O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Gabi F. 13/03/2024

Um livro para sempre revisitar! Critica contundente sobre o dito sonho americano, a dita prosperidade e a fixação pelo materialismo. Vale muito a leitura e (re)leituras.

Córdoba 12/03/2024

Onde a idealização te leva
Achei fraco para ser um clássico tão aclamado. O personagem principal atua mais como narrador do que como participante da história, muitas vezes não tendo opinião sobre nada, não interferindo ou agregando nos eventos de nenhuma maneira até quase o final da história, e não questiona, julga, concorda ou discorda moralmente das opiniões/ações de nenhum outro personagem.

As passagens parecem ou ter detalhes excessivos que não levam a lugar nenhum, ou ter uma falta total de detalhes em partes que parecem ser relevantes. Muitos acontecimentos são esquecidos ou simplesmente não se relacionam a história em nenhum momento.

Nessa linha, vários personagens não ganham um grande contexto na história e não se sabe muito sobre eles, mesmo o Gatsby e a Daisy, que teoricamente é a história principal, tem seus contextos mais aludidos do que realmente descritos.

Falando deles, claramente o Gatsby fanficou forte e tinha muito mais uma expectativa e idealização da Daisy do que realmente um amor, quando ele volta a se encontrar com ela, muitas vezes nem a reconhece direito.

Se tinha uma mensagem maior, um conceito nas entrelinhas ou algo assim, eu claramente não peguei. Me parece uma descrição de como o dinheiro por si só não te leva tão longe se você não tem uma posição social forte, família relevante e carreira sólida, e como viver de passado só traz problema pra todo mundo. Um incentivo gigante pra não tentar voltar com seu ex ??

Rebeca.Jakobi 11/03/2024

O grande Gatsby não é tão grande assim se olhar bem de perto
Ao decorrer do livro através dos olhos do Nick, vemos as diferencias nuances que se vão descobrindo a respeito de Gatsby e com elas vamos sentindo um mixto de sentimentos conflitantes. É interessante ver que apenas aquele que conheceu Gatsby verdadeiramente foi o mesmo que ficou ao seu lado até o final. Todos os nomes por demais que aparecem no livro é apenas para dar enfase que muitos passavam e usufruiam sobre sua riqueza, mas que nenhum deles realmente sentia afeto pelo mesmo. Gatsby representa o sonho americano, onde um homem conquista posição e poder através do seu trabalho e esforço. Eu fiquei estarrecida com todos os ?velhos ricos? por serem extremamente superficiais, mas se encaixa bem na história e do que se trata. OBS: Odeio a Daisy.

fermaffra 11/03/2024

Li pela lana del rey
Enrolei tanto pra ler esse clássico pq achava que seria um porre estava mt errada! é mt bom, mas devo dizer que me frustrei demais com o final pq achava que sim o gatsby merecia mais. o gatsby é um coitado, a deisy uma cachorra e o tom um 🤬 #$%!& p4u mole. mas valeu a experiência: imaginar aquelas noites glamourosas regadas a champanhe e festas maravilhosas? delicioso! ps: young and beautiful é a cara desse enredo.

Mr.C 10/03/2024

Meu bem, meu bem... 2 anos, para. Vai viver!
Este livro é perfeitamente representado pelo meme da Karol Conká.
Fitzgerald utilizou suas próprias vivências para alertar sobre o materialismo, obtendo êxito ao criar uma atmosfera completamente superficial. Aqui encontramos Daisy, uma mulher vazia, uma figura de apelo sexual sem cérebro (bem típico dos anos 20), e Gatsby, um homem cheio de mistérios ligados ao passado e à idealização que fez de uma mulher.

"Veja, eu não pediria tanto dela assim", arrisquei. "Não dá para repetir o passado."

Sinceramente, não entendo como fazem tanta edição dos dois personagens como se fosse a maior história de amor. O livro é a encarnação de como é não ter amor próprio. Parece mais sobre masculinidade viril, essa necessidade de provar a si mesmo e aos outros que conquistou a mulher idealizada, aquela que o deixou na mão. Hahaha. O mundo do livro realmente se sobressai visualmente em um filme. Parabéns, Baz Luhrmann?

thalitaab 10/03/2024

"seu futuro é basicamente uma questão de passados."
Não gostei. O "personagem principal" parece ser só um narrador, não tem desenvolvimento ou opinião própria pois anda de todos os lados sem questionar. Detalhes excessivos e relatos sem sentido ou sem uma ordem cronológica. O escritor aparenta, em certas partes, que simplesmente criava um acontecimento e largava no meio do caminho como por exemplo Jordan E Myrtle. E Gatsby parece que vive no passado e não parece amar Daisy mas sim idealizar ela.
Não captei a mensagem do livro em nenhum aspecto, poderíamos começar a questionar porque um livro confuso como esse foi considerado uma obra prima.

Tatiana427 08/03/2024

Ao terminar, só conseguia pensar: "que pena que vi o filme antes de ler esse livro". Tenho certeza que o final do livro teria me impactado muito mais, sendo inesperado.
O que mais gostei no livro foi a riqueza das descrições do autor, me fez mergulhar no livro. Essa escrita, assiciada à trama gera uma leitura envolvente e cativante do início ao fim.

Luanabookclub 08/03/2024

O desejo leva a muitas coisas.
Gatsby é um personagem marcante. Quem o conheceu e foi a algumas de suas festas pode ama-lo e admira-lo muitíssimo porém, pouco se sabe sobre esse anfitrião, quem ele foi e como se tornou o que é, tão enigmático e célebre.
O misterioso passado de Gatsby, qual seu objetivo presente e o que reserva seu futuro, são desvendados no livro de forma genial. E seus diversos significados são estudados por muitos autores e escolas de literatura.
Essa historia é sobre Gatsby porém, sobre muitas outras coisas, como: o sonho americano e a ascensão social pelo trabalho, o status dos anos 20 e o ingresso de Hitler e sobre uma sociedade que quer sobreviver a isso.

Amei!

a24deco 07/03/2024

Livro incrível! a combinação perfeita entre glamour, extravagância, romance e melancolia. se torna ainda mais completo se levarmos em consideração o contexto histórico, dos loucos anos 20, e a vida pessoal do autor, obcecado pelo estilo de vida da elite estadunidense.

o ritmo é bem lento e a leitura pode se tornar cansativa em alguns momentos, mas os pontos positivos compensam!

Olgen 04/03/2024

É uma trama simples e, em alguns momentos divertida. A atmosfera gerada pelas festas e drinks que embalam a angústia das personagens me agradou. E o autor consegue mesclar o desespero e o glamour dos anos 20, transformando o livro, em alguns momentos, numa comédia de humor negro.

Infelizmente a história história genérica contamina o livro e torna ele mais chato. Entendo que esse não era o foco do livro, mas ainda foi marcante na minha leitura.

Acho que o verdadeiro valor do livro está em ser um recorte social de um importante período histórico. Como isso ele funciona maravilhosamente.

vitoriamvrques 04/03/2024

Amei
Acho um dos clássicos mais bem escritos e simples de entender. Amo o jeito que a história se desenvolve e os sentimentos conflitantes que cada personagem no traz.

Ingredy.Ponce 04/03/2024

Favorito da vida
Sempre amei O Grande Gatsby, ainda mais com todas as emoções que ele desperta. :')
Meu precioso Nick conta a história de uma maneira bem humana, com sua sensatez herdada do pai.
Uma história de amor (bem realista), que a vale a pena conhecer. E talvez você se reconheça em muitas linhas dessa história.
Nessa resenha breve, vou deixar uma das minhas partes favoritas:
"Gatsby acreditava na luz verde, no futuro orgástico que, ano após ano, costuma recuar diante de nós. Ontem fomos iludidos, mas não importa, amanhã correremos mais rápido, esticando nossos braços mais além?
E assim avançamos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente de volta ao passado."