Sinfonia

Sinfonia Marcele Cambeses

Resenhas - Sinfonia

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Sinfonia - Site Maravilhosas Descobertas
O Mundo de Sinfonia não é nada distópico ou fantástico, e sim, é a mais pura realidade, o cotidiano dos universitários no Brasil, em especial, os de faculdades públicas. Com altas chopadas, Hospital quebrado, muita cultura, batalha de bandas e , é claro, muito estudo, né !

A história toda começa na faculdade pública ESF, Escola de Ensino Superior Fluminense, onde Nathália Ferrari, nossa querida Naty, chega e já encontra Daniel Vasconcelos, o mais lindo Dan, e conhecem sua Veterana Bárbara Castro, a musa Babi, que salva eles de levar muitos trotes.
Depois, lá para o segundo período chegam os alunos transferidos Tibico, Ana Ju e Fernando, os amigos de infância do Dan e componentes da Frango Assado, antiga banda do Dan. Eles vão abalar bangu !

No começo, você acha que Naty, Dan e Babi vão ser os personagens principais, mas é ai que você se engana, porque no livro os personagens principais é esse grupo de amigos que sempre adoram fazer uma farofada e que sempre engorda e emagrece, porque a vida é uma peneira que muitas pessoas ficam e outras passam, e assim segue a peneiração da vida!

E é por isso que a autora desenvolveu muito bem todos os personagens, porque quando chega o momento em que cada personagem te conta a história de vida dele, você chega a acreditar que ele virou seu melhore amigo para estar te contando tudo aquilo. E é por causa disso que você se identifica tanto com eles, alguns você se identifica até demais, para falar a verdade.

>> Veja a resenha completa no site

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/10/destinos-trocados-1-sinfonia-de-marcele.html

Fernanda Prazeres 03/10/2015

Destinos Trocados #1: Sinfonia, de Marcele Cambeses

"[...]o futuro é mutável e não se curva aos moldes de ninguém; colide com o acaso. Já o presente, enquanto conhecido, concreto e palpável, e este sim deve ser mais do que vivido. Carpe diem: Aproveite o dia ! Antes que o acaso transforme o seu "agora" em um imprevisível "amanhã"."

"E o fluxo da vida, seja perfeito ou imperfeito, simplesmente é capaz de escorrer por entre os dedos, escapando-nos das mãos."

Esse livro é inovador, porque possui diversos componentes que eu nunca vi em outros livros:

1) Playlist
Para embalar cada cena, Marcele acrescentou músicas que realmente tinham significados para cada situação.
Eu montei a playlist do livro lá no Youtube se quiser conferir ela está no nosso CanalMD.

2) Narrador
No começo o Narrador já vem mostrando a que veio,

"Existem muitos jeitos de se contar uma história e, em nome do seu total divertimento divertimento -- demais motivos escuros --, resolvi seguir o mais complexo deles; o que, ainda que eu fracasse, faz de mim um original."

Por isso que essa é a parte mais inovadoras do livro, esse narrador intrometido, te revela o psicológico, os pensamentos, os flashbacks feitos pelos personagens, e muito mais.
Por isso é melhor eu não contar mais nada, antes que eu lhe proporcione uma ejaculação precoce.

3) Matéria de Vestibular
Seja de exatas, humana, biológicas, artes, você vai se identificar com esse livro. Porque como a autora escreveu esse livro em pleno ano de vestibular, ela tinha uma enxurrada de informação de diversas áreas do conhecimento. Por isso o livro é tão rico, cheio de matérias de vestibular, piadas muito nerds, gírias e muitas mais muitas metáforas ! E é por isso TUDO que o livro se torna mais real.
Então, passe no vestibular com Marcele Cambeses !

E no Final o que resta é esperar para o próximo livro dessa saga.
Para que o próximo livro possa Despertar novamente todo amor que nós, DeTonas, fã clube do livro, adquirimos por esse nosso pequeno gorduchinho !

Falar do Sinfonia sempre é muita emoção. Porque ele me acompanhou no meu 1° período de faculdade e me acompanhará para o resto da minha vida, porque ele não é só um livro é uma lição de vida, e olha que não é livro de auto ajuda. E esse é um dos motivos para minha foto aqui no blog ser ao lado de sua esplendida companhia.

"Toda Sinfonia flui naturalmente ao clímax e acaba, ainda que eternizada na memória."

Um beijo de cereja para todos, para os/as DeTonas e especialmente para a Marcele Cambeses!
Até a próxima resenha!

E se vocês querem saber mais sobre a Marcele Cambeses, eu fiz uma entrevista com ela, cheia de perguntas interessantes, na Bienal do Rio 2015.

Yasmin 12/03/2015

Sinfonia conta a história de Nathália Ferrari, uma jovem do Sul, que aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Porém, esta talvez não tenha sido a maior mudança que ocorreu em sua vida. Isto se deu quando, aos 18 anos, ela se muda para estudar na Escola de Ensino Super Fluminense (ESF), passando a residir na república da mesma.

Como já era de se esperar, nossa caloura passa por alguns sufocos em seu primeiro dia de aula no ensino superior. E é neste momento em que ela conhece duas pessoas, que irão lhe ajudar a enfrentar todos os desafios (e são muitos!) da vida universitária: o calouro Daniel Vasconcelos e uma veterana muito gente boa, a Bárbara Castro. Juntos – e com a presença de mais alguns amigos que encontrarão e reencontrarão no meio do caminho – além de lidarem com os obstáculos da transição do ensino médio para a vida universitária e adulta, eles irão aprender muito sobre o amor e o valor da amizade.

Confesso que o livro me surpreendeu, principalmente por ser muito melhor do que eu imaginava. Marcele conseguiu juntar tudo o que mais gosto nas páginas desse livro. Tem personagens incríveis, amizade, amor, alegria, tristeza e mistério. Além disso, ela inovou em sua narrativa, algo que no início estranhei um pouco, mas no final achei uma ideia maravilhosa! Nas suas páginas há mais diálogo do que cenas extremamente detalhadas por um narrador. Porém, quando o mesmo – chamado de “narrador progressivo” – aparece, dá a impressão de que está interagindo com o leitor.

Quanto aos personagens, bom, o que posso dizer deles? QUERO TODOS COMO MEUS AMIGOS JÁ! Pois é, como dá para perceber pela minha empolgação, eu realmente me apeguei aos personagens! Quero uma amiga como a Babi, dar uns conselhos para a Nath, me apaixonar (mais um pouco) pelo Dan, rir com as palhaçadas do Tibico… Gostei muito dos personagens! E foi muito fácil não só me apegar com eles, mas também me imaginar vivendo cada situação com eles. Foi engraçado com gargalhava alto com as falas de alguns e como comentava sobre eles com os meus amigos como se fizessem parte do meu dia a dia.

Bom, amei o primeiro livro desta saga! Espero poder ler sua continuação em breve (mas sei que ainda vai demorar um pouquinho) porque estou com muita saudade de todos os meus amigos-personagens.

Bruno Matheus 05/01/2015

“A essência transcende a matéria; a vontade supera o destino”
A primeira coisa que me impressionou na história, foi o quanto as situações são críveis e é fácil se identificar. A base principal usada por Marcele foi a vida real e todas as suas artimanhas de nos colocar lá no alto ou nos presentear com um pé na bunda. As inseguranças, os problemas, os diálogos, o dia a dia e todo o relacionamento entre as personagens é palpável; consegui me enxergar em vários momentos e algumas conversas repletas de bobagens joviais representou aquelas que tenho com os meus amigos.

A autora é fiel a personalidade dos personagens e cada um tem as suas particularidades, fazendo o leitor amar uns e odiar outros. Um exemplo: eu me identifiquei de forma absurda com o Dan (sua forma de agir e algumas das suas decisões e ações, em inúmeros momentos foram iguais as que eu tomaria), por outro lado, não suportei o Alex (ele é simplesmente uma representação literária de tudo que eu odeio em alguém). Isso é o que torna a história tão boa e envolvente. Há vários personagens, então é fácil você se identificar nem que seja com um só!

O formato que a autora utilizou para contar a sua história, no início pode causar certa estranheza para quem nunca leu algo no estilo roteiro (como sou fã de peças, não tive esse problema), mas depois de algumas páginas você já consegue se familirizar. A história em si é uma delícia e o seu modo de escrever é inovador; e a admiro por conseguir sustentar um livro de 700 páginas, em suma, com diálogos. O narrador oculto – embora não tão perceptível nesse primeiro livro – tem uma narrativa muito poética e que contrasta com o modo natural que os personagens falam. Mais um ponto positivo para o livro são as indicações musicais deixadas ao longo da história e as referências a cultura pop (eu amo histórias com referências a cultura pop). No começo, a única coisa que me confundiu foi as trocas de cenários, mas você se acostuma depois dos primeiros capítulos.

Não se assuste com o tamanho do livro (chamado carinhosamente de monstrinho pela própria autora), pois é uma viagem única pela juventude e suas experiências. Outra coisa que vale a pena é o bom humor da autora, gargalhei em inúmeras cenas e acabei passando vergonha por estar lendo em público – valeu a pena. Um minuto para frisar a maior diva do livro: Tibico! Como não amá-lo?

Enfim, se quer uma história capaz de lhe trazer inúmeras emoções, te fazer rir, suspirar, ter raiva, se apaixonar, se identificar e até lacrimejar; Sinfonia é perfeito para você. Gostei do livro muito mais do que imaginei, pois foge um pouco do que eu costumo ler. Terminei-o com aquela sensação gostosa de que valeu a pena cada minuto dedicado a leitura e me sentindo triste porque os personagens incríveis são fictícios.

site: http://nochapeudomagico.wordpress.com/2014/01/08/a-essencia-transcende-a-materia-a-vontade-supera-o-destino/

Babi 19/06/2014

Sinfo: amor maior!
Carne e unha, alma gêmea... Minha metade da laranja! Finalmente terminei de ler e, como imaginei, já estou louca por Despertar! Não me sobraram unhas, lágrimas, gargalhadas no meio do ônibus/metrô e olhares me julgando como louca! Me sobram saudades do dramalhão da Naty, da complicação do Dan, do jeito da Babi e o do Alex que me lembram tanto minha vida, do humor negro do Nando, da sinceridade da Ana Ju, das loucuras do Tibi, do Ro me fazendo me apaixonar por ele mais uma vez, e de novo, de novo... E até do (gostoso do) Diego! É muito desespero! Quero logo o proximo! Você é demais Celinda diva! Já não tinha duvidas de seu talento e sempre fui sua fã, então agora a única mudança é que minha admiração por você só cresceu! Sucesso sempre!

Thays 23/02/2014

Sinfonia ♥
Acho que toda indicação de livro vai de momento, pois existem tantos livros passíveis de serem favoritos que é até difícil de escolher. Hoje eu fico com Sinfonia, livro de número Um da saga Destino Trocado, da autora brasileira Marcele Cambeses. O livro me ensinou uma lição muito importante, a de que "até mesmo o imperfeito pode lhe soar com perfeição". Tudo vai depender de como as "imperfeições" vão se encaixar na trama, tornando-a mais real, mais possível de se ver no meio humano em que realmente vivemos. Nada clichê ou conto de fadas. E foi esse jogo de acontecimentos e reviravoltas que é própria da vida mesmo, que me fez ficar encantada, rir, chorar, descabelar e querer saber cada vez mais o final. Porque onde o final está verdadeiramente dependendo das cartadas do acaso, nós nunca podemos afirmar com certeza como tudo acabará. Vale ressaltar também que o livro explora muito bem os âmbitos da amizade verdadeira, amor versus paixão e o "como decifrar o que realmente estou sentindo?", brincadeiras e aventuras joviais e muita confusão, festa e lições de vida. É uma história da qual você se consegue ver dentro dela - você realmente se transporta e sente como se fosse um personagem incrustado - e se imaginar amigo dos personagens.

thai 28/01/2014

5/5 estrelas
Sinfonia é um livro maravilhoso, não importa quantas vezes eu leia, ele nunca, NUNCA deixa a desejar; é aquele tipo de livro que quando termina você entra numa "depressão pós livro" que pode durar alguns dias.
Me apaixonei por DT quando li o primeiro trecho, ainda na época do Orkut, e assim que terminei, corri pra Cele pra perguntar "Ai, meu Deus! Quando sai o próximo? Tô surtando!". Já li Sinfonia mais vezes do que posso contar, e toda vez que termino, faço a mesma pergunta e sinto o mesmo vazio.
Pensei em várias formas de começar uma resenha, para tentar fazer com que as pessoas se interessem e sintam vontade de ler, mas simplesmente não consigo! O que eu falo? Que o Dan é o garoto mais fofo que alguém conheceu? Que a Babi é a mais louca? O Alex é o deus grego? O Tibico o engraçado? A Naty a princesinha? Poderia falar um pouco da estória e de cada personagem mais ainda assim não seria o suficiente pra expressar o quão perfeito é esse livro. DT faz você se apaixonar pelos personagens, odiar alguns, rir com outros (ui ui ui, que desbunde!) e sem dúvida alguma, chorar.
Com certeza é um dos livros mais marcantes que eu já li, não é só um "romance bobo pra adolescente", por que, além de ter romance, mostra a realidade e o valor de amizade.

A palavra incrível talvez defina Destino Trocado.

Nai 21/01/2014

Apaixonante
Depois de meses e meses de espera, finalmente pude tê-lo em minhas mãos. Sentir seu cheirinho, pegar ele na mão, abraçar rs, levar ele pra todo o lugar, falar dele para os amigos e ler direto das páginas de um livro o lindo Sinfonia. Poder descobrir o final que eu tanto ansiava e só meu deixou ainda ansiosa por mais,e quando terminei me senti meio órfão, mas muito feliz. Lá no finalzinho de 2010 pra 2011 quando eu descobrir o DT, não imaginava o quanto ele representaria pra mim um dia,e cara representa muito, uma das melhores histórias que eu já li na vida. Uma história que me faz e me fez rir,chorar, amar, me apaixonar, me revoltar, enfim sentir. Isso, o fato de me fazer sentir fui uma das coisas que mais me fez amar essa saga linda, que o Sinfonia é apenas o inicio.Essa bela Sinfonia que conquistou meu coração e me ensinou muita coisa, muita mesmo. Uma história que repito, é real e ao mesmo tempo mágica, o que a torna bela, o que torna incrível. Ao matar a saudade da história relendo, pude rever esses incriveis personagens, como Tibi, Dan, Naty, Babi, Alex, Jackie, Nando... e não é que agora eu gosto até da ruiva? Cara foi uma das coisas que mas me surpreendeu foi isso, acho que parei de tomar as dores da Naty. Ainda sou DyN roxa, mas agora consigo gostar da Mika e como ela e nosso Danikito foram felizes juntos. E o final... Que final foi esse MULHER? Quer me matar do coração? Me fazer roer as unhas de ansiedade? Cara eu quero o Despertar logo.
Não sei mas, cada vez que eu leio o Sinfo me apaixono ainda mais, minha ansiedade só aumenta e mais percebo o quanto você Cele, é uma escrito incrivel, parabéns por escrever tão bem, ser uma linda kk e ter criado essa história que eu amei a primeira vista, amo e sempre amarei por demais. E que venha os outros livros e que venha o sucesso pra saga, pra você é o que você e o merecem.

Resenha anterior...
Mais do que uma simples saga ou do que um livro qualquer. Destino Trocado, é simplesmente magico. Apaixonante, daqueles que é impossivel parar de ler quando voce começa. Daqueles que voce se emociona, rir, fica com raiva, se sente parte da historia e os personagens parecem até reais mesmo, de tao humanos que eles são. Antes de eu começar a ler, eu achava que era so mais uma dessas modinhas, que fazem sucesso, porque a escritora é popular, que era só mais um cliche que todo mundo ja sabe o final. Mas destino trocado me surpreendeu, de uma forma linda, e se transformou em uma das melhores coisas que eu ja li, de verdade mesmo. Uma historia que merece fazer sucesso, tanto pelo talento da autora, e pela historia. Dt me ensinou muita coisa e me encatou com sua simplicidade magica.

Fernanda 31/12/2013

Sentimentos. Muitos sentimentos.
ATENÇÃO, ESSA RESENHA TEM UM SPOILER DA PRIMEIRA PÁGINA DO LIVRO. Sério, é só da primeira página! ;)

Sentimentos. Sinfonia tem seu grande marco nos sentimentos. Nesta história, não são puramente os acontecimentos que nos encantam, mas sim os sentimentos que os envolvem... Alguns sentimentos são responsáveis pelo nascimento de alguns dos acontecimentos, já outros só nascem ou são despertados por conta dos outros acontecimentos. Alguns sentimentos são criadores, outros são crias... O que importa é que todos eles são cativantes, fortes e sinceros. E eles não só se entrelaçam com os acontecimentos da história, como também com seus personagens. Os personagens de Sinfonia são puro sentimento, são como seres construídos pelos seus amores, suas dúvidas e seus preconceitos. Eles são humanos, saltando das páginas e rodeando nossas vidas, mostrando-se semelhantes aos nossos conhecidos, a nós mesmos. Nenhum personagem, seja ele amado ou odiado, é simples. Eles são complexos como qualquer ser humano, impossível de ser totalmente enquadrado em qualquer estereótipo, por mais que pareça perfeitamente aceitável enquadrá-lo. Não parecem criações literárias, mas sim gente traduzida em palavras. Pessoas de carne, ossos e sentimentos... Muitos sentimentos.

O primeiro acontecimento de Sinfonia pode não parecer grande coisa para muitos. É até possível relacioná-lo com o primeiro acontecimento de muitas outras histórias. É até possível que assim que a primeira página é lida, se passe pela cabeça o quanto aquela cena é clichê. Isso se passou pela minha cabeça. No entanto, não foi puramente essa minha primeira impressão do livro. Sim, eu pensei no quanto aquela cena era clichê, mas eu também pensei que tinha alguma coisa ali, naquela página, naquelas palavras, que era diferente. Eu ainda não sabia o que era, mas pelo jeito era uma coisa que seja lá o que fosse me fazia ter vontade de ler, ler, ler, ler, e nunca mais parar de ler.

Mais tarde, muitas páginas para frente e somente algumas horas mais tarde do mesmo dia, eu me daria conta do que era aquilo que me cativara desde da primeira página... E adivinha o que era? Eram os sentimentos. Vamos a uma pequena análise:

O acontecimento é: Naty, que é caloura, entra pela primeira vez na Escola de Ensino Superior Fluminense quando deixa os materiais caírem no chão por andar distraída. Dan, que também é calouro, logo surge para ajudar Naty a recolher os materiais caídos. Não demora nada para eles engatarem numa conversa encantadora, cheia de sorrisos e risos. Ele a encanta. Ela o encanta e...

Eles nos encantam. Mas por quê? Porque eles são gente traduzida em palavras. Sim, o acontecimento pode não parecer nada demais e talvez não fosse mesmo, se não fosse pela forma que a autora o constrói. Já vimos essa cena várias vezes, mas não dessa forma. Não com cada palavra do diálogo entre o casal soando como que palavras ouvidas diariamente pelas pessoas que conhecemos. Não com a vergonha de Naty por ter deixado os matérias caírem sendo apresentada de tal forma que sentimentos vergonha junto com ela. Não com o divertimento de Dan em vê-la tão corada por estar com vergonha sendo apresentado de tal forma que nos divertimos junto com ele. Dan e Naty não são só mais um casalzinho que a gente sabe que vai se apaixonar desde da primeira página do livro, da primeira cena do filme, eles são gente de verdade. São tão reais que fazem parecer que estamos lendo o cotidiano de pessoas, não uma obra de ficção.

Isso, que me inquietou e me encantou desde da primeira página, por mais que eu não soubesse dizer direito o que era, é o que eu mais gosto em Sinfonia: o quanto os personagens são reais. Não existem vilões e bonzinhos, existem pessoas e todos seus sentimentos.

No entanto, não se engane pensando que os acontecimentos são meros clichês reproduzidos. Sinfonia é imprevisível, o que eu também adoro, apesar de me agoniar de tal forma que passei madrugadas em claro lendo só pra não dormir com a borboleta da curiosidade voando no estômago. Quando falo que o que mais me cativa são os sentimentos, é porque acho que nunca serei capaz de não me encantar com o quanto a Marcele consegue fazer com que enxergamos cada sentimento que envolve cada acontecimento da trama. Fazendo isso, ela tornou todos seus personagens gente de verdade. Se fosse a mesma história, mas escrita de outro modo, talvez eu não fosse capaz de compreender e deixar de julgar aqueles personagens que julguei por muitas páginas. Ninguém em Sinfonia é perfeito. Muitas vezes me vi não conseguindo acreditar no que tal personagem havia feito, mas bastava eu começar a julgar para a Cele me mostrar o porquê dele ter feito aquilo. E eu compreendê-lo. O que não significa passar a ver aquele feito como certo, mas sim o que realmente importa: não enxergar o personagem como errado e nada mais, julgando-o como um vilão ou um tolo.

Outra coisa que eu amo em Sinfonia são os valores que ele transmite. Por exemplo, amizade é apresentada neste livro tal como ela é: um dos componentes que constrói a magia de ser humano. Também tem os títulos dos capítulos que sempre combinam perfeitamente com seus acontecimentos. Os títulos são tão inteligentes e na maioria das vezes, tão divertidos, que eu sempre voltava no sumário para relembrar dos títulos dos capítulos já lidos. Também tem uma aura de descontração que envolve quase todos os momentos em que tá todo mundo junto... Um ar de juventude que me lembra os meus próprios amigos. Também tem as sugestões musicais que me fazem viajar pra dentro do livro. Também tem o narrador que eu não entendo por muitas vezes, mas por muitas outras me dá uma lição de moral, me fazendo parar de julgar. Também tem o Tibico que é o grande amor da minha vida, representando todo o orgulho em ser quem é que eu gostaria de ver em todas as pessoas do mundo. Também tem aquelas falas enormes de momentos tensos e românticos que me assustaram de tão bonitas que eram. Também tem o mistério. Também tem o final que me fez morrer e ressuscitar. Também tem as metáforas que me fizeram ficar com medo da Cele porque era muito genial. E tem mais um milhão de coisas, mas acho que já deu pra perceber que eu AMEI Sinfonia. Gostei? Não. Eu AMEI. Um dos melhores livros que já li, sem exagero. E que venha o próximo!

Ps: Tibico, eu te amo! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

Bianca 14/12/2013

De 0 a 5 nota por coraçõeszinhos: ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ (...) Opa, infelizmente que não cabe mais.
Bom, conheço Sinfonia há 4 anos quando publicar para a Cele era apenas um sonho, e fico muito feliz que tenha se tornado realidade. Desde essa época eu tenho uma paixão imensa pelo monstrinho. Quem começa a ler Sinfo (apelidinho carinhoso), acredito que seja impossível conseguir largar antes de terminar todo. Você fica com uma vontade incontrolável de ficar perto daquela turma, que por vários momentos, sentimos como se fosse também nossos amigos. Conseguimos sentir tudo que eles sentem, rir com o que os fazem rir, chorar com os que os fazem chorar... A Cele tem o poder de escolher as melhores palavras pra tudo.

Você começa a se apaixonar na parte do recado do narrador oculto. Todo mundo que me vê com ele e lê essa parte, se interessa muito. De início assusta, pois 730 páginas não são poucas. Quer dizer... Não são poucas pra você que ainda não leu. Pra mim e pra quem leu, acredito que ainda ficaram querendo muito mais. Entende? A paixão é tão grande, o livro é tão maravilhoso que essas páginas pra mim se foram em menos de 1 semana, em uma leveza que nem senti elas passando. Tanto que nas páginas finais poupei o máximo que pude, por não saber como ficar sem o livro que animou muito minha vida, e que me fez refletir bastante.

Talvez pareça clichê pra quem ainda não leu, mas acreditem, não é. Há grandes diferenciais em Sinfonia. Não é um livro como qualquer outro, ele te faz rir, chorar, gritar, ficar nervosa com o que pode acontecer, te faz suspirar... Te faz MORRER DE RAIVA de algumas atitudes de personagens, não só os denominados "ruins" pra alguns que leem, até porque todos que leem analisa a personalidade dos personagens de forma diferente, mas até a Naty, uma das principais, as vezes nos faz morrer de ódio. Pelo menos me fez. Mas eu gosto demais dela.

Todos os personagens são marcantes de seu jeito. A Babi, com seu jeito engraçadão e com as melhores tiradas. O Alex, com suas frases hilárias e seu relacionamento com uma pessoa ali. Com certeza, esse relacionamento faz doer a barriga de rir. E não pense que em Sinfo tem daquelas cenas que nos fazem no máximo dar um sorrisinho como em alguns livros considerados de comédia, Sinfonia faz bolar de rir mesmo. E não é uma coisa rara de acontecer no livro. A Naty, com seu jeito, gosto demais dela, mas algumas atitudes dela me faz pirar! Mas depois a gente entende o porquê. O Dan, cara, o DAAAAAN!! É o Dan né? O frangostoso mais lindo e maravilhoso do mundo, com suas tiradas maravilhosas e seu jeito encantador (Se contenha, Bianca). E claro que não poderia deixar de falar do Tibico, com sua bundinha que acende, que faz dar as melhores gargalhadas do livro. Meu Deus! As pessoas que estavam ao meu redor enquanto eu estava lendo, obviamente me achavam uma louca. Mas valeu a pena. A Ana Ju, com seu jeitinho, o Nando, a Jackie que dá uma coisa super especial para a história... Se eu for falar de todos não paro mais. Poxa, tô me alongando demais.

Os diálogos de Sinfo são tão gostosos, mas tão gostosos, que as vezes dá preguiça de conversar com algumas pessoas que não teriam um diálogo com a gente daquele jeito, no nosso dia a dia. Isso pode parecer horrível da minha parte, mas é. Desculpem pessoas, mas vocês ainda não conseguiram ser tão... tão assim! Daquele jeito.

Posso estar soando confusa, super informal, mas esse é meu jeitinho de falar de Sinfo. Falar de Sinfonia é falar de criatividade, pois meu Jesus do céu, não imagino alguém tão criativo quanto a Cele. As vezes mostro alguns trechos a pessoas que estão perto de mim quando eu leio e elas ficam abismadas. Desde os diálogos, a história em si, e aos trabalhos de publicidade os personagens que fazem. Precisa de uma criatividade sem fim. Sem falar da Frango Assado, que cada show e letra de música é realmente um SHOW! Cele, quando Deus te fez caprichou, hein!

Bom, aprendi bastante lições com Sinfo, principalmente agora na segunda vez que eu li, entendendo melhor a Michelle. Antes, acho que não tinha maturidade suficiente, mas dessa vez consegui tirar bastante proveito com ela. Então, se não consegui passar pra você o quanto esse livro é perfeito, eu não tenho culpa, juro que tentei. Mas é que ele é tão perfeito que me faltam palavras (apesar de ter falado muito). Poxa, eu simplesmente digo: Leiam esse livro, sério. Vocês vão entender tudo isso. Quem leu entende. Enfim, é muito amor por Sinfo e sendo assim, obviamente está na minha lista de livros favoritos. ♥♥♥♥♥

Opa, depois de escrever isso acho que me deu a vontade de ler pela 3ª vez, hein.

Gabi 12/12/2013

Simplesmente perfeito e maravilhoso!
Assim que a Marcele, autora do livro e parceira do blog, entrou em contato comigo falando sobre seu livro, o Sinfonia, fui até seu site para ler a sinopse e avaliar se a história estava dentro do estilo do Fluffy. Me apaixonei tanto – mas tanto! – pela proposta do livro que logo me empolguei e disse que sim a ela, e já estava ansiosa para iniciar essa leitura. Assim que o livro chegou, me assustei um pouquinho pelo seu tamanho, mas, assim como a Marcele prometeu, a leitura foi tão rápida e fluiu tão bem que eu nem percebi o tempo – e as páginas – passando tão depressa. Depois de mais de 700 páginas, mais um livro favorito na lista e alguns personagens que viraram amigos, preciso contar para vocês sobre essa incrível história. É muito difícil falar sobre um livro que a gente gosta tanto, mas vou tentar!

Destino Trocado é uma série de quatro livros mais três spin-offs, e Sinfonia é o primeiro volume. Marcele escreveu a história enquanto vivia a pressão do vestibular, fazendo com que a escrita fosse a sua válvula de escape, enquanto postava trechos e ideias da história no Orkut. Desta forma, DT conquistou muitos leitores e fãs que falam de uma forma carinhosa e muito, muito apaixonada sobre essa série. Eu não entendia do por quê de tanto, mas depois de ter vivido essa leitura, posso dizer que sim, sei do que eles estão falando, e compartilho do mesmo sentimento.

A história de Destino Trocado, em si, não é nada diferente do convencional: são três universitários, Naty, Dan e Babi, que se conhecem e compartilham, durante o período da faculdade, todo tipo de sentimentos contraditórios, medos, conquistas, descobertas e tudo o que o ambiente universitário pode proporcionar. Até aqui, tudo muito simples. (se quiserem saber mais da história, recomendo que leia a sinopse logo acima, pois prefiro lhes contar o que senti com a leitura) Podemos até pensar que é uma história bastante clichê. Mas se tem uma coisa que se pode dizer sobre Sinfonia é que esse é um livro que tem o poder de se erguer do lugar comum e dar um tapa na cara de qualquer clichê que se esconda por aí.

A escrita da Marcele é que faz toda a diferença, pois tem a magia de prender o leitor da primeira à última página, com o uso de narração oculta, fazendo dessa trama um tipo de enredo de novela, com quase somente falas. Desse modo, nós leitores, acompanhamos as idas e vindas de todos os personagens de uma forma bastante clara, com todos os detalhes. No início da leitura, me pareceu que teve detalhes demais em alguns momentos, e não era necessário tanto detalhamento, assim como as discussões, que às vezes foram infantis demais. Mas entendi, posteriormente, que os personagens estão evoluindo com o decorrer do livro, e isso não me incomodou de verdade, no contexto geral.

A autora consegue transcrever e amarra todos os acontecimentos de uma maneira única! Quando você percebe, já se foi um capítulo. Quando se dá conta, Naty e toda a trupe já são seus amigos do peito, seus confidentes, seus maiores pilares para se esconder, um pouquinho, do mundo real. Me identifiquei muito com a Naty, que é toda confusa, inocente, fofa, e ainda do Sul! Ela virou uma espécie de melhor amiga literária, mesmo que às vezes eu queira lhe dar uns tapas! E ah! dá uma saudade desses amigos quando o livro acaba!

São tantos personagens que deixam saudades, e que conto os dias para rever no próximo livro! Além dos três principais, também adorei o Tibico – quem não gosta dele, afinal? – que, sendo homossexual, negro, gigante, meio oriental e ainda piadista, faz de qualquer cena uma comédia! E ainda é um conselheiro e amigo muito sincero. Fernando, o irmão inconsolável, vive pedindo clemência a Deus pelas besteiras do primeiro. A irmãzinha de Dan então é uma fofa, fofíssima! Ana Ju que, mesmo sendo mais quietinha e fechada, conseguiu meu carinho. Impossível cantar Ana Júlia, do Los Hermanos, e não lembrar dela! A propósito, preciso comentar: a Marcele colou várias indicações musicais, para quem gosta de ler livro e ouvir música ao mesmo tempo. Tudo a ver com a história, né? Não posso falar muito dos outros personagens para não dar spoiler.

Não consigo descrever, nessa resenha, o quanto Sinfonia significou para mim. Veio de mansinho, assustou pelo tamanho e foi devorado, vivido e sentido como se eu estivesse dentro da história. Hoje sinto que Naty, Babi, Dan e toda a galerinha são meus amigos de verdade, e estamos apenas em época de recesso escolar, até o próximo livro chegar e podermos viver, juntos, vários momentos constrangedores, alegres, engraçados, tristes de novo. Pra resumir essa resenha, que talvez tenha ficado sem pé nem cabeça devido a eu ter gostado tanto da leitura, apenas tenham em mente isso: LEIAM ESSE LIVRO, PELO AMOR DE DEUS! É TÃO, TÃO BOM! É isso que tenho vontade de gritar quando alguém me pede sobre ele. Entenderam? [smile]

O próximo livro a ser lançado é Katzen, um spin-off sobre a vida de Naty antes de de mudar para o Rio e ir à universidade, e só depois desse teremos o segundo volume, Despertar. Haja coração para aguentar até lá! Mas eu garanto, conhecendo o primeiro livro e um pouco da autora, que nós não seremos decepcionados por esperar.

site: Resenha (com sorteio do livro!) publicado aqui: http://fluffy.com.br/2013/11/resenha-e-sorteio-sinfonia/

Isa 22/11/2013

Amor á primeira vista!
O que falar de DT? Ah, simplesmente MARAVILHOSO! Sinfonia foi mesmo como amor á primeira vista! E como não ser um dos melhores livros que eu já li, a história é perfeita, aborda não só o amor entre duas pessoas, como o amor entre amigos de verdade, a generosidade, o companheirismo e sensibilidade uns com os outros; sem contar da diversidade que há entre os personagens. Cada um com seu jeitinho de nos conquistar, com seu humor, com seu drama e com a abordagem de fatos da vida real. Ri muito, me emocionei, me sensibilizei, me diverti, e aprendi muito também!
Valeu á pena esperar tanto para tê-lo comigo todos os dias, porque é claro que sempre quero dar uma lidinha novamente hahaha, não vejo a hora de ter DESPERTAR comigo também :)
Cele lindeza, amo sua escrita, amo seu trabalho! Monstrinho forever s2

Marcele 17/11/2013

Agradecimento
A todos que resenharam este livro (e também àqueles que ainda o farão), só queria deixar registrado aqui o meu muitíssimo obrigada. Agradeço demais o tempo que vocês disponibilizaram para ler, o carinho que puseram em suas análises, enfim, todo esse feedback que mantem o Sinfonia caminhando. Espero que não se importem, mas, como homenagem, eu costumo pegar um trechinho de algumas resenha para colocar no "Espaço do Leitor" no meu site (alguns foram até mais além e acabaram na contracapa, aliás). Torço para que se sintam prestigiados quando aparecer lá algum quote simbólico de vocês. Um beijo e muito obrigada de novo.

site: http://www.marcelecambeses.com.br/espaco-do-leitor/

Isabelle 04/11/2013

Uma Montanha-Russa de Emoções
Talvez tenha chegado a parte mais difícil depois da leitura do Sinfonia, até porque sou leitora desde que a Cele resolveu publicar DT no meio virtual,em uma comunidade de orkut. Fui influenciada por uma amiga a ler, e de cara, me apaixonei pela história. Ri, chorei, esperei ansiosamente para que novos mistérios e acontecimentos fossem revelados, sofri com cada um dos personagens, vivi a emoção de cada um deles, me identifiquei com a personalidade de alguns deles e adotei conselhos dados nos livros para a vida.
Posso dizer que após 4 anos, eu ainda me surpreendi, me emocionei e me senti cada vez mais próxima da história. Revivi as minhas cenas preferidas, chorei e dei risada a cada página,revivi a emoção do final surpreendente que nos deixa com gostinho de quero mais. Hoje, posso afirmar que mais madura, o livro me mostrou os dilemas que passei enquanto ''cresci'', e que no auge dos meus 17 anos, ainda tenho muito que aprender, e Sinfonia me ajudou a entender mais um pouco de como lidar com certos dilemas que a vida coloca no meu caminho.
Não sei o que seria de mim se não tivesse dado uma chance pra Sinfonia há alguns anos atrás.
O livro fala sobre dilemas que todos nós em algum momento de nossas vidas passaremos, seja com 15/17/20/22 ou com a idade que for, e nos mostra com uma leveza surpreendente que aprendemos com nossos erros. Posso dizer que sou com toda certeza, uma DeTona e que o NOSSO monstrinho cada vez irá crescer mais.

E quero Despertar logo!!!!!!!