Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

BáCamargo 07/08/2009

OLGA...
Achei o começo do livro um tanto confuso, cheguei até a abandoná-lo uma vez, mas depois de um tempo decidi começar a leitura outra vez e fui até o final, com lágrimas nos olhos!
Ao ler este livro podemos perceber e até, quem sabe, nos envergonharmos diante de uma mulher tão corajosa por seus ideais. Quantas coisas absurdas vemos passar diante dos nossos olhos ( principalmente na política) e o que NÓS fizemos?...ABSOLUTAMENTE NADA!
Personalidades como Olga não devem ficar simplesmente na história, devem ficar como exemplos a serem seguidos.
Bruna 28/07/2011minha estante
Ler esse livro me fez, claro, admirar Olga por seus ideais e garra. Mas principalmente me trouxe um medo misturado com vergonha, da falta de pessoas assim diante dos problemas políticos atuais!

Andre 19/07/2018minha estante
Você é uma imbecil! ESSE LIVRO É UMA FRAUDE! Getúlio foi um herói, tinha que ter exterminado essa raça como pinochet fez. Vagabunda, judia e comunista que nunca morreu em câmaras de gás. Idiotas adoram acreditar em mentiras ou gente mau caráter mesmo, melhor dizendo.

Andréia 03/10/2018minha estante
André vc é muito retardado cara. Sinceramente respeite a opinião dos outros e enfie suas ofensas no cu mermão. Sua opinião não é única pra vc querer enfiar goela abaixo. Embora que se sua opinião for esse desserviço que vc postou aqui pode ser recolher a sua insignificancia tá.

Ludi 10/02/2020minha estante
Também assistir ao filme, é ao mesmo tempo muita coragem para uma mulher e também triste. Não sou de chorar por filmes dramáticos, mas esse derramou lágrimas dos meus olhos... recomendo que assistim

Margô 27/07/2020minha estante
Concordo com a BáCamargo sobre o conteúdo da obra. Porém, quando se questiona, "o que nós fizemos" e a resposta é "nada"...eu te garanto, que muitas mulheres e homens se envolveram na luta pela democracia e derrubada da Ditadura, tanto no Estado Novo, como na Ditadura Militar. Poderíamos ter mais pessoas na militância...mas os militares de estudantes, trabalhadores, artistas, etc , que foram às ruas no período da "Ditacuja"

Desculpa, BáCamargo,

Margô 27/07/2020minha estante
a digitação aqui neste espaço não permite correção, e pra acabar de acertar, antes de finalizar o texto, acionei o enviar
( sem querer) , então, onde lê-se militares de estudantes, seria "milhares"...rss.
E concluindo, se não fosse o comprometimento dessas pessoas, que perderam a vida, foram presas, exiladas, torturadas, e etc. não teríamos nos livrados dos militares e suas cruéis perseguições. Eu sou uma delas...

luisawrr 16/07/2020

impossível não se apaixonar por olga
Foi definitivamente um livro que - eu esperando uma história monótona - me surpreendeu do começo ao fim. O livro, além de trazer a clara compreensão dos acontecimentos históricos do período de Vargas, consegue imergir o leitor na história a ponto de fazê-lo sentir uma raiva imensa pelo governo de Getúlio e concomitantemente um carinho intenso por Olga Benario. O único motivo de não ter ganho cinco estrelas foi por ter sido uma leitura demorada pra mim, o que acredito que se deva ao fato de eu não estar acostumada com o gênero e a descrição do livro.
Apesar disso acredito ser uma leitura mais que essencial à todos
anicca 24/09/2020minha estante
Mas você sabe que ela e o Prestes assassinaram a Elza Fernandes, né?

luisawrr 25/09/2020minha estante
Sei sim, e de forma alguma concordo com isso. Acredito que, nas circunstâncias em que estavam vivendo, existe uma pressão que faz decisões erradas serem tomadas, afinal eles também estavam lutando para conseguir viver, o que de forma alguma torna o ato correto. O que eu digo com "impossível não se apaixonar por Olga" é que ela foi uma mulher muito forte e que mesmo sofrendo muito manteve a determinação. Quando comparo a situação toda e as atitudes e crimes dos dois lados, existe um que pesa mais. Entretanto, isso não significa que eu concorde com algum deles

anicca 25/09/2020minha estante
Considero uma infeliz ironia ela concordar e depois ter sido enviada... e ainda grávida. Não que estejam relacionados, mas são eventos macabros.

Também penso que ela foi uma mulher muito forte. Tive contato com esse livro há uns cinco anos e ainda lembro vividamente dos fatos. Me horrorizou!!

E a animosidade política era mesmo muito forte, assim como o ideal que defendiam. É compreensível o que ocorreu. E trágico, como tudo o que cerca esse período da história brasileira.

luisawrr 25/09/2020minha estante
Simm, é muito forte tudo que é relatado no livro, principalmente pelo fato de ter sido real

Stefanie Oliveira 26/04/2019

Olga, o mártir
Confesso que suspeitei muito do conteúdo por ser escrito pelo Fernando Morais que foi deputado pelo MDB e reeleito pelo PMDB e achei que seria um livro com parcialidades. Me equivoquei, e como bem dizem, é a obra mais completa e fiel sobre a vida da militante comunista, Olga Benário.

O livro é bastante claro, repleto de dados importantes e de fontes extremamente confiáveis. É, de fato, uma obra muito fiel à realidade enfrentada pelo PC, pelo Brasil na dura "Era Vargas" e pela própria Olga, que se tornou um mártir para o comunismo no mundo e para as mulheres. É uma história completa da revolta comunista e também a história do Brasil e seu longo período de sombras pré ditadura militar.

A obra é sem dúvidas um grande feito à academia, porque é um livro de extrema qualidade, com textos bem produzidos, de pesquisa extremamente profissional que não toma lados, mostra fatos. É nítido que, apesar do trágico fim de Olga Benário que foi entregue pelo governo Vargas para a Alemanha nazi-fascista de Hitler, Olga permanece ainda tão viva nas nossas lembranças e nas lutas atuais.

O livro traz detalhes de todo o trajeto de Olga até se tornar uma militante do PC russo, a trajetória até o Brasil e a luta contra o governo repressivo de Vargas junto ao marido, que é até hoje igualmente um ícone dos movimentos sociais pela democracia, contra antissemitismo e contra o nazifascismo. Com conteúdo completo, riquíssimo, muito aprimorado e imparcial, principalmente se tratando da época em que foi desenvolvido, é também emocionante; em diversos momentos me fez repensar a história como ela é contada vulgarmente e analisar o momento crítico atual, além claro de me emocionar e me revoltar com todas as barbaridades cometidas pelo nazismo alemão visto através dos olhos de Olga e da família Prestes, inclusive de Anita.

Durante muito tempo a história de Olga foi contada como um romance, mas esse livro nos traz a realidade e a instabilidade das políticas da época. Realidade e instabilidade que até hoje carregamos duramente como débito de governos autoritários. Impossível não se emocionar com a última carta enviada por Olga ao marido e filha, e impossível principalmente não temer as ações e aproximação ideológicas da política atual com o nazi-fascismo de Hitler na Segunda Guerra Mundial. Mais do que um romance, esse é um livro de fatos históricos, de provas e de cobrança.

"Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te, agora, ao me despedir, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim.", disse Olga Benário Prestes em sua última carta ao marido e filha, frase que se tornou seu legado, inspirando o mundo.

Apesar de ser extenso, possuindo 314 páginas, não é cansativo de ler. Pelo contrário, é emocionante, excitante. Li em apenas 3 dias com angustia em mergulhar na história e entender a sua complexidade. Apesar de ter passado por ele diversas vezes nas livrarias e já visto o filme que esse mesmo livro inspirou, não tinha acontecido o meu encontro propriamente dito com o livro, não sei como perdi tanto tempo! Aconselho quem leu essa versão considerada oficial, a ler em seguida o livro "Olga Benário Prestes: Uma Comunista nos Arquivos da Gestapo" da Anita Leocádia Prestes, filha de Olga Benário, pois é um complemento com mais informações tão valiosas sobre esse mártir que se tornou a eterna Olguinha.
Arla.Cristina 02/06/2019minha estante
Voce tem o livro em pdf? estou a procura e não encontro. caso tenha entre em contato por favor!

Aidamoura 21/06/2019minha estante
Amei a resenha

Stefanie Oliveira 22/06/2019minha estante
Que bom que gostou!

Antonio588 11/07/2020minha estante
Gostei muito da sua resenha. Meus parabéns.

Clio0 05/02/2021

Fernando Morais é um dos poucos jornalistas brasileiros que verdadeiramente resolveu mergulhar nas águas turvas da historiografia. Isso por si só já deveria ser motivo de admiração, mas o que realmente chama a atenção em seu trabalho é a atenção aos detalhes e a forma de facilitar a compreensão de quem lê - e não é historiador.

Olga não é, então, um livro de História. Isso não quer dizer que um conhecimento básico sobre Segunda Guerra Mundial, Getulismo e Tenentismo não sejam necessários.

O livro faz exatamente o que se propõe, ilumina a vida de uma das principais participantes da Coluna Prestes e sua influência no movimento. O seu envio a Alemanha de Hitler ganha atenção especial, porém não é de forma alguma a proposta principal do livro.

É uma biografia política de uma personagem emblemática. É uma boa adição para o Ensino Médio, e interessante para quem gosta do tema.
Aline Michele 07/04/2022minha estante
Quero ler, o filme eu gostei muito

voracious 24/04/2022minha estante
Eu li ele no ensino médio, foi o livro do bimestre numa oficina sobre guerras. Foi a primeira prova de português que eu tirei nota máxima, sendo a única aluna da turma (a única turma de guerras) a tirar nota máxima.

Lydiane3 19/06/2023minha estante
???

Lydiane3 19/06/2023minha estante
também queria saber sobre o Otto! haha

Camila1465 25/01/2022minha estante
quero ler

Camila1465 25/01/2022minha estante
resenha maravilhosa

Gabriel 06/05/2021

Triste, lamentável e revoltante
Eu já havia assistido o filme que foi baseado nesse livro, portanto alguns acontecimentos e o desfecho eu já conhecia.

O livro é muito melhor em relação ao filme justamente por retratar minuciosamente não só a vida política, como a vida pessoal da Olga. Ela era uma mulher muito valente e confiante e que infelizmente, assim como milhões de pessoas, morreram nas mãos do nazifascismo.

Eu também gostei muito das explicações extras que o livro dá sobre a vida de vários personagens secundários da história.

Já nos anos 30 existiam no Brasil políticos e grupos de ódio que pregavam o antissemitismo e o anti comunismo de forma arbitrária e assassina. Getúlio Vargas (que é até hoje endeusado por muitos como justo e "pai dos pobres" foi responsável pela tortura e pela morte de centenas de pessoas.

A hipocrisia do Governo Brasileiro da época era enorme, já que nos 30 esteve extremamente alinhado à Alemanha nazista e durante a Segunda Guerra Mundial decidiu declarar guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

E o que foi a atitude do Prestes depois de ser preso? Ele e vários amigos foram torturados pelo Governo Vargas, a Olga foi enviada grávida para à Alemanha também pelo Vargas e ele resolve ficar apoiando ele e fazendo declarações a favor do Governo Federal? Sinceramente, foi uma decepção total.

Esse livro é muito importante não só como uma biografia da Olga, mas também como um registro histórico do Brasil e do mundo durante um dos piores períodos que a humanidade já presenciou. Só não dou 5* porque achei algumas passagens um tanto quanto desnecessárias.
danielbeckerp 06/05/2021minha estante
Gabriel, sugiro a leitura do livro "Viver é tomar partido" da Anita Leocádia Prestes. É bem legal também e ela tem uma história impressionante.

Gabriel 06/05/2021minha estante
Eu já estava procurando por livros dela, inclusive. Muito obrigado pela recomendação

Josy.Stoque 14/04/2011

Adaptado para o cinema, Olga narra a trajetória revolucionária de uma mulher alemã que esteve no Brasil a fim de proteger o líder Luís Carlos Prestes da ditadura regente no país, à época da Segunda Guerra Mundial.
Prestes e Olga Benário tiveram um romance que teve como fruto uma filha, Anita. Porém, a história desta mulher termina em uma câmara de gás nos campos de concentração nazistas depois de dar à luz.
Fernando Morais é jornalista e escreveu com detalhes essa era sombria que nossa país e o mundo viveram. Com certeza, uma leitura que você não pode deixar de fazer.
newton16 21/09/2014minha estante
Josy, com todo o respeito, creio que você deveria ter colocado spoiler em seu comentário.

Aline 20/03/2017minha estante
SPOILER ALERT!!

lulispadilha 06/10/2022

não tem como dar nota baixa pra uma história de vida igual a de olga, depois de tudo o que acontece. Muito bom ??
Max 06/10/2022minha estante
História fascinante! Tive o prazer de conhecer e conversar com o Prestes na UFMG, sujeito inteligente e afável...

Renan 23/12/2019

Mulher, judia, comunista, revolucionária, valente!
Olga foi uma figura fantástica. Fernando Morais consegue em sua pesquisa traçar com detalhes toda a história de sua luta, desde a juventude comunista alemã até os planos com Prestes do Rio de Janeiro. A história do casal e a luta diante do ideal revolucionário também contracenam com uma linda história de amor dos dois, brindada com o nascimento de Anita.

Essa edição contem 2 blocos com mapas, documentos e fotos muito legais.

"Preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegar!"
Renata 30/05/2020minha estante
Deve ser realmente uma história marcante ... apesar de saber o que irá acontecer ... só que lendo a gente sente os detalhes e aprende muito também...

Jess 04/05/2021

Sempre quis saber um pouco mais sobre as revoluções que aconteceram no Brasil do séc. XX, de onde vem esse anticomunismo tão presente ainda na sociedade brasileira e, claro, sobre a história de Olga.
No início, não fiquei muito tentada a ler o livro (apesar de os símbolos da capa terem chamado bastante atenção), mas recentemente resgataram a ideia de Olga e não saía da minha cabeça que precisava ler o livro - e logo.
Durante a leitura, pra minha surpresa, encontrei um romance biográfico bem escrito, aparentemente minucioso e interessante de ler. Fernando Morais acertou em cheio em como desenrolar a escrita através de entrevistas, cartas e documentos da época. Ficou realmente interessante de ler. Tenho, claro, ressalvas quanto a algumas escolhas de palavras e mantenho sempre um pé atrás em relação a biografias. Senti uma vontade de certa neutralidade, o que não acontece num livro como esse (é evidente que a neutralidade é um conceito muito tênue e que é quase impossível de ser alcançada).
Enfim, quanto a Olga: é compreensível que tenha se tornado essa figura emblemática do comunismo no Brasil e afora. A garra, a força e a esperança que manteve em meio a tantas adversidades, o pacto com a luta de classes, a perseverança em uma tomada de poder pelo povo, tudo isso contribuiu para que Olga seja Olga.
O que me incomodou um pouco é que no meio do livro, no tom de narração da revolução no Brasil, às vezes, Olga ficou em segundo plano e escondida. Acredito que tenha havido muito mais participação sua (mas são apenas conjecturas).

-- spoiler --

Do ponto de vista pessoa, fiquei irritadiça com os comentários finais de Prestes a Vargas, que não deveriam jamais ser em tom de crítica política construtiva, mas de repúdio e apenas isso. A mãe de Olga é outra figura que, ao fim do livro, me deu a surpreendente certeza de que Olga sabia bem com quem lidava e por que saiu de casa, cortando quaisquer relações com ela.
Senti falta de uma menção maior a Anita, talvez trazendo algumas contribuições pessoais, seja escrevendo o prefácio ou mesmo no epílogo.
Jess 04/05/2021minha estante
senti que o autor quis ter certa neutralidade*

San... 27/01/2010

O livro nos fala de uma mulher de coragem, de fibra, de valores não negociáveis, de ideais firmemente defendidos. Para leitores mais jovens servirá, ainda, como estudo histórico da época da ditadura no Brasil. Para todas as idades, é um livro que vale a pena ser lido, uma história que vale a pena conhecer. Recomendo.
sonia 25/04/2013minha estante
Que figura forte! Gosto de livros históricos, de biografias, e esta mulher sabia bem o que queria aos 15 anos de idade! E não se deixava levar pelas babaquices femininas - nem por isso deixou de ser amada, de ser mulher e mãe.

Mateus 31/07/2020

"Eu luto ao lado da revolução, não de um homem."
Existem aquelas histórias que tocam você de uma forma incrível. Na maioria das vezes, são histórias ficcionais que, por mais tristes que sejam, temos um certo consolo em saber que aquilo não aconteceu de verdade.
Não é o caso desse livro.
Olga Benário foi um exemplo de mulher que luta pelos seus ideais, e não se rende jamais.
Essa história une dois mundos: a ditadura de Vargas, e o nazismo de Hitler. O leitor tem um visão do Brasil na década de 30, e da Alemanha no início da guerra. Olga viveu os dois.
A história de Olga é essencial pra entender nossa própria história, e principalmente entender que a história não pode se repetir. Ainda existem muitas Olgas em todo o mundo. Enquanto houver mulheres iguais a ela, sempre haverá esperança.
Mozinho 31/07/2020minha estante
Amei esse livro, li ele quando tinha uns 15 anos mais ou menos. E foi tudo tão chocante, mas ao mesmo tempo me maravilhei pela garra e determinação de Olga.

kellen.ssb 24/05/2009

Excelente livro!
A história é de arrepiar os cabelos em alguns trechos do livro, principalmente nas descrições de torturas que alguns comunistas e judeus foram submetidos. Esse livro serviu para confirmar a idéia que eu nutro pela política: ela é suja e não importa de qual lado - comunista ou fascista. Dá nojo do ilustre presidente Getúlio Vargas, do maluco Hitler e de outros mais. O que eu concluo disso tudo é que os altos dirigentes das nações esquecem que antes de alguém ser comunista, fascista ou alemão, judeu, etc, todos são seres humanos... e estão todos fadados ao mesmo fim... não tem jeito. Resumindo, gostei muito muito do livro, pois o autor me fez verificar que eu realmente fiz a escolha certa: me envolver de corpo e alma com política, JAMAIS! Pois há sempre alguém para deturpar os bons ideais e derramar sangue inocente simplesmente para ver a sua ideologia predominar. Lamentável!.
gianrubio 05/08/2012minha estante
Excelente analise Kellen, compartilho com voce a mesma opinião, o problema não está na política ou modelo social, e sim no ser humano.

Larissa 05/02/2011minha estante
Eu vi o filme e ja' comprei o livro, especialmente pelo autor Fernando Morais. Preciso le-lo com urgencia! Excelente escolha.

kyt@ 06/02/2011minha estante
Estou doida p/ ler o livro e ver o filme. =]
Ótima dica e resenha!!
Bjos

Viquinha 09/02/2011minha estante
Histórias assim merecem ser contadas. Também vi o filme e vidas que se vão assim de forma tão injusta me deixam pesarosa. Ótima escolha!

Beijins

Robbie 18/02/2011minha estante
Adorei o livro pela personalidade da Olga, mas achei o tal Prestes um zé mané