Harry e Seus Fãs

Harry e Seus Fãs Melissa Anelli

Resenhas - Harry e Seus Fãs

Enne 25/06/2012

Um livro um pouco cansativo no começo, repetitivo e com uma autora com certa autoridade (se é que posso falar dessa forma) ao extremo. Mas um livro que me encantou quando chegou nos seus momentos finais, e me fez lembrar porque mesmo eu tinha comprado para ler, porque estava lendo, e o porque do titulo, me fez querer viver todos os melhores anos da minha vida outra vez. Harry Potter não foi simplesmente o eleito ou o melhor apanhador, melhor pai, mas sim um bom amigo, daqueles que eu pude contar quando eu mais precisei e aquele que eu vou poder contar para o resto da minha vida. E como a própria Melissa fala no último paragrafo ao ver uma menina lendo Harry Potter e a Pedra Filosofal no trem. "Ah, eu invejo você, pensei, mas estava sorrindo por ela. Ela estava apenas começando."

Mariana 13/06/2012

A história por trás da história.
A obra escrita por Melissa Anelli narra como a série de livros Harry Potter afetou drasticamente a vida da autora e de tantas outras pessoas ao redor de todo o mundo. Entremeando as experiências pessoais de Melissa com fatos sobre a produção, edição e publicação dos livros, além, é claro, de diversos eventos ocorridos entre o fandom, a narrativa é bem conduzida (desconsiderando-se alguns erros de tradução um tanto incômodos) e faz um retrato perfeito do frenesi que assolou os quatro cantos do planeta.
Sendo eu uma fã mais do que declarada do mundo imaginado por J.K. Rowling, deixei-me levar pelas sensações que acompanhavam o lançamento de cada livro da série. Lembrei-me da expectativa crescente pelo desenrolar do enredo, das noites perdidas para que pudesse avançar na leitura (sempre escondida da minha mãe, como se estivesse fazendo algo muito errado, para depois descobrir que ela também estava a devorar cada vírgula escrita por Jo), das inúmeras teorias elaboradas de forma cuidadosa para a solução dos mistérios e da surpresa ao descobrir que estavam completamente equivocadas... Foi maravilhoso ver a minha fascinação (ou obsessão, segundo alguns amigos) refletida não só em Melissa, mas em milhares e milhares de pessoas, que se mobilizavam da maneira que podiam para mergulhar cada vez mais fundo no universo de Harry.
Toda a agitação online causada pelos fãs da série não eram de meu conhecimento e me surpreendi ao saber das transformações ocorridas nos mais diversos setores devido ao lançamento dos livros: diverti-me ao descobrir a existência do wizard rock, gênero musical dedicado inteiramente aos personagens da saga; emocionei-me com os relatos da vida de Jo e fiquei embasbacada com o poder da Internet de unir os fãs e tornar ainda mais intensa a troca de experiências, ao mesmo tempo em que a própria série ajudava na expansão desse meio de comunicação tão fundamental nos dias atuais.
Houve trechos em que eu mal podia esperar para alcançar a página seguinte (principalmente aqueles que continham algum comentário de J.K. sobre a sua obra ou o capítulo dedicado a maior ativista anti-Potter). Contudo, o livro se mostrou maçante em algumas ocasiões, seja pela extensão enorme dos capítulos, seja pela gigantesca quantidade de nomes e pessoas e ambientes descritos em um mesmo momento. A riqueza de detalhes, números e relatos tornou-se contrária à intenção de deixar o livro o mais informativo possível, fazendo com que fosse mais difícil de assimilar todas as informações que nos são dadas. Precisei de diversas pausas para inspirar profundamente e reler parágrafos inteiros.
O livro é recomendável àqueles que têm paciência e real interesse em conhecer todos os desdobramentos do incontestável sucesso de Harry Potter. Leiam com atenção, ponham-se no lugar de Melissa e desfrutem de todas as suas experiências gloriosas como dona de um dos web sites mais reconhecidos pelo fandom potteriano. No mínimo, uma intensa sensação de nostalgia invadirá a todos os que acompanham dedicadamente a série e, antes que percebam, já estarão retirando seus exemplares de HP da estante, prontos para mergulhar mais uma vez no universo que conquistou tantos corações.
Paula 14/06/2012minha estante
Mari, você se expressa de forma concisa e impecável. Acho que fiquei mais entretida com a sua escrita do que com a resenha em si. Sobre o livro, eu esperava essa avaliação. A verdade é que a gente se empolga com tudo e qualquer coisa relacionada a Harry Potter e por isso nos frustramos muitas vezes ao ver que o livro não alcançou nossas expectativas. Enfim...
ótima resenha, sou sua fã já :)

Lê. 12/05/2012

Harry e seus fãs. (Harry, a History)
Quase onze anos após o lançamento do primeiro livro da série Harry Potter, escrita pela geniosa J.K. Rowling, os bastidores do fenômeno são revelados pela jornalista e fã, Melissa Anelli, que descreve com detalhes a trajetória da saga do bruxo que conquistou o mundo.
Eu sempre fui muito fã de Harry Potter, e no ano passado, como presente de aniversário eu pedi a coleção de todos os livros da série. Minha irmã mais velha me deu os livros e junto com eles outro, com o título de ‘’Harry e seus fãs’’, que me despertou bastante curiosidade.
O livro, com prefácio da própria J.K. Rowling, foi escrito por Melissa Anelli, grande fã de Harry Potter e administradora do fansite ‘’ The Leaky Cauldron’’. Melissa escreve no livro todos os detalhes dos bastidores da série, as reações dos fãs a cada livro lançado e fatos inéditos do mundo Potter. O livro conta o nascimento de tudo, quando Rowling decide escrever sobre a história do bruxo e os desafios que ela passou para publica-la, até o fim, quando os fãs se depararam chorando porque a tal história tinha acabado.
Enfim, eu como grande fã de Harry Potter, me vi chorando em algumas páginas do livro, relembrando vários momentos da saga.
‘’Harry e seus fãs’’ é um livro que preenche todas as suas expectativas sobre o tal, e eu com certeza o recomendo.

Mais em: http://bookosfera.blogspot.com.br

Thays 17/04/2012

Eu vivi Harry Potter. Leio Harry Potter desde os 7 anos e hoje tenho 19 já, foi minha primeira série, minha primeira loucura pra devorar um livro pra saber o final. Eu reli cada Harry Potter a procura de mais detalhes, coisas que não tinha lido da primeira vez. Participei de comunidades do Orkut (na época que bombava), era dona de algumas, moderadora de outras e uma fã incondicional. Mas eu segui um ciclo. Quando li o 7 livro foi como me despedir de um amigo que eu gostava muito e que não veria por muito tempo. Meu fanatismo acabou. Até que comecei a ler Harry e seus fãs - Melissa Anelli. Eu revivi cada momento a espera dos livros conforme lia este. Melissa me levou de volta à expectativa do lançamento do Harry 5,6 e 7. É um livro altamente recomendável pra quem foi, é e sempre será um Pottermaníaco

a-trovoada 27/03/2012

Se você era/é/ou sempre será fã de Harry Potter, você simplesmente vai AMAR esse livro. Conta a história do meu Daniel, da JK e dos fãs, conta tudo, detalhe por detalhe! Desde o primeiro livro, até o último filme. Conta curiosidades, mostra cartas, tem história, fala. É extraordinário. Devorei esse livro em um dia.

Liliana 29/02/2012

Harry e seus fãs
Para uma temática tão importante como a relação entre uma obra que dominou o mundo e seus fãs - muitos deles aterrorizantes - a narrativa foi fraca e muitos pontos deixaram a desejar.
Para quem esperava uma história emocionante, de congelar as veias, vai ter uma decepção... Melissa Anelli pode ter sido uma grande fã de Harry Potter, mas sua escrita não inspira quase nada.

Silvio 07/01/2012

Que me perdoem os que gostaram desse livro, mas eu achei uma desgraça! Ainda bem que ganhei de brinde da "Seleções".
É só uma biografia de uma fanática, desocupada, que não conseguiu grandes coisas na profissão. Tenta se promover às custas da escritora mais famosa do mundo atual; diz, inclusive, que a Joanne recusou-se a ser entrevistada pela Oprah e lhe concedeu várias entrevistas, deu-lhe uma bela joia de presente. Admitindo-se que seja verdade, por que ela não citou NADA das entrevistas? Isto, sim, tornaria o livro bom e muito interessante. Sites, fóruns, shippers, fan-fics e o diabo a quatro onde se discutem (e até brigam) sobre com quem Hermione vai ficar, se Helga escravizou os Elfos, e outras baboseiras desse tipo podem servir como diversão para quem participa. Escrever um livro sobre isso é um absurdo!
Thais 08/01/2012minha estante
Silvio, entando sua opinião e concordo em parte com ela, mas acho que a intenção da autora não era escrever um livro-entrevista ou uma enciclopédia, penso que ela escreveu o livro para reviver um pouquinho da ansiedade de fã, da espera na fila pelos livros e filmes até as briguinhas idiotas.
Quanto as entrevistas, se não me engano, estão todas na internet.

Dani 04/01/2012

Emocionante
Estou muito grata por ter lido esse livro. Pude reviver emoções que havia esquecido. Como o que senti ao terminar de ler 'Relíquias da Morte', o último capítulo da série que ocupa o 1º lugar no meu coração. Confesso que houveram até lágrimas por minha parte, que não tenho amigos próximos que demonstrem a mesma paixão pela história do Harry que eu. Ler um livro de alguém tão ou muito mais apaixonado do que eu alegrou meu coração, e os relatos da Melissa sobre multidões reunidas em torno de todos os acontecimentos ligado à série me fez perceber que eu não estou sozinha nesse sentimento positivo, e fez também com que eu me sentisse incluída em uma família gigante.
Recomendo a leitura a todos os apaixonados pelo Harry Potter.

Aimêe 10/12/2011

Encantador!
A primeira coisa que tenho a dizer sobre esse livro é que ele é APAIXONANTE! Estou completamente encantada com ele! *-* Um livro muito bem escrito e que TODO fã de Harry Potter deveria ler. Ele me fez reviver vários momentos como fã, sentir muita inveja da Melissa em alguns momentos e levou a conhecer muitos lugares sobre da saga que eu tinha muita curiosidade em saber mais, como os Harry and the Potters e os Anti-Harry! Excelente, SUPER RECOMENDADO!

Dani 05/01/2012minha estante
Nossa, pensamentos IDÊNTICOS! rs. Só quem é fã mesmo que entende o sentimento.

Aimêe 05/01/2012minha estante
hehehehe, é verdade Dani. só os fãs são capazes de entender, mas é um excelente livro, muito bem escrito e tudo mais.

Nat 03/12/2011

Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contado por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centena de milhares de pessoas. Na obra, entre outras façanhas, a autora conseguiu uma longa entrevista com a criadora (J. K. Rowling) do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. O livro traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J. K. Rowling. A jovem fã Harry Potter descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor ao personagem.
A leitura foi maravilhosa. O livro é exatamente o que está na sinopse: “Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contado por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centena de milhares de pessoas.” Melissa escreve exatamente o que todo fã gostaria de expressar no papel. Adorei saber mais sobre Harry and the Potters (uma banda de rock inspirada na série), adorei saber o s bastidores de vários eventos criados por fãs e de cada premier dos filmes, gostei de saber como o Leaky Cauldron (um site sobre Harry Potter muito famoso) funcionava, amei quando ela relata que teve a incrível sorte de conhecer alguns autores e principalmente fiquei felicíssima (e morrendo de inveja também) quando li sobre ela conhecendo JKR e quando a autora quis conceder a ela as entrevistas que Melissa descreve no livro. Quer dizer, Melissa já havia falado com a agente de Rowling pedindo uma chance de entrevistá-la. E o que ela recebeu de resposta foi, às vésperas do lançamento de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a própria Jo ligando pra ela perguntando se Melissa poderia ir a Edimburgo entrevistá-la. Morri aqui mesmo. Eu praticamente parei nessa parte do livro pra saborear cada instante que ela descreve do encontro com a autora e me imaginei no lugar dela (como eu queria isso). Antes eu ia ler esse livro primeiro, mas depois pensei em ler por último.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/12/harry-e-seus-fas-de-melissa-anelli-dl.html

João Pedro 30/09/2011

Muito melhor do que eu pensei
"Harry e seus fãs" foi um livro daqueles que comecei a ler da maneira mais despretensiosa possível e terminei por reverenciar desde a primeira letra grafada nele até o último ponto da última folha - quiçá até o último ponto da orelha traseira. E convenhamos que, quando um livro pega você de surpresa, mostrando-se irrefutavelmente superior ao nível que você havia classificado, não há nada melhor para um apreciador de livros.

Melissa Anelli, autora do livro, é também administradora do website de fãs da série Harry Potter, o Leaky Cauldron (Caldeirão Furado, local bastante conhecido na série literária). Ela relata todas as experiências de sua vida desde que um bruxinho de 11 anos, cabelo desgrenhado e óculos redondo apareceu em sua vida. Melissa relata realmente MUITA coisa em apenas um livro: a vida de J.K. Rowling desde que tivera a ideia para o livro, a luta para conseguir publicá-lo, o grau em que o livro, aos poucos, passa a ser um fenômeno em vendas - sem falar no contraste que era uma obra para crianças falando sobre um mundo de magia, quando o mercado editorial não dava a mínima para temas dessa estirpe. Além disso, Melissa revela o incrível mundo dos fãs fervorosamente devotados à série Harry Potter, suas implicações por todo o mundo e para sua vida. É praticamente impossível, para um Potterhead, não se identificar com Melissa e seus amigos quando o tão temido e, ao mesmo tempo, aguardado momento do lançamento do último livro se aproximava.

Sem dúvidas, Melissa Anelli conseguiu me deixar mais nostálgico do que já fico quando lembro de quando comecei a ficar cada vez mais vidrado em Harry Potter. - Principalmente quando ela resolve falar do universo das Fanfics. Só posso concluir que ela é uma garota de muita sorte, porque conhecer J.K. Rowling é algo incrível, conversar com ela mais de uma vez é magnifíco, mas - ATENÇÃO, PODE HAVER UM SPOILER SOBRE O LIVRO AQUI - ser acordada com um telefonema da própria J.K. é simplesmente indescritível!

Portanto, se você está relutante em ler o livro por ser uma obra que fala de outra obra, não fique. Principalmente se você for um Potterhead há pelo menos mais de cinco ou seis anos. O livro faz você reviver diversos momentos, e, acredito, pode fazer até os mais sensíveis chorarem - não que tenha sido o meu caso, cof cof.

Yuri Hollanda 14/08/2011

"Harry e seus fãs" - Obra de arte para qualquer fã.
"Harry e seus fãs" é de uma profundidade tão extrema, que emociona.
Melissa Anelli consegue nos prender até o fim, fazendo-nos identificar com ela.
Para um fã, "Harry e seus fãs" é muito mais que um livro.
É o retrato de todas as nossas emoções, todos os nossos conflitos, todas as ansiedades, desesperos, alegrias e tristezas que passamos com a série.
Com "Harry e Seus Fãs" nós, os verdadeiros fãs, temos a certeza de que nosso amor está muito além do que imaginávamos, que o amor que temos a Harry Potter alcança o mundo, fronteiras inimagináveis. E lendo esse livro, nós temos a certeza como nunca antes tivemos, que Harry Potter é muito mais que uma simples história. Harry Potter é tudo. O que move nossas vidas, e a ideia e a certeza de que tudo irá acabar, não é completa quando se ama incondicionalmente.

Camille 11/08/2011

Eu, a princípio, não queria ler esse livro. O ganhei numa promoção que teve no submarino com o DVD da primeira parte de Relíquias da Morte e o livro – por R$5,00 e sem frete. Ambos vieram em perfeito estado, só para completar. E, quem gosta de ler, basta ter um livro em mãos para começar a passar os olhos e, quem sabe, se interessar. Foi isso que aconteceu comigo e este livro.

Se você não gosta de Harry Potter é praticamente certo que você não vá gostar do livro. Entretanto, se gosta e, principalmente, se o acompanha desde 2000 / 2001 (como eu) não vai resistir reviver cada momento. Melissa Anelli é, claro, fã da série e como tantos outros não sabia o que fazer quando finalmente o fim chegasse. Ao contrário de alguns, ela faz parte de um site que era voltado somente para Harry Potter e tem contato até mesmo com a editora responsável pelos livros. Imagine o quanto ela teve que se controlar para não forçá-la a contar cada pedacinho quando faltavam apenas cinco meses para o último livro ser lançado. Imagine uma ligação às cinco (!) da manhã a acordando avisando da notícia mais emocionante e entristecedora: o fim da saga com data marcada.

Entretanto, ao contrário do que parece, o livro não conta o que aconteceu só com ela durante tantos anos de paixão pelo bruxo que sobreviveu à você-sabe-quem – que agora já está morto mesmo e vamos chamá-lo de Voldemort sem medo. O livro conta desde o princípio, quando J.K. Rowling era uma mãe solteira num trem criando toda a história do que viria a ser Harry Potter.

É ótimo poder relembrar, através do livro, de como Harry saiu de um papel com erros de português ("Jo" Rowling – como a chamam no livro – que me perdoe por relembrar isso) e se tornou numa história de absoluto sucesso e que permanecerá na história por barrar recordes. Seja de tempo na lista de mais vendidos, seja na inovação, seja em qualquer outra coisa.

Mais ainda, é gostoso relembrar da época na qual as fanfics eram famosas e atualizadas diariamente. É emocionante ver a url do site fanfiction.net e todas as horas que fiquei lá acompanhando histórias aleatórias dos personagens da saga. Relembrar de fatos como quando a Warner resolveu que alguns sites deveriam ser moderados e a confusão que isso veio a causar – alguém mais se lembra das cartas que eles enviaram para todo o mundo?

É impossível não gostar apenas pelas memórias que o livro traz. Não foi um, dois anos de Harry Potter. Foram mais de sete. E ter como relembrar cada pedacinho dele, como surgiu, como cresceu, como se desenvolveu, até o seu fim – que pela primeira vez me fez estar em um cinema onde não havia duas pessoas que não choravam. É relembrar de um fenômeno que deixou sua marca e vai ser impossível de esquecer. Um livro que, definitivamente, vale a pena ser lido. Garanto que as memórias valerão a pena. Só fiquem com um lencinho ao lado, para garantir não molhar o livro.