya 20/09/2012minha estante
Terminei de ler esse livro e meu 1º pensamento foi: "E se George Martin morrer?!"
Ele está a 16 anos escrevendo esses 5 livros, o 6º tá previsto pra 2014 e o último então, sem estimativa. A espera é desesperadora.
Se eu soubesse, tinha deixado pra ler os 7 depois d'ele terminar de escrever tudo. Aff!

Julia 24/09/2012minha estante
Terminei de ler esse livro ontem e ainda não acredito na quantidade de coisas que aconteceram nele...
Muito bom, agora é esperar que ele não morra antes de terminar a série...

Sabrina373 24/10/2012minha estante
Eu tive a mesma sensação. Eu tinha vontade de gritar de raiva de alguns acontecimentos. Eu simplesmente não acreditava...mas ao mesmo tempo as reviravoltas são tão grandes que você quer cada vez mais o que vai acontecer. Uma coisa é certa nessa história. Não existem protagonistas.

poisson 03/12/2012minha estante
Hehehehe, terminei o livro a 15 dias. Realmente é surpreendente, acontece tudo diferente do que você imagina, e isso é muito bom. Desejo muita saúde para George Martin...Lembrando que Stephen King quase morreu no meio da saga A Torre Negra, não estava lendo os livros na época, mas o negócio foi tenso.

Gustavo Mahler 06/12/2012minha estante
Tô terminando FÚRIA DOS REIS, e antes de começar a TORMENTA DAS ESPADAS ,ia dar uma pausa ( lendo outro livro )... mas dps de tua resenha ,estou mega-ansioso pra lê-lo!

André Filipe 15/01/2013minha estante
Esse velho é cruel...!

Malenna 22/01/2013minha estante
"E ele arruinou minha vida." melhor definição impossível. velho cruel. só falta mesmo morrer sem terminar a série.

Rosani Lidia 28/01/2013minha estante
Li e gostei! Concordo com o comentário da colega! Irei começar a Dança dos Dragões!

Ana 01/02/2013minha estante
Estou lá pelas páginas 500 e tantos, e agora entendo o que vc quis dizer perfeitamente. Até meu sono ele já tirou!

Lud 10/02/2013minha estante
George esta querendo terminar os livros antes da série de TV, e a terceira temporada ja esta prontinha, fora que ele esta terminando o sexto livro. Já sabe o destino dos personagens principais, e, caso morra, deixou informações "por alto" com os produtores da série caso ele morra, para que a série termine. mas se ele morrer, os livros acabam de vez. bem, pelo menos saberemos pela série o que rola... se ele morrer, e acho meio dificil, pois me parece disposto e lucido.

Que viva mais que a Velha Ama!!!

Naty 24/04/2013minha estante
VAI PRA PORRA, aguento mais chorar não. t-t

Gabi 24/04/2013minha estante
Muito boa sua resenha... É bem isso mesmo, estou terminando de ler o livro e to tipo: gente q q ta acontecendo aqui? Num to acreditando! George Martin, me explica? Tem hr q eu tenho q parar de ler e ficar uns cinco minutos olhando pro nada tentando digerir o q aconteceu... hist

Gabi 24/04/2013minha estante
Muito boa sua resenha... É bem isso mesmo. Estou terminando de ler o livro e to tipo: gente q q ta acontecendo ato? Num to acreditando! George Martin, me explica? Tem hr q eu tenho q parar de ler e ficar uns cinco minutos olhando pro nada tentando digerir o q aconteceu... Uma história de amor e ódio mesmo...

Kate 24/04/2013minha estante
Rsrsrs Adorei sua resenha e os comentários.

"esse velho é cruel" kkkk mas acho que é isso mesmo, ele é sinistro.

Ouvi (ou li) em algum lugar que o Martin deu uma declaração que toda vez que alguém me pergunta sobre o próximo livro eu mato um Stark"

Mais cruel impossível! rsssss

Andrei 27/05/2013minha estante
Excelente resenha! É assim que se traduz sentimento em palavras. É assim, exatamente assim, que me sinto ao ter me jogado e me entregado de vez aos Sete Reinos...

Vinícius 13/06/2013minha estante
De fato kkkkkkkkkkkkkkk A Tormenta é provavelmente o livro mais intenso das Crônicas, e um dos mais eletrizantes e chocantes de todos os tempos... é revelação atrás de revelação, reviravolta atrás de reviravolta... não tem como não amar esse livro, por mais que você fique pirado pelas coisas impactantes que acontecem (e não são poucas). Por isso é até agora o melhor da saga.

César 29/08/2013minha estante
Parece que eu sou o único leitor do mundo que não se impressiona com As Cronicas de Gelo e Fogo, em especial com o terceiro livro.
Achei a Guerra dos tronos um bom livro e por isso li o segundo que foi muito abaixo do que eu esperava. Comecei a ler o terceiro devido a todos os comentários que diziam que ele era espetacular, envolvente, impossível parar de ler. Porém, devo confessar que A tormenta de espadas foi para mim o pior dos três livros, me arrastei durante quatro meses em mais de oitocentas páginas esperando o momento em que a história se tornaria alucinante, momento esse que nunca chegou.
Também não achei o livro nada surpreendente, ele tem um monte de assassinatos que seriam chocantes no primeiro livro, mas já estou no terceiro e já me acostumei com o estilo do autor.
E por fim acho que Martim enrola muito, em alguns pontos a história se torna entediante e eu fiquei com a impressão de que umas quatrocentas páginas seriam dispensáveis.
Já ia me esquecendo que no fim do terceiro livro aconteceram duas coisas (que não vou citar) que me fizeram desistir definitivamente da série.
As crônicas de Gelo e fogo não é para mim.

Diego 07/05/2014minha estante
Eu amo e odeio esse livro... realmente HUASUHAUSHAUHSUAHSUAHSUAH expressou toda a trajetória do livro com essas palavras, e as surpresas... em nome de Cristo UAHSUHASUHAUSHAHSUAHS.

Silvana @silconcer 15/06/2014minha estante
Nossa, estou louca pra ler o sexto livro. E não fala isso, o George R. R. Martin não vai morrer nãão.Ele tem que acabar de escrever os dois últimos livros. *--*

Carlos 23/10/2014minha estante
De fato, esta é a maior obra de fantasia do universo, e o tomo 3 é o ápice! Ao terminar a leitura, meu queixo estava caído. O Festim dos Corvos dá uma queda no nível, que volta a subir um pouco em Dança, mas nada comparado à Tormenta. Leitura obrigatória.

Rone 22/12/2014minha estante
Eu quero ler esse livro mas, ainda estou meio em duvida.

Ligyane 26/04/2015minha estante
O melhor dos três que já li. Uma trama impressionante, com reviravoltas incríveis, não importa o que você imagine, nunca vai adivinhar o que virá em seguida. Me surpreendia a cada novo capítulo e mal posso esperar para ler o próximo. Super recomendado.

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Gente esse cara nasceu pra escrever mesmo viu pq vai ter talento assim lá longe.
Te amo martin?

Antonio.Olivier 19/08/2022minha estante
Você falando pra ele terminar os livros EM FUCKING 2011 ME FEZ MUITO RIR KKKKKKK, PÔ EU NEM LIGARIA SE Ó SEXTO FOSSE O ÚLTIMO,PQ ELE TÁ PERTO DE LANÇAR (DAQ 5 ANOS TALVEZ),MAS TIPO FALTAM 2,E O ÚLTIMO N ACREDITO Q LEREMOS, JÁ O SEXTO, COM CERTEZA,PODEM ME COBRAR QUE ATÉ ANO QUE VEM ELE LANÇA,NO MÁXIMO 2024

Isadora243 03/03/2023minha estante
??????????

Julia2354 21/03/2023minha estante
me sinto assim depois da leitura

India (2023) 03/03/2024minha estante
Curiosidade, depois de doze anos, tu ainda pensa isso?

Fabio Shiva 24/04/2021

Palavras X Ações
Recentemente foi publicado um estudo sobre o que acontece com nosso cérebro quando mergulhamos profundamente na leitura de uma história (https://www.revistasaberesaude.com/o-que-acontece-em-seu-cerebro-quando-voce-se-perde-na-ficcao). Os pesquisadores utilizaram justamente personagens de “Game of Thrones” ao escanear o cérebro de autodenominados fãs da série, chegando a resultados interessantes: quanto mais a pessoa está imersa na ficção, mais ela tende a utilizar as mesmas áreas do cérebro para pensar no personagem fictício e em si mesma. O cientista responsável pela pesquisa chegou a afirmar:

“Para algumas pessoas, a ficção é uma chance de assumir novas identidades, de ver mundos através dos olhos dos outros e retornar dessas experiências mudadas”.

Para mim, essa frase é um eloquente exemplo do poder da Literatura e do quanto podemos aprender e evoluir através das histórias que contamos uns para os outros. Não foi por acaso, portanto, que escolhi esse momento específico, quando vivemos a pior fase da pandemia do coronavírus no Brasil (até agora), para iniciar a leitura do terceiro volume de “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Foi uma fuga deliberada: eu queria me perder nas matanças e massacres de Westeros, terra fustigada pela guerra entre reis insanos e gananciosos, para assim amenizar, ao menos um pouco, as mortes bem reais de tantos brasileiros.
A estratégia funcionou muito bem: durante alguns dias, quase consegui esquecer que vivemos em um país governado por um genocida insano e ganancioso. Quase.

E o melhor de tudo é que pude aprender um pouco mais sobre a arte de contar histórias com o professor George R. R. Martin. Durante a leitura de “A Tormenta de Espadas” percebi Martin utilizando uma técnica muito interessante, a que chamei “palavras versus ações”. Esse recurso ficou mais evidente para mim em quatro personagens: Jon Snow, Samwell Tarly, Jaime Lannister e Sandor Clegane. A técnica consiste em retratar o personagem com algumas características (geralmente negativas), pelas quais o personagem é percebido pelos outros e até por si mesmo, e ir progressivamente apresentando episódios onde essas características são desmentidas pelas próprias ações do personagem. Muito instrutivo!

Vi a série da HBO e amei, mas gostei ainda mais de ler o primeiro volume, que só perdeu para o segundo volume, que só foi superado pelo terceiro volume. Nem preciso dizer que espero em feliz expectativa o dia de retornar ao mundo cruel e impiedoso de Westeros, tão melhor que o nosso Brasil de hoje...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Lua 24/04/2021minha estante
AMEI suas palavras e colocações, espero terminar o segundo livro esse ano. É um objetivo que anseio cumprir.

Duana Rocha 25/04/2021minha estante
Esse é o melhor livro da série!! Perfeito.

Fabio Shiva 25/04/2021minha estante
Olá Blue! Gratidão pelo comentário e por essa energia boa! Desejo uma ótima leitura para você!

Fabio Shiva 25/04/2021minha estante
Olá Duana! Valeu pelo comentário! Até agora foi o melhor que li da série, será que é melhor que os seguintes?

Lua 25/04/2021minha estante
De nadaaa??

Duana Rocha 26/04/2021minha estante
Compete de igual pra igual com a A Dança da Morte mas pra mim ainda é esse rs

Fabio Shiva 26/04/2021minha estante
Blue, depois da leitura comente o que achou, ok!

Fabio Shiva 26/04/2021minha estante
Duana, esse "A Dança da Morte" é do Stephen King?

Duana Rocha 26/04/2021minha estante
Aí Jesus. A Dança dos Dragões kkkk falei errado antes

Lua 26/04/2021minha estante
Eu vou comentar sim

Lua 26/04/2021minha estante
Veja minhas resenhas no meu insta literário

stephany :) 08/04/2024

Esplêndido. Esse é um livro que demanda tempo e vontade, é necessário estar imerso no universo para a leitura fluir. No entanto, Game of Thrones é minha série preferida, nunca parei de acompanhar esse universo, posso dizer que para mim esse livro foi avassalador e incrivelmente fácil de ler.

George R. R. Martin é engenhoso, o que mais me encanta na obra é a riqueza de detalhes, e mesmo alternando entre múltiplos pontos de vista, ele conecta todos os acontecimentos com uma facilidade impressionante. A narrativa é absurdamente imprevisível, eu vi a série, infelizmente sabia o que ia acontecer, mesmo assim fiquei tensa, Martin criou um senso de perigo constante. Eu daria TUDO pra esquecer o que eu vi na série SOMENTE para poder ler os livros dele sem nenhum spoiler.

Os personagens são complexos, você pode amar e odiar ao mesmo tempo, Martin mergulha completamente nas profundezas da mente de cada um, revelando suas motivações, ambições e medos. Ele trabalhou no desenvolvimento de alguns mais do que em outros, percebo que Tyrion teve um protagonismo aqui, é insano como ele é um personagem multifacetado e cativante. Jon Snow também amadureceu bastante desde o segundo livro, percebo que ele se torna cada vez mais um líder, alguém que as pessoas admiram e querem seguir. Mesma coisa com a Dany, além de ser uma rainha com talento para liderar, ela quer entender sua população, ela quer igualdade e liberdade, e é uma personagem que eu admiro e amo muito.

Enfim, "A Tormenta de Espadas" é o puro suco do talento do Martin para a escrita. Um dos melhores livros de fantasia que eu já li.
Evy The Creator 08/04/2024minha estante
Sim, demorei 3 meses pra ler esse realmente demanda tempo, mas vale muito a pena

stephany :) 08/04/2024minha estante
@Evelyn, entrei no seu perfil e vi que vc já leu toda saga e também favoritou esse, ele é o melhor da saga na sua opinião?

Maria 08/04/2024minha estante
amg que delícia de resenha, com você falando assim parece até fácil de ler, mas toda vez que começo parece que nunca fui alfabetizada ?

stephany :) 08/04/2024minha estante
@duda, amiga KKKKKKKKKKKK para de graça, ainda mais você que lê de tudo, o primeiro também foi difícil pra mim, mas é porque a escrita do Martin consegue ser muito arrastada, mas depois que você pega o jeito, você devora o livro. Se você quiser ler mesmo, eu te indico ler juntamente com o audiobook da Bibliotheca de Alexandria (tem de graça no spotify).

sthe.may 08/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa Ste, como sempre ????
Tenho muita vontade de ler os livros, pois eu tb amo a série ?

stephany :) 08/04/2024minha estante
@sthe, obrigado diva!!! e eu te indico ler sim porque os livros são muito bons ??

Evy The Creator 08/04/2024minha estante
Stephany, o melhor da saga na minha opinião é o 5° "A dança dos Dragões". Eu baixei o app hoje e ainda não arrumei a estante, mas todos do Martin são favoritos pra mim, inclusive eu não falei antes, mas adorei sua resenha.

stephany :) 08/04/2024minha estante
@Evelyn, obrigada!!!! inclusive sinto que os outros também serão favoritos pra mim, enfim amg espero que goste do app, vou acompanhar suas leituras ?

Jow 19/01/2012

Rain of Blood.
"Everybody hates me now, so fuck it
Blood's on my face and my hands, and I
Don't know why, I'm not afraid to cry
But that's none of your business
Whose life is it? Get it? See it? Feel it? Eat it?
Spin it around so I can spit in it's face
I wanna leave without a trace
'Cuz I don't wanna die in this place"

People = Shit - Slipknot

Ao me deparar com esse calhamaço, me fiz à seguinte pergunta: será teremos o mesmo nível de qualidade dos dois livros anteriores? Será que a história vai conseguir se manter depois da morte de tantos personagens importantes? Será que era realmente necessário um livro com esse tamanho? Não tenha dúvidas. Das três partes já lançadas até agora, “A Tormenta de Espadas” é a melhor: a mais intensa, sombria e perversa manifestação do imaginário de George Martin.

A história se inicia pouco antes do fim de “A Fúria dos Reis”, e desde já, tenho que comentar do prólogo imensamente desesperador deste livro. Iniciar a obra com A Patrulha da Noite me deixou super empolgado e sedento por respostas para tudo aquilo que aconteceu nas breves 20 primeiras páginas do livro, e ver as conseqüências desse prólogo pela visão do Samwell Tarlly, foi ainda mais legal.

Os Sete Reinos ainda travam a Guerra dos Cinco Reis, e essa parte trama criada por Martin não só ultrapassa em anos a qualidade do segundo, mas como também a do maravilhoso primeiro livro e ainda marca um novo ritmo e uma nova fase para a história corrente. A capacidade dele para criar ganchos, em quase todos os mais de 80 capítulos do livro, faz com que o leitor termine quase que sufocado e com vontade de ler por mais horas e horas para saber como a história de tal personagem vai continuar. Em Essos, do outro lado do Mar Estreito, Daenerys Targaryen tenta voltar a Pentos, na esperança de reunir um grande exército para reclamar o Trono de Ferro. Ela consegue se sobressair em alguns pontos da trama, mas A Daenerys, que tinha uma das melhores histórias em “A Guerra dos Tronos” tem a história mais enrolada possível, nada acontece até os dois últimos capítulos em que ela aparece.

Entretanto a escolha de estrutura do livro não colabora muito para essa leitura incessante, algumas vezes algo interessante acontece no fim do capitulo de Arya, mas para vermos a continuação temos que passar por dois capítulos insuportáveis de Bran, três excelentes capítulos do magistral e indispensável à trama Tyrion, um da mais insuportável ainda. Sansa, um da dramática Catelyn o que torna a situação um pouco anticlimática e cansativa. Mas, ao mesmo tempo, não consigo imaginar como a saga funcionaria com outra estrutura que não essa.

Como prometido desde o prólogo de A Guerra dos Tronos, os aspectos fantásticos no mundo dos Sete Reinos vão ficando cada vez mais fortes. E chegada definitiva da magia em contraste com a realidade visceral das crônicas, torna o livvro ainda mais forte e inabalável. É impossível não ficar estupefato com o grande exército de selvagens que marcha rumo à Muralha sob o comando de Mance Rayder, contra apenas uma minúscula força da Patrulha da Noite no caminho para fazer resistência. Aqui, Jon Snow ganha um papel fundamental e faz jus ao sangue de seu pai, e trava uma batalha épica, digna de cenas cinematográficas.

A história também é agraciada com novos personagens que estavam agindo nos bastidores dos dois primeiros livros. O melhor exemplo é o inteligentíssimo estrategista Tywin Lannister, senhor da casa de Lannister e pai da rainha. Tywin, que foi à Mão do Rei antes da Rebelião de Robert. Agora, com Porto Real segura, assume as rédeas da guerra para garantir o reinado do neto, Joffrey. Além de Jaime Lannister, que nos dois, talvez três primeiros capítulos de dele tudo o que achávamos dele se confirma, contudo mais adiante, começamos a enxergar o personagem com outros olhos. “As coisas que faço por amor!” foi uma das frases ditas por ele antes de cometer um brutal ato no primeiro livro, essa frase define o personagem, o amor que ele sente por sua irmã, Cersei, e também o ressentimento por ter sua honra sempre posta em cheque, pois é um regicida.

Outra coisa interessante é notar como Jaime enxerga a figura de Ned Stark, o irretocável grande herói que perece no fim do primeiro livro. Quando acompanhamos a história pelo ponto de vista de Ned, ele é pura honra o que o torna a melhor das pessoas em Westeros, pelo ponto de vista de Jaime, Ned é também pura honra, mas quando vemos através do Lannister, Ned é uma das pessoas mais frias e rígidas de Westeros, e ambos os pontos de vista estão corretos e nenhum deles é contraditório quando você avalia cada situação. Controlar pontos de vista conflitantes de personagens sem nunca soar maniqueísta ou contraditório com certeza é uma habilidade rara em escritores, mas Martin fez isso de forma impecável.

Martin criou um panteão de personagens amados e odiados, e com certeza dar um fim digno para cada um deles é o mais complicado, Stannis, Jon, Daenerys e outros tem bons finais. Contudo o final de Arya e Jaime são dois dos mais interessantes, é de ficar ansioso pelo o que esta por vir para os dois, e também o fim de Sansa, não exatamente por ela, mas por sua companhia atual que eu acredito ainda ter um papel importante para executar na saga.

Contudo o final de Tyrion Lannister me incomoda muito, o personagem não foi de forma alguma descaracterizado, o que acontece no fim do livro parece um pouco exagerado pra ele, mas se considerarmos toda a pressão que ele vinha enfrentando acho que é compreensível, o problema é que tudo que o tornava interessante acabou ao fim do terceiro livro, tudo mesmo, ele é um personagem que parece que cumpriu seu propósito na trama, enquanto todos os outros personagens apenas cresceram, não sei até onde isso vai ser bom para o quarto livro e para sua história.

Como foi dito antes, “A Tormenta de Espadas” muda o rumo da história da saga como a conhecemos, e muda também nossa visão e nossas expectativas. Jaime Lannister se tornou um dos meus personagens favoritos ao fim do livro, era um dos que eu mais detestava até o fim do segundo. Daenerys ganha muito respeito graças aos seus dragões. Mindinho, o personagem que deveria ter o nome de outro dedo, o do meio, para ser mais fiel a sua atitude, surpreende com a sua inteligência e seus planos bem elaborados na trama.

É difícil saber o que esperar de O Festim de Corvos, especialmente sabendo que nem todos os personagens terão “pontos de vista” nesse próximo livro, mas dificilmente esse, vai superar a experiência de ler “A Tormenta de Espadas.”
Alan Ventura 20/01/2012minha estante
Resenha sempre muito boa, e melhor ainda por ter um trecho de uma canção do Slipknot. Parabéns!

Eder 23/02/2012minha estante
Que resenha foda! Despertou todas as sensações que experimentei ao ler ATdE.. Parabéns.

Mônica 05/06/2012minha estante
cara,vc é bom!Sua resenha é muito,muito bem escrita.

Edson 08/08/2012minha estante
Cara, você leu o livro? sabe o que leu? Daenerys Targaryen teve sua dose de enrrolação no SEGUNDO livro e não no terceiro como você disse, é aqui, que as coisas começam a acontecer na vida da moça, não há um capítulo que algo de importante não aconteça na vida de Daenerys. Mais uma coisa, Slipknot é ruim, e não se devem colocar essas coisas em resenhas.

Jow 08/08/2012minha estante
Eu sei o que eu li, e eu sei o que eu resenhei, e dentre as coisas que eu mais sei desse livro é que a Daenerys é um saco, e que tudo relacionado a ela é uma verdadeira bobagem. Ela se acha sem ser porra nenhuma ainda. E o Slipknot, é muito bom. Portanto, caro Edson, a resenha é uma opinião minha, e nessa opinião a Daenerys é inútil, e Slipknot é um meio para me fazer esquecê-la.

Hiram 02/11/2012minha estante
Nunca li nada parecido ou empolgante! Na metade do livro tive um choque com tamanhos acontecimentos que fiquei um tempo sem ler para digerir os fatos. Mas depois a história ganhou uma força surpreendente.

Leiliane R. Falcão 26/03/2013minha estante
Boa resenha! Só não concordo em relação a Daenerys, eu achei o máximo o desenvolvimento da história dela na Tormenta de espadas. Mas concordo contigo, vai ser difícil os outros volumes superarem esse. Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Vitor 16/08/2013minha estante
Resenha excelente MESMO. A única coisa que não me agradou em relação a Daenerys é que, mesmo com momentos épicos, às vezes ela consegue ter alguns dos momentos mais chatos também.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Excelente resenha, só não concordo quanto a Dany, na minha opinião a Tormenta é o ponto alto dela na série até agora, e a Sansa que é muito diferente daquela boba do primeiro livro, sendo uma personagem mil vezes melhor. E quem já leu a Dança sabe muito bem que a jornada do Tyrion não se encerrou.

Israel 26/03/2014minha estante
Altamente fodástico ter começado a crítica com um trecho desta fantástica banda. Parabéns, bela construção de análise.

anabskszypa 03/05/2015minha estante
O que você escreveu em relação ao Jaime, foi exatamente o que eu senti quando terminei de ler o livro. Definitivamente se tornou um dos meus personagens favoritos também.

Victoria (Vic) 07/06/2020

O melhor livro da série até agora!! Os capítulos da Dany são perfeitos e o final foi inenarrável

Sl@ck 31/03/2022

A tormenta de espadas não deixa nada a desejar, mostra a continuação dessa história fantástica, mostrando todos os desfechos dessa guerra, e deixa nós leitores em certos capítulos a ficar sem fôlego para saber o que vai acontecer e nos surpreende com acontecimento que não esperávamos, os novos perosnagens que são apresentados são cativantes e outros vem para nos deixar com ódio.
Os melhores capítulos para mim são os do Tyrion, em seguida da Arya e do Jon, os mais lentos o da Sansa, mas nada que deixe a história desse terceiro livro monótona, muito pelo contrário. R.R Martin acertou a mão nesse livro e soube equilibrar bem para história terminar bem.

Alana ! 27/09/2011

Todo mundo aqui conhece a segurança de uma história, mesmo que não a chame assim. É aquela sensação de que certas coisas não podem ocorrer, por que o enredo depende delas - pelo menos no decorrer do livro. Um exemplo: em Harry Potter, você sabe que Harry não morrerá, ou sei lá, que não perderá seus poderes. Pelo menos até o fim dos seus livros. Por que é a história DELE, ela se tornaria outra história se algumas partes - dentre elas, Harry - desaparecesse. Entendem do que eu estou falando? Não estou falando de surpresas. Estou falando de impossibilidades. Então... descubro que para George R. R. Martin isso simplesmente NÃO existe. Não há segurança nenhuma nas crônicas de gelo e fogo. Nunca ouse pensar que alguém está a salvo. Ou morto. Ou que algo está conquistado. Leia cada capítulo com medo. Pois - e é nisso que reside sua extrema beleza - As crônicas de Gelo e Fogo não são apenas um história. São inúmeras, e essas inúmeras não têm medo de mudança. Como o são as histórias de verdade.
nessacardoso 27/12/2011minha estante
Muito isso!

Mauricio109 11/05/2021

Minha pele mudou de porcelana para marfim, então aço...
...E ainda assim o livro conseguiu me quebrar mais um pouco.

Esse é brutalmente genial, não existe defeito que valha a pena ser citado. Westeros está um caos e Essos nem se fala. É angustiante ver seus personagens tão queridos se metendo em situações que você teme pela vida deles (e com razão).

É impressionante como George RR Martin joga um fiozinho de esperança e você se agarra nele só pra depois ele cortar e te lembrar que essa saga não está para brincadeiras.

Malcom ARM 20/10/2021

Ainda não decepcionou!
Apresentando eventos incríveis (e terríveis), Martin consegue lidar, direcionar tantos personagens e eventos de uma forma incrível. Personagens cativantes e reais em um mundo fantástico - e cada vez mais!

Wes 01/07/2021

O inverno está cada vez mais próximo!
Esse livro é responsável por ataques cardíacos, depressão, tristeza e tudo mais. O GRRM brinca com nossas emoções a cada capítulo.

Enquanto em Westeros os Sete Reinos ainda travam a Guerra dos Cinco Reis, em Pentos, Daenarys Targaryen busca criar seu exército para reclamar o Trono de Ferro. Os capítulos dela neste livro, na minha opinião, caem muito em qualidade, diferente da emoção que sentia nos livros anteriores.

Os capítulos do Bran continuam chatos.

Em A Tormenta de Espadas, GRRM pensa "vou matar esses personagens queridinhos, mas vou matar esses 2 ou 3 personagens filhos da put*, assim essa gentalha continuará me amando". Não sei, George. Vou pensar no seu caso.

O desfecho de alguns personagens como a Arya, Tyrion e Jon fazem com que você fique ansioso para o próximo livro. Pelo menos comigo ocorreu isso, já que a Arya talvez seja a minha personagem preferida, favorita e suprema. E o desfecho da Catelyn, gente...

Odiei perceber que talvez não odeie tanto assim o Jaime. Perdão, odeio sim. Mas gosto dele um pouquinho. Que nada, odeio totalmente. Na verdade não sei. Ele tentou matar o Bran e colocou o Joffrey no mundo...

O livro também marca uma grande virada na história, na medida que deixa de focar tanto na jogo dos tronos e dá ênfase para as ameaças do inverno próximo, que agora está mais próximo que nunca. E os perigos vindos de Para-Lá-da-Muralha desdenhados, enquanto o Reino fecha os olhos para as reinvidações da Patrulha da Noite e a Muralha fragilizada.

Queria fazer uma resenha legal sobre esse livro porque virou o meu favorito da série até agora, mas estou com muita preguiça. Talvez refaça em alguma outra hora.

Val 01/07/2021minha estante
Esse é o meu livro favorito!

Wes 02/07/2021minha estante
Também virou o meu favorito! E eu pensando que nenhum ia superar A Fúria dos Reis...

Victor 22/08/2021minha estante
esse livro é TUDO!!!! meu fav da saga tmbbb

Sr_Tigeer 15/04/2013

A Tormenta de Espadas, Impressões...
Fala ai galera...decidi abrir minhas resenhas aqui no Skoob com "A Tormenta de Espadas" ando meio enferrujado na arte de escrever resenhas, mas vamos lá.

Lendo o 3° livro das Crônicas de Gelo e Fogo, parei por alguns instantes pra respirar fundo, e pensar...é serio que tudo isso saiu da cabeça de um homem? George R.R me ensinou muitas coisas com esse livro, a primeira e talvez a maior delas, parte sobre o próprio autor, o cara é insano, cruel, e incrivelmente FANTÁSTICO e sem duvidas sabe o que está fazendo. Não dá pra esperar que ele poupe ou trate A ou B com mais cuidado, todos estão sujeitos a simplesmente terem o pescoço arrancado, ou serem culpados por algo que não fizeram mas que até queriam ter feito se tivessem tido a chance (rs). Aliás isso vemos desde a Guerra dos tronos e já não é mais novidade, só que em "A Tormenta de Espadas" isso torna explicito.

A Tormenta de Espadas, é sem duvida o livro mais impactante das três crônicas que li até agora, vindo direto da "Fúria dos Reis" logo no inicio já sentimos que teremos uma experiencia diferente das que tivemos anteriormente o que se justifica a cada pagina ou ponto de vista que lemos. Nos deparamos com reviravoltas e confrontos épicos e bem desenhados o que torna o livro emocionante a cada página.

O tom político do universo criado por George R.R continua presente, e bem sinalizado nas alianças matrimoniais, que pra mim são os pontos altos e mais chocantes do volume, e são também nesses eventos que vemos a genialidade do autor com o rumo da história.

A Tormenta de Espadas, coloca em ascensão alguns personagens bem interessantes, e nos submete a uma nova ótica sobre caráter e a motivação de outros, um bom exemplo disso sem citar spoiler na resenha é o desenvolvimento dos pontos de vista do Jaime e o crescimento da polêmica e misteriosa Melisandre.

Uma das coisas que mais me prendem dentro desse mundo criado pelo autor, é sem duvidas a falta de um simbolo que podemos chamar de mocinho, ou de vilão. Cada um age de acordo com o que lhe é conveniente e cada passo é pensado pelo autor afim de nos levar ao choque de valores de cada um dos seus personagens.

Bom galera, essas foram as minhas impressões sobre "A Tormenta de Espadas" sem duvidas esse é um livro que me arrebatou me tirou horas de sono, e me fez de fato exercitar algumas doses de desapego.

Deixem suas opiniões ai nos comentários, criticas construtivas e opiniões são muito bem vindas. Um abraço a todos e até a proxima.

Fabricio~Raito 15/04/2013minha estante
Adorei a resenha! Ficou perceptível seu bom tempo gasto com a leitura (: Também valorizo uma escrita boa, onde os personagens são tão realistas como "nós", sem vilão ou mocinho, apenas buscando/lutando por seus ideais. Definitivamente, é uma série épica. Preciso cair de cabeça logo e conferir também! :D

Ivison.Albuquerque 15/04/2013minha estante
Uma resenha clara e objetiva.
Pra quem só acompanha a série sem nunca ter folheado algumas páginas de um único livro, é um prato cheio de expectativas e fome de ler todos, (pelo menos no meu caso). Resenha construtiva que dá muito a entender "LEIA OS LIVROS, agora!" Já quero e vou providenciar o inicio dessa fantástica aventura, sinto que perco cada capitulo não lido. :D

Thales 15/04/2013minha estante
Muito boa a resenha cara, Parabéns :D
Você conseguiu explicar legal como é o livro, e ainda, no meu caso, que naum li nenhum livro da série ainda, me deixar extremamente ansioso por lê-los :D

Fran Castro 16/04/2013minha estante
Amigo, estou exatamente estudando resenha, e como nunca fiz uma e estou aprendendo agora, posso dizer com toda a certeza de que a sua foi super clara, e você alcançou o real objetivo, mostrar ao leitor a ideia principal do livro, e assim como em mim, despertar o interesse e curiosidade para ler...Parabéns!!! Assim que eu estiver com tempo livre irei lê-lo com certeza. =D

Douglas 16/04/2013minha estante
Dos três que li esse é o melhor livro da série e o mais sangrento de todos. Sem perder o ritmo da narrativa George R.R. traz uma reviravolta na história e na guerra como um todo. Nesse livro todos os lados sofrem mudanças, alguns se enfraquecem e outros ficam mais poderosos. Muito bom esse livro.

Rômulo Rocha 18/04/2013minha estante
Dos três primeiros é o melhor disparado, dá raiva, tensão e releitura não acreditando que o autor fosse capaz de fazer o que fez!!! (xinguei muito) Já iniciei o 4ª livro com o coração na mão!! HahHahAhahHA..

Ton 24/05/2021

Genial
Melhor livro da saga até aqui.
Deveria ser patrimônio da humanidade está obra ?

Marinho 07/12/2011

Valar Morghulis
E finalmente chegamos. Ao ápice da montanha. Ao calor da guerra. Ao topo da muralha. Daqui em diante, tudo cairá rumo ladeira abaixo, derrubando quem estiver no caminho. Pois para baixo é o caminho a se seguir quando se chega alto demais. Cinco reis para um reino (apesar de ser chamado de “Sete reinos”) visivelmente é exagerado demais, e era lógico que uma hora estes castelos de areias iriam ser derrubados. E a hora chegou. Pelo menos, pra quase todos, reis ou não. É com esse espírito de conclusão que vamos devorando as páginas de ‘A Tormenta de Espadas’, visto a grande quantidade de gente que Martin decidiu matar neste volume. Sentimento esse que desaparece por completo nas ultimas páginas, em que se percebe que o final foi tão aberto quanto os dos outros dois livros precedentes. Boa jogada, Martin! (fico imaginando a angústia daqueles que tiveram que esperar cinco anos para descobrirem as respostas, espaço de tempo entre o lançamento entre este livro e o próximo, ‘O Festim dos Corvos’).

Enquanto ‘A Guerra dos Tronos’ já possuía o mérito de ser uma grande obra de George R. R. Martin, depois de se ler esse livro, percebe-se que aquele primeiro foi na verdade uma gigante “introdução” que viria a apresentar os motivos da trama chegar ao ponto tão complexo em que ficou neste livro. Tudo foi pensado e explicado (bom, quase). Até em se ler os apêndices no final fica-se claro que Martin não criou uma saga: criou um mundo. Ele se deu ao trabalho de compor árvores genealógicas gigantes e dar uma frase de história a personagens que nem sequer dão as caras na trama em si, assim como lugares nos quatro mapas contidos. Para ele, tudo é importante. E é. Todo mundo que ler este livro se pegará dando uma escapada aos mapas e às vezes, aos apêndices, para não se perder no grande grau de complexidade de personagens e locais que esta saga oferece. As suas 884 páginas estão aí para provar que o autor não brinca mesmo em serviço.

E agora vamos ao livro em si. Primeiro: quem reclamou de ‘A Fúria dos Reis’ ter sido enrolado (fato que eu discordo) terá que calar a boca ao ler este. O primeiro livro construiu a história, e o segundo cimentou ela mais ainda, tornando a história sólida para culminar neste livro. Se no livro anterior os personagens terminaram de forma menos abrupta em relação à que começaram, aqui ocorre justamente o contrário. Todos, eu digo TODOS(!!!) os POVs tiveram seu destino mudado, e quase todos para pior. Alguns terminaram sem nem eles mesmo saberem o destino. Mas o que quis dizer com isso é que acontece mesmo muita coisa na história, muitas delas fazendo o leitor cair o queixo com fatos carregados de imprevisibilidade (a não ser que alguém tenha lido spoilers, dificilmente não arregalará os olhos na parte do Casamento Vermelho, por exemplo). Pois é, ‘Tormenta’ é tão pouco enrolado como uma folha de papel recém-fabricada e intocada. E se nos livros anteriores a boa escrita de Martin já prendia o leitor, aqui isso fará com que se vicie a ponto do leitor querer esquecer o mundo real e mergulhar nas páginas de Westeros sem horário de volta.

Segundo: Martin não tem amor aos seus personagens. Dane-se se certo personagem é importante, cativo do publico e é ativo desde o primeiro livro: ele vai morrer se chegar sua hora. Na verdade, Martin demonstra este desapego desde o primeiro livro (quem leu, sabe de quem estou falando). Mas aqui ele deu a louca e decidiu passar Westeros na espada. O livro praticamente pinga sangue, de tanta morte que acontece em seus parágrafos. E o realismo da história conseguiu chegar no nível bárbaro. É gente sendo esfolada, outra sendo mutilada, terceiras sendo flechadas em partes genitais. Até criança crucificada tem. Um dos personagens decepa o pé dos seus criados apenas por tradição, para não fugirem. É essa moral a essência dos personagens da saga. Claro que alguns (poucos) ainda colocam a honra e o dever acima de todas as coisas, mas no geral, todos são interesseiros e capazes de matar o primeiro que vier na frente por uma dose de poder.

Terceiro: ‘A Tormenta de Espadas’ foi um avanço absurdo em termos de história. Como já disse, aconteceu tanta coisa que a história disparou em termos de evolução (também, tantas páginas não eram para menos). Se você passar o olho nas primeiras páginas do livro e nas ultimas, terá idéia do quão grande foi esse passo. Também tivemos revelações, algumas totalmente inesperadas e dadas como resolvidas. Como Jon Arryn morreu? Quem mandou matar Bran lá nas primeiras páginas do primeiro livro? São várias as questões respondidas, quase todas em formas de confissão em vez de dedução. Também nos são apresentados melhores detalhes do que aconteceu no passado, contextualizando a bagunça que este reino se encontra.

Quarto: É, parece que não dá mesmo para odiar totalmente os personagens centrais. Todos tem o seu lado ruim, e o seu lado bom. Até aqueles que acreditávamos ser a imagem da maldade (Cersei, cof), percebemos que na verdade praticavam ações devido ao meio em que se encontravam, mas que não agiriam de tal modo se tivessem a autonomia que desejassem. E é dessa forma que passamos a conhecer melhor outros personagens (enquanto os antigos vão morrendo [não resisti]) e a compreendê-los, vendo a história sobre seus pontos de vista e entendendo os seus lados. O ponto aqui vai para a complexidade de construção de caráter pelo autor. Deus, Martin sempre acerta!

Quinto: Parece que ainda não foi dessa vez que a magia chegou por completo em Westeros. O nível de fantasia deste volume é praticamente o mesmo que o do passado, com Melisandre aprontando com seu R’hlorr, os Starks aprontando com suas personalidades wargs e Daenerys com seus dragões. Realismo fantástico aconteceu em pingos na história, aqui e ali; mas em sumo, ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ continua colocando o caráter humano em primeiro plano (torcemos para que seja sempre assim).

Se definíssemos ‘Tormenta’ em uma palavra, esta seria “Decisivo”. Decisivo para alguns (muitos) personagens, que tiveram sua vida decidida por aqui. Decisivo para o reino, que conta com alguns menos reis para disputarem o trono. E decisivo para a história, visto que praticamente tudo que foi apresentado aqui foi importante para a trama e para os acontecimentos que se seguirão a esta. O próximo volume e o quinto acontecessem em simultâneo, como se fossem dois lados de uma mesma moeda, cobrindo espaço de anos, provando que este grau de complexidade só tende a se agravar, culminando em finais épicos. E que o inverno que está chegando venha com tudo. Esperaremos ansiosamente por sua chegada!

Bia 16/02/2024

Indescritível
Com certeza se tornou o meu favorito da saga, GRRM escreveu esse livro com maestria. Tantos personagens, tantas tramas, e ele faz com que você se sinta envolvido com todas elas.
Todos os pontos de vista eram incríveis, o Jon e Sam na muralha e em meio aos selvagens, Daenerys conquistando seus exércitos e reinos, Arya seguindo a vida sozinha, Sansa tentando sobreviver a Porto Real, Tyrion tendo que suportar sua família e o reino, Jaime e Brienne se odiando mas protegendo um ao outro, Bran em busca do corvo de três olhos, Catelyn e Robb em meio a batalhas, Davos ajundando Stannis a se manter um rei decente. São tantos temas pra um único livro e eu poderia escrever uma única resenha pra cada um deles.
Mas, na minha opinião, o melhor desenvolvimento foram nos pov's do Jaime, ele teve um claro amadurecimento no decorrer do livro, principalmente graças a Brienne, estou amando ver quem ele está se tornando, os do Jon também foram ótimos (esse é por mero favoritismo da minha parte), e os do Tyrion, que mostravam com mais detalhes de Porto Real e a luta por manter a estabilidade no trono de ferro.
Apesar de ser um livro maravilhoso, também é um livro DEVASTADOR, tiveram incontáveis mortes, umas extremamentes tristes, outras nem tanto, e outras extremamentes gratificantes, mas todas edificaram para o desenvolvimento da história.
Esse livro me deixou apaixonada e devastada, e muito ansiosa para o próximo.
Rikee 16/02/2024minha estante
Que a tormenta fira! Que a lâmina perfure! Que a história hipnotize!!