Milagres em Prato

Milagres em Prato Laurie Albanese...

Resenhas - Milagres em Prato

Rafaelle 28/05/2020

Milagres em Prato
Milagres em Prato é um romance doce inspirado na história de amor real do frei Filippo Lippi e da noviça Lucrezia Buti. A história se passa na Itália renascentista e é uma aula de história da arte.

Filippo Lippi é um frei e pintor que busca a inspiração para pintar o rosto da virgem Maria em uma importante encomenda. Logo após pedir a Deus uma inspiração ele conhece a noviça Lucrezia Buti, que acabou de chegar ao convento Santa Margherita após a morte repentina do pai.

Lucrezia nunca quis ser freira, sempre sonhou com o dia em que seria esposa e mãe. Após a morte do pai, a família fica sem recursos e ela não tem outra opção a não ser ir para o convento, mesmo sem vocação, e entregar sua vida ao Senhor. Frei Filippo é capelão neste convento e logo se vê encantado pela beleza angelical da moça e certo de que encontrou o rosto perfeito para sua madona.

Através de uma troca de favores e uso de sua influência, frei Filippo consegue autorização para que Lucrezia pose para ele e é no ateliê do pintor que sentimentos ternos e profundos começam a surgir entre os dois.

O romance é muito bem ambientado, dá pra perceber a minuciosa pesquisa que as autoras fizeram em cada capítulo. Quando li a sinopse do livro fiquei muito curiosa porém temerosa de como desenvolveriam o amor entre um frei e uma noviça sem torná-lo profano. As autoras se saíram muito bem nesse quesito, a história de Felippo e Lucrezia é terna e doce, sem apelar para a sensualidade. Felippo respeita a pureza de Lucrezia e a trata como uma mulher preciosa, é uma história de amor muito delicada.

Senti no livro muitos questionamentos e alfinetadas quanto à religião e à hipocrisia da época. Como julgar pessoas que foram forçadas pela vida a fazer votos dos quais não eram capazes de cumprir? Quem tem o direito de julgar se não apenas Deus? E quão hipócrita a igreja foi na época permitindo que padres e até papas tivessem relacionamentos ilícitos e filhos bastardos porém condenando duramente mulheres que caiam nos mesmos pecados?

É um livro sobre amor, sobre fé, sobre julgamentos e sobre arte. Acho que o que menos me agradou na obra foi o epílogo mas considerando que é baseado numa história real as autoras não tinham como alterar fatos. Recomendo a leitura para todos que amam romances históricos e querem um livro sobre a delicadeza e força do amor.
José Frota 28/05/2021minha estante
Você recomendaria esse livro para ler nas férias?

Nivia.Oliveira 29/09/2022

Quando assisti a aula genial da @patriciadecamargo sobre o pintor Filippo Lippi, olhei para aquelas pinturas teatrais e fiquei imaginando a história de amor contada por Vasari, entre o Frei Lippi e a freira Lucrezia no convento de Prato – Itália no século XV.
Os dados históricos dizem que tiveram filhos e os votos foram retirados pelo Papa com a ajuda dos Médicis. Sempre que há um gap na História, a imaginação voa...
Daí achei o livro “Milagres em Prato” mas, à mon à vis, as escritoras fizeram um romance muito ingênuo, ideal para quem está começando a estudar História da Arte. Mas há citações das obras do Convento de Santa Margherita e da catedral de Prato, ideal para ler buscando as imagens na Internet.
Ora, Lucrecia foi a Madonna de Lippi! Está vendo nessa “Anunciação” um casal no canto superior direito? E uma cama vermelha do lado esquerdo? Foi aí que eu comecei a imaginar... kkk Minhas conspirações, traições e arrebatamentos ficaram melhores...

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Sophia1534 03/05/2021

Ame e faça o que quiser
A bela e trágica história da noviça Lucrezia com o frei e pintor Filippo Lippi é narrada de maneira delicada e bonita como suas pinturas.
E logo de início já deixo uma crítica: esses livros sobre pintores deveriam trazer imagens das pinturas num posfácio para consulta! É um saco ter que ficar pesquisando no google e não encontrar fotos de boa qualidade das obras que são mencionadas.
Outra crítica não sobre a narrativa, mas sobre a edição do livro (ou melhor, a falta dela): eu encontrei muitos erros de escrita, falta de vírgula, pontuação incorreta...

Problemas à parte, a história é muito comovente e nos dá muita perspectiva sobre os jogos político-sociais da época. O início é mais interessante, do meio para o final a coisa se torna um pouco repetitiva não fossem os dramas na vida de Lucrezia e de Lippi. Aprender sobre arte, pigmentos e flores nunca é demais

Mari 07/04/2024

O livro ?Milagres em Prato? traz, em síntese, uma mistura de realidade e ficção, apresentando a história real do amor proibido entre o frei Filippo Lippi e a noviça Lucrezia Buti na Itália Renascentista.

Ao se tornar órfã, ela precisou aceitar os votos de dedicação à igreja mesmo sem ter vocação para essa missão. Ele, após conhecê-la, no convento, exerceu toda sua influência como padre e artista para poder se inspirar na beleza dela e pintar suas obras da Madona.

Assim, Lucrezia se vê em uma posição vulnerável ao ser uma freira cuja beleza atrai a atenção dos homens de forma indesejada. Por isso, acaba sofrendo experiências cruéis que a deixam em um forte conflito. Em meio a tudo isso, a afeição do frei lhe protege e permite viver experiências das quais acreditava estar excluída por toda a vida.

Em relação à escrita, a riqueza de detalhes sobre o contexto histórico e artístico demonstra como as autoras tiveram muito cuidado em transpor suas pesquisas para a narrativa da obra. Durante a maior parte da leitura, considerei bem fluida e dinâmica, abordando temas como religião, corrupção e amor de forma bem sensível. Apenas na parte final, senti que o ritmo da
leitura ficou mais cansativo. Apesar disso, recomendo muito para quem se interessa por arte, história e romance.

mara sop 10/05/2019

Amor mais que proibido
Lucrezia era uma jovem florentina sonhadora, se preparando para o casamento e que levava a vida entre as belas sedas do comércio de seu pai, mas a morte deste transforma totalmente sua vida. Com os bens confiscados e sem dote, a jovem é enviada ao convento junto com a irmã Spinetta, para viver uma vida de restrições e contemplação.

As coisas começam a mudar quando Lucrezia conhece o capelão do convento, o frei pintor Felippo Lippi, que se encanta pela beleza da moça, desejando transformá-la em sua musa. Após uma grande troca de favores e da influência dos Médici, Lippi finalmente consegue que ela pose para ele em seu ateliê, fazendo com que a proximidade despertasse sonhos e sentimentos proibidos aos dois. Mas a Igreja não verá com bons olhos essa ligação e fará de tudo para que o relacionamento dos dois não se aprofunde ainda mais.

Milagres em Prato conta a linda história de amor entre Frei Felippo Lippi, um dos grandes nomes da Renascença Italiana, e a bela freira Lucrezia Butti, que foi um grande escândalo na época, e ganhou vida nesse romance incrível!

José Frota 07/09/2023

Fé, arte e amor proibido
Comprei esse livro em 2019 na bienal em Fortaleza, em um stand de livros baratos. Foi um achado por acaso e só o li agora. Uma das melhores leituras deste ano. O livro pega alguns personagens e situações reais e ali se desenrola a história. Lembrando que por mais que tenha bases históricas, é sempre um romance (por exemplo frei Filippo não era tão romântico como no livro). Morei na região Toscana na Itália e também por acaso esse ano herdei um quadro da Madona que é a capa do livro. Só achei que no último capítulo ou epílogo poderia ter ao menos duas páginas as mais falando também do destino de alguns personagens secundários, como irmã Pureza ou Spinetta. Aconselho a todos a leitura.

Teté 21/10/2023

Nem lembro o que achei
É um livro bem esquecível, queria falar sobre, mas eu não lembro kkkkkk. Só estou fazendo resenha por causa do desafio. Mas é isso aí, leia.