Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Andrade 10/02/2017

Fantástico!
"Olga" conta como foi viver na segunda guerra mundial, onde ela sofreu por ser judia e comunista. Ela relata os anos angustiantes que precisou viver longe daqueles que a amavam.

Sil 13/01/2017

Livro real
Bem parecido com o filme, o livro retrata a história de Olga Benário.

Rafaela Rezende 01/08/2016

Forte, real!
Esse livro conseguiu minha atenção dedicada à ele por um mês, o tempo de leitura. Mesmo sendo curtinho, precisei de atenção para os nomes, em que eles se ligavam, qual sua participação naquilo ou isso, e tinha Olga, como mulher, como esposa e como mãe, sua história me emocionou. E tudo que ela passou, o quanto sofreu e pelos motivos disso tudo. Quem ela foi, é um exemplo para qualquer um e deve sempre ser eternizada por sua força.

Livro e Neblina 21/06/2016

[Livro]Olga
Olááá, pessoal!
como vocês devem saber, a cada mês temos o Desafio Literário, assim, o desse mês é resenhar um livro baseado em fatos reais.
Bem, não existem tantos livros assim. em geral eles são biografias, gêneros que não costumo ler. Mas a biografia que vou resenhar é bem bacana. quero dizer, é bem escrita, apesar da história ser triste.
A resenha é de Olga, da autoria de Fernando Moraes.

Se você lembra das aulas de História, Olga Benário foi uma judia alemã que lutou ao lado de Luís Carlos Prestes na Intentona Comunista na década de 30. Mas bem antes de conhecer Prestes, ela já era uma guerreira. exilou-se na antiga URSS após participar de uma ação paramilitar libertando seu antigo namorado. É na URSS que ela conhece Preste e recebe a missão de escoltá-lo de volta ao Brasil. Devido a falsas identidades, precisavam fingir serem casados, mas...Acabaram se gostando de verdade.
Então, voltam ao Brasil para tentar implantar o comunismo aqui, o que resultou na Intentona Comunista, e deu errado, claro. Ainda mais no auge do Estado Novo, período mais conservador de Getúlio, onde comunistas eram incansavelmente caçados. E eles foram caçados, seus parceiros de luta barbaramente torturados e por fim foram encontrados e presos.
Bem, quem lembra sabe do final dessa história. Quem não lembra, sugiro ler o livro, assistir ao filme e pesquisar rs
Apesar de ser triste, o livro retrata a vida de Olga, pelo menos da juventude a sua "volta" pra Alemanha de forma que parece que a acompanhamos. É narrado em terceira pessoa e na edição que li tinha algumas fotos. Olga foi uma mulher interessante de ser conhecer. Punha a cara a tapa e arriscava a vida para tentar mudar seu país para melhor, era independente, inteligente e acho que hoje em dia seria feminista. Será?

Bem, sua história e a história ade Carlos foram importantes para nossa história. A intentona Comunista, a Aliança Nacional Libertadora, Estado Novo, tudo influenciou o Brasil de hoje, a Alemanha naquela época influenciou a de hoje... enfim, fatos passados levam aos de hoje e o deles vale a pena conhecer.

site: http://www.livroeneblina.com/2016/04/olga.html

Samu 16/05/2016

Lindo!
A hist´ria é linda, comovente e encantadora, Morais consegue nos levar ao encontro da vida de Olga e a época em que tudo acontece. A leitura é facil, boa, organizada, com imagens muito interessantes que te situam muito bem. No entanto em alguns pontos o autor se pega divagando e tornando a leitura monótona.

Rafaela 06/04/2016

EMOCIONANTE
Esse livro é incrível, muito bem detalhado. Eu considero esse livro o mais triste que eu já li, primeiro, porque é uma história real, segundo, porque mostra que Olga era uma mulher comum, que amava, que queria fazer do mundo um lugar melhor.

HL Castro 01/02/2016

Fantástico
É um livro delicioso de ler. Muito bem escrito, de forma que a cada capítulo você quer saber o que vai acontecer.

Ainda dá uma perspectiva do tipo de coisa que acontecia em tempos de ditadura. Um relato de uma mulher corajosa e inteligente. Leitura obrigatória!

VdeVeruska 15/01/2016

Emocionante
Um livro que te prende do começo ao fim....você até pode não concordar com os ideais que ela acreditava....mas não tem como não se emocionar com a sua historia....
Olga Benario foi realmente uma grande mulher.
Amei conhecer mais sobre ela.

Mayara Marques 18/11/2015

Indico a leitura pra quem gosta de história!
Livro muito bem elaborado. O autor foca nos aspectos históricos de forma concisa o que não torna o livro cansativo.

Guy 21/09/2015

Um exemplo de liderança e perseverança na crença de seus ideais
Enquanto uma mulher lidera muitos homens fazem politicagem e criam neuras conforme é instituído mundialmente. Daí fanáticos e/ou carreiristas vão à caça de seres humanos de forma violenta e cruel simplesmente por acreditarem em outros princípios e idealismos

Raiele 15/06/2015

Olga
O livro conta a historia de uma mulher chamada Olga, que viveu durante o Nazismo, na Alemanha, comandado por Adolf Hitler. Olga não aceitava as ideias do nazismo e sempre que podia fazia missões com pessoas Comunistas e finalmente entra para o Comunismo, e começa a viajar pelo mundo fazendo missões, a primeira missão foi com Otto, que meses mais tarde foram preso, mas foram soltos por outros cumplices.
Olga começou um relacionamento com Otto, mais só depois ele percebeu que ela andava muito ocupada para ficar junto a ele, e então resolveu terminar de um jeito que ela não acreditava, inventando que estava com outra.
Mas meses depois, Olga vai fazer outra missão, agora com Luís Carlos Pestes- Brasileiro que era contra a ditadura, que também acontecia no Brasil, liderada por Getúlio Vargas. Durante a missão começaram um relacionamento e entraram no Brasil como noivos de lua de mel, e com nomes falsos. Vargas fica sabendo que Prestes esta no Brasil, e coloca seus soldados atrás dele. Durante um tempo os soldados consegue encontrar ele e o prende junto com a Olga.
Depois de meses Olga descobre que esta gravida, e é enganada e levada para a Alemanha e lá tem seu bebê, que o sexo é feminino e seu nome é Anitta. Depois que ela completa 6 anos, é tirada da mãe e entregue a avó paterna sem que Olga soubesse, ela pensa que a menina foi para um internato nazista depois fica sabendo , por cartas, e Prestes também fica sabendo da existência da criança.
Prestes recebe outra carta feita por Olga anos depois dizendo que ainda tem esperança de serem felizes junto com a filha. E tempos depois descobre que Olga foi morta.

Emanuel 13/06/2015

Olga

O livro conta a história de uma mulher alemã chamada Olga, que viveu durante o nazismo na Alemanha liderado por Adolf Hitler. Olga nunca se disse “nazista”, e sempre lutou para que essa ditadura acabasse, sempre era mandada para fazer missões secreta, para reunir pessoas para fazerem de várias, e toda tiveram dado certo recebeu cargo maior e recebeu mais outra missão, só que essa iria mudar sua vida.
Olga recebeu uma missão para ir ao Brasil, acompanhada de Prestes que fora expulso do Brasil, por fazerem manifestações.
Eles entram no Brasil com identidades falsas, e ao longo da viajem, os dois se apaixonam ao chegarem no Brasil Getúlio Vargas fica sabendo e manda seus soldados atrás dele, e em uma noite encontram prestes em um hotel com Olga descobre a gravidez e é mandada de volta para Alemanha enganada tem sua filha lá que logo lhe dá o nome de Anita, Anita é tirada da sua mãe com 6 anos por que ela não tem mais leite para amamenta-la. Olga pensa que a menina foi mandada para um orfanato nazista, mais a menina fica com a avo paterna dias depois Olga recebe uma carta de sua sogra e fica sabendo que sua filha esta salva com ela, e prestes também recebe uma menina chamada Anita mas dias depois recebe outra carta dizendo que amava muito e sua filha também, e conta e tudo que ocorreu com ela durante o tempo que passou na cadeira e conta que o fim estava próximo e descobre que Olga morreu.

José Ros 04/06/2015

Um relato ao mesmo tempo histórico e ao mesmo tempo romanceado. Ao ler Olga, do jornalista Fernando Morais, senti-me lendo um livro ágil, de ação, mas completamente ficcional e ao mesmo tempo inacreditável. Isso graças ao jeito que ele escreveu, próximo da ficção, mas sem mexer na realidade dos fatos. É difícil encontrar livros sobre fatos reais que não caiam na História nua e crua ou no relato jornalístico onde o jeito do autor impera aos personagens do livro. Esse é um desses livros difíceis.

Rosilene Lima 29/05/2015

Olga, Fernando Morais.
O livro conta a historia de uma mulher que viveu durante a segunda guerra mundial, seu nome era Olga , vivia na Alemanha que passava por um rigorosa ditadura comandada por Adolf Hitler e que chamava de nazismo. Olga era contra o nazismo e fazia parte de do comando comunista onde ela participava de varias missões em reuniões escondidas
e manifestações. Começou a fazer uma missão com Otto que também apoiava sua visão de ver o mundo, mais a missão deu errado Olga e Otto foram pegos e levados para a delegacia quando estava sendo presos jovens disfarçados de estudantes chegaram e fizeram os policiais de reféns e liberaram Olga e Otto, ele foram mediamente para aeroporto e compraram viagens para Moscou, Olga percebe que ela primeira vez estava em uma missa comunista. Olga recebe um cargo mais alto e fica muito ocupada e começa a namorar Otto. E com o tempo passa Otto percebe que Olga fica diferente e resolve terminar com ela e diz que esta se encontrando com outra mulher, e com o tempo passa Olga esquece de Otto e foca em sua missão que agora fizera com outro homem chamada Luis Carlos Prestes que era Brasileiro mais era totalmente contra a ditadura de acontecera lá também, e juntos eles viajam para muitos lugares ate chegar ao Brasil, conseguem entrar com identidades falsas e como marido e mulher, eles começam a te relações e Olga percebe que realmente gosta de Prestes. Getúlio fica sabendo que Prestes esta no Brasil manda o procura-lo. durante um bom tempo as manifestação e reuniões dão certo e as pessoas tomam consciência de lutarem contra a ditadura, mais Luis Carlos Prestes foi pego no seu apartamento com Olga e foram levados juntos para a delegacia e lá foram separados por ordem do delegado, poucos meses depois Olga descobre que esta gravida e quando ela esta prestes a dar a luz é levada para a Alemanha mais ela fica sabendo quando chega no aeroporto e vê a bandeira do nazismo no barco onde viajara e em sua maca , um bilhete é escrito para Hitler dizendo que Getúlio manda um presentinho para ele. Olga chega a Alemanha e em poucos dias a criança nasce e é uma menina chamada de Anitta, mais avisaram a ela quando seu leite acabar a criança seria levada para um orfanato nazista. quando a menina completa 6 anos Olga não tem mais leite suficiente para amamentar a menina e ela é levada dos braços de sua mãe mais ela fica sobre custodia de sua avo paterna , mais Olga só veio saber que Anita estava com a avó tempo depois , prestes também fica sabendo que Olga estava gravida e tinha dado a luz a uma menina chamada Anita por uma carta que sua mãe tinha mandado. Olga é levada pra prisão junto com as outras detentas e é todo dia espancada e torturada ate que chega um dia que ela escreve uma carta para prestes e Anitta. E quando Prestes recebe a carta descobre que Olga morreu, mais que nunca jamais iria esquecer ele por tudo que já fizera, ele sente muito em perder uma mulher muito especial e nunca iria esquece-la . Anos depois Prestes sai da prisão e foi viver com sua filha Anitta, mais a guerra já tinha acabado e mesmo preso e sendo torturado todos os dias fico satisfeito por Getúlio ter se suicidado e não ter chegado onde queria.