A Noite de São Bartolomeu

A Noite de São Bartolomeu Wera Krijanowskaia

Resenhas - A Noite de São Bartolomeu

Claire 21/08/2011

História
Para os amantes de história, principalmente, o livro é um baú de jóias. Retrata em minucias o comportamento da nobreza francesa do século XIV, da família real e seus palacianos, e da sociedade de modo geral.

Retrata a crueldade e a consciência daqueles que viveram essa noite tão fatídica, mas acima de tudo, mostra o desenrolar do destino, quando movido pela intervenção egoísta de uns sobre outros.

Os personagens são fascinantes e absolutamente reais. Conforme se descreve as emoções e atitudes dele, podemos quase vê-los próximos devido a clareza com que tudo é exposto. Eles vivem suas paixões ao limite, e não se deve esperar por um final coeso, porque o livro é a narrativa como que de um fato, em determinado tempo. Não há começo, meio e fim, no que se espera para a conclusão da aventura de cada um. Eles vivem, sofrem, crescem e desenvolvem-se no palco de suas próprias escolhas, muitas vezes sendo carrascos e vitimas uns dos outros.

Excelente leitura!

Celia.Rabelo 12/02/2015

Como não gostar dos livros do Conde Rochester? O livro conta a trama por trás de uma das noites mais tristes da França, a "Noite de São Bartolomeu". Páginas intrigantes de amor e ódio, repletas de história. Indico para quem tem curiosidade, paixão ou necessidade em entender como e porque aconteceu.
nina 14/03/2017minha estante
horrivel , mas bem real.

Rojard 28/12/2021

Esta foi uma leitura sensacional. Recomendo a todos que curtem histórias cheias de plot twists. A noite de São Bartolomeu propriamente dita é só o início das dores.

Tainá Dash 26/08/2020

Tentando achar o espiritismo
Comprei o livro em um estande de literatura espírita na Bienal do Livro de 2019 e até agora não achei a parte do espiritismo.
Também muito me incomodou como os povos ciganos são descritos de forma preconceituosa.
A noite de São Bartolomeu me interessa enquanto evento para entender o que um dia tão pesado e fatídico gerou como karma e como relações em outras encarnações ou no plano espiritual, a fofoca da nobreza da França de 1500 eu não me importo.
Num geral, em alguns momentos a história prende, mas vai de nenhum lugar a lugar nenhum.

Lucas 19/10/2013

A Noite de São Bartolomeu
Ocorreu em Paris, França no ano de 1572 nos dias 23 e 34 de agosto. A Corte Real francesa-católica, organizou e executou um massacre contra os huguenotes (termo que designa quem ou aquele que segue a doutrina Protestante).
Durante à noite, muitos nobres, aproveitaram-se para eliminar contatos ou rivais, sendo ou não protestantes.
O número de mortos variam entre 2.000 e 70.000. O morticínio foi realizado em doze cidades.
Nesta incrível obra, Rochester irá relatar os acontecimentos anteriores e posteriores a Noite macabra.
Por meio de uma narrativa instigante e precisa, a história será centrada em personagens principais como: Diana, René, Briand, Lourença, D'Armi, etc.
Por meio de fofocas, brigas mortais, casamentos decisivos, damas importantes e outros, o autor nos dará a oportunidade de descobrir como foi organizada e realizada a carnificina que decidiu o destino, "em nome de Deus", dos miseráveis cristãos.

Minha opinião

O mais perfeito livro de história que já li! De todos os livros que relatam algum acontecimento histórico, esse é o melhor! Recomendo a todos e garanto que por meio desta esplêndida obra, os leitores obterão conhecimento e uma leitura extremamente prazerosa!

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/09/a-noite-de-sao-bartolomeu-wera.html

Marcelo 11/12/2013

o pior livro que ja li na minha vida
Foram 376 paginas de tortura mas consegui chegar ate o final. O livro é horrivel, superficial ao extremo. parece que foi escrito por qualquer um......acho q nao tem nada de mediunidade nisto e se tem o espirito é um pessimo escritor.
LIXO MIL VEZES LIXO!!!

Jonas 01/09/2020

Rochester nos cativa mais uma vez com esse romance histórico. Leitura agradável e envolvente.

Bano 30/05/2023

Manipulações em nome da fé
O livro "A Noite de São Bartolomeu" escrito por J. W. Rochester retrata um cotidiano repleto de intrigas, fofocas, delações e traições que culminaram em um dos eventos mais infames da história: o massacre da Noite de São Bartolomeu.

A trama se desenrola em torno do casamento entre Henrique de Navarra, um protestante, e Margarida de Valois, filha de Catarina de Médicis, rainha-mãe e católica fervorosa. Esse casamento, aparentemente destinado a unir duas facções religiosas em conflito, é, na verdade, usado como uma isca para atrair os protestantes, também conhecidos como huguenotes, para uma armadilha mortal.

A obra de Rochester revela o fanatismo bárbaro que permeou esse período conturbado da história. A trama expõe os bastidores dos jogos de poder da corte francesa, onde a religião era usada como uma ferramenta para manipulação e controle. Intrigas e traições são tecidas habilmente pelos personagens, levando a eventos sangrentos e trágicos.

A Noite de São Bartolomeu ocorreu em 24 de agosto de 1572, em Paris, e resultou na morte de milhares de huguenotes. Através da narrativa de Rochester, somos levados a testemunhar o horror e a brutalidade desse evento, bem como as motivações obscuras que levaram à sua execução.

Além de explorar o contexto histórico e os eventos reais da Noite de São Bartolomeu, o livro também mergulha nas emoções e dilemas dos personagens envolvidos. Rochester retrata os sentimentos de amor, ódio, medo e desespero que permearam aqueles dias sombrios, criando uma atmosfera intensa e angustiante.

"A Noite de São Bartolomeu" é uma obra que nos faz refletir sobre os extremos a que o fanatismo religioso pode levar. Ao retratar as intrincadas teias de mentiras, traições e jogos políticos, o autor nos alerta para os perigos da intolerância e da manipulação em nome da fé.

Com sua narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro de J. W. Rochester nos transporta para um dos períodos mais sombrios da história europeia, revelando os segredos ocultos por trás da Noite de São Bartolomeu e nos convidando a refletir sobre as consequências devastadoras do fanatismo cego.