Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

Olga

A vida de Olga Benário Prestes, judia comunista entregue a Hitler pelo governo Vargas

Fernando Morais
Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15

Nathalia Almeid 30/04/2014

Mulher
Um livro muito massante no começo, chega a ser ate monótono, só não larguei o livro, pois eu não desisto de um livro mesmo eu não gostando, vou ate o final leve o tempo que for. O livro e muito extenso. Porem o final e emocionante, você se vê na historia, ate parece que se esta vivenciando tamanha a riqueza dos detalhes.

BecaCPp 18/04/2014

18042014
20140418

Fernando 07/04/2014

"A insânia não tinha limites"
*Não dá para definir e nem é justo definir esse livro em apenas 3 palavras frases, então farei uma exceção.

Definição do livro em 5 palavras/frases: Atemporal, Humano, Precisa de estômago forte, Emocionante e Um livro para se levar como lição e reflexão para toda vida.

A vida de Olga Benário Prestes é atemporal, impressionando, chocando e comovendo todos que possuem um pingo de humanidade e respeito ao outro no coração.
Fernando Morais não poupa o leitor ao descrever torturas que os comunistas foram submetidos em um mundo nazi-fascista governado por Vargas e conta a história de um romance que envolve o leitor e o torna parte do meio. Passei os 4 dias lendo Olga mudando, sem perceber, meus comportamentos de acordo com o que acontecia com o livro, quando alguma injustiça ocorria ficava indignado e estressado porém, ao ver a força com que alguns continuavam lutando, ficava alegre e pensava certos finais mesmo sabendo qual era o verdadeiro.
A única ressalva que faço mesmo sabendo que foi necessário para o esclarecimento da história, foi a de o livro girar em torno de Olga, mas capítulos e capítulos serem sobre amigos e outros comunistas importantes para a história, deixando a leitura um pouco cansativa. Entretanto, o trabalho maravilhoso de Fernando em pesquisar com afinco sobre a verdadeira revolução comunista de 1935, não sendo nenhuma hora parcial nas narrações, relatando apenas fatos em uma linguagem literária, me levanto e aplaudo-o por essa obra que faz refletir e torna quem lê mais humano.
Se alguém espera que um livro de 1985 tenha um linguagem igual aos dos livros YA atuais, que esse livro especificamente com tantos detalhes históricos dê para ler com pequena atenção, desista. E aqueles que não tem estômago forte, preparem os sacos de regurgitação.

Monise 14/03/2014

Lição de otimismo
Diversas são as qualidades de Olga Benario: determinação, força, sede de justiça, fidelidade aos ideais, etc. Entre suas inúmeras qualidades, o seu otimismo foi o que mais me fez admirá-la: durante as situações mais críticas, diante de tantos obstáculos e dificuldades, Olga foi otimista até o último instante.
Nunca fui muito ligada à história de um país, muito menos quando esta era referente à sua política, mas este livro despertou em mim um interesse pela verdadeira história dos povos, que jamais acreditei que teria.

Marileide 10/03/2014

Olga Benário Prestes nasceu de uma família judia em Munique na Alemanha. Foi uma jovem militante comunista que lutou contra os ditames da ditadura militar. Mesmo contra a vontade do pai, que temia as consequências desta luta, ela seguiu seus ideais de justiça e liberdade. No Brasil, ela conhece o líder revolucionário gaúcho Luiz Carlos Prestes, onde nasce uma das maiores histórias de amor já vistas. No Brasil, grávida, Olga é entregue aos nazistas pelo governo brasileiro (Getúlio Vargas), mas não desistiu de seus ideais políticos. Acabou confinada em um campo de concentração e assassinada numa câmara de gás, sem em nenhum momento vacilar sobre sua crença num socialismo justo. O autor narra desde sua saída de casa, ainda jovem, até sua morte, nas mãos de Hitler, descrevendo cenas de torturas e humilhação em detalhes minuciosos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15

Publicidade

logo skoob beta
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura