Os Orixás na Umbanda e no Candomblé

Os Orixás na Umbanda e no Candomblé Diamantino Fernandes Trindade...

Resenhas - Os Orixás na Umbanda e no Candomblé

Omo Felipe de oxalá 19/01/2024

Cada coisa é uma coisa
Aqui fica claro que o sincretismo é coisa de homem branco católico de 1500, não mudou muita coisa.
No livro ele explica orixa por orixá, qual é seu correspondente católico e o porquê disso.

A umbanda não tem quase nada com a África, a umbanda é completamente BRASILEIRA. Onde tem seu panteão único, e seus dogmas.
Porém o livro tenta fazer uma relação que não existe entre o culto yorubá dos orixás com os patrões e ritos brasileiro.
Cada coisa é uma coisa, mesmo sabendo que Ogum não tem nada haver com são Jorge, por uma questão de facilidade social, e também de tempo isso aconteceu, mas devemos nos purificar, devemos ser brasileiros, nem romanos nem nigerianos, SOMOS BRASILEIROS.

Ecoo um canto forte
Na senzala
Ecoo um canto forte
Na senzala
Negro canta nego dança
Liberdade faz valer

Adorei. As almas

Julião 30/07/2022

Essa associação goela abaixo dos orixás aos santos católicos e a comparação de suas histórias para justificar é me incomodam bastante

Guting 15/07/2015

Vale como Introdução.
Este livro serve como uma boa introdução para quem quer saber sobre a religião que se chama Umbanda. Bem interessante.