O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Elizangela44 04/02/2024

Uma grande fofoca!
Sabe aquele segredo que você não pode contar pra ninguém e simplesmente vc tromba com um desconhecido na rua e vê ali a oportunidade perfeita de desabafar?! É isso que esse livro foi pra mim.
Uma grande fofoca e uma fofoca das boas, ele começa a ficar muito interessante do meio para o final, nessa tradução, me perdi um pouco com as falas e personagens, quase desisti do livro! Mas que bom que não desisti pq queria saber o final da fofoca.
Super recomendo, apesar de ter sido muito monótono para mim no começo, se tornou um dos meus livros favoritos.

Mayra 04/02/2024

Um clássico
O enredo não é interessante, no início, chegando a ser até um pouco maçante.
Só que, aos poucos, o autor consegue envolver o leitor até terminar o livro com um parágrafo sensacional.
Há uma dura crítica ao modo de viver dos americanos "novos ricos", um digno retrato daquela sociedade à época, além de uma boa reflexão sobre estar sozinho, mesmo rodeado de pessoas, e sobre a dificuldade do ser humano em se libertar do passado e das idealizações.

gabriela nagel 04/02/2024

A leitura desse clássico foi uma grata surpresa. Essa edição da Antofágica, como de costume, está excepcional!

A Literatura Escarlate 03/02/2024

O Grande Gaysby
O Grande Gatsby é um livro incomum para as minhas leituras usuais, mas o trabalho de capa e o livro como um todo da editora Geração, publicado em 1 de junho de 2013, chamaram minha atenção. A leitura começou inquietante devido à falta de detalhes da narrativa, mas logo fui envolvido pelo estilo do escritor F. Scott Fitzgerald (1896-1940). Na minha leitura, a falta de detalhes realça o tom de mistério e intriga, como um nevoeiro constante que envolve as personagens, que por muitas vezes se apresentam como plantas carnívoras, bonitas e perigosas, como o próprio J. Gatsby e Daisy, cujas histórias secretas são narradas pelo ponto de vista do narrador em primeira pessoa, o sr. Carraway.

Tal personagem se apresenta como a única pessoa honesta entre os moradores da classe rica de uma sociedade estadunidense da primavera dos anos 1922, e busca alcançar ?o sonho americano? de maneiras diferentes de seus pares, mesmo se envolvendo nos casos extraconjugais daqueles que o cercam e, por muitas vezes, dando sua opinião moral dos fatos narrados. Entretanto, até onde podemos confiar em um narrador em primeira pessoa? É através dos olhos do narrador que conhecemos melhor e nos afeiçoamos ao protagonista que dá título ao livro, e ficamos pensativos com o fim do romance. Sem dúvidas, fiquei reflexivo com a obra como um todo, principalmente com a crítica do autor à sociedade estadunidense da época, o que me parece não ter mudado muito. No fundo, ?o espírito americano? retratado por Fitzgerald ecoa até hoje.

Thais645 02/02/2024

Batendo a meta de ler alguns clássicos.

"Se nos escapou ontem, não importa: amanhã, corremos mais rápido, estenderemos os braços mais longe... Até que, em uma linda manhã...
E assim seguimos, tal qual barcos contra a correnteza, regressando incessantemente ao passado."

Lucas1429 01/02/2024

No começo eu estava achando meio nada com coisa nenhuma, mas do meio pro final achei bem empolgante.

Lucio 31/01/2024

Lançado em 1925, O Grande Gatsby, escrito por F. Scott Fitzgerald, é considerado um “grande romance americano”.

A história se passa no periodo de ouro da economia americana, na década de 20 em várias metrópoles do mundo todo, conhecido como Roaring Twenties. É uma época de mudança do estilo de vida da burguesia, muita extravagância, excessos materialistas, crescimento industrial e a substituição da moral conservadora pela busca do prazer. É o mundo (dos ricos) pós-guerra mundial mergulhando no hedonismo, ao som da Era de Jazz e banhados no luxo da art déco. Assim como o período é marcado pela Lei Seca nos Estados Unidos, com a proibição de produção, transporte e venda de bebidas alcoólicas, levando o negócio para o meio ilícito.

Julya.Gmrs 31/01/2024

Me surpreendeu
A história é pequena mas não deixa de ser boa. Achei muito interessante, Gatsby é um personagem intrigante, mas, o nick foi o personagem que eu mais gostei, achei bacana a forma que a honestidade dele é expressada no livro. Amei a leitura!

cauamendes 31/01/2024

Cansativo, mas...
Foi um livro que me pegou muito no começo, mas com o passar do tempo fui perdendo o gosto pela leitura por se mostrar muito cansado e arrastado.
Mais pro fim não estava entendendo mais nada.
O filme comecei e logo em seguida desisti de tão preguiçoso.

Thiago864 31/01/2024

Perfeito
Ótimo livro para quem gosta de um romance com algum drama e diria até suspense. o autor dispensa apresentações, adorei ler o livro e recomendo muito, leitura instigante.

Lyvia 30/01/2024

Gatsby faz a gente pensar que, mesmo cercado de muitos, o fim estamos sempre sozinhos. Que riqueza não traz amizades verdadeiras e que um amor pode não ser superado com o tempo.

Thais 29/01/2024

O livro retrata a busca obsessiva de Jay Gatsby pelo amor perdido em meio aos excessos da Era do Jazz nos anos 1920, explorando temas como riqueza, decadência moral e o sonho americano,oferece uma crítica perspicaz à superficialidade da felicidade baseada no luxo .

Leonardo.Dalcin 28/01/2024

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
Nesse livro acompanhamos Nick Carraway, um jovem que sai do meio-oeste dos Estados Unidos para a cidade de Nova York, com a intenção de investir no mercado de ações. Ao lado de onde ele mora, há uma mansão luxuosa, cujo dono é cheio de mistérios envolvendo sua fortuna. Seu dono é Jay Gatsby. Nick então começa a frequentar as festas de Gatsby e a criar uma relação mais íntima com ele.
Então ao longo da história acompanhamos o ponto de vista do Nick sobre todas as situações abordadas no livro: as relações entre os personagens, as brigas entre eles, e o amor (ou a falta dele) entre eles.

Esse é o primeiro livro 5 estrelas desse ano! Me hipnotizei com a escrita tão única do Fitzgerald, e com a habilidade dele em descrever ambientes e nos fazer sentir como se realmente estivéssemos lá. As críticas desse livro também são incríveis. Os personagens são memoráveis, muito interessantes e cheios de camadas. Adorei tudo nesse livro!

Recomendo a todos a leitura desse indispensável, magnífico e monumental clássico!

Viviane 28/01/2024

Considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial, o Grande Gatsby honra o título que detém.
Trata-se de uma leitura saborosa e rápida, recheada de ambivalências que nutrem o apetite do leitor.
A história gira em torno dos mistérios que circundam Jay Gatsby, seu passado obscuro e sua vertiginosa ascensão, assim como suas festas memoráveis, no melhor estilo ?belle epoque?. Toda a narrativa se dá a partir do olhar de Carroway, razão pela qual é impregnada de parcialidade e incorreções calculadas, que fazem o leitor constantemente questionar a veracidade e fidedignidade do que lhe está sendo contado (ao melhor estilo Machado de Assis, em ?Dom Casmurro?).
O fato é que, de passado obscuro e fortuna construída de forma misteriosa, Gatsby jamais é totalmente desvendado. Há toda uma aura de inacessibilidade em torno do personagem, que pouco a pouco vai se descortinando (e desmoronando) sob o olhar um tanto condescendente de Carroway.
Ao final, a conclusão a que se chega sobre Gatsby é que ele é a exata personificação do ?American big dream?, na medida em que ele é a exceção que legitima toda a engrenagem do sistema capitalista, para ao final por ela ser massacrado, sem que nunca tenha sido efetivamente aceito e integrado à sua elite.
?O Grande Gatsby? não é só mais uma estória de romance açucarado, como pode parecer a princípio. Trata-se de uma sátira social em que os personagens são dúbios e comprometidos apenas com os próprios interesses. Aqueles que fogem a essa fórmula de auto-interesse e ousam sonhar com algo mais do que dinheiro são prontamente engolidos pelo sistema.
Leitura obrigatória para qualquer aficcionado pela literatura. Com certeza, entrou para a galeria de minhas obras prediletas. Pretendo reler outras vezes, na certeza de identificar novas nuances em suas entrelinhas.