Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Camilla191 26/12/2014

Resenha do Blog | Descafeinadas
A distopia que cerca o livro é fantástica, muito semelhante a do livro "Feios". É cercado por uma tecnologia incrível, porém restrita pela Sociedade. Embora, o universo distópico tenha sido um dos que mais gostei e achei completo em vários aspectos, a personagem principal não é uma grande anfitriã para apresentar a história.

Cassia é a principal personagem. Ela tem 17 anos está ansiosa para o Baile do Par. Explicado melhor seria uma espécie de aniversário onde as pessoas encontram seus futuros maridos. Ela vai com seu melhor amigo Xande. É a noite dos sonhos, ela usa um lindo vestido verde e tem autorização para comer o que quiser.

" A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."

O seu par, ou seja, seu marido. Cassia, como acontece com qualquer personagem principal, tem algo de diferente. É uma probabilidade muito pequena uma pessoa casar com outra da sua Cidade mas acontece com Cassia. E seu par é ninguém menos que eu melhor amigo, Xande.

Ambos recebem um microcartão, nele contém absolutamente tudo da vida do indivíduo. É como um cérebro portátil ou um pendrive. Eles usam esse microcartão para muitas coisas, o dia-á-dia serve como um crachá.

Até mesmo a quantidade de comida ingerida por cada cidadão é de maneira controlada, isso se deve ao fato de eles serem muito saudáveis. Até mesmo a morte pode ser medida, aos 80 anos as pessoas simplesmente são "desligadas".

Cassia não precisa do seu microcartão, ela conhece Xande como conhece a si mesma. Eles cresceram juntos e morão na mesma rua. Porém nada descarta sua vontade de ver o microcartão dele. Ao ver isso, ela se surpreende.

"- Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par.Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.Não é o rosto de Xander."

Aparece então o doce Ky. É a primeira vez que o notamos na Sociedade. Ele é considerado uma Aberração por ser adotado. A Sociedade controla absolutamente tudo, inclusive é preconceituosa em vários aspectos.

A Sociedade pode controlar o que você come, onde se diverte, com quem vai se casar, onde vai trabalhar e como vai viver. Cassia é controlada quase que sem perceber e a princípio acredita que tudo aquilo é para sua própria sobrevivência.

Prontamente a Sociedade descobre sobre Ky no microcartão de Cassia e lhe garante que tudo não passou de uma brincadeira de mal gosto. Obviamente todas as dúvidas de Cassia começam a surgir, perguntas que nós os fazemos também em relação a Sociedade e seu sistema.

"Mantenho meus dedos presos aos dele enquanto andamos até o centro de recreação. Talvez, se eu não soltar, isso prove que nosso destino era ser mesmo um Par. Que aquele outro rosto na tela não significa nada: que foi só um defeito temporário no microcartão."

As coisas começam a ficar estranhas para ela. Afinal, tudo que ela tem plena certeza está se desmanchando aos poucos, ruindo e ela simplesmente não sabe como lidar com isso. Depois da página 100 praticamente Cassia vira outra. Muito melhor como narradora.

Então ela percebe que existe um sentimento chamado amor e que talvez seja isso que ela sente pelo Ky porém não consegue explicar. A Sociedade deixa você ver apenas o necessário como "As Cem Músicas" ou "Os Cem Poemas" eles escondem a sociedade que o antecederam.

Ky e Cassia estão para mudar isso, depois da página 100 o livro e transforma e fica perfeito. A distopia é perfeita e até mesmo Cassia muda o rumo das coisas. Quero muito ler a continuação e entender como as coisas vão se sair agora que Cassia não é só mais uma pessoa.

"E ele me diz, bem ali na Colina, e de todas as palavras que escondi, guardei e prezei, essas são as que nunca vou me esquecer, as mais importantes de todas. Amo você.
Relâmpago. quando ele rasga o céu, branco e causticante, e se dirige á terra, não pode voltar atrás. Está na hora. Eu sinto. Eu sei. "

A história é arrebatadora, difícil não ficar imerso nesse iniverso que nos é apresentado. O próximo livro é Travessia. Não vejo a hora de ler, entender o que irá acontecer. Nunca pensei que um livro mediano até a metade pudesse se tornar tão bom.

site: http://descafeinadass.blogspot.com.br/

Sil 22/12/2014

Resenhas :: Trilogia Destino
Hoje não vou fazer resenha de apenas um livro, mas de toda uma trilogia. Não sei vocês mas eu acho muito mais fácil falar de uma trilogia/saga após ler todos os livros. Tentei fazer a resenha individual, mas não deu muito certo pois acabava colocando alguns spoilers e quero deixar o texto spoiler free.

Comprei a trilogia Destino no Submarino por um preço super camarada, sem nenhuma expectativa, sem nem ao menos ler a sinopse. Confesso que nem da capa eu gostava na época em que comprei, mas pelo valor (acho que cada livro saiu por R$6) eu não consegui resistir.

Talvez seja por isso que a trilogia me agradou tanto. O livro se trata de uma distopia e o triangulo amoroso clichê está muito presente, mas ao contrário do que possa parecer ele não é chato. Conforme o leitor devora as páginas – afinal a narrativa é simples e bem fluida – é possível entender que o triangulo amoroso não é apenas um fator que (possivelmente) está ali apenas para atrair a atenção das leitoras mais românticas e sim para nos mostrar a importância do livre arbítrio, a importância de amar independente da situação e saber, sim, diferenciar os tipos de amor.

Cássia é uma garota totalmente alienada em sua Sociedade. Sempre seguiu as regras, sempre as aceitou. Esperava ansiosa pelo dia do seu Banquete de Par, onde iria conhecer seu futuro marido. É mentira dizer que ela ficou surpresa quando o rosto que apareceu na tela é de seu melhor amigo, Xander.

Nada são flores e nos dias que seguem seu Banquete de Par Cássia descobre que houve um erro na sua classificação. Seu par é outro. Seu par é uma aberração. Não apenas uma aberração qualquer, mas Ky, que por coincidência também é um amigo de infância.
Durante o primeiro livro acompanhamos o processo – bem lento, na verdade – de Cássia para descobrir a verdade sobre a Sociedade. Não em uma luta contra ela, apenas alguns simples atos de rebeldia como ter um poema (arte em geral é proibida pela Sociedade), aprender a escrever, assim como a descoberta do amor. Cássia tem medo, mas é curiosa. Tem dúvidas, mas não as deixa de lado simplesmente: Ela se questiona. Tenta entender, descobrir mais. É certo que, como toda personagem de qualquer livro, tem aquele momento que irrita o leitor a odeia mas tão logo esse ódio se vai em meio aos seus protestos silenciosos.

E Xander? O que falar de Xander? É um personagem que, inicialmente, fica apagado… Até deixado de lado, mas que durante o segundo livro e principalmente o terceiro ganha um papel essencial na trama toda. Ele é o tipico personagem que ninguém espera nada, ou se espera não é nada de bom, e ele nos surpreende com a sua maturidade, sua forma de amar, sua fidelidade com os amigos.

Ky, por sua vez, não deixa de ser um bom personagem. Acho que eu tenho até a obrigação de parabenizar Ally por criar três personagens tão simples e ao mesmo tempo complexos, facilmente adoráveis. Apesar de Ky ser, dos três, o que eu gosto menos ele não deixa de ser amado. No fundo acho que eu tenho dó dele, mas tudo bem. O garoto é uma aberração, sofreu a perda dos pais, e a sociedade o condenou a ser seu escarnio e ainda sim ele não sente raiva, ele não tem desejo de acabar com a sociedade e se tornar um rebelde. Mesmo quando a sociedade o mandou para a morte tudo que ele fez foi querer sobreviver, mas sem ódio.
Uma das coisas que eu mais gosto nas distopias é no modo como o governo dominante acredita que esta fazendo o certo para a humanidade. Sabe aquela velha história de que nós precisamos acreditar nas nossas próprias mentiras? Pois bem. Quanto mais a sociedade acredita que faz o certo, mais os personagens (nesse caso Cássia) mantem duvidas sobre o que é errado. E eu posso estar errada em ver sentido em algumas coisas, como por exemplo quando nos é explicado que as gerações passadas (a nossa, obviamente) que é culpada pela destruição do mundo como nós conhecemos. As inúmeras guerras e desigualdades são fatores que, em todas as distopias que eu li, levaram ao colapso do mundo e tendo como consequência pessoas achando que sabe fazer o certo para nos consertar.

Uma das coisas que mais me agradou na trilogia Destino foi como a autora deu proporção aos personagens. Em Destino temos Cássia, como a única narradora. Em Travessia, temos Cássia e Ky; O que foi excelente, visando que a história ficaria muito massante se fosse apenas Cássia, já que boa parte do livros temos a sua busca por Ky. Sem esquecer, claro, na importância que é para o entendimento da revolução a narrativa de Ky, assim como seus diálogos com seu amigo Vick que trás uma carga de informações que dificilmente teriamos de Cássia. Já em Conquista temos Cássia, Ky e Xander. Nessa altura do campeonato qualquer coisa que eu disser pode ser um spoiler, mas acho que a partir do momento em que os três estão narrando, os três se conhecem desde a infância e o três estão no tumulto da Sociedade x Revolução é bem óbvio que eles vão se encontrar em determinado ponto da narrativa. E, queridos leitores, acredito que esse foi o ponto alto de toda a trilogia. É magnifico ver um triangulo amoroso junto, mas sem a carga pesada da escolha da protagonista. Sem aquele drama “ela não me ama”, “eu amo os dois” e blá, blá, blá pois a coisa toda tá pegando fogo, as pessoas estão morrendo e eles precisam deixar de lado esse pequeno detalhe – que se torna sem importância – de lado para ajudar, como pode (já que eles não são essenciais para a revolução).

Fazendo uma resenha da trilogia inteira é muito difícil selecionar apenas alguns pontos para dar destaque sem spoiler. Gostaria de poder explicar os motivos que levaram Cássia a se questionar sobre a Sociedade (não foi apenas por causa da foto de Ky no seu cartão do par), mas falar sobre isso é necessário um texto cheio de explicações e possivelmente spoilers. Falar apenas por cima pode não fazer sentido, ou até mesmo ficar confuso. É um pequeno detalhe da história que vai fazendo cada vez mais sentido enquanto as páginas vão passando, assim como as sequencias. A única dica que posso dar é: Arte. Poema, principalmente.

Indico trilogia Destino para todos os amantes de distopia. Os livros estão sempre com um preço baixo no Submarino, então vai valer a pena.

site: https://cantaremverso.wordpress.com

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
No futuro a sociedade decide tudo o que acontece na sua vida. O que você come; o que você veste; o que você faz nas suas horas de lazer; qual a sua profissão e até com quem você irá se casar e a hora em que irá morrer.

A sociedade percebeu que o sistema em que vivemos hoje estava proporcionando vários problemas para o ser humano. Pra começar, todos os dias nós somos bombardeados por um excesso de informações, que acabam nos fazendo ficar estressados, pois não damos conta de tudo isso. Então, eles escolheram as 100 melhores músicas... as 100 melhores poesias... e destruíram todo o resto.
Além disso, nós temos a tendência a sempre procurar aprender sobre várias coisas que podem vir a ser inúteis, mas aprendemos mesmo assim, certo?

Nessa nova sociedade, você não aprende coisas que não serão utilizadas fora do seu trabalho. Então, por exemplo, se você é professor não precisa aprender a consertar um carro. Isso poderia te ajudar em algum momento, mas não é sua função, então você não aprende. Dessa forma, todos necessitam de todos e você torna-se incapaz de se virar sozinho.

Além disso, eles perceberam que a melhor época para morrer é aos 80 anos, pois você conseguiu viver o suficiente para ver seus filhos e netos, porém, ainda não chegou naquela fase crítica em que começam a aparecer as doenças típicas da velhice. Inclusive, essas doenças não existem mais, pois todos morrem antes delas aparecerem. Quando você completa 80 anos, ganha um super jantar com seus familiares e morre rodeado de amigos e parentes.

Até o que você come é definido pela sociedade. A sua comida é enviada até a sua casa e montada de acordo com os valores nutricionais e a quantidade de cada um. Dessa forma, você garante que todos terão a melhor forma física e serão saudáveis. E nada de tentar roubar a "marmita" do irmão! Não pode!
Mas tudo isso pra quê?

Eis o X da questão. Para que você possa encontrar o seu par, uma pessoa compatível geneticamente com você e tão saudável quanto você, para que vocês produzam filhos ainda mais saudáveis e perfeitos. Pois é... o pai/mãe dos seus filhos também é escolhido pela Sociedade. Tudo é monitorado.

Cássia vive nessas condições e esta ansiosa para descobrir quem é o par dela, ou seja, com quem ela será designada para se casar quando completar 21 anos. Quando Cássia descobre que seu melhor amigo será seu esposo, ela fica muito aliviada e feliz. Todos os pares recebem uma espécie de biografia de seus pares para aprenderem o máximo que puderem e começarem a estabelecer laços de afinidade, pois alguns pares são formados por meninos e meninas de outros estados, ou seja, eles nunca se viram na vida! Ter um par que mora na mesma rua... até mesmo na sua cidade... é algo muito, mas muitooooo raro de acontecer.

Quando Cássia decide dar uma olhada na biografia de seu amigo/futuro esposo, ela é pega de surpresa, pois o rosto que aparece para ela não é o do seu amigo. Mas o de outro rapaz. E o pior...ela conhece o outro cara também!
E agora Será que houve algum erro e na verdade ela deveria ser par do outro?

Então...
Na minha opinião a autora tinha um diamante bruto em mãos e não soube exatamente como lapidar. Como todas grande distopia, nós temos um cenário intrigante, uma sociedade autoritária, porém, com um argumento para o seu surgimento maravilhosamente construído. Porém, ao contrário de distopias como Divergente e Jogos Vorazes, onde a protagonista é forte e tenta se rebelar contra o sistema e as injustiças, nesse livro a personagem Cássia é fraca.
Vamos falar a verdade?
Ela não esta preocupada com o por que do governo tomar conta de cada detalhe da vida dela. Ela não quer se rebelar contra o sistema. Ela só esta preocupada se o par dela esta errado. E quando o governo decide separa-la de seu "par errado", ela esta preocupada em reencontra-lo.
Dane-se que eu vivo em uma sociedade autoritária! Sério Cássia?! Você vive em uma sociedade falsa, sem liberdade e tá preocupada com seu pobre coração?! Aff!

A história até fluiu bem, pois você fica intrigado em descobrir como funciona essa "Sociedade", mas quando ela começa a se desviar para as questões relacionadas ao relacionamento dela com os dois meninos, a história esfria.
Eu até comprei as continuações, mas confesso que só pretendo continuar lendo por dois motivos:
1. Eu não consigo começar uma história e não saber como ela termina. Mesmo que não esteja me prendendo muito...
2. Porque tenho esperanças que esse livro tenha sido uma introdução ao que vem por aí. O final foi fraco, mas espero que a autora me surpreenda nos próximos livros desta série.

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/07/destino-por-ally-candie.html

Ariana 11/10/2014

Resenha: Destino
Destino é o primeiro livro da trilogia da autora Ally Condle, que sutilmente, compartilha com o leitor as suas questões sobre a sociedade e o futuro que lhe aguardava. Ao ler o livro "Destino", questionamos não só sobre o que a autora quer dizer com as distopias abordadas, mas questões sobre a sociedade que estamos inseridos, suas regras, as formas pelas quais submetemos-nos a obedecê-las mesmo estando "passando por cima" de seus princípios. Seu livro é marcado com alguns conflitos de uma adolescente cujo seu sentimento está dividido entre seus dois amigos de infância, e sobre as escolhas que a sociedade tem reservado e as poucas justificativas para tais atos.

"O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas." - Ally Condle

Resenha: Cássia é uma garota de 17 anos que sonha com o dia do seu aniversário, tendo a absoluta confiança nas escolhas que a sociedade lhe separa. Como as demais garotas de sua idade, Cássia sonha com o dia do Banquete que a sociedade prepara para moças e rapazes de sua idade, o famoso "Banquete do Par". Ansiosa por esse momento, Cássia escolhe seu lindo vestido verde para tal ocasião, na qual mudará completamente a sua vida. Sua família aguarda este momento e compartilha essa ansiedade com a Cássia. Quando é chamado o seu nome e seu rosto aparece no visor, Cássia descobre que seu Par será Xander Thomas Carrow. Xander é seu amigo de infância e nunca passara na mente de ambos que esse momento tão marcante deles seriam juntos. Mas, realmente muita coisa iria acontecer, Cássia quando chega em casa e abre a sua caixa prateada para ver as informações de seu Par, percebe que o microcartão na qual lhe entregaram era de Ky Markham. E Cássia começa a se questionar sobre seus sentimentos, atividades executadas pela sociedade e principalmente, em estar presa nas escolhas que a sociedade lhe propôs, procurando entender e imaginar como seria se a sociedade não fosse cheia de regras e quais seriam as consequências de cada ato.

" A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco de vida dela."

"Estou aprendendo cada vez mais a ler seus olhos, a saber seus sentimentos"

site: http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/01/destino-ally-condle-titulo-destino.html

LaryShelf 19/09/2014

Poemas, nossa forma de lembrar...
No futuro a Sociedade comanda tudo. O que você come, o que veste, onde trabalha, quando morre, com que vai ficar pro resto da vida. Cassia acabou de fazer 17 anos e está no seu Banquete do Per, onde verá pela primeira vez o resto de seu futuro companheiro. E qual não é sua surpresa quando na tela aparece seu amigo de infância, Xander, um garoto atencioso e carinhoso que sempre esteve ao lado dela. Até que a tela se apaga e um outro rosto aparece. E o pior, ela conhece o novo garoto que aparece. Ky, um também antigo conhecido seu, mas que ela nunca se interessou tanto até ver seu rosto coo Par. E apartir disso ela começa a conhecer melhor a história do misterioso e sensível Ky e percebe que a Sociedade que ela tanto idolatrou não é nem de londe tão perfeita.

Ro Angarten 05/09/2014

RESENHA DESTINO - ALLY CONDIE
Após a destruição do mundo como o conhecemos, os sobreviventes chegaram a conclusão que a culpa por toda destruição era do excesso de opções. Quando as pessoas têm muitas opções, elas geralmente escolhem errado ou surtam por não saber o que escolher. Então a Sociedade decidiu tomar todas as decisões por seus cidadãos baseando-se em suas estatísticas.

Assim sendo você não come o que gosta, mas o que seu organismo precisa. Você estuda apenas aquilo que será necessário para sua área de trabalho. Você irá trabalhar naquilo que a sociedade diz que você é bom e necessário. E você se casará com quem a Sociedade escolher para você.

Imagine um mundo onde você não tem de se preocupar com o que vai estudar, trabalhar, onde vai morar, o que vai comer ou com quem vai casar, ou quando vai morrer. Imaginou?

Essa é a vida de Cassia Reyes. Ela não precisa tomar nenhuma decisão, já que a Sociedade cuidada de tudo e de todos.

Nós conhecemos Cássia no dia do Banquete do Par. Ela acaba de fazer 17 anos e irá conhecer o par que a Sociedade designou para ela. Um belo jantar é organizado, e somente nesse dia é permitido comer o que quiser no Banquete.

Tudo está perfeito, o par designado para Cássia é seu amigo de infância Xander – bonito, inteligente, atencioso, altruísta. Mas quando Cássia vai verificar o microcartão do par, Cássia vê o rosto de Xander, mas também de outro garoto.

"A tela permanece vazia, e eu também me sinto vazia. Isso é milhares de vezes pior do que a tela apagada da noite passada. Eu sabia o que aquilo queria dizer. Não faço ideia do que isso queira dizer. Nunca ouvi falar que isso pudesse acontecer.

Não compreendo. A Sociedade não comete erros."

Tudo o que ela acreditava como certo e infalível começa a desmoronar. Cássia começa a questionar a Sociedade e a si mesma. Mas também começa a se apaixonar pelo outro garoto, Ky.

Coincidentemente, Cássia começa a encontrar com Ky em todos os lugares, e ele não sai de seu pensamento. Será que ela pode escolher? O que acontece se ela desistir de seu par?

Está não é uma distopia como as outras. Não há guerra, mortes ou muita ação. O tema aqui é livre arbítrio, as escolhas.

Ally Condie escreveu um livro envolvente e apaixonante. Ficamos presos em sua escrita. Desejando saber o que vai acontecer.

É um livro introspectivo. Com o despertar suave de um amor (tão suave que se não prestar bem atenção pode perder o começo dele).

Continue lendo em...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2014/09/resenha-destino-alyy-condie.html

Dani 15/05/2014

Um romance distópico soberbo!

Eu não achava esse livro TÃAAAO famoso assim a ponto de despertar meu interesse pela leitura. Não que um livro precise ser famoso para isso, mas o que quero dizer é que não vi muitas pessoas falando dele e como tenho uma lista enorme de livros para ler, pensei em deixa-lo para o fim do ano, sei lá, ou ano que vem ahahaha. Porém, um dia vi ele na biblioteca e decidi lê-lo de uma vez.

O enredo se passa no futuro, depois do fim do mundo. A Sociedade agora é quem controla tudo, as pessoas, o que comem, onde moram, onde trabalha, quando e como se divertem, com quem casam e principalmente quando morrem! Mas de que maneira conseguem fazer isso? Pensando em proteger esse novo mundo de todos os males que assombravam o antigo, como roubos, violência, fome, câncer etc., a Sociedade decidiu montar um sistema de combinações que conseguissem estipular a melhor maneira para uma pessoa viver, com base nas decisões DELES e não por escolha dos cidadãos. É assim, que aos 17 anos quando todos jovens vão a um Banquete do Par, lugar em que será divulgado quem será seu companheiro para o resto da vida, que se encontra Cassia Reyes. Após ter sabido que seu par era seu melhor e mais querido amigo Xander, fica indecisa em seguir as ordens estabelecidas pela Sociedade ou seguir seu coração e ficar com o misterioso Ky.
E é nessa cenário que a história se desenvolve, até certo ponto acho esse livro meio parecido com Jogos Vorazes ou Divergente, onde todos têm em comum a rebelião. O triangulo amoroso também é meio parecido com THG, Ky semelhante com Peeta e Xander com Gale. E como aconteceu com Gale, também torço para que a Cassia fique com o Xander hihihihihi.

Para falar a verdade, eu até gosto do Ky e é claro que o amor entre ele e a Cassia seria iminente: um cara injustiçado, misterioso, divertido, de vida difícil e que nunca deixou de lutar. Mas eu não sou a Cassia e desde o início me apaixonei pelo Xander, ele passa uma personalidade mais madura, sexy e sincera para com os sentimentos da Cassia. Estou super curiosa para saber como irão terminar!
Enfim, o livro traz algumas surpresas e reviravoltas que dão um ar intrigante à leitura, e nos impele a continuar, bem como alguns aspectos da vida na Sociedade me deixaram muito feliz de não viver nela, e outros com uma pontinha de inveja. A temática em si foi bem planejada, onde conceitos que hoje vivemos, não existem mais.
Para quem gosta de aspectos tecnológicos e biológicos bem avançados e misturado com a falta de liberdade e opressão, mas que garantem segurança certa, recomendo a trilogia de “Destino” e se delicie e se apaixone pelos Artefatos, Compridos, Trens aéreos e Rebelião!

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim. Não é o rosto de Xander."

A Sociedade está presente em cada momento na vida de um Cidadão. Escolhe o que come, seus horários, sua moradia e a pessoa com quem vai se casar. Em algum momento depois do aniversário de 17 anos, a menina ou menino tem seu Banquete do Par, um evento no qual a pessoa descobre com quem vai passar o resto da vida. No Banquete de Cassia algo estranho acontece, mas é esquecido quando aparece o rosto de seu melhor amigo, Xander, e tudo parece um sonho.

Analisando as informações do Par, o rosto de Xander desaparece e outro se mostra, abalando todas as suas certezas. O outro rosto também lhe é conhecido, o introspectivo Ky, e agora paira a incerteza sobre o seu futuro. Cassia então começa a repensar sua vida e precisa escolher entre continuar na segurança da Sociedade ou se arriscar na esperança de que tudo mude.

Eu amei esse livro, mas confesso que o começo é um pouco chato. Cassia é aquela adolescente conformada e feliz com a situação e só depois de vários "tapas" ela consegue acordar. Até entendo seu modo de agir, sendo criada num ambiente sem escolhas, e a caracterização da personagem ficou muito boa por essa questão, mas me irritou profundamente.

Xander e Ky são uns fofos, mas não achei difícil escolher um lado. Os dois estão sempre presentes de um jeito ou de outro no livro, e isso dá um ar de conforto, não foi um daqueles casos em que você se sente sendo puxado de um personagem para o outro, sendo obrigada a escolher. Os dois são inteligentes, bonitos e têm seu lado misterioso.

O livro traz algumas surpresas e reviravoltas que dão um ar intrigante à leitura, e nos impele a continuar. O andamento é muito bom, e a leitura flui sem dificuldade. Alguns aspectos da vida na Sociedade me deixaram muito feliz de não viver nela, e outros com uma inveja danada. Conseguiram aspectos tecnológicos e biológicos bem avançados, balanceando com a falta de liberdade e opressão, o que nos faz sentir porque é tão difícil para alguns personagens abrir mão dessa segurança.

A parte psicológica e comportamental é bem explorada, e os personagens são bastante sólidos, não vi nenhuma mudança brusca de caráter que me fizesse achar que foi mau construído. De uma forma geral, gostei muito do livro e recomendo a todos :)

site: http://www.sincerando.com/2013/09/destino.html

Bela 03/05/2014

Escolhas
Destino. Autora: Ally Condle. Editora: Suma das Letras. Páginas: 240.
Já estou querendo ler esse livro a bastante tempo, quando me recomendaram ele, eu ainda estava conhecendo o mundo das distopias. Mas li muitas resenhas negativas e acabei deixando-o de lado.

A Sociedade é o que controla toda a vida das pessoas, desde os seus hobby até os empregos, comida, lazer e casamentos. Não é tudo tão arbitrário assim como você deve estar pensando, eles se baseiam nas características e capacidades de cada pessoa e conseguem prever quase tudo com muita exatidão. Mas é claro que nem sempre as coisas dão certo, afinal estamos falando de pessoas, seres complexos, que mudam e tem um mundo de sentimentos e emoções..

Cássia é uma ótima garota, com boas notas, uma excelente capacidade de identificar padrões, o que provavelmente lhe renderá um bom emprego e possui uma cega confiança em tudo que a sociedade faz, principalmente por ver o casamento perfeito de seus pais

Logo ela terá seu próprio Banquete do Par e seu próprio casamento perfeito. E tudo sai exatamente como ela sempre sonhou. Ela é pareada com seu melhor amigo, Xander, e sabe que será fácil pensar nele dessa forma. É o simplesmente natural que a Sociedade tenha feito essa escolha. Mas quando ela resolve olhar seu micro-chip com as informações sobre Xander e as instruções para o namoro, aparece um outro rosto na tela, uma pessoa que ela também conhece, o misterioso Ky.

Cássia então recebe uma visita de uma Funcionário do Departamento de Pares, que a tranquiliza, falando que Xander é realmente seu Par e tudo se tratou de um erro no seu micro-cartão, porque Ky, afinal, nunca poderia estar na Seleção... Mas isso só desperta uma enorme curiosidade em Cássia, pois e se seu Par realmente devesse ser Ky, será que se ele pudesse participar da Seleção ela não seria designada para Xander e sim para ele? Disposta a conhecer um pouco melhor esse seu amigo solitário e tentar descobrir as razões de ele ser tão excluindo socialmente, Cassia pode estar se encrencando e confundindo seu coração. Afinal ela não tem muitas escolhas a tomar, mas talvez resolva revindicar algumas delas.

"Talvez seja porque agora eu viva na história dele. Agora sou parte dela, e ele, da minha, e a parte que escrevemos juntos às vezes parece ser a única que importa."

Depois que comecei a ler o livro, percebi que a sinopse me levou a pensar outra coisa. Achei que Cássia havia sido destinada a Xander, com quem queria estar, mas depois as coisas iriam mudar e ela teria que ficar com Ky, o que a levaria a questionar a Sociedade em que sempre confiou. Mas não é exatamente assim que acontece. Foi só eu que confundi as coisas? =O

O livro é bem legal, gostei da história e ele ainda deixou algumas perguntas para os próximos livros. Não se tornou minha distopia favorita, mas foi uma boa leitura e estou curiosa para saber onde as escolhas de Cássia vão levá-la nos próximos volumes. ^^ #FicaaDica

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

JcTvO 20/04/2014

#1 - Resenha "Destino" de Ally Condie
O livro “Destino” é o primeiro livro de uma trilogia distópica (que se passa no futuro). A leitura foi fantástica, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A história é sobre uma rapariga chamada Cassia Maria Reyes, que vive numa numa sociedade que decide onde a pessoa vive, o que vai fazer da sua vida, quando vai morrer, etc. Cassia nunca duvidou da capacidade dessa sociedade para governar, pois ela acabou com doenças como alzheimer, doenças hereditárias e outras. Para isso a sociedade controla o estilo de vida de cada cidadão, as pessoas não tem liberdade e apenas seguem a rotina diária que a sociedade determinou para eles (como por exemplo, não se pode correr nas ruas...). Quando os jovens fazem 17 anos, eles vão a um banquete onde vão conhecer a pessoa com quem vão casar mais tarde. E é aí que tudo acontece! Quando chegou a vez de Cassia, acontece o inesperado, ela descobre que não tem um par mas sim dois, uma coisa que nunca antes aconteceu. Um deles é o seu melhor amigo Xander, a pessoa por quem ela estava apaixonada, o outro era Ky e apenas o conhecia de vista. A partir desse momento Cassia começou a ver Ky de outra forma e a querer saber mais sobre ele e como é que ele se transformou, por acaso, no seu par, pois ele é uma “Aberração” (nome dado ao cidadão(ã) que cometeu uma infracção contra a sociedade, e também se for filho de uma aberração) e esse tipo de pessoa não pode se casar ...

Grazi @graziliterata 18/04/2014

Eu sinceramente não gostei dessa trilogia, achei muitooo parada, não é uma estória que te prende que você não consegue mais parar de ler. Só li a trilogia toda porque já tinha comprado os três livros. Uma coisa boa, é que a autora coloca em capítulo o nome de quem tá narrando, assim você não fica perdida (o). Mas a mensagem que a estória me passa é que às vezes a gente rejeita tanto alguém, mas um dia nós podemos precisar dessa pessoa que rejeitamos, e segunda mensagem: é que se nós todos nos unirmos, podemos melhorar mais coisas em menos tempo.

site: http://blogdietaecultura.blogspot.com.br/2014/04/trilogia-destino-ally-condie.html

loreca 15/04/2014

Desenrolar Magnífico
Como esperado, eu ouvi muuitas críticas ruins sobre Destino, eu estava/estou numa época de procura por Distopias, e no meio delas achei Destino. A capa logo me deixou ''Ooh'' e com a sinopse eu tinha certeza que iria me cativar logo de primeira, e eu não estava errada.Apesar do inicio ser de uma mesmisse sem igual, o desenvolvimento e o fim me deixaram desesperada e aflita, eu queria realmente saber o que vai acontecer e percebi o quanto tinha gostado da obra.Bem, agora é comprar os outros dois e me afundar nessa incrível saga!
Recomendo!