4.24714 2711

Resenhas - Olga

Raiele 15/06/2015

Olga
O livro conta a historia de uma mulher chamada Olga, que viveu durante o Nazismo, na Alemanha, comandado por Adolf Hitler. Olga não aceitava as ideias do nazismo e sempre que podia fazia missões com pessoas Comunistas e finalmente entra para o Comunismo, e começa a viajar pelo mundo fazendo missões, a primeira missão foi com Otto, que meses mais tarde foram preso, mas foram soltos por outros cumplices.
Olga começou um relacionamento com Otto, mais só depois ele percebeu que ela andava muito ocupada para ficar junto a ele, e então resolveu terminar de um jeito que ela não acreditava, inventando que estava com outra.
Mas meses depois, Olga vai fazer outra missão, agora com Luís Carlos Pestes- Brasileiro que era contra a ditadura, que também acontecia no Brasil, liderada por Getúlio Vargas. Durante a missão começaram um relacionamento e entraram no Brasil como noivos de lua de mel, e com nomes falsos. Vargas fica sabendo que Prestes esta no Brasil, e coloca seus soldados atrás dele. Durante um tempo os soldados consegue encontrar ele e o prende junto com a Olga.
Depois de meses Olga descobre que esta gravida, e é enganada e levada para a Alemanha e lá tem seu bebê, que o sexo é feminino e seu nome é Anitta. Depois que ela completa 6 anos, é tirada da mãe e entregue a avó paterna sem que Olga soubesse, ela pensa que a menina foi para um internato nazista depois fica sabendo , por cartas, e Prestes também fica sabendo da existência da criança.
Prestes recebe outra carta feita por Olga anos depois dizendo que ainda tem esperança de serem felizes junto com a filha. E tempos depois descobre que Olga foi morta.

Emanuel 13/06/2015

Olga

O livro conta a história de uma mulher alemã chamada Olga, que viveu durante o nazismo na Alemanha liderado por Adolf Hitler. Olga nunca se disse “nazista”, e sempre lutou para que essa ditadura acabasse, sempre era mandada para fazer missões secreta, para reunir pessoas para fazerem de várias, e toda tiveram dado certo recebeu cargo maior e recebeu mais outra missão, só que essa iria mudar sua vida.
Olga recebeu uma missão para ir ao Brasil, acompanhada de Prestes que fora expulso do Brasil, por fazerem manifestações.
Eles entram no Brasil com identidades falsas, e ao longo da viajem, os dois se apaixonam ao chegarem no Brasil Getúlio Vargas fica sabendo e manda seus soldados atrás dele, e em uma noite encontram prestes em um hotel com Olga descobre a gravidez e é mandada de volta para Alemanha enganada tem sua filha lá que logo lhe dá o nome de Anita, Anita é tirada da sua mãe com 6 anos por que ela não tem mais leite para amamenta-la. Olga pensa que a menina foi mandada para um orfanato nazista, mais a menina fica com a avo paterna dias depois Olga recebe uma carta de sua sogra e fica sabendo que sua filha esta salva com ela, e prestes também recebe uma menina chamada Anita mas dias depois recebe outra carta dizendo que amava muito e sua filha também, e conta e tudo que ocorreu com ela durante o tempo que passou na cadeira e conta que o fim estava próximo e descobre que Olga morreu.

José Ros 04/06/2015

Um relato ao mesmo tempo histórico e ao mesmo tempo romanceado. Ao ler Olga, do jornalista Fernando Morais, senti-me lendo um livro ágil, de ação, mas completamente ficcional e ao mesmo tempo inacreditável. Isso graças ao jeito que ele escreveu, próximo da ficção, mas sem mexer na realidade dos fatos. É difícil encontrar livros sobre fatos reais que não caiam na História nua e crua ou no relato jornalístico onde o jeito do autor impera aos personagens do livro. Esse é um desses livros difíceis.

Rosilene Lima 29/05/2015

Olga, Fernando Morais.
O livro conta a historia de uma mulher que viveu durante a segunda guerra mundial, seu nome era Olga , vivia na Alemanha que passava por um rigorosa ditadura comandada por Adolf Hitler e que chamava de nazismo. Olga era contra o nazismo e fazia parte de do comando comunista onde ela participava de varias missões em reuniões escondidas
e manifestações. Começou a fazer uma missão com Otto que também apoiava sua visão de ver o mundo, mais a missão deu errado Olga e Otto foram pegos e levados para a delegacia quando estava sendo presos jovens disfarçados de estudantes chegaram e fizeram os policiais de reféns e liberaram Olga e Otto, ele foram mediamente para aeroporto e compraram viagens para Moscou, Olga percebe que ela primeira vez estava em uma missa comunista. Olga recebe um cargo mais alto e fica muito ocupada e começa a namorar Otto. E com o tempo passa Otto percebe que Olga fica diferente e resolve terminar com ela e diz que esta se encontrando com outra mulher, e com o tempo passa Olga esquece de Otto e foca em sua missão que agora fizera com outro homem chamada Luis Carlos Prestes que era Brasileiro mais era totalmente contra a ditadura de acontecera lá também, e juntos eles viajam para muitos lugares ate chegar ao Brasil, conseguem entrar com identidades falsas e como marido e mulher, eles começam a te relações e Olga percebe que realmente gosta de Prestes. Getúlio fica sabendo que Prestes esta no Brasil manda o procura-lo. durante um bom tempo as manifestação e reuniões dão certo e as pessoas tomam consciência de lutarem contra a ditadura, mais Luis Carlos Prestes foi pego no seu apartamento com Olga e foram levados juntos para a delegacia e lá foram separados por ordem do delegado, poucos meses depois Olga descobre que esta gravida e quando ela esta prestes a dar a luz é levada para a Alemanha mais ela fica sabendo quando chega no aeroporto e vê a bandeira do nazismo no barco onde viajara e em sua maca , um bilhete é escrito para Hitler dizendo que Getúlio manda um presentinho para ele. Olga chega a Alemanha e em poucos dias a criança nasce e é uma menina chamada de Anitta, mais avisaram a ela quando seu leite acabar a criança seria levada para um orfanato nazista. quando a menina completa 6 anos Olga não tem mais leite suficiente para amamentar a menina e ela é levada dos braços de sua mãe mais ela fica sobre custodia de sua avo paterna , mais Olga só veio saber que Anita estava com a avó tempo depois , prestes também fica sabendo que Olga estava gravida e tinha dado a luz a uma menina chamada Anita por uma carta que sua mãe tinha mandado. Olga é levada pra prisão junto com as outras detentas e é todo dia espancada e torturada ate que chega um dia que ela escreve uma carta para prestes e Anitta. E quando Prestes recebe a carta descobre que Olga morreu, mais que nunca jamais iria esquecer ele por tudo que já fizera, ele sente muito em perder uma mulher muito especial e nunca iria esquece-la . Anos depois Prestes sai da prisão e foi viver com sua filha Anitta, mais a guerra já tinha acabado e mesmo preso e sendo torturado todos os dias fico satisfeito por Getúlio ter se suicidado e não ter chegado onde queria.

Aline Luz 29/05/2015

Olga, Fernando Morais.
O livro conta a história de uma mulher chamada Olga, que morava na Alemanha. Este lugar passava por um movimento nazista e Olga era contra isso. Ela participava de vários reuniões comunistas que lutavam pelos diretos das pessoas, sempre que participava de missões ou manifestações. Sua primeira missão foi 1928 com um homem que também era comunista, e se chamava Otto, onde durante esta missão eles falaram e foram presos e postos a depor na delegacia, mais jovens que se disfarçavam de estudante chegaram com armas dentro da delegacia e renderam os policiais e libertando Olga e Otto quando saíram da delegacia foram direto para o aeroporto e pagaram passagens para Moscou. Olga e Otto ficaram juntos por muito tempo que acabaram namorando e tudo estava dando certo, Olga recebera um novo emprego e se torna uma comunista muito ocupada, ate demais que não tinha mais tempo para Otto e ele cada vez ficava mais e mais chateado e chegou uma hora que disse que não queria mais ela porque estava se encontrando com outra. Olga passou uns dias muito pensativa mais logo voltou ao seu trabalho, e meses depois recebeu uma nova missão, faria com Luis Carlos Prestes, o comunista de muita repercussão e que , morava no Brasil, mais estava de passagem em Moscou para combater a ditadura no Brasil como na Alemanha, Getúlio tinha o expulsado do Brasil porque ele era contra a ditadura, mais logo isto estava pra mudar. Prestes viajaram por todo o mundo para finalmente chegarem ao Brasil, e como desejara tudo estava certo quando desembarcavam fingiam ser casados e mudaram o nome para apropria proteção. Olga e preste começaram um relacionamento, e Olga estava verdadeiramente apaixonada por Preste em relação a Otto. Getúlio descobriu que Prestes estava Brasil e mandou em exercito para procura-lo. Prestes estava comovendo as pessoas lutarem aos seus direitos e não obedecer a ditadura, tudo estava dando certo quando um soldado encontro preste no apartamento dele com Olga e foi preso e levado para uma delegacia juntos com Olga e no corredor se despediram e Olga sabia que nunca mais veria Prestes. Poucos meses se passaram e ela descobre que esta gravida e quando esta perto de dar a luz é levada para a Alemanha enganada e tem a criança em uma prisão com condições precárias, Olga deu a luz a uma menina que deu o nome de Anita ela também sua filha seria tirada dela quando parasse de produzir leite e foi assim quando ela completou 6 anos foi tirada de sua mãe, e seria mandada para um internato nazista quando a avo paterna resolve adotar, mais Olga não sabia que ela ficaria com a criança e mandou uma carta para seu filho Prestes que Olga estava gravida e tinha dado a luz a uma menina que se chamara de Anitta. Olga recebe um carta da mãe de preste e fica sabendo que sua filha esta com ela e resolve fazer uma carta para se despedir da sua família. Prestes recebe a carta e fica sabendo que Olga morrera carbonizada e muitos anos depois sai da cadeira, e vive ate depois da segunda guerra mundial com sua filha e pensa eternamente no amor que sentia por Olga, ela sempre enfrento seus obstáculos de frente nunca fugira da realidade.

SakuraUchiha 09/04/2015

Biografia de Olga Benario Prestes!
"Este é um livro que conta a vida e a morte, que fala da beleza e da ignomínia - um livro verdadeiramente inesquecível." Jorge Amado
É um livro de cabeceira para todo historiador. História de fibra e determinação, do começo ao fim. Uma mulher que não se abateu frente a opressão e lutou por seus ideais até o último suspiro.
Livro que altamente recomendo. O filme também é uma ótima opção.

Pedro Cortat 03/02/2015

Logo no começo o autor reclama dos documentos comunistas brasileiros por terem tratado Olga como somente mulher do Prestes, mas o próprio, na primeira parte fala tanto do Prestes que você fica com a impressão que o papel dela é só esse mesmo, apesar dos flashes de atividade comunista narrados nessa parte o destino e história do Prestes predominante.
Do meio ao fim, você percebe que é impossível te preparar para todo o sofrimento e drama da vida de Olga sem compor também com a história de Prestes, desse modo sua história não é de uma simples esposa do líder comunista, mas de uma mulher corajosa, independente e que acreditava em seus ideais, e que mesmo constantemente desafiada pela realidade permanecia resiliente. Em certa parte, Preste some e se torna uma sombra, um remetente, uma memória para se apegar. Ainda que fundamental para Olga é apenas coadjuvante nessa história. Nesse momento vemos a verdadeira preciosidade, narrada em história, não os autos comunistas, ou o romance mas a de uma mulher que mesmo diante de uma máquina, um sistema tão complexo, e tão gigantesco que esmagaria qualquer um conseguiu permanecer leal a si mesma. Não simpatizo com líderes totalitaristas, sejam eles nacionalistas como Hitler e Getúlio ou comunistas como Stálin, por isso não aplaudo completamente as atividades comunistas narradas ou não como sendo exatamente libertação, mas ainda sim dá uma empolgação e vontade de agir de desafiar o sistema ao ler nas páginas desse livro o amor e dedicação que Olga reservava aos seus ideais.

Diná 01/10/2014

Quero ler Olga
Quero ler esse livro, porque é um livro que conta um dos fatos que aconteceu na nossa história, pois o autor escreve minunciosamente a história dessa judia, trazendo assim muitos conhecimentos sobre o nazismo, incentivando nós leitores serem críticos e permitindo a viver uma vida extraordinária nessa aventura que o livro traz para gente, como podemos ver na opiniões de outros leitores.

site: #desafiodeprotagonismo

Nathalia Almeid 30/04/2014

Mulher
Um livro muito massante no começo, chega a ser ate monótono, só não larguei o livro, pois eu não desisto de um livro mesmo eu não gostando, vou ate o final leve o tempo que for. O livro e muito extenso. Porem o final e emocionante, você se vê na historia, ate parece que se esta vivenciando tamanha a riqueza dos detalhes.

Fernando 07/04/2014

"A insânia não tinha limites"
*Não dá para definir e nem é justo definir esse livro em apenas 3 palavras frases, então farei uma exceção.

Definição do livro em 5 palavras/frases: Atemporal, Humano, Precisa de estômago forte, Emocionante e Um livro para se levar como lição e reflexão para toda vida.

A vida de Olga Benário Prestes é atemporal, impressionando, chocando e comovendo todos que possuem um pingo de humanidade e respeito ao outro no coração.
Fernando Morais não poupa o leitor ao descrever torturas que os comunistas foram submetidos em um mundo nazi-fascista governado por Vargas e conta a história de um romance que envolve o leitor e o torna parte do meio. Passei os 4 dias lendo Olga mudando, sem perceber, meus comportamentos de acordo com o que acontecia com o livro, quando alguma injustiça ocorria ficava indignado e estressado porém, ao ver a força com que alguns continuavam lutando, ficava alegre e pensava certos finais mesmo sabendo qual era o verdadeiro.
A única ressalva que faço mesmo sabendo que foi necessário para o esclarecimento da história, foi a de o livro girar em torno de Olga, mas capítulos e capítulos serem sobre amigos e outros comunistas importantes para a história, deixando a leitura um pouco cansativa. Entretanto, o trabalho maravilhoso de Fernando em pesquisar com afinco sobre a verdadeira revolução comunista de 1935, não sendo nenhuma hora parcial nas narrações, relatando apenas fatos em uma linguagem literária, me levanto e aplaudo-o por essa obra que faz refletir e torna quem lê mais humano.
Se alguém espera que um livro de 1985 tenha um linguagem igual aos dos livros YA atuais, que esse livro especificamente com tantos detalhes históricos dê para ler com pequena atenção, desista. E aqueles que não tem estômago forte, preparem os sacos de regurgitação.

Monise 14/03/2014

Lição de otimismo
Diversas são as qualidades de Olga Benario: determinação, força, sede de justiça, fidelidade aos ideais, etc. Entre suas inúmeras qualidades, o seu otimismo foi o que mais me fez admirá-la: durante as situações mais críticas, diante de tantos obstáculos e dificuldades, Olga foi otimista até o último instante.
Nunca fui muito ligada à história de um país, muito menos quando esta era referente à sua política, mas este livro despertou em mim um interesse pela verdadeira história dos povos, que jamais acreditei que teria.

Marileide 10/03/2014

Olga Benário Prestes nasceu de uma família judia em Munique na Alemanha. Foi uma jovem militante comunista que lutou contra os ditames da ditadura militar. Mesmo contra a vontade do pai, que temia as consequências desta luta, ela seguiu seus ideais de justiça e liberdade. No Brasil, ela conhece o líder revolucionário gaúcho Luiz Carlos Prestes, onde nasce uma das maiores histórias de amor já vistas. No Brasil, grávida, Olga é entregue aos nazistas pelo governo brasileiro (Getúlio Vargas), mas não desistiu de seus ideais políticos. Acabou confinada em um campo de concentração e assassinada numa câmara de gás, sem em nenhum momento vacilar sobre sua crença num socialismo justo. O autor narra desde sua saída de casa, ainda jovem, até sua morte, nas mãos de Hitler, descrevendo cenas de torturas e humilhação em detalhes minuciosos.

Ariane 12/02/2014

Perfeito
Um dos melhores livros da minha vida, me fez querer ser Olga Benário no futuro.
Uma biografia relatada fielmente e de forma cativante, envolvente e que leva todos os leitores para o mundo comunista durante as grandes ditaduras.
Vale a pena ler.

Amadeu 11/01/2014

Para entender o Brasil de hoje
O livro conta a vida de Olga Benari começando com sua bem sucedida recuperação do companheiro preso pela Gestapo e sua fuga para a URSS, o envolvimento afetivo com Prestes e de lá para a tentativa de golpe fracassada no Brasil em 1935.

A história tem tons de dramaticidades comoventes, porém convém esclarecer que Olga estava completamente ciente dos riscos que envolveria a operação aqui no Brasil – era tudo ou nada.

Escrito em linguagem jornalística a leitura flui de maneira rápida e dinâmica, apesar do autor puxar um pouco a sardinha para o lado dos comunistas, também é entendível (não compreensível), a atitude que o governo getulista tomou diante de uma tentativa de golpe de estado (3 anos depois os integralistas tentaram o golpe também) e o mundo a beira da mais terríveis da guerra.

O que dá para refletir é que devemos defender e zelar pela atual democracia brasileira, o estado de terror jamais deverá ser restaurado. E uma última observação o livro descreve cenas bastante fortes, principalmente nas torturas dos presos políticos.

Um livro indispensável para quem quer entender o Brasil de hoje.

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia