Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Syl 02/06/2010

Boa pesquisa
Boa pesquisa, mas deixa muitas lacunas e imprecisões históricas.

Douglas P Da Silva 01/06/2010

Recomendo !!
O Livro retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade.Recomendo também o filme

O filme é ótimo, aconselho que assistem, esse filme serve pra pessoas que não ligam para a vida, amei e espero assistir novamente.

Fábio Russo 11/05/2010

Vale a pena ler para conhecer um pouco da história sobre a ditadura e a época militar do Brasil.

Jonara 15/04/2010

Eu estava tentando entender melhor algumas coisas sobre o nazismo e comecei a ler alguns livros que falassem um pouco sobre isso.
Posso dizer que já me decepcionei logo no início, e a culpa é do Fernando Morais. Ele escreve logo no prefácio que tentou se ater aos fatos e a contar a história como ela se passou, sem idealizar ninguém. Pronto, já parto do princípio que ele vai idealizar. E creio que não me enganei. Ele pinta Luis Carlos Prestes com tintas de ouro, é o grande herói de todo o livro, sempre justo, sempre sábio. Olga é a heroína, claro. Mas eu esperava mais, muito mais. Achava que ela apareceria mais humana no livro, com mais detalhes e menos mito.
Não posso dizer que seja um mau livro. Pelo que o autor fala, houve realmente um grande trabalho de pesquisa, e a história corre razoavelmente. É claro que com um tema desses, é preciso mostrar muito do que era o Brasil e o mundo naquela época. Mas o título Olga, me fez esperar muito mais Olga do que o que recebi. Nunca tinha lido nada do Fernando Morais, e pela fama achei que ele escrevia biografias com a naturalidade do Ruy Castro, mas o estilo é totalmente diferente. De qualquer forma, valeu a pena ler. De brinde o livro me deu novas idéias de leitura. Entraram na minha lista Memórias do Carcere, do Graciliano Ramos, e Elza, a Garota, de Sérgio Rodrigues.

Leostuepp 05/04/2010

A história de uma vida
Esta é a história de uma vida interessante, pois apresenta um momento especial,principalmente para mim que estou escrevendo um livro sobre este momento histórico das décadas de 30 e 40 no Brasil e na Alemanha.
Fenando Morais consegue tratar de uma maneira bem detalhada a vida desta judia comunista.
Só me preocupa que esta leitura faça com que alguns leitores, com a preocupação natural de ter sido ela entregue pelo governo brasileiro a Hitler, acabem querendo canonizá-la; tenham claro que ela defendia uma causa, portanyto membro de um grupo que se fosse vitorioso, tomariam atitudes que provavelmente nós não gostaríamos.
Vale a leitura pela análise deste momento histórico tão importante e tão confuso para nós.

Hebson 11/03/2010

Olga
É um ótimo livro!Relata a História de uma brava mulher,que morreu pelo seus ideais,literalmente!É um exemplo de mulher:inteligente,tinha ideais,era justa e esforçada.
O livro se torna interessante também pelo fato de cobrir a história do Brasil,desde a "coluna prestes" até o estado novo,instaurado por Getúlio Vargas.
Por fim e a parte mais triste da historia,mostra o fim da brava vida de Olga Benário em um campo de concentração Alemão.
Leitura recomendada!

San... 27/01/2010

O livro nos fala de uma mulher de coragem, de fibra, de valores não negociáveis, de ideais firmemente defendidos. Para leitores mais jovens servirá, ainda, como estudo histórico da época da ditadura no Brasil. Para todas as idades, é um livro que vale a pena ser lido, uma história que vale a pena conhecer. Recomendo.
sonia 25/04/2013minha estante
Que figura forte! Gosto de livros históricos, de biografias, e esta mulher sabia bem o que queria aos 15 anos de idade! E não se deixava levar pelas babaquices femininas - nem por isso deixou de ser amada, de ser mulher e mãe.

Raquel Lima 26/12/2009

Não sei o porquê...
Mas não consegui terminar a leitura...e olha que comecei a ler há muito tempo, antes do filme, que também não terminei...Não tenho muito argumento, simplesmente, não me despertou. Apesar dos problemas vividos na época, fico em dúvida entre o quanto é romance e o quanto é realidade...E entre uma realidade romanceada, prefiro um romance puro. Não gosto do gênero jornalistico/romance.

Lilix / outrasbagatelas 23/12/2009

Antes mesmo de surgir a adaptação cinematográfica eu descobria essa mulher valente e a escrita poderosa de Fernando Morais.

Amanda Maia 13/12/2009

É maravilhoso ver o esforço, desempenho de uma pessoa por um ideal, uma ideologia, morrer por aquilo, sofrer pelos seus conceitos. Olga é um grande exemplo de força, dedicação e amor. Acompanhar toda sua trajetória pelo livro, é gratificante, mesmo tendo um final triste, confesso que me emocionei muito com esse livro.

Rodrigo 11/12/2009

Gente esse livro é o bicho!
Além de ser uma história venérica, digo verídica kkkkk...é uma boa oportunidade para se conhecer a história do país na época da ditadura militar, o regime, seus costumes e conseqüências para quem a desobedecia.
A história de Olga Benário é demais, ela foi até o fim com sua ideologia, mas infelizmente morreu na câmara de gás. Ah, tem o filme também, para os que não gostam de ler, que é fiel ao livro, mas quem puder leia o livro antes de ver o filme você vai entender melhor a história!

Luu~ 18/11/2009

:O amando

Márcio Tigre 29/10/2009

Li esse livro por causa do livro "O Homem que Matou o Getúlio Vargas".

Alexandre 19/09/2009

Excelente
Cativante, comovente, arrebatador.
Fernando Morais nos traz um retrato pungente da vida ímpar de Olga Benário.Todo o idealismo de uma mulher que lutou através das fronteiras por suas idéias e valores.
Espetacular.

BáCamargo 07/08/2009

OLGA...
Achei o começo do livro um tanto confuso, cheguei até a abandoná-lo uma vez, mas depois de um tempo decidi começar a leitura outra vez e fui até o final, com lágrimas nos olhos!
Ao ler este livro podemos perceber e até, quem sabe, nos envergonharmos diante de uma mulher tão corajosa por seus ideais. Quantas coisas absurdas vemos passar diante dos nossos olhos ( principalmente na política) e o que NÓS fizemos?...ABSOLUTAMENTE NADA!
Personalidades como Olga não devem ficar simplesmente na história, devem ficar como exemplos a serem seguidos.
Bruna 28/07/2011minha estante
Ler esse livro me fez, claro, admirar Olga por seus ideais e garra. Mas principalmente me trouxe um medo misturado com vergonha, da falta de pessoas assim diante dos problemas políticos atuais!

Andre 19/07/2018minha estante
Você é uma imbecil! ESSE LIVRO É UMA FRAUDE! Getúlio foi um herói, tinha que ter exterminado essa raça como pinochet fez. Vagabunda, judia e comunista que nunca morreu em câmaras de gás. Idiotas adoram acreditar em mentiras ou gente mau caráter mesmo, melhor dizendo.

Andréia 03/10/2018minha estante
André vc é muito retardado cara. Sinceramente respeite a opinião dos outros e enfie suas ofensas no cu mermão. Sua opinião não é única pra vc querer enfiar goela abaixo. Embora que se sua opinião for esse desserviço que vc postou aqui pode ser recolher a sua insignificancia tá.

Ludi 10/02/2020minha estante
Também assistir ao filme, é ao mesmo tempo muita coragem para uma mulher e também triste. Não sou de chorar por filmes dramáticos, mas esse derramou lágrimas dos meus olhos... recomendo que assistim

Margô 27/07/2020minha estante
Concordo com a BáCamargo sobre o conteúdo da obra. Porém, quando se questiona, "o que nós fizemos" e a resposta é "nada"...eu te garanto, que muitas mulheres e homens se envolveram na luta pela democracia e derrubada da Ditadura, tanto no Estado Novo, como na Ditadura Militar. Poderíamos ter mais pessoas na militância...mas os militares de estudantes, trabalhadores, artistas, etc , que foram às ruas no período da "Ditacuja"

Desculpa, BáCamargo,

Margô 27/07/2020minha estante
a digitação aqui neste espaço não permite correção, e pra acabar de acertar, antes de finalizar o texto, acionei o enviar
( sem querer) , então, onde lê-se militares de estudantes, seria "milhares"...rss.
E concluindo, se não fosse o comprometimento dessas pessoas, que perderam a vida, foram presas, exiladas, torturadas, e etc. não teríamos nos livrados dos militares e suas cruéis perseguições. Eu sou uma delas...