Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Fran RW 03/11/2011

"Olga" - Fernando Morais
Apesar de sua passagem pelo Brasil, Fernando Morais admite ter sido difícil encontrar material sobre Olga por aqui. Para registrar a vida e as lutas da famosa comunista de origem judaica, precisou ir aos Estados Unidos e à Alemanha. Só assim e depois de inúmeras entrevistas foi que o livro pôde ser escrito.

Olga Gutmann Benario nasceu em Munique em fevereiro de 1908. Seguidora dos ideais de Lênin desde muito cedo, é comunista assumida e ativa, o que lhe custa o amor da mãe, Eugénie Benario.

Em 1934 recebe a mais importante missão de sua carreira na Internacional Comunista: escoltar Luís Carlos Prestes - dirigente comunista brasileiro - de volta a seu país de origem. Para isso, ambos deveriam se passar por marido e mulher e fingir ser portugueses. Viajando de trem por trajetos alternativos e usando passaportes falsos, o casal Vilar (nome que usariam a partir de então) chega ao Brasil em 1935. Mas há uma mudança: Agora amam-se efetivamente e estão "casados", sem um matrimônio oficializado.

Prestes torna-se membro da recém-fundada Aliança Nacional Libertadora (ANL) e mais tarde, o comandante do episódio que ficaria conhecido como a Intentona Comunista, de novembro do mesmo ano.

A Intentona falha mas sua tentativa é o bastante para levar Getúlio Vargas e Filinto Müller a desejar a prisão ou execução de Luís Carlos Prestes, que vive escondido com a mulher no Rio de Janeiro. No ano seguinte eles finalmente são capturados e vão para destinos diferentes. Para Olga, no entanto, as esperanças de rever o marido são ínfimas. Sendo judia e comunista, teme a cada dia a extradição e como consequência, a morte nos campos de concentração nazistas. Sua única chance pode estar no fato de esperar um filho de Prestes.

Fernando Morais consegue reproduzir com detalhes a trajetória de Olga Benario, de Prestes e de seus colegas de luta. Como ele próprio esclarece, não trata-se da sua versão da história de Olga. Todos as cenas narradas são assim feitas a partir dos resultados que obteve das longas pesquisas que fez. Apenas alguns poucos detalhes são retirados da imaginação do autor. Algumas das informações trazidas no livro, ainda segundo ele, podem não ser verdadeiras porque durante as investigações deparou-se algumas vezes com verdades ambíguas ou fatos jamais comprovados. Contudo, é um livro que, talvez por mostrar detalhes tão horrendos, sobretudo das torturas aplicadas aos presos políticos - é difícil de largar em muitos momentos (gosto de ler um livro com tantas minúcias). E um excelente auxílio para compreender um dos períodos mais famosos da história do nosso país. É tão ou mais completo que o filme homônimo, que vi em 2008.

pessoalmentefalando.blogspot.com

(30/09/2011)

Karol 28/09/2011

Olga

Para entender a situação precisa-se compreender o contexto histórico em que se dão os acontecimentos: em quase todo o mundo ocidental há uma tendência anti-comunista. Os governos usam de toda e qualquer maneira para reprimir manifestações comunistas que pedem democracia, justiça e etc, a mesma história de sempre... E os comunistas, não desistem de seus ideais, de maneira que vira uma caçada interminável, uma verdadeira guerra entre Governo X Comunismo. Alguns países têm governos comunistas, como China e Rússia, mas no Brasil e na Alemanha, que são os países que nos interessam aqui, o comunismo não é bem visto.

Olga, vivendo nessa situação, após resgatar o tal líder da prisão, fica famosa, é mandada para a Rússia, onde não corre perigo de ser presa, e lá recebe treinamento militar, além de se engajar completamente na luta comunista. Certo dia ela recebe a missão de escoltar o revolucionário Luís Carlos Prestes, que estava exilado na Rússia, clandestinamente, de volta ao Brasil e, nessa viagem, os dois se conhecem mais profundamente e se apaixonam.

A partir daí, se envolvem numa batalha ferrenha pela democracia no Brasil. Eles tinham como objetivo derrubar o Presidente Getúlio Vargas, entre outras metas assim, modestas. Porém, há uma pedra no sapato dos comunistas brasileiros, e essa pedra chama-se Filinto Muller.

Filinto Muller foi expulso por Prestes de sua tropa e tinha como meta de vida, segundo o autor, vingar-se do comunista pela vergonha pública que este lhe impingiu.

Filinto, quando descobre que Luís Carlos Prestes está de volta ao país, empreende uma busca intensa, tentando capturá-lo. E é quando Filinto consegue capturar Prestes, Olga e outros comunistas que a história fica realmente triste.

Sabe esse país bonito, tolerante, de população simpática que dizem que o Brasil é? Pois é. Naquela época não era bem assim. Claro que a política externa brasileira sempre foi aquela da boa vizinhança, é amigo de todo mundo e tal. Mas pra quem vivia aqui e não concordava com o governo, não havia tolerância e simpatia nenhuma. As torturas aplicadas aos presos políticos eram hediondas, a ponto de muitos enlouquecerem ou morrerem no processo. Comunistas como Arthur Ewert, por exemplo, foram torturados até à insanidade. E o governo jurando para a comunidade internacional que não existia tortura no Brasil...

Segundo o livro, os presos políticos eram tratados da mesma maneira que animais, mesmo quando não havia nenhuma imputação criminal contra eles. Era o Brasil “por debaixo dos panos”. O Capitão Filinto Muller provocou uma verdadeira tragédia entre os comunistas que capturou e os que não conseguiu matar ou torturar, tratou de providenciar para que alguém os fizesse. Em pensar que há escolas por aí com o nome desse infeliz...

Prosseguindo, Olga, mais ou menos um mês após ser capturada, descobre que está grávida de Prestes. Ela se empenha em uma verdadeira batalha judicial para que possa ter sua filha no Brasil e não seja deportada. Não deu. Getúlio Vargas e Filinto Muller a mandaram para a Alemanha aos sete meses de gravidez. Mandaram uma mulher judia e comunista, grávida de sete meses, para Hitler.

Mandaram uma mulher judia e comunista, grávida de sete meses, para Hitler.

Ao chegar à Alemanha Olga foi, prontamente, recebida pela Gestapo, foi presa, teve sua filha na prisão e foi executada, em uma câmara de gás.

O que me chocou na leitura foi a facilidade com que ocorreu o assassinato consensual de Olga e de tantas outras pessoas nesse período histórico. E pior, como nosso país consentia com isso. Logo o Brasil, sempre lembrado por sua tolerância. Pura ilusão. O Brasil não era tolerante na década de 30, quando Olga esteve aqui, e nem é hoje, quando homossexuais são espancados nas ruas.

Nós aprendemos na escola que Getúlio Vargas foi um grande presidente, que pensava no povo e blá, blá, blá... Quer dizer então que comunistas não eram gente? Do que adianta passar a mão na cabeça daquela parcela da população que o apóia se vai exterminar a outra? E com isso não quero dizer que concordo com o comunismo. Temos vários exemplos mundiais de que o comunismo é lindo no papel mas não funciona no mundo real, porque o ser humano é corruptível. E eu não me alegraria muito em me aliar a gente que venerava o Stálin e o Mao Tse Tung...

Enfim, não são as minhas opiniões políticas que importam aqui e sim a história. E a história mostra que nossa pátria amada não socorreu àqueles que dela precisaram em momentos extremamente difíceis.

Mandaram uma mulher judia e comunista, grávida de sete meses, para Hitler.

O que aconteceu com Olga aconteceu com milhões de pessoas na guerra. E, veja bem, Olga foi presa antes de se iniciar a guerra. O que marca de verdade é a falta de humanidade de alguns governantes, a política acima do ser humano, a diplomacia acima da vida. A repressão política, a ditadura... Nós não estamos vendo todos os dias nos noticiários o que está acontecendo no Oriente Médio? E o que os governos fazem? Os ditadores continuam matando, vide o que ocorre na Líbia. E o que o resto do mundo está fazendo? Ahhh protestando, né? Então tá. A gente manda uma cartinha protestando e fica tudo bem, somos os mocinhos.

Pleno século XXI, 2011, e o que aconteceu em 1930 acontece novamente. Taí a prova de que a humanidade ainda tem muito que evoluir mesmo. Pra concluir, às vezes acho que eu seria uma das presas e torturadas no período de ditadura aqui no Brasil. Às vezes acho que sou covarde demais e que iria assistir a tudo quieta. Será? Acho que enquanto eu tiver a capacidade de me revoltar com essas coisas, não estou tão perdida... Emocionei-me com a história de Olga Benário Prestes e sinto pelo seu destino e o de tantas pessoas que foram sacrificadas para termos esse arremedo de democracia que há em nosso país. E fico na vã esperança de que a intolerância suma das nossas vidas, afinal, estamos em pleno século XXI, a gente tem que ter aprendido alguma coisa.

Obs: essa resenha foi feita totalmente “no calor do momento”. Mil perdões se cometi uma gafe ou escrevi alguma besteira. Vou me dar ao direito de não mexer mais nela, pois está transmitindo o exato sentimento que tenho ao concluir Olga e acredito que se alterá-la não conseguirei o mesmo resultado.

Silvio 09/07/2011

O melhor livro de Fernando Morais
Na minha opinião, Olga permanece como o melhor livro de Fernando Morais. Uma história de amor com uma narrativa de suspense, cujo pano de fundo envolve um dos momentos mais sóbrios da nossa história recente.

Josy.Stoque 14/04/2011

Adaptado para o cinema, Olga narra a trajetória revolucionária de uma mulher alemã que esteve no Brasil a fim de proteger o líder Luís Carlos Prestes da ditadura regente no país, à época da Segunda Guerra Mundial.
Prestes e Olga Benário tiveram um romance que teve como fruto uma filha, Anita. Porém, a história desta mulher termina em uma câmara de gás nos campos de concentração nazistas depois de dar à luz.
Fernando Morais é jornalista e escreveu com detalhes essa era sombria que nossa país e o mundo viveram. Com certeza, uma leitura que você não pode deixar de fazer.
newton16 21/09/2014minha estante
Josy, com todo o respeito, creio que você deveria ter colocado spoiler em seu comentário.

Aline 20/03/2017minha estante

Título: Olga
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras / 1994
Nº Páginas: 263

Sinopse: A historia de Olga Benário, judia e comunista, que foi companheira de Luis Carlos Prestes e acabou assassinada nos campos nazistas. Este é um livro que conta a vida e a morte, que fala da beleza e da ignomínia, um livro verdadeiramente inesquecível.
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou minha atenção foi ...
Os olhos azuis de Camila Morgado (atriz que interpreta Olga nos cinemas), são bem impactantes e expressam sofrimento.

O livro é sobre...
Como o próprio autor diz o livro relata fatos que aconteceram exatamente como estão descritos, retrata a vida de Olga Benario Prestes heroína dos anos 30, pouco reconhecida pelos brasileiros, foi esposa do Capitão Luiz Carlos Prestes conhecido como Cavaleiro da Esperança. Judia e comunista foi entregue a Hitler pelo governo Vargas.

Eu escolhi este livro porque...
Após assistir ao filme em 2004 não resisti e comprei o livro, comecei a ler, mas tive que interromper a leitura por causa do meu TCC, desde então ele ficou lá num cantinho, guardadinho, na minha estante. Como um dos principais objetivos do DL 2011 é resgatar os livros que temos e ainda não lemos claro que não pensei duas vezes, Olga seria o livro perfeito para o tema deste mês.

A leitura foi ...
Gostei muito da leitura, pois retrata bem o período histórico da década de 30 no Brasil e no mundo, assunto este que desperta o meu interesse, mas apesar de interessante o livro é muito triste, não tem um final feliz e os relatos de tortura me deixaram bem chocada. Após a leitura descobri que gosto muito de biografias e já estou até pensando em outras que gostaria de ler.

O trecho do livro que merece destaque ...
Trecho da última carta deixada por Olga minutos antes de ser levada para a câmara de gás da cidade alemã de Bernburg.

"Queridos:
Amanhã vou precisar de toda a minha força e de toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais caras que a minha própria vida. E por isso me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos ... Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chege. Mas, no entando, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijo-os pela última vez.
Olga."

A nota que dou para o livro:
Dou nota 5 para este livro.
5/5

Bit 28/02/2011

olga
Este livro relata a história de Olga Benario Prestes, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes. Olga foi entregue a Hitler pelo governo Vargas, quando estava grávida de sete meses e acabou assassinada nos campos nazistas.

Yas 26/02/2011

Interessante e emocionante...
Confesso que quando peguei o livro "Olga" para ler na biblioteca da minha escola, esperava um livro chato, tipo documentário, e que fosse mais uma aula de história do que um livro bom. Me enganei, embora tenha algumas partes meio chatas, no geral o livro é muito bom! E tudo é real, apresenta ainda fotos e documentos da época, o que torna a história ainda mais real. Olga era uma mulher incrível e guerreira, o livro é fiel a sua história, e tem várias partes bem fortes e que chega a dar uma raiva dentro da gente porque aconteceram mesmo, e é isso que te prende no livro. Recomendo para os que gostam de ler histórias verídicas e gostem de história. Gostei muito!

Larissa 05/02/2011minha estante
Eu vi o filme e ja' comprei o livro, especialmente pelo autor Fernando Morais. Preciso le-lo com urgencia! Excelente escolha.

kyt@ 06/02/2011minha estante
Estou doida p/ ler o livro e ver o filme. =]
Ótima dica e resenha!!
Bjos

Viquinha 09/02/2011minha estante
Histórias assim merecem ser contadas. Também vi o filme e vidas que se vão assim de forma tão injusta me deixam pesarosa. Ótima escolha!

Beijins

Robbie 18/02/2011minha estante
Adorei o livro pela personalidade da Olga, mas achei o tal Prestes um zé mané

Lucia Sousa 03/02/2011

Como eu pude esquecer de ter lido esse livro?Lembrei porque estava conversando com alguns amigos sobre ela e o livro foi citado.Inesquecível a rotina das mulheres prisioneiras dos campos de concentração,e o autor registrou algumas conversas,não acho que sejam verídicas,sei lá,ele não estava lá com elas,não é?
O livro fala dos ideais de seu grande amor,Luís Carlos Prestes,a rotina de serem fugitivos...mas também mostra a crueldade que cometiam por causa da dita Revolução.Matavam-se pessoas por não concordarem com as idéias reinantes,talvez com aquela velha desculpa:"Não se pode fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos"! Jamais vou esquecer o que fizeram com um casal de "traidores":os corpos apareceram dobrados em dois dentro de uma mala!

Rosana Maria 15/01/2011

Um otimo livro
Primeiro eu vi o filme e depois comprei o livro para saber mais sobre essa mulher maravilhosa.

Luis Netto 28/10/2010

Olga
Em “Olga”, o autor retrata a história de uma mulher batalhadora, Olga Benario Prestes, uma judia e esposa do Luis Carlos Prestes, que teria sido entregue aos nazistas, grupo dominado por Adolf Hitler, pela ditadura que exercia sobre o Brasil na época da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getulio Vargas. Este livro consegue transmitir tudo o que o povo judeu sofreu naquele momento, pelo fato de Hitler considerá-los uma sociedade inferior, e Olga é a protagonista desta triste e comovente história.

Ale 14/08/2010

Sufocante! ;]
Acho que se pode dividir o livro em dois temas, romance e documentário, um complementando o outro!
Um começo de leitura (ao menos pra mim) meio complicado nas primeiras partes, mas que logo engrena e se torna muito agradável, por parte do documentário conseguimos assimilar um pouco do que foi a revolução constitucionalista de 32 aqui no Brasil, e do que foi o maior massacre já presenciado pela humanidade até os dias de hoje, Hitler com sua mão estendida comandava suas marionetes já sem almas e sem vontades próprias, a dizimar, não só Judeus mas aqueles que não lê agradavam. No livro foi dada muita ênfase a Prestes, e eu até gostaria de comentar isso, mas eu precisaria me aprofundar na História do Brasil (pra não falar mais besteira do que já falo) rs...
O romance é bem tenro no decorrer da estória, e ganha força nas páginas finais com a distancia entre ambos, e como dizem a distância fortalece as paixões verdadeiras e sucumbi as demais.
Bom é mais um livro que vale a pena ser conferido de perto.!! ;]

Cintia 03/08/2010

Literatura verdade
Um dos perfis jornalísticos mais famosos e completos que existe. Fernando Morais nos transporta para a época e situação em que viveu a revolucionária. Nos irritamos com os ditadores através dos diálogos reproduzidos com tanta confiança pelo jornalista que não estava presente na época. Resultado de incansável e competente apuração.

Elis 29/07/2010

Uma leitura que nos deixa mais cientes dos fatos da época importante da vida de Olga Benario Prestes, sua luta pelo que acreditava, sua perspicácia, inteligência, fé nos ideais e obstinação a levaram a muito lugares.
Os seus companheiros da época também sofreram por demais, em algumas partes ondem descreveram a tortura imposta enquanto estavam presos ficamos paralizados, diante do que certas pessoas são capazes de fazer. A história dos verdadeiros comunistas mostra como eles eram unidos, já os que estavam em cima do muro ou trairam os ideias não merecem nem palavras, afinal muitos viveram horrores pra defende-los e aparecem os falsos e deletam tudo.
Olga não é qualquer mulher na história, ela é a mulher da história.

Uma leitura que merece ser lida, onde sofremos com os personagens e nos emocionamos com o otimismo de Olga. Uma pessoa que jamais será esquecida por quem conhecer sua vida.

Recomendadérrimo..............Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!!!!!