Cozinha Confidencial

Cozinha Confidencial Anthony Bourdain

Resenhas - Cozinha Confidencial

Cris Paiva 09/07/2009

O Tony não poupa ninguém, nem a si mesmo no livro. Ele mesmo se descreve como um drogadinho de m***, tentando se livrar da heroína e cheirando carreiras de cocaína entre uma refeição e outra. Não sabia que o mundo da culinária era tão barra pesada assim. Aprendi palavrões que nem sabia que existia, em varias línguas, inclusive. A narrativa do Tony é debochada e leve, uma delicia de ler. Pena que o livro traumatiza... Fiquei horrorizada com uma descrição que ele faz de uma cozinha chique em NY. Gentem!!!!! Vou fugir de lugar chique, de agora em diante só como no quilo!!!! Kkkkkk"

Felipe 12/12/2012

Interessante mas não excepiconal
Tony Bourdain é conhecido pelos telespectadores do Discovery Channel por seu programa ‘Sem reservas’ onde viaja mostrando locais e comidas de uma maneira sarcástica e divertida. Antes de ser astro de televisão, no entanto, Bourdain deu duro no ramo de restaurantes até se estabelecer na renomada Brasserie Les Halles em Nova York. O livro conta a sua trajetória desde quando viajou com a família para a França quando era criança a bordo do Queen Mary até chegar a chef de um dos mais respeitados restaurantes de Nova York. Para quem nunca ouviu falar do livro, ele talvez seja um bela descoberta, mas para quem a fama do livro chegou antes, talvez fique um pouco decepcionado.
A prosa de Bourdain não é tão irônica e sarcástica quando seu programa de televisão, esta é a primeira decepção. O livro não é uma desmistificação do glamour dos restaurantes como a fama do livro sugere. Para quem não domina o francês muitas vezes não consegue entender sobre que tipo de comida o autor está falando. O livro foi escrito pensando no público de Nova York, e isto é bem latente na obra, pois descreve uma realidade bem local (apesar de algumas passagens por Tóquio e litoral americano). Além disto, fala do mundo dos restaurantes caros, onde uma refeição para dois não sai por menos de R$ 200,00, locais que muitos de nós não costumamos frequentar por razões óbvias, não é o livro sobre restaurantes, mas sobre um tipo específico de restaurantes. Por vezes parece se tornar um livro de receitas, outras uma sessão de análise, e outras uma descrição anatômica de um trabalhador braçal. Enfim, são muitos os pontos que decepcionam o leitor a qual a fama do livro chegou antes dele.
Porém, existem pontos que são deliciosos. Como a descrição de quem de fato trabalha nas cozinhas dos grandes restaurantes que são em grande parte os emigrantes latinos. Conta como este tipo de estabelecimento, apesar de seus altos preços, tenta enganar os clientes. A descrição de como é difícil administrar uma cozinha deste tipo, que envolve muitas coisas além de gerências de pessoas que devem trabalhar em equipe. Mas o grande destaque fica por conta de como este tipo de trabalho atrai os ‘marginalizados’, que como conta o autor, são em grande parte viciados em algum tipo de droga, como ele próprio confessa em relação a maconha e cocaína.
O livro é bom, mas parece que sua fama o tornou uma referência cult que de fato ele não merecia. Merecia ser lido, mas a sua idolatria não parece se justificar a um leitor brasileiro.

Jumpin J. Flash 18/01/2010

Duas estrelinhas e já está bom!
Embora tenha alguns trechos bem interessantes, achei que esse livro tende à chatice. Num dos capítulos, por exemplo, o autor tenta mostrar o quão complicado é seu trabalho, e para isso descreve exaustivamente todas as tarefas e todos os problemas que um chefe de cozinha tem que resolver num único dia... uma leitura bem aborrecida.

Contudo o livro é bom na parte que descreve a importância de cada função numa cozinha de alto nível. Trata-se, enfim, de um bom passatempo, mas na minha opinião a avaliação do livro está superestimada aqui no Skoob!

Cah 15/07/2011

Tradução ridiculamente ruim. Adoraria ler em inglês este livro.
Davi.Rezende 10/06/2018minha estante
compra na amazon

Dose Literária 20/02/2013

bem bacana e te prende do início ao fim
Trata-se de um retrato quase auto biográfico de Tony, se não fosse por trechos que eu considerei um pouco exagerados demais e acabei tendo como ficção. Tudo bem, se ele lesse minha humilde resenha ia no mínimo mandar eu ir "me foder"...então não ligo a mínima para isso. rs
É um livro muito legal, muito divertido e ligeiramente assustador. Ele é muito aberto ao retratar algumas coisas podres por detrás dos restaurantes cheios de estrelas que vemos por aí. Mas também é bem humorado ao tratar de si mesmo (no começo do livro) como um neófito cheio de arrogância, boas intenções e nada de experiência. Pois bem...passou o tempo e a arrogância - pelo notado - foi a única que ficou.
Alguns trechos são desnecessários ao meu ver. Por exemplo, quando ele faz questão demais de se colocar como um ex junkie, cheirador de marca maior...
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/02/cozinha-confidencial-anthony-bourdain.html

Rachel 02/06/2013

Instigante
Irônico e com grande senso de humor. Anthony Bourdain narra de maneira muito vívida e crua a sua trajetória num ramo que ele mesmo definiu ser lugar para desajustados. Apaixonante.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

Com doses iguais de perspicácia e maldade, o chef de cuisine e romancista faz o impensável: conta todos os segredos dos restaurantes, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Como contraponto, doses generosas de escândalo autobiográfico, em meio a drogas variadas e uma animada atividade sexual.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535902023

Everton 16/02/2023

A ideia básica de Cozinha Confidencial é: cozinheiro é tudo 🤬 #$%!& -louca, a vida na cozinha é pior que a vida de boia-fria no sertão de Pernambuco e manter um restaurante, é difícil. É assim que o autor resume suas experiências. Ele começa contando como despertou seu paladar em uma viagem à França em que comeu sopa fria e mariscos crus. Eu sou meio fresco pra maioria das coisas e já teria parado por aí, mas bem, esse não é um livro sobre as minhas aventuras gastronômicas (até porque se fosse, teria umas dez páginas apenas). E a partir daí, desgarrou-se de sua família para ser um jovem cocainômano, maconheiro e alcóolatra numa cidade do litoral, onde arrumou um emprego de lavador de pratos para se manter. E seguem capítulos sobre a sua formação, os restaurantes em que trabalhou, seu envolvimento com a máfia e as grandes lições da cozinha que tirou da própria experiência.