A Expedição Kon-Tiki

A Expedição Kon-Tiki Thor Heyerdahl

Resenhas - A Expedição Kon-Tiki

Luiz 17/10/2020

Parece até ficção
Essa é uma história incrível que surgiu do nada na minha vida. Difícil de acreditar que conseguiram juntar um número de pessoas para uma viagem que tinha tudo para dar errado. Acho que só mesmo em uma época pós guerra mundial, com pessoas que já passaram por muito sufoco e se viciaram em uma condição deste tipo.
Bom. Esse livro é muito bom pela história incrível e capacidade de te colocar no cenário.

Rafael.Silveira 31/10/2021

Kon-Tiki
Para quem gosta de aventuras, é uma obra deliciosa de se ler. É daqueles livros que da vontade de terminar em "uma sentada só". Essa obra inspirou o filme homônimo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013. Thor Heyerdahl e seus cinco companheiros embarcam em uma expedição, a fim de provar uma teoria escrita por Thor Heyerdahl, que os povos antigos das américas, haviam se deslocados para as ilhas do pacifico, em balsas. A historia e narrativa dessa viagem são simplesmente incríveis. Junto com "A incrível viagem de Shackleton" acredito que sejam meus dois livros favoritos de aventuras reais.

Karina 23/01/2010

Tenho a versão original, "The Kon-tiki expedition", com capa e edição diferentes desta. É um dos melhores livros de aventuras que já li.
Josi 27/11/2012minha estante
Realmente expedição Kon-tiki é uma aventura e tanta, as historias dos peixes voadores, da construcao da jangada, tudo muito bom! E a idéia da expedição, estou querendo ler o Rapa-nuí!

Cavitchas 01/03/2014minha estante
Realmente uma grande aventura, Thor descreveu tão bem sua experiência que repassa ao leitor as belezas e os percalços em alto mar, muito bom esse livro!

Natalia 13/05/2014

A Expedição Kont-Tiki
O livro conta a história do etnógrafo norueguês, Thor Heyerdal, que em 1947 reuniu mais cinco tripulantes e partiu do Peru até a Polinésia à bordo de uma jangada para provar sua teoria de que a Polinésia havia sido habitada por povos vindos da América do Sul e não da Ásia como se acreditava antes.

Em homenagem ao deus Inca do Sol, Thor e seus amigos batizaram a jangada de Kon-Tiki e partiram pela expedição que durou 101 dias pelo Pacífico partindo do Peru, enfrentando tubarões, tempestades e se divertindo com peixes voadores e dourados.

A expedição Kon-Tiki é uma história muito interessante e legal para quem gosta de aventura. O legal do livro é que tem bastantes fotos tiradas durante a expedição, apesar disso achei a maneira como o livro foi escrito um pouco cansativa, com o autor insistindo muito em detalhes e fazendo rodeios durante a história.

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/02/25/3o-livro-do-ano-a-expedicao-kon-tiki/

Hadassah Sorvillo 14/01/2016

A EXPEDIÇÃO KON-TIKI – THOR HEYERDAHL
O mar sempre foi motivo de admiração, temor e curiosidade. Um território cheio de mistério que desafiou milhares de pessoas e que ainda é hoje é fonte de fascínio. A Expedição de Kon-Tiki de Thor Heyerdahl é mais do que uma história de aventura, ou uma prova do planejamento e da determinação do homem em busca de conhecimento, ela representa um marco da ousadia humana.
Tudo começou com a pergunta de como os povos antigos se locomoviam pelo globo conquistando ilhas e terras distantes. Contra o preconceito e a descrença nas primeiras civilizações, Thor Heyerdahl concebeu a tese de que navegadores pré-hispânicos provenientes da América do Sul teriam atingido a Polinésia numa jangada. A tese não foi muito bem aceita pela sociedade científica da época e precisava ser comprovada de maneira prática, então Heyerdahl decidi reproduzir uma jangada baseada em documentos antigos e cruzar o Pacífico à bordo de uma embarcação milenar! Uma grande loucura aos olhos dos descrentes, mas para os tripulantes da Kon-Tiki uma grande oportunidade de testar suas forças, viver uma aventura e provar a teoria. Com uma narrativa empolgante e cheia de surpresas, A Expedição Kon-Tiki envolve o leitor com os mistérios de civilizações passadas e as dificuldades de cruzar o maior oceano da Terra num barco feito com materiais simples, como toras unidas com cordas rudimentares. Para quem gosta de aventura esse é um livro e tanto! Heyerdahl manteve um diário durante toda a viagem e o livro é o fruto desses escritos. Então imagine, é algo bem real e detalhista. No livro acompanhamos desde o começo da ideia, a tese, a construção da barca, a escolha da tripulação, todos os problemas e descobertas no decorrer da expedição. É muito bom! Indico a leitura para pessoas que curtem aventura, natureza, ciência e o mar. Essa grande aventura inspirou muitas outras expedições que se seguiram na segunda metade do século XX, tornando-se um clássico das explorações modernas. A obra não cativa apenas as pessoas que vivem em contato direto com o mar e que o exploram, mas vem ao encontro do sonho de cada um de nós: o de transformar em realidade um projeto desafiador. É uma injeção de coragem para que busquemos o desconhecido, para que desbravemos o mundo e a nós mesmos. Só se conquista grandes coisas quando há a coragem de colocar o pé para fora de casa e arriscar.

site: http://vuou.com.br/a-expedicao-kon-tiki-thor-heyerdahl/#more-4623
Hernani 08/11/2018minha estante
vale destacar que o filme de mesmo nome é feito como o mesmo cuidado e esmero. recomendo muuuito.

Candice 23/08/2020

Kon-Tiki para todos
Uma leitura fluida e divertida, mesmo nos momentos mais tensos da travessia. Fiquei impressionada com a capacidade do Thor em narrar os meandros da expedição. Ele tem uma simplicidade e sabedoria que resulta num escritor bastante competente. Dá impressão de um cara agradável, com certo humor que me agrada.

Toda a expedição só foi possível dada a obstinação do Thor (ou talvez uma inconsequente teimosia que, por sorte, deu certo). Ele tinha uma certeza e um afinco que são inspiradores. Sem falar na riqueza cultural que o livro traz. Fiquei meio chocada com a prática equatoriana de vender cabeças humanas em miniatura - em que tiram todo o cérebro e colocam areia...

A preparação da viagem também é envolvente. A busca pelas toras é muito bem descrita, você se pega torcendo pra que dê certo. (Eles precisam das toras de qualquer jeito pra fazer a jangada em tempo hábil, então se embrenham no mato - com a ajuda de um cara que dirige um jipe - em meio às chuvas torrenciais).

Seria legal saber mais sobre os outros 5 tripulantes da jangada. :)

Henrique Bittencourt 06/04/2022

O que muitos estudiosos criticaram
antes como ultrajante é atualmente reconhecido como forma legítima
de pesquisa sob o nome de
"arqueologia experimental", da qual Heyer-
dahl pode ser considerado pioneiro.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2022

A Expedição Kon-Tiki é o título do livro do pesquisador e navegador norueguês Thor Heyerdahl, publicado originalmente em 1948, e cujo nome remete ao barco Kon-Tiki, no qual realizou a aventura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788503011532