O Gaúcho

O Gaúcho José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Gaúcho

Felipe1503 18/03/2024

Se você quer ler algo um pouco diferente como os romances de Machado de Assis que se passam no Rio de Janeiro. Então esse livro de José de Alencar pode ser uma opção.

Letícia 24/05/2023

O gaúcho
Esse livro é escrito de uma forma mais poética, não me agradou nem um pouco a história, achei sem graça. É aquele tipo de livro que dá vontade de dormir. Sei que é da época a forma de escrita, mas é muito detalhista (não do jeito bom) o que confunde bastante, demorei um pouco para descobrir o que estava acontecendo.
Não recomendo, mas vale a experiência de um clássico brasileiro.

Guilherme Felipe Agapto 31/07/2022

UM BOM ROMANCE HISTÓRICO DE JOSÉ DE ALENCAR
Na primeira parte, trata da relação do gaúcho com o cavalo, que é de amizade e companheirismo. Na segunda, o Manuel Canho e a luta contra o rival, por sua vida e pela sua amada Catita. É uma trama cheia de reviravoltas, sangue e muito enfrentamento num contexto de guerras e traições que tornam o romance emocionante. Não é um romance genial, segue uma fórmula de enredo, mas três estrelas pela linguagem elaborada e pelo sucesso do autor, um dos maiores autores do romantismo.

Betânia 05/05/2022

O gaúcho
Um romance misturado com suspense, aventura, muita história e política. Com uma linguagem rica em expressões regionais do sul do país, o autor descreve bem o personagem principal, Manuel Canho, suas tradições gaúchas, a paixão aos cavalos e o desenrolar de sua história de vida entre sofrimento e amor.

clara 15/01/2022

Cavalos, mulher e tiros
"Quando criança só pensava em ser bandido
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu". Esse livro com certeza foi base da música "Faroeste Caboclo" do Legião urbana gente é mt parecido kskkkks

Kami 14/10/2021

Um dos clássicos regionalistas brasileiros, retrata a vida de Manuel Canho, o típico gaúcho que vive nos pampas. Canho é descrito como valente e amante de cavalos, que não troca nenhum deles por nada. O livro é dividido em 4 partes, as 2 primeiras achei meio "paradas", acredito que por causa da introdução dos modos de vida no pampa e as características do personagem. A última parte foi a que mais gostei de ler, a reviravolta após Canho "perder-se" em si mesmo e devorado pelo amor que sentia por Catita. A ligação dele com os cavalos é espetacularmente retratado, foram as partes que mais amei ler e dava pra sentir as emoções que os animais sentiam.

nalu 04/10/2021

Resenha: O Gaúcho.
Mais um dos livros que eu li para a escola. Eu me senti melhor do que lendo Iracema. A escrita é um pouco melhor e a história também.

Todavia ainda é o tipo de leitura que eu não tenho costume então encontro bastante dificuldades de compreensão.

Daniel Nunes 20/02/2021

"Livre, ao relento, Pobre, sem luxo, N?asa do vento Vive o gaúcho."
um romance de José de Alencar que retrata a sua visão do povo sulino, o gaúcho.

Marcos Nandi 15/02/2021

Lírico e trágico
A história se passa antes da revolução farroupilha. A guerra está pronta a ser declarada com a demissão de Bento Gonçalves do exército imperial. Enquanto esperamos a eclosão da guerra, conhecemos a história de Manuel Canho que buscava vingança pela morte de seu pai. Evento que o deixou casmurro e arredio com todos.

Além dessa vingança, a escrita quase lírica, mostra a relação do gaúcho com o pampa e com os animais. Uma coisa quase simbiótica, entre o Manuel e a Morena e o Juca, seus cavalos.

O final é surpreendentemente trágico e imprevisível. Vale a leitura.

Nat 10/11/2020

Pernambucano narrando histórias do gaúcho nos pampas! É legal, mas prefiro o Verissimo falando sobre isso

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Henrique Fendrich 29/10/2020

É impressionante que o José de Alencar tenha escrito tudo isso sem pisar no Rio Grande do Sul. Eu estava em uma época de fascínio pela cultura gaúcha e a leitura desse livro tinha como objetivo aprender um pouco mais sobre ela. Lembro de ter gostado.

Alyne.Queiroz 12/07/2020

Leitura de um fim de semana
O livro conta a história de Manuel Canho, um gaúcho da região dos pampas que perdeu seu pai ainda criança e se fecha emocionalmente para os humanos, todos os sentimentos agora vão ser dedicados aos cavalos, e é com esses bichos que se desenvolve as aventuras de Canho em plena revolução farroupilha onde ele vai fazer parte ao lado do seu padrinho Bento Gonçalves, no meio disso ele conhece a Catita que vai conquistar e partir seu coração e o final é trágico.
Acompanhando as aventuras do personagem principal o autor vai nos mostrando detalhes da região e do povo tão peculiar