O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Alesaldvr 11/02/2024

O grande Gatsby...
O  livro contrapõe o sonho americano à natureza humana para revelar o vazio emocional dos personagens ao final de cada festa. O grande Gatsby é um dos meus filmes favoritos e com o livro não foi nada diferente. O livro prende sua atenção aos detalhes, personagens e narração de Nick Carraway ( Narrador e personagem ). Com tantas mensagens e temas importantes, a grande mensagem de O Grande Gatsby é que não se pode reparar o passado, muito menos viver preso a ele.

? O futuro já nos iludiu tantas vezes, mas não importa? Amanhã correremos mais depressa e esticaremos nossos braços um pouco mais além até que, em uma bela manhã? E assim nós prosseguimos, barcos contra a corrente, empurrados incessantemente de volta ao passado.?

Thay 10/02/2024

Nick, o observador.
Gostei do livro apesar de achar o final corrido. Não gostei do final mas não é sempre do jeito que a gente quer e mostrou a realidade da maioria dos casamentos arranjados infelizmente.

Alessandro 10/02/2024

Apenas isso
Dizem que esse livro representa claramente os Estados Unidos da América na badalada década de 1920. E talvez nisso esteja toda a importância da obra. Nada mais e nada menos do que uma narrativa Sobre um homem e o sonho americano.

amanda3587 10/02/2024

Gostei
Acho um bom livro pra sair da ressaca, muita coisa acontece e me vi presa ao fascínio do nick pelo gatsby
achei a daisy uma filha da 🤬 #$%!& , o tom um 🤬 #$%!& infeliz, o gatsby precisa de terapia e o nick que precisa sei lá lavar uma vasilha

Bruna3772 08/02/2024

Acho que não peguei a referência, a essência do livro . Achei bem confuso a história , não entendi super a história.

J_Piexak 07/02/2024

"No crepúsculo encantado da metrópole eu sentia uma solidão fantasmagórica"
A frase que dá título à minha resenha é dita pelo narrador do livro - que não é o Gatsby. Chocados? Eu fiquei quando descobri isso, já que nunca assisti nenhuma das adaptações dessa obra e minha única referência era aquele GIF do Gatsby do DiCaprio, oferecendo uma taça de bebida.

Mas é isso! O livro é narrado por Nick Carraway, um jovem estadunidense de classe média alta (?), que após A Guerra decide se mudar para o Leste a fim de trabalhar na bolsa. Lá, ele se instala numa casinha simples ao lado de uma grandiosa mansão onde são dadas festas de arromba todos os dias da semana. É aqui que entra Gatsby, dono da mansão e nosso misterioso protagonista. Ao se mudar para essa região, Nick começa a frequentar círculos do high society e o livro se torna uma grande revista de fofocas.

Conforme a história avança, Nick e Gatsby acabam se aproximando e vamos desvendando a história deste triste personagem que, pra mim, é um dos poucos dignos de piedade nesse melancólico livro. Mas não vou me estender muito para não dar spoilers.

Minha relação com esse livro foi de tapas e beijos. Na minha primeira leitura achei ele bem razoável pra ser "um dos maiores clássicos do século XX", mas após ler os textos de apoio dessa edição da Antofágica, resolvi dar uma segunda chance e logo em seguida reiniciei a leitura. Não me arrependo. Muitas coisas passaram a fazer sentido e aproveitei muito mais a escrita deliciosa do Fitzgerald.

Fitzgerald coloca o romance impossível de Gatsby e Daisy como uma isca e atrai os leitores pra uma história cheia de críticas sociais e poesia.

Deixo abaixo o episódio do programa "Literatura Fundamental" onde a professora Maria Elisa Cevasco, especialista em literatura em língua inglesa, fala sobre essa obra. Imprescindível para quem quer ir além do "check" ao fim da leitura.

site: https://www.youtube.com/watch?v=MRmhDAepCIM&list=PLxI8Can9yAHfwU1xgIgN2QLh6SuYsV2gG&index=86&pp=iAQB

mylena97 06/02/2024

"O futuro já nos iludiu tantas vezes, mas não importa..."
Esse livro é o verdadeiro "sonho americano". De um lado temos a sensibilidade de quem nasceu em berço humilde e ganhou o mundo, e mesmo assim, talvez, seria capaz de trocar tudo isso pelo seu amor. Já do outro lado do cais, temos a nossa dama dourada. A mulher que parece encantada com o retorno do homem que mais a amou na vida, quando na verdade se encanta com o que lhe convém. Esse livro expõe a verdadeira face norte-americana, sobretudo a face humana, cujo se importa com o dinheiro, fama e luxo, mesmo se isso significa ser engolida pelo mar de egoísmo e soberba. Essa exposição é feita sob os olhos de Nick Carraway, nosso escritor observador, o único capaz de enxergar a delicadeza de Gatsby, a frieza de Daisy e o asco de Tom.
Livro sensacional.
(Para quem quiser, o filme também me agradou muito)

Mariana113 06/02/2024

O reinado da esperança
Esse livro traz essas narrativas grandiosas que no fundo falam de um sentimento simples, mas grande em sua potência: esperança.

Absolutamente adoro essa história e recomendo também o filme, sabendo que perde se um pouco da riqueza narrativa.

Recomendo completamente

Maria18021 05/02/2024

O Grande Gatsby ? F. SCOTT FITZGERALD
?Ontem fomos iludidos, mas não importa ? amanhã correremos mais rápido, estudando nossos braços mais além? E numa bela manhã? ?

livro curto mas com um final muito comovente, as primeiras páginas foram meio entediantes e confusas mas a partir da pg 30 mais ou menos o livro toma outra direção (muito boa por sinal).

? obs1: indico para quem for ler fazer um mapinha mental com os nomes dos personagens, no começo isso me ajudou muito

? obs2: indico a leitura do livro pela edição da Penguin, a tradução sempre é a melhor possível, sem complicações mas original ao manuscrito na língua natal

bina 05/02/2024

Não foi uma leitura que me comoveu, senti como se estivesse vendo uma novela, mas valeu a pena ler, é um bom livro.

Elizangela44 04/02/2024

Uma grande fofoca!
Sabe aquele segredo que você não pode contar pra ninguém e simplesmente vc tromba com um desconhecido na rua e vê ali a oportunidade perfeita de desabafar?! É isso que esse livro foi pra mim.
Uma grande fofoca e uma fofoca das boas, ele começa a ficar muito interessante do meio para o final, nessa tradução, me perdi um pouco com as falas e personagens, quase desisti do livro! Mas que bom que não desisti pq queria saber o final da fofoca.
Super recomendo, apesar de ter sido muito monótono para mim no começo, se tornou um dos meus livros favoritos.

Mayra 04/02/2024

Um clássico
O enredo não é interessante, no início, chegando a ser até um pouco maçante.
Só que, aos poucos, o autor consegue envolver o leitor até terminar o livro com um parágrafo sensacional.
Há uma dura crítica ao modo de viver dos americanos "novos ricos", um digno retrato daquela sociedade à época, além de uma boa reflexão sobre estar sozinho, mesmo rodeado de pessoas, e sobre a dificuldade do ser humano em se libertar do passado e das idealizações.

gabriela nagel 04/02/2024

A leitura desse clássico foi uma grata surpresa. Essa edição da Antofágica, como de costume, está excepcional!