O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Eliane406 01/01/2024

A opulência e declínio dos anos 20
?O tão ambicioso "Sonho Americano", vir para as Américas, era sinônimo de buscar riquezas. Sobretudo o "Sonho Americano" está ligado ao país dos E.U.A. que sempre foram famosos em espalhar sua fama de afortunados, de suprema potência mundial, de que todos podem ser livres e ricos. No período 1920, o país entrou em prosperidade econômica em setores do rádio, filmes, automóveis e químicos, a linha de crédito expandiu para os grandes centros urbanos, após ter passado pela 1° Guerra.O jazz tornou-se muito popular entre os jovens americanos, embora tenha sido visto como apenas barulho pela geração mais velha. A dança tornou-se uma recreação popular. E outro fator que modificava o caráter social foi a lei seca.

?No Romance Trágico, é evidente a crítica que Fitzgerald faz a esse período, uma era mergulhada em festas, vivia de riquezas, aparências e futilidades para preencher o vazio de suas vidas opulentas, esquecendo-se do mundo lá fora. Um relato triste e obscuro de uma ganância que conduz a barganha de qualquer situação, e que leva a destinos perecíveis, sem sentimentos válidos. A decadência provida do materialismo e da falta de moral.

Raissa594 31/12/2023

Um clássico muito interessante! Gostei muito de ler, apesar de ter enrolado muito para finalizar a leitura.

P. Barata 31/12/2023

Não é o tipo de literatura que me atrai, a forma como o narrador apresenta a história não me convenceu de imediato. Mas um clássico é um clássico. A medida que o enredo se desenvolve você acaba se envolvendo com as personagens. E torce... contra ou a favor de Gatsby. Escolha!

daniela!! 31/12/2023

Questões de Esperança Infinita
Comecei a ler esse livro sem saber sobre o que era e com poucas expectativas, mas, agora, depois de ter terminado, sei que foi a escolha mais certeira em relação a livros que já fiz.
O Grande Gatsby traz uma trama forte que golpeia reviravoltas intensamente durante a narrativa. Nos faz sentir as emoções dos personagens, sofrer com eles e viver as nuances da vida descrita.
O livro traz um tom melancólico, de ter esperança em algo impossível. Juntamente, tem também festas boêmias, momentos de romance e reencontros de aquecer o coração.
Gostei das lições intrínsecas na narrativa e de como tudo se interligou no final. Sinceramente, acho que é o melhor livro que já li. Recomendo demaissssssss!! ;)
rafamassagardi 31/12/2023minha estante
Doida para ler!!

daniela!! 31/12/2023minha estante
É muito bommm

Ana Lu 03/01/2024minha estante
Ahhh, quero muito ler esse, não sabia que vc tinha gostado tanto!

daniela!! 04/01/2024minha estante
É lindo!!

camilla. 02/01/2024minha estante
????

Sabrina 30/12/2023

Tomei conhecimento através do filme, que, aliás, após a leitura vejo quão bem adaptado.
Os personagens estão longe de ser perfeitos e isso torna-os muito familiares. O personagem do título, embora imperfeito, progressivamente inspira certa simpatia, o que faz a simpatia aos demais personagens diminuir consideravelmente.
Uma obra interessante sobre a qual pensar.

crfbordersz 30/12/2023

?I felt a haunting loneliness sometimes, and felt it in others--young clerks in the dusk, wasting the most poignant moments of night and life.?

Ivan 30/12/2023

Clássico da literatura americana
Gatsby é um homem misterioso que ficou muito rico. Conhecido por dar grandes festas, nas quais qualquer um pode participar. Visto pelos outros como um homem que tem tudo que deseja, não imaginam a solidão que o aflige, em busca da sua paixão da juventude.

O livro é um retrato dos EUA pós-guerra, que se tornara o centro do capitalismo mundial, o famoso “American Way of Life”

O romance tem aquele estilo de clássico, arrastado, que deve ser lido sem muita pressa. Mesmo assim, a narrativa prende a atenção do leitor e vale a leitura.

Julinharuindadepura 30/12/2023

A grande depressao
O título ja diz tudo. Sinceramente, nao sei oq dizer desse livro, so que ele foi uma aventura aristocrata com um final triste.
Gatsby é o primeiro (e único) rico americano que eu gosto

JosA225 30/12/2023

O Grande Gatsby
Obra-prima F. Scott Fitzgerald. Um romance sobre os anos após a Segunda Guerra Mundial, época de prosperidade os Estados Unidos e seus habitantes e uma estória de amor não concretizada.

finnlandia 29/12/2023

Muito chato o início, mas o final é incrível. Não odeio o tal personagem que faz a história andar a partir de uma lástima ocorrida com ele, mas é inegável que era o que o livro precisava para ficar interessante.
Por fim, até que o Fitzgerald conseguiu roubar bem a própria esposa pra fazer um livro bom, se formos otimistas.

Alvin.Hercules 28/12/2023

Um dos mais luxuosos romances do século XX
O Grande Gatbsy é o mais célebre romance do escritor F. Scott Fitzgerald. A obra é narrada pelo corretor de títulos Nick Carraway, que após se mudar para uma modesta casa em West Egg, descobre ser vizinho de um magnata chamado Jay Gatbsy. Após desconfiar estar sendo vigiado, um dia Nick recebe um convite do próprio Gatbsy para frequentar uma de suas magníficas festas. Ambos desenvolvem um pequeno laço amistoso, tendo como objetivo a reconciliação entre Gatbsy e Daisy, a mulher que amou antes de partir para a Grande Guerra.
À medida que a trama se desenvolve, Nick vai cada vez mais passando a conviver com a alta sociedade, e como espectador, pode notar seus excessos, sua hipocrisia e sua indiferença.
O final remete muito à ideia presente em "A Metamorfose " de Franz Kafka, na qual o personagem só possui valor enquanto tem algo a oferecer.

O livro é excelente e a narrativa é muito bem construída, conseguindo prender o leitor do início ao fim. A complexidade dos personagens e suas particularidades chegam a ser cativantes.

Uma verdadeira obra prima, e que está prestes a completar 100 anos!

Arthur1249 28/12/2023

Gatsby, aquele clássico inesquecível!
Gatsby é sem dúvidas um personagem interessante. O EUA estava no auge da indústria, nessa década de 20, os chamados ricos surgiram como a verdadeira elite do país. Não foi nada fácil para Gatsby, torcemos pra ele do início ao fim, ele conseguiu vencer na vida, mas a realidade foi dura. Em meio as relações superficiais, da importância dos bens materiais, e a grande futilidade que apesar de décadas ainda existe no ser humano. Enfim, uma ótima obra.

Sabrina.Rodrigues 28/12/2023

Adore
Jay Gatsby, o anfitrião milionário de monumentais festas em sua mansão, suscita muita desconfiança em seus convidados no que diz respeito à origem de sua fortuna, obtida após sua participação na Primeira Guerra Mundial. Gatsby é apaixonado há anos por Daisy, uma aristocrata casada com o astro esportivo Tom Buchanan, e prima de Nick Carraway, um corretor de títulos que vive em Long Island, em uma casa vizinha à do protagonista. Ao ser enfim convidado para uma das festas da Gatsy, Nick se torna seu amigo e, por meio dessa relação, Gatsy busca se aproximar de Daisy na esperança de reatar o velho romance, agora que se tornou um homem rico e capaz de impressioná-la. O triângulo amoroso entre Daisy, Gatsy e Tom começa a ganhar ares de tensão até que culmina em uma sucessão de tragédias, revelando a verdadeira face dos personagens e da sociedade aristocrata.