Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

Julia 22/05/2022

Nunca chorei tanto
A história é sobre um garoto de 11 anos com câncer e conta coisas cotidianas de sua vida e também sobre como é e como ele se sente sobre o tratamento ou como eles chamam droga. O livro é ótimo e os personagens são profundos a leitura é um tanto corrida e tem bastante gatilhos o final do livro é bem triste mas é muito lindo e nos faz refletir sobre a vida. Enfim é isso oque eu achei minha experiência com o livro foi ótima, mas cada leitor tem sua experiência. Nota 5.0

highlady. 25/09/2023

Sam
Sinceramente eu não gostei do livro, personagens depressivos, tristes e chatos, o melhor amigo dele acaba morrendo no meio do livro por causa do câncer, embora ele com 13 anos tome bebidas alcoólicas, ele fumava e fazia tudo ao contrário ruim. Ele mesmo morreu do nada e eu odiei.

jhonataas 09/07/2020

"Não tem sentido ter desejos se a gente pelo menos não tentar realizá-los"

Que livro perfeito!! Apesar de ser uma história de uma criança com leucemia, a maneira como a autora escreveu foi de uma leveza tão grande, e ao mesmo tempo tão tocante. Logo nas primeiras páginas eu já me senti envolvido com o Sam, partilhando das mesmas emoções que ele. O livro também traz muitas reflexões sobre as perguntas que o personagem faz. Amei!!

Kimberly F. 17/04/2010

"Como viver eternamente" é, sem dúvida nenhuma, um grande livro. E, como diz na contra capa, produzido por uma inexperiente escritora de apenas 23 anos. Porém, se encaixa nos lugares de maior valor, junto com os clássicos, pela verrosimilhança em que nele foi usada. Conta a trajetória difícil de um menino comum de onze anos, que é portador de leucemia e que já fez vários tratamentos, sem nunca encontrar a cura. Vive à base de remédios e sofre vários tipos de restrição, devido à sua frágil saúde. Ele têm um melhor amigo que também é portador de câncer, Félix, e que o abandona bem no meio da história. Porém ele tem um papel superimportante na vida de Sam; o encoraja a seguir em frente, buscando realizar seus desejos mais impossíveis. Apesar da tristeza que sente quando perde o amigo, não desiste de escrever e pôr em prática o restante de coisas que ele deseja fazer antes de morrer. Algumas, ele já havia feito, em companhia de seu amigo, mas faltavam as mais difíceis. Chorei muito, durante as últimas páginas. É angustiante esses dias finais do Sam; a cada noite que chega, sem saber se irá acordar no dia seguinte... É lindo ver também que no fim ele vai estabelecendo mais ligação com a sua família, entrando num elo forte que o ajudou a suportar todas as dores físicas e perturbações.

Recomendo!

Ramirez 07/09/2020

Nem sempre uma boa história acaba com final feliz.

Triste e real, mas ao mesmo tempo te deixa um quentinho no coração.

Adriano 29/08/2013

Muito Marcante
Há tempos que procuro Como Viver Eternamente para ler e não o encontrava com preço em conta para comprar. Recentemente, descobri uma cópia dele na biblioteca de meu colégio, no entanto, conseguir achá-lo foi uma tarefa difícil.. Até que num momento despretensioso, eis que uma amiga achou e eu comecei ler na segunda feira mesmo, dia 26.08.

Assim que iniciei a narrativa fui transportado para a vida de Sam, um menino de 11 anos, sonhador, com uma mente brilhante, cheio de objetivos que está acometido com leucemia em estado terminal. Ele e seu melhor amigo Felix, também com câncer contribuíram para a construção de uma narrativa intensa, simples e "gostosa" de se ler.

O livro acompanha a vida deles, seus diálogos, medos, brincadeiras, reflexões, e "coisas para se fazer antes de morrer", como:

- Descer a escada rolante de subir, ou subir a escada rolante de descer.
- Quebrar muitos recordes mundiais.
- Pilotar um dirigível.
- Ver um fantasma.
- Ser adolescente...

Todas essas coisas, unidos a escrita sensível da autora tornou a obra muito marcante. Mesclando capítulos rápidos, figuras, listas e reflexões é evidenciado também o sofrimento causado na família quando se tem uma pessoa com câncer em estado terminal em casa. Mostra o que os pais são capazes de fazer para conseguir tirar um sorriso dos filho.

A história narrada por Sam, nos apresenta um menino consciente do seu estado terminal e sobre a tênue linha entre a vida e a morte. Para ele, morrer não é o grande problema. De forma geral, a história é contada por Sam até o momento de sua morte, como forma de mostrar o que se passa na cabeça de uma criança sabendo que irá morrer a qualquer momento.

"Este é meu livro. Iniciado em 7 de janeiro e terminado em 12 de abril. É uma coletânea de listas, histórias, fotos, perguntas e fatos. É também a minha história. [...] Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. "

Confesso que me emocionei em diversas partes, principalmente quando surgiam reflexões, chamadas de Perguntas que ninguém responde, tais como:

*Como você sabe que morreu?
*Morrer dói?
*Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?
*Por que as pessoas tem de morrer?
*Para onde vamos quando morremos?

Para quem gosta de livros com essa temática, esse livro é perfeito.
Uma das melhores leituras de 2013 *-*
Espero que tenham gostado da resenha!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/08/resenha-como-viver-eternamente-sally.html
Gu 13/11/2013minha estante
Lindo livro e perfeita resenha!

AmadoThriller 24/03/2022

O livro é bem bonitinho, nos faz pensar e questionar algumas coisas com as perguntas feitas por Sam. Apesar da história em geral do Sam e de seu amigo Félix serem tristes, não achei o livro melancólico nem depressivo, posso dizer até que dei risada em vários momentos em que o Félix aprontava.

_olivermih 05/09/2021

Sonhando
O livro fala sobre um garoto chamado Sam que possuí leucemia, no decorrer da história ele começa a refletir sobre algumas questões sobre a morte, a partir do seu ponto de vista e das pessoas ao redor. É um livro de fácil leitura, bem estruturado e com bons personagens, recomendo.

Su 30/08/2010

Você tem sonhos?Realize-os, pois você pode tudo, tudo!!!
O que falar desse livro??
Que ele me fez chorar copiosamente, que eu ainda estou digerindo tudo que li e aprendi com ele.
Li o livro em algumas horas, e devo admitir que nas primeiras páginas fiquei me perguntando: "Porque estou lendo este livro?".
Mas de repente, foi como se uma compota se abrisse, o livro é de uma sensibilidade extrema, tem uma narrativa leve, gostoso de ler, mas nem por isso é menos real e cruel, um livro que realmente tem um mensagem a passar.
Um livro lindíssimo, que pelo menos em mim, plantou uma semente, e sei que vai ecoar por muito tempo.

thaivstheuniverse 05/06/2020

Fofo e triste
Apesar de ser um livro simples, é muito fofinho e é impossível não se encantar pelo personagem e pelo jeito de ver o mundo!

carol 13/09/2020

Livro de uma sensibilidade imensa, eu gostei muito da leitura!

Anderson Alves 29/08/2020

Sem palavras
Não tenho como descrever como um livro tão simples é ao mesmo tempo tão profundo, vai tratar do tema muito sensível que é a morte e como cumpri essa função perfeitamente, realmente estou sem palavras para descrever como mexeu comigo.

Nath 18/03/2021

bom livro
gostei bastante do livro, foi muito bom para passar o tempo, mas acabei não me apegando tanto à história.

Lavs 11/04/2022

Uma leitura simples porém profunda!
Estava procurando uma leiturinha rápida de fim de semana e li esse por indicação na internet. Eu amo livros na visão de crianças/adolescentes e com esse não foi diferente. Ver o mundo e a situação através dos olhos do personagens deixou o coração quentinho. Uma leitura simples porém profunda. Indico!
Também não conhecia a autora, a escrita é deliciosa! Muito bom!
*Li no KU