Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

leferraz 20/09/2022

Há muito tempo queria ler esse livro. Assisti ao filme anos atrás, e histórias da segunda guerra mundial me interessam muito.

Coisas horríveis foram feitas, monstruosidades contra inúmeras vidas e famílias.

Vale a pena a leitura, conhecer mais sobre a vida de Olga e Prestes.

Elis 31/08/2022

Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo
Não vou fazer uma resenha porque nem sei se consigo. O impacto da leitura desse livro é algo inenarrável. Eu já tinha conhecimento da vida de Olga, mas não com tantos detalhes. Quando mais nova sempre admirei a trajetória dela, após ter visto um filme que contava a sua história, mas na época não tinha tanto entendimento sobre o porquê ela se entregara tanto a uma luta, a ponto de perder sua vida pelo bem coletivo. Hoje tempos depois, já politizada, minha admiração vai ao triplo. Que mulher, que revolucionária! Imagino o orgulho que Anita Leocádia (sua filha) não tem dessa mãe e também do pai: Luiz Carlos Prestes, outro grande revolucionário! Finalizo com uma frase da última carta que ela escrevera antes de ser assassinada: "...preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue."

Endara 28/08/2022

História incrível e importante!
Escrita como romance, com dados,vasta documentação e detalhes que chocam e mostram como a época foi obscura.
A leitura toda foi fluída e tranquila,sem grandes dificuldades.
Ao final fiquei com a leve sensação de que foi relatado um pouco mais rápido do que toda a história, no momento em que Prestes foi solto pela anistia o relato me pareceu "corrido" e não entendi bem como se deu essa parte.
Porém vale demais a leitura pra vermos como a história afetou nosso país e para evitar que se repita !

guimasray 16/08/2022

A história da Olga vai muito além de suas bravas ideologias e lutas. Mostra também um Brasil manchado de injustiças e torturas. Muitas pessoas sofreram e levaram por anos os traumas. Olga foi brava até o último momento. Mesmo sabendo qual seria seu fim fiquei na expectativa de que ela tivesse conseguido escapar. Nem tudo são flores não é mesmo? Indico o livro pra quem busca saber mais sobre o nazismo e o facismo.

Pietra 15/08/2022

Completo em todos sentidos
Talvez para uma pessoa totalmente leiga esse livro pudesse ser tomado como um romance "histórico", tanto pela escrita de Fernando Morais (Apesar de não ser um livro fácil e rápido de ler, ele trata a biografia de forma simples como um romance. Acredito que isso acrescenta à obra uma totalidade em questão de público e acessibilidade), tanto pelos fatos peçonhentos. A história de Olga Benario que já é muito sabida não foi menosprezada ou indeferida neste livro, mas, de certa forma, complementada. Faz com que a admiração apenas cresça, até com os pequenos atos.

@umapaixaochamadalivrosblog 13/08/2022

Melhores do ano
Olá leitores,
Umas das melhores #biografia (s) que já li. Meu 9° #livrofavorito do ano. Muito bem escrito, detalhado, com vasta pesquisa do autor. Dramático, fluído e com uma protagonista incrível. Li o físico, indico à todos. À luta por justiça, liberdade, igualdade e amor de Olga é inspirador. Uma heroína que dá a vida à causa, que se entrega por inteiro. Sua força e coragem até o fim é comovente. Além de ser um importante documento histórico do nosso país e seus erros e fracassos. Difícil não se revoltar com os agentes do governo que cometiam atrocidades e enviaram uma mulher grávida para ser morta por Hitler e o nazismo. Suas cartas à Prestes e à sogra e os depoimentos de quem a conheceu só tornam Olga mais amada.

A obra fala sobre a vida de Olga Benário, alemã, judia e comunista, que se envolveu com Luís Carlos Prestes. Ela veio ao Brasil para proteger e lutar com ele pelos ideais comunistas. Acabou sendo presa e deportada grávida para a Alemanha pelo governo brasileiro, tendo como presidente Getúlio Vargas. Morreu numa câmara de gás de um campo de concentração em 1942. Sua filha, Anita foi resgatada pela avó paterna.

#olga #jornalismo #naoficcao #literaturabrasileira #nacional #lendolivros

Beijos e até mais.

Juh 24/07/2022

Tua, Olga
Certamente não é meu tipo de livro preferido ou que escolheria ler num dia normal. Eu achei o livro na estante de um terminal de ônibus (e com uma pequena carta datada de 2 de Fevereiro de 1990) e quase não peguei, mas resolvi o dar uma chance por que eu queria saber quem foi esta mulher que, ao mesmo tempo, tanto ouvi falar e nada sei.

A leitura é cheia dos detalhes, Fernando fez um ótimo trabalho de pesquisa, recheada de momentos da vida de Olga e tudo ao seu redor que eu nunca imaginei que seria assim, principalmente no cenário do Brasil.

Olga foi uma mulher espetacularmente forte e junto a tantos outros tentou fazer o que achava certo de uma forma excepcional, graças a ela muitos tiveram fé na vida com seus ensinamentos e modo de agir, sempre otimista mesmo nos piores momentos. Com certeza uma inspiração pro resto da minha vida.

Recomendo super pra você que nunca leu nada histórico relacionado ao Brasil, que apesar do foco ser em Olga e Carlos Prestes, não deixa de escancarar e detalhar como foi parte do Brasil e do mundo naquela época, totalmente cruel.

Ótima leitura, emocionante do começo ao fim e deixo aqui a frase final de Olga que muito me marcou:
"Preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue."

Pâmela 22/07/2022

Uma história que me comove...
Eu já tinha ouvido falar da figura heróica de Olga Benário Prestes, mas ler esse livro é saber de fato muito sobre alguém que compartilhava comigo alguns dos mais nobres ideais de mundo.
Uma estrangeira que se viu envolvida com nosso país através da missão de proteger Luiz Carlos Prestes em sua tentativa de trazer ao nosso país uma revolta contra o governo Vargas. Quando leio esses livros me pego pensando: que país seria esse? Nós teríamos nos tornado melhor do que somos hoje? Quando leio sobre figuras como Olga, gosto de acreditar que sim.
Uma mulher, comunista, combatente graduada com uma visão de mundo que pode nos fazer sonhar com uma sociedade melhor, ainda hoje quando quase não há espaço para sonhos.
Me emociona sua última carta a Prestes e sua filha quando já na Alemanha pressentindo suas últimas horas de vida ainda se mostra irredutível diante do terror da morte.
Nunca vou entender de onde surgiu todo esse ódio de pessoas como Olga. Nunca vou enter o fascismo. E JAMAIS vou entender como ideias assim continuam ganhando força ainda nos dias de hoje.

Bárbara 11/07/2022

Uma das melhores biografias que já li
Amante de biografias de grandes nomes da história - e grandes por bons motivos -, considero que o livro Olga, de Fernando Morais, é uma das melhores que já li. O autor apresenta de forma respeitosa a vida de uma mulher incrível, que lutou pela justiça e que, injustamente, foi tratada de forma tão cruel que somente a leitura do livro nos dá dimensão do quanto.

Sandro A.B. 20/06/2022

A história não é fácil, feliz ou justa.
Comprei ?Olga? num sebo em 2014, e passados alguns anos, em 2022, como meta leitura, finalmente li a obra de Fernando Morais.

A vida, ascensão e morte de Olga Benario Prestes envolve tantas camadas de fatos e história, que tornam o livro um retrato da história que merece ser lido.

A escrita, intercalando fatos, cartas e fotos deixam no leitor a certeza de que os fatos históricos narrados relevam que a história não é fácil, feliz ou justa.

Lrfatima 07/05/2022

Olga
Não conhecia essa história , confesso que me surpreendeu , gostei bastante da narrativa e de como os fatos foram apresentados

Alessandra384 04/05/2022

Para uma pessoa fascinada pela história é um presente concluir essa leitura.
Esse livro nos conta um pedaço importante da história não apenas nacional, mas também mundial. Mostra o quanto uma pessoa pode ser determinada para alcançar algo quando realmente acredita em seus ideais. E Olga foi realmente uma mulher assim.
Me emocionei muito com a última carta que ela escreveu para Prestes e sua filha, Anita.

shakur. 22/03/2022

Olga
Não tenho palavras para descrever o quão perfeito e impactante é esse livro.
Obviamente, o livro conta sobre a história de Olga Benario, uma jovem judia comunista que foi mandada para um campo de concentração. Não conhecia sobre a história dela então tudo era sempre algo muito chocante, fiquei fascinada pela coragem que ela teve (coragem que se persistiu nos seus últimos dias de vida) e a esperança, que assim como a coragem, esteve em seu coração.
O livro é muito importante para que as pessoas conheçam a sua história, conheçam como eram as torturas na era Vargas - não é algo tão prazeroso de se ver mas é algo interessante, interessante saber o quão cruel poderia ser.
Por fim, esse livro ainda há de inspirar muitas pessoas - assim como ele me inspirou.