O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Lore 01/04/2024

Acho que li com a expectativa muita alta, achei o livro lento e arrastado no começo, depois começa a ficar muito interessante, mas sei lá achei ok, nada demais ????

Furny 30/03/2024

Uma cápsula do tempo atemporal
Esse livro me surpreendeu e não da maneira que eu imaginava. Uma aula interessante de história com inúmeras referências que hoje precisam ser pesquisadas pra entender o significado. Um conto melancólico puramente americano, onde a escrita bela e confusa de Fitzgerald não conseguiu carregar esse livro pra mim. Gostei dos personagens e entendo a importância do Grande Gatsby mas acabou sendo um pouco decepcionante. Não sou o tipo de pessoa que fica bravo quando o autor não escreve o que eu queria que acontecesse, então gostei mesmo assim das escolhas do autor, mas pra uma história curta gostaria que fosse menos tediante. No geral, 7,5/10

mourie 29/03/2024

Daisy é a personagem complexa que ninguém aceita
Nunca entendi o ódio que a maioria sente pela Daisy e a descartam só como uma personagem fútil e egoísta, deixando só o Gatsby como um coitado que teve uma morte injusta. Ele teve uma morte injusta, sim, isso é fato, mas não era um coitado. Pelo contrário, Gatsby era um homem descontrolado envolvido com crimes, vivia num mundo de sonhos onde idealizava Daisy não como uma pessoa, mas como uma jóia que ele precisava adquirir pra se sentir completamente um homem da alta sociedade, que ele tanto aclamava. Sentimos simpatia por seu personagem justamente porque o próprio Nick não é um narrador confiável, ele descreve Gatsby como um homem de extremo carismático (que ele realmente tem), e por isso passamos a história torcendo por ele, aí nos revoltamos quando morre. Mas não esqueço que ele pedia demais de Daisy. Ele achou mesmo que ela pararia no tempo por causa dele, queria mesmo que ela abandonasse a família e a vida que tinha construído pra viver uma vida instável ao seu lado. Daisy e sua filha (da qual Jay sequer lembrava de sua existência) jamais estariam seguras com Gatsby, não apenas porque ele era um contrabandista, mas também porque Tom jamais permitiria que Daisy fosse embora, ainda mais com a filha. Principalmente numa época como aquela, anos 20, que nada era fácil para mulheres. Jay podia ter a mesma quantidade de dinheiro, mas Tom tinha mais que isso; Tom tinha sangue, segurança social e tudo mais, coisas pela qual Daisy procurava e achava que Jay tinha (ele havia mentido pra ela que tinha tudo isso). Muitos esquecem dos erros de Gatsby por gostarem de seu personagem, mas massacram a personagem de Daisy por ter recusado ficar com ele. Pessoalmente, o único ato infeliz dela foi não ter comparecido ou mostrado qualquer solidariedade para com Gatsby no funeral, que morreu por ter assumido sua culpa. Porém, acredito que isso foi impedido justamente por Tom, que sabemos bem ser um grande maldito manipulador. Eu duvido que ele fosse tirar os olhos da esposa depois de descobrir que era 🤬 #$%!& , muito menos que fosse permitir que ela demonstrasse algo pela morte do amante. Eu gostaria muito de saber a reação dela quando descobriu a morte do homem que foi o amor de sua vida. Apesar de todo o hate que ela recebe, eu amo essa personagem e me causa raiva o fato dela ser tão mal interpretada, além de ser taxada como uma personagem fútil e "tola". Daisy sacrificou o amor para ter segurança/estabilidade. Ela amava Gatsby, mas não podia viver com ele, mesmo que quisesse. No final ela se safou sendo uma linda tolinha.

Evilly 29/03/2024

Um livro que vale o reconhecimento que tem!!!
Eu admito que não esperava muito dele, principalmente pq o começo é bem lento e arrastado. Mas eu amei a forma como a história foi se desenrolando e crescendo. Eu já tinha recebido um spoiler sobre o final, porém foi só de uma parte e por isso o final ainda me surpreendeu bastante. Recomendo a leitura, um livro com o reconhecimento muito merecido.

Manuella 29/03/2024

Clássicos sendo clássicos
Mas desse eu esperava mais? Talvez tenha lido errado, mas achei deveras arrastado. Muito monótono. Toda a história acontece no final do livro.

joursdanslavie 28/03/2024

Como superar o insuperável?
Brilhante! Particularmente, esperava uma história tão romântica quanto a música Young and Beautiful de Lana del Rey, mas confesso que não foi bem assim. A história de Gatsby pode nos fazer refletir sobre lugares que não nos cabem, o esforço implacável que fazemos por pessoas que não fariam a metade e como nos matamos nesse processo de negligenciar a si mesmo por conta de falsas idealizações, e quando se trata de falsas idealizações (essa é pra você Daisy) a frase ?nem tudo que reluz é ouro? se encaixa perfeitamente aqui. O amor que Gatsby esperava vivenciar ao lado de Daisy já não era mais possível, ou talvez nunca tivesse sido e ele fosse apenas um esperançoso. Os ?amigos? que Gatsby cultivou não eram amigos, apenas acompanhantes de festa, de negócios? Do que adianta manter pessoas interessantes ao seu lado, desfrutando das suas conquistas e consumindo o seu tempo se nenhuma delas vai ao seu funeral? Enfim, perfeito.
* assistam o filme também, muito bom!!:)

Mhyarrane 27/03/2024

Ele deveria ter adotado um gato.
Livro bom com personagens interessantes, reviravoltas e trama inesperada. Conta a história do vizinho do Jay. Gatsby convivendo e descobrindo mais sobre como ele se tornou o Grande e as histórias que rondam sua vida. Em como ele só se tornou tudo por amor á uma pessoa da alta sociedade que já havia se casado, Daisy.
O livro é bom, mas o final me revoltou imensuravelmente apesar de só mostrar a realidade. A verdade de que não há nada que você faça no final sempre será culpado pela as circustâncias do seu nascimento. E fod@-se se você foi contra o sistema e venceu.

Roberta.Barbosa 26/03/2024

Se a garota que fez a resenha do filme ao invés do livro tivesse feito sobre este, não teria tido polêmica , o filme é bem fiel ao livro e infelizmente eu assisti antes.

Emille.pravereler 25/03/2024

Bom pra aprender!
Mais do que uma história de amor (unilateral) O Grande Gatsby é uma história para aprender! Gatsby foi um homem que não tinha nada, conheceu uma garota mimada que sempre teve tudo e se apaixonou por ela. Para tê-la ele precisava ?ser alguém?. Ao se tornar o que achou que ela queria que ele fosse, ela já estava casada.
Como nada na vida foi fácil para ele, ele não desistiu, comprou uma beeeeeela mansão de frente para onde ela morava e todas as noites dava suntuosas festas, com diversos ?amigos? somente para chamar a atenção dela.
Aprendemos com Gatsby diversas coisas, primeiro tomar cuidado com quem entregamos o nosso coração, talvez a pessoa seja mesquinha demais para entender o que isso significa. Segundo, que as pessoas só estão ao seu lado quando veem alguma vantagem para isso.
O livro de F. Scott Fitzgerald, escrito em 1925 é um clássico super atual e dramático, com personagens arrogantes, interessantes e sofridos!
Vale a pena conhecer além do filme. (Obs.: não que o filme seja ruim)

Surtalamisa 25/03/2024minha estante
Hum, eu já sabia por cima do q se tratava por estudar ele em literatura, mas sempre fiquei com o pé atrás por conta da escrita...me sinto burra quando n entendo oq os autores escrevem kkk

Johann 25/03/2024minha estante
Eu tbm me sinto assim às vezes kkkk mas a linguagem desse livro não é difícil...

luvsmengo 24/03/2024

? [...] poeira imunda que flutuava no rastro dos seus sonhos
O grande gatsby é muito mais que o retrato de um sonho americano nos EUA dos anos 20: é um retrato de um lado oculto desse sonho tão almejado, um lado oculto cheio de poeiras que foram jogados pra de baixo do tapete.

nos é mostrado gatsby, um jovem que busca alcançar esse sonho, como uma prova de amor à sua daisy, mas...a que custo essa procura pode levar para sua vida, para daisy e tantos outros personagens que passam por essa obra? posso adiantar: os custos desse esforços são meio que catastróficos.??

cheias de detalhes quanto a uma época taxada de muito glamour, o grande gatsby vem como um olhar indiferente desse tempo, tirando um pouco desse brilho em volta desse período e trazendo o leitor a uma reflexão necessária e atemporal.
caokasaki 24/03/2024minha estante
Amo demais esse livro!! Ótima resenha :)

Mimi Macedo 24/03/2024minha estante
???