Os Espinhos do Mal

Os Espinhos do Mal V. C. Andrews

Resenhas - Os Espinhos do Mal

Priscila 03/07/2022

Cada geração fica mais louca
Uma história com personagens cheios de traumas e é impossível os filhos não ficarem traumatizados e tão loucos como os pais.

Layla.Ribeiro 27/03/2020

Chegamos a terceira aventura de percorrer a vida privada dos Foxworth , dessa vez não temos mais a nossa narradora de costume sendo narrada pelos filhos dela, algo que inicialmente foi estranho pra mim, mas foi interessante ver a perspectiva deles , nesse volume está de volta os ressentimentos do passado, o fanatismo religioso, pontas que ficaram soltas nos outros livros sendo amarrados e muita, muita misoginia explorada de forma crua , que me incomodou bastante pensando até que não iria terminar a leitura, mas a escritora me fez entender o que ela quis passar abordando essa questão, pela primeira vez me senti bem incomodada com a bola de neve que o incesto representou nesse livro e novos personagens que inicialmente tive muita raiva e com o passar dos capítulos aprendi a gostar, gostei muito desse volume , não achei melhor que o primeiro, mas continua bom e envolvente, na qual me faz querer ler mais os outros livros que restam da saga.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum..

Layla.Ribeiro 14/06/2020minha estante
Bom dia , o 2 tem no lelivros, os outros achei no docero.com.br se não conseguir encontra me manda seu wpp pela mensagem que envio os 5 livros

Thaly 14/06/2020minha estante
Te enviei lá por mensagem ?

Kath 29/07/2020minha estante
Boa noite, eu gostaria muito de ler os livros. Vc poderia me enviar?

Thaly 24/06/2020

Como os dois primeiros, foi um livro que amei muito. Apesar de não ser tão perfeito quanto os dois primeiros, ainda sim, é muito bom.
Perturbador, como todos dizem, mas eu gosto. Em breve lerei o quarto livro.
Taynara Lima / @taaynaralima 24/06/2020minha estante
To adiando ler o segundo livro pq gostei tanto do primeiro que to com medo de me decepcionar.

Thaly 24/06/2020minha estante
As opiniões divergem bastante, mas eu gostei.

Jess 09/09/2022

Os espinhos do mal
Esse livro foi inferior aos dois primeiros, por termos uma visão diferente de vermos pelas crianças mas não deixou de ter lá a sua graça, mesmo com aquele final.

1001 Páginas 02/07/2020

No início a leitura foi um pouco difícil para mim, apesar de ser um livro pequeno demorei bastante para termina-lo. Os acontecimentos demoram um pouco para acontecer de fato. Mas quando começam foi muito difícil de largar o livro, mesmo parecendo uma novela mexicana kkkkkk. É um bom livro, que "joga na cara" todos os erros da família Foxworth, seus pecados e o que mais motiva a família...sua ganância.

Marina 13/04/2011

No terceiro livro da série, a saga dos Foxworth dá uma caidinha na qualidade. Ao contrário de Pétalas ao Vento, que tem um ritmo frenético, até absurdo, de tantas coisas que acontecem, Os Espinhos do Mal tenta segurar um suspense até o fim: o passado (que já sabemos) de Cathy e Chris sendo revelado à família e o segredo de serem irmãos, apesar de viverem como marido e mulher.

Desta vez o livro é narrado não por Cathy, mas por seus filhos, Jory e Bart. Jory é tão bondoso e ingênuo que parece o espelho de Chris, quando era moço e nunca duvidava da bondade da mãe que o prendeu no sótão. Já Bart é um menino com problemas de auto estima, que vai ficando cada vez mais louco e perturbado conforme vai descobrindo os podres de sua família.
Para completar também temos Corrine, que se mostra arrependida dos atos e é mostrada como "vítima" (sinceramente, não me convenceu mto).

É verdade o que dizem do livro ser um dramalhão, e realmente parece uma novela. As situações e reações exageradas chegam a ser engraçadas em certos momentos, mas mesmo assim a saga continua prendendo e atenção, é inevitável desejar saber mais sobre os destinos de Cathy e Chris, e agora também ao resto da família.
Andreia 16/07/2011minha estante
Bart pode ser considerado o proprio filho do demo,morro de odio dele,hahah...
e eh como vc descreveu,tem partes que parece mesmo uma novela,mais que essa serie eh otima,isso eh,gostei muito dos cinco livros.
um abracao.

Rafael Araujo 14/11/2012minha estante
O Bart é filho de quem? , eu estou quase terminando de ler Pétalas ao vento.

Rafael Araujo 14/11/2012minha estante
Ele é filho do Chris?

Eduarda Duarte 02/10/2014minha estante
O Bart é filho da Cathy com o Bart "marido da Corrine"

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Minha opinião começa a, enfim, tomar forma, depois de 3 livros da saga dos Foxworth. E o verdicto é...

A autora é péssima. Pronto, falei.

A escrita é fraquíssima, irritante em suas incongruências. Há contradições absurdas no decorrer da história.
O dramalhão - que não é mexicano, mas bem que poderia ser - ainda rende mais dois volumes à história, que nada perderia se se findasse agora.

Mas vá lá, tenho que assumir que de tão idiota, a história por vezes fica interessante. Não posso dizer que falte emoção. E, sim, no fim das contas, acabarei me rendendo a "Sementes do Passado".

Marina 18/11/2009minha estante
Nossa, que coisa, tanta gente fala tão bem dessa série que eu até consegui ela toda pelo TL pra ler! rs Mas é sempre bom ver outro ponto de vista, espero que ela melhore pra vc nos próximos volumes! :)

Lili Machado 10/12/2009minha estante
Nessa - você não gostou? Eu já li essa coleção há 10 anos atrás e emprestei para uma "amiga" que nunca me devoleu os livros. Você quer trocar os exemplares que você tem, por alguns de minha estante de trocas? A gente leva amanhã pro encontro. Tomara que você aceite - persigo essa série há muito tempo. Beijos, no aguardo,

Lívia G.F 02/07/2012

Realidade
Agora com dois filhos, Chris e Cathy vivem afastados do passado para manter um novo segredo. Entretanto, não é possível fugir de todos que fizeram parte de suas vidas. A chegada de uma nova vizinha idosa com seu mordomo ao casarão do lado abala a estrutura da família. Com o rosto sempre coberto, a velha começa a bisbilhotar a vida dos vizinhos, além de mostrar um grande interesse no pequeno e mais novo dos filhos, Bart. Por meio de revelações, a vida de todos os personagens viram de cabeça para baixo e eles terão que aprender a conviver com uma das mais indesejáveis verdades. Bart, então, se torna um menino desequilibrado que resolve seguir as instruções de um velho diário, do qual o antigo dono ainda assombra os sonhos de Cathy e Chris.
O terceiro livro da saga dos Foxworth é na minha opinião o melhor, por ser mais envolvente do que os outros e ter a pitada certa de suspense para o próximo da saga.

Lívia G.F 11/05/2022minha estante
OI Thaly, eu baixei em inglês. Não lembro mesmo aonde :/

Ana Afonso 09/07/2017

Leia se tiver estômago
Bart simplesmente é o filho do demônio. É angustiante ler o ponto de vista dele.

Ana Afonso 15/06/2020minha estante
Eu li há tanto tempo que não lembro... sei que baixei na época

Adriana 02/10/2012

O Melhor da a Saga
Aqui tudo se revela.
Oh Dramãoooooooooo

Adriana 15/06/2020minha estante
Oi....Eu tenho há mais de 25 anos....KKKK
Li todos livos da autora publicado no brasil....
tem filme sabia?

Thaly 15/06/2020minha estante
Sim, sou doida pra comprar Mas não lançaram edições novas é estava 100 reais um livro gasto em um sebo .

Leticia2056 24/02/2013

Não tão bom
Talvez o pior livro da saga, junto com o último deles.
Mas é sempre bom ler, para terminar com a saga dos Foxworth

Katy 09/10/2021

O Mal(con) encarnado
Apesar de ser o que menos gostei entre os livros da saga que li até agora, ainda vale 5 estrelas, porque essa saga é perfeita e me deixou completamente obcecada. Eu, como amante de histórias perturbadoras (aceito sugestões, amigos Skoobers), me vi presa ao livro e não conseguia soltá-lo. Ainda assim, foi uma leitura demorada, daquelas que parece que a gente lê, lê, e não termina ​nunca.
Mas enfim, vamos ao que interessa. Aqui já não temos mais o foco em Kathy, Chris, Corrine, Carrie ou Paul. O protagonismo cai direto nas mãos de Barth, o fruto da vingança arquitetada por Kathy no último livro. Dizer que o menino é bizarro e perturbado ainda seria um elogio. A criança já não bate bem, e quando começa a receber influência do mordomo de sua avó, Jon Amos, se transforma ainda mais.
Amos tenta transformar Barth numa cópia descarada de Malcon e a criança, como ainda é muito influenciável, absorve toda essa onda de maldade, o fanatismo doentio, o machismo exacerbado e os sentimentos de posse e muita raiva para todos aqueles que o cercam. Por vezes, fica intragável, porque ao mesmo tempo que dá pena, afinal, ele é só um garotinho, dá uma raiva muito grande, pois ele se torna um filho e irmão totalmente indisciplinado, perverso e ingrato, e dai nós vimos Chris, Kathy, Joey e até mesmo a própria Corrine tentando agradá-lo e o menino é ruim, mau, arrogante e ingrato.
Apesar dos pesares, tive um pouco de pena da Corrine, mas depois lembrava de tudo que ela fez aos próprios filhos e isso passava. Estou ansiosa pela continuação, mas mais ansiosa ainda pelo último livro, o que vai nos esclarecer a origem de todo esse mal.

Miss V 18/07/2018

A trama principal da saga era a história de amor de Chris e Cathy, que foi iniciada no primeiro livro. Porém, ela não foi desenvolvida no segundo, e sim deixada de lado enquanto a autora transformou Cathy em uma piranha louca e o Chris em um paspalho que tudo aceitava. Só no finalzinho eles ficaram juntos, mas nós não vemos isso acontecer pq tudo é resumido em poucas linhas. Então temos o salto para o terceiro livro e aqui Cathy e Chris voltaram a ser almas gêmeas, o que nos deixa com a impressão de que perdemos uma das partes mais importantes, afinal não vimos o desabrochar do romance.
A história é narrada pelos dois filhos ainda crianças de Cathy, o que quase me fez gritar de frustração. Cathy, que já não batia bem no segundo livro, agora mostra sintomas de psicose. Pior é seu filho Bart, de 9 anos, que é um pequeno psicopata e esquizofrênico. Confesso que li pulando trechos. Cadê meu romance? Eu só aguentei aquela desgraça de segundo livro na esperança de ver a história de amor que me conquistou no primeiro ser enfim desenvolvida!
100% pistola

Miss V 16/06/2020minha estante
Acho que foi na minhateca antes de sair do ar.

Alice790 26/10/2023minha estante
Ainda bem que você escreveu esse comentário, nem vou perder meu tempo lendo o segundo livro então. Porque o que eu queria ler era justamente o romance de Cathy e Chris se desenvolvendo, e pelo que vi, a história foi pra um rumo frustrante.