O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Natieli Wenzel 20/01/2024

Clássico a frente do seu tempo
Ainda estou me acostumando com a leitura de clássicos, então foi um pouco difícil pra mim, devido a escrita antiga e formal.

A história em si é boa e retrata perfeitamente a relação de dinheiro x mentiras x amores. Gatsby é mais uma prova de que você pode estar rodeado de pessoas, mas ainda estará sozinho.

Fiquei triste pelo final. Mas vale a pena a leitura!

Jef 20/01/2024

O ?AMERICAN DREAM? É AQUI
O grande Gatsby, obra de F. Scott Fitzgerald é uma viagem através do ideário estadunidense American Dream, ou ?Sonho americano?. Aqui vê-se a elite estadunidense no seu dia a dia, assim como a busca pela ascensão social pelos menos privilegiados. A história gira em torno de Gatsby, um homem extremamente rico, mas que ninguém sabe como ele conseguiu tal proeza. Diante da sua riqueza, é óbvio que ao seu redor iriam se aproximar pessoas que estavam ali não porque o conheciam ou eram seus amigos, mas apenas por ele ser um homem rico. Porém, Gatsby não está preocupado com isso, ele quer apenas reconquistar uma pessoa do passado e reconstruir sua história.

Thais645 20/01/2024

O grande Gatsby
O livro vai retratar a hipocrisia da elite, e a diferenciação de ?ricos por nascimento? e ?novos ricos?. O livro leve, Gostoso de ser ler algumas partes chega a ser cômicas. Contudo não interfere na análise crítica da obra. Fala sobre manipulação e status, facilmente possível fazer um paralelo com a exposição das redes sociais vale a pena a leitura.

Ana Ceci 20/01/2024

Um clássico surpreendente!
Aqui, acompanhamos a trama pelos olhos de Nick Carraway, que se muda para uma casa vizinha a de Jay Gatsby, conhecido por ostentar luxo e riqueza. A questão é que Gatsby pode ser milionário, mas carrega um grande segredo com ele. Ao longo da história, descobrimos sua obsessão por Daisy Buchanan, seu antigo amor desde a I Guerra Mundial.

Não falarei mais nada para evitar spoilers, mas apesar de certa linearidade na narrativa, acontecimentos e chocantes vão se desenrolando e conhecemos mais da personalidade dos personagens e suas ambições. Vale lembrar que a história retrata a sociedade americana dos anos 1920, a era do jazz, em que o materialismo e o deslumbramento com o poder estavam em alta. O que fiquei me questionando o tempo todo foi: até que ponto as pessoas são capazes de ir para satisfazer seus desejos pessoais?

Em poucas páginas, Fitzgerald cria uma história cheia de nuances sobre essa sociedade poderosa, mas extremamente frágil, que pode ruir a qualquer momento! Será que todo o dinheiro do mundo compensa uma vida de segredos e trapaças? Só lendo para descobrir e se inteirar da vibe dos anos 20, um ponto que gostei muito!

Outro aspecto legal dessa edição da @tordesilhaslivros são os conteúdos extras: o prefácio original à edição de 1934, a cronologia dos fatos vividos e das obras publicadas por Fitzgerald e as cartas enviadas por ele ao seu editor. Para mim, essa parte foi totalmente incrível! Fiquei imersa no processo de criação da história, nos medos, angústias e realizações do autor!

Enfim, é um livro curtinho, mas com acontecimentos e personagens marcantes!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Gabriella440 20/01/2024

Gatsby é o retrato da sociedade americana da época.
Em plena lei seca, todos bebem.
Entre traições, aparências e o desejo de ser notado, no fundo só uma coisa importa, que é o dinheiro.
O dinheiro que faria ser digno de se casar com alguém, ou de poder acabar com vidas sem se preocupar com as consequências.

Aline Bento 19/01/2024

Adorei
Escutei pela Audible, adorei muito. A história é rápida e envolvente, passa voando. Adorei tudo na escrita.

bels 19/01/2024

Um conto do Oeste americano
O Grande Gatsby está para Long Island como Mrs. Dalloway está para Londres. Fitzgerald faz de sua história um confessionário do que é a relação de classe na Nova York dos anos 20. É uma sátira melancólica sobre o fracasso do "sonho americano", que hoje duvidamos ter passado de uma mera propaganda.

100 anos depois de seu lançamento, o livro se mostra de compreensão mais complexa por termos hoje mais críticas do que o autor se propôs a construir. Por exemplo, hoje não concordo com sua posição sobre a aristocracia posta na personagem Daisy, apesar de não sentir simpatia pela personagem, por causa das noções de gênero que nos rodeiam hoje. Podemos realmente considerar a hipocrisia aristocrática na figura de uma mulher que também está em posição de opressão?

Pensando nisso, faz muito sentido a fala de Daisy a Nick sobre a sua filha no momento que ela nasceu: "E espero que ela seja uma tola; é a melhor coisa que uma garota pode ser nesse mundo... uma belíssima tola".

Allan.Franck 19/01/2024

Decadência de uma era
Um dos maiores livros da literatura norte-americana, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é um livro interessante. Apesar de ter sido escrito a quase um século atrás, continua com temáticas atuais. Sob o relato do narrador Nick Carraway temos um vislumbre da sociedade americana da década de 1920, regrada às artes, ao jazz, à modernidade e também aos excessos. Observamos um núcleo de jovens ricos e envoltos em festas extravagantes, egoísmo, traições, cigarros e bebidas, tudo aquilo que gerou o famoso "American Way of Life". Nessa conjuntura, os sonhos ainda são possíveis, apesar do dinheiro não poder comprar tudo o que se deseja. Bem familiar ao que a nossa sociedade ocidental assimilou ao passar dos anos. O autor desenvolve uma crítica na opinião que se desenvolveu nas pessoas desta terra de oportunidades em que tudo era possível e comprado com o trabalho, não obstante, a decadência desta sociedade. Algumas passagens são cheias de simbolismo, como a do outdoor dos óculos gigantes, que observam os erros desta sociedade. Sobre a leitura, um clássico agradável e fácil de ler.

gylleebooks 18/01/2024

Decepcionante.
"O grande Gatsby" foi meu primeiro contato com F. Scott Fitzgerald, sua escrita é impressionante e de fácil compreensão, mas o livro em si não é nada além de raso. O livro e o filme são extremamente bem elogiados pela crítica e público geral, o que me fez mergulhar em altas expectativas, infelizmente acabou sendo decepcionante. Não posso negar que os personagens são interessantes e o drama da história consegue prender os leitores, mas o número de coisas boas nessa obra é baixo.

Amanda Albuquerque 18/01/2024

Meu primeiro Fitzgerald
Um clássico da literatura norte-americana numa tradução fantástica de Vanessa Barbara. Sobre a edição da penguim, muitos elogios, exceto pela introdução super longa e cheia de spoilers que, logicamente, deixei para ler no final de tudo e achei um tanto chata.

Aqui encontramos um narrador secundário que, particularmente, achei completamente sem carisma. Me incomoda que ele fale mais sobre si do que sobre o personagem principal, Gatsby. Terminei o livro com a sensação de que tenho mais suposições do que certezas sobre Gatsby e Daisy, passei a leitura inteira me perguntando que tipo de pessoas eles são e não consegui descobrir. Me pareceu uma escrita, por vezes, superficial. Mas pode ser apenas uma impressão pessoal.

É um livro que não me arrependo de ler, porém, não teria mudado nada da minha vida se não tivesse lido. Acho que isso resume tudo.
trizisreading 20/01/2024minha estante
bom saber, quando eu for ler vou pular a introdução também

Claritta 18/01/2024

Muito bom!
Esse livro me surpreendeu em como sua leitura é fácil, os clássicos costumam ter uma escrita difícil de ler e muitas vezes intediante,porém esse tem uma escrita muito fluída e simples, além de uma história instigante que te faz refletir sobre a relação da sociedade com o dinheiro e a ostentação.

bia 16/01/2024

Uau...
Eu não tinha expectativa nenhuma com esse livro e verdadeiramente não sabia o que esperar, mesmo tendo visto a adaptação com o Leonardo DiCaprio. Eu entendo o Gatsby ao mesmo tempo que o acho meio doido e não suporto a Daisy mesmo entendendo ela. Estes são personagens perfeitamente imperfeitos e o Nick se tornou meu narrador personagem favorito, apesar de desconfiar dele o tempo todo. Sobre a escrita: IMPECÁVEL. Estou obcecada pelo jeito descritivo mas nada chato de Fitzgerald.

lucca 15/01/2024

Nossa f. scott você é bom

quotes:

? Sempre que tiver vontade de criticar alguém ? ele disse ?, lembre-se de que ninguém teve as oportunidades que você teve.

Abster-se de julgamentos é questão de esperança infinita.

Eu lhe dei as indicações. E, conforme ia caminhando, não me senti mais solitário. Eu era um guia, um pioneiro, um autêntico colonizador. Ele havia casualmente me conferido o status de morador da região.

?Veja, não pense que a minha opinião sobre esse assunto é definitiva?, ele parecia dizer, ?só porque sou mais forte e másculo do que você.?

? Vocês também costumam esperar o dia mais longo do ano e, quando ele chega, acabam esquecendo? Eu costumo esperar o dia mais longo do ano e, quando ele chega, acabo esquecendo

[...], e da sensação de querer olhar diretamente para todo mundo, e ainda assim evitar todos os olhares.

? Espero que ela seja uma grande tonta: é o melhor que uma garota pode ser neste mundo, uma belíssima tonta.

É absurdo ter que abrir mão de uma amizade feminina só por causa de rumores, e por outro lado eu não tinha a menor intenção de ceder a eles e me casar.

Embora eu estivesse curioso para vê-la, não tinha nenhuma vontade de conhecê-la ? mas a conheci.

? É o que eu sempre digo, por que continuar vivendo com alguém que não se pode suportar?

Parecia encarar a eternidade do mundo inteiro por um instante, e então se concentrava em você com uma irresistível tendência a seu favor.

? É preciso duas pessoas para haver um acidente.

Todo mundo gosta de se atribuir ao menos uma das virtudes cardinais, e esta é a minha: sou uma das poucas pessoas honestas deste mundo.

No decorrer daquele mês, havia conversado com Gatsby meia dúzia de vezes e descobrira, para minha decepção, que ele tinha pouco a dizer.

? Veja, sempre estive entre estranhos porque ando pelo mundo tentando esquecer as coisas tristes que me aconteceram.

"Existem apenas os perseguidos e os perseguidores, os ocupados e os fatigados?.

Nem as maiores lufadas de fogo e vento seriam capazes de competir com aquilo que um homem pode guardar em seu coração etéreo.

? Veja, eu não pediria tanto assim dela ? arrisquei. ? Não dá para repetir o passado.

Gatsby falou bastante sobre o passado e entendi que desejava recuperar alguma coisa, talvez a ideia de si mesmo, que perdera ao se apaixonar por Daisy.

Mas não consegui dizer nada, e minha quase lembrança se fez incomunicável para sempre.

? E mais: eu também a amo. De vez em quando dou uma de minhas escapadas e caio no ridículo, mas sempre volto para ela e, no fundo, sei que a amei esse tempo todo.

? É uma gente ordinária ? gritei, através do gramado. ? Você vale muito mais do que todos eles juntos.

Se isso é verdade, deve ter percebido que perdera seu bom e velho mundo, pagando um preço alto por viver tanto tempo com um único sonho.

? É preciso demonstrar a amizade quando a pessoa ainda está viva, e não depois que morreu ? observou.