A Lenda de Fausto

A Lenda de Fausto Samila Lages

Resenhas - A Lenda de Fausto

Samila Lages 20/02/2011

A Lenda de Fausto... Ou de um amor...
A Lenda de Fausto de Samila Lages é um romance singular, não apenas por seu enfoque polêmico –o qual certamente chocará ao mesmo tempo em que encantará diversos leitores– mas principalmente pela forma como foi colocado. Não se trata apenas de mais uma das tantas versões da famosa lenda alemã sobre o médico que vendeu sua alma a um demônio em troca do conhecimento supremo. É isso e algo mais.
Assim como fizeram grandes escritores com Goethe, Müller, Puchkin, Fernando Pessoa e Thomas Mann, Samila Lages procurou explorar toda a simbologia embutida na personagem de Fausto: um homem capaz de tudo para deter a sabedoria e o progresso. A diferença foi no enfoque escolhido, algo totalmente inovador para uma lenda já contada e recontada tantas vezes: trata-se claramente de uma linda e sensível história de amor proibido, repleta de fantasia e drama.
Através de uma linguagem simples, mas repleta de lirismo e poesia, Samila nos apresenta a um desconhecido Doutor Fausto já no fim de sua vida. Trata-se de um homem que viveu em santidade e dedicou-se exclusivamente à medicina a fim de ajudar as pessoas, mas que agora se encontra sozinho e desamparado diante da velhice e da doença. Certamente, um coração magoado pela ingratidão humana e talvez por isso tão frágil ante as tentações de um demônio.
Belial é o Príncipe infernal do Orgulho, o que logo se nota por suas belas falas sempre repletas de ostentação e soberba. Trata-se de uma personagem simplesmente cativante por sua maldade e sinceridade, e especialmente pela sensualidade que parece emanar a cada gesto. Provavelmente apenas um demônio tão poderoso quanto aquele conseguiria através de sua astúcia e charme tornar escuro o coração de um humano destinado a ser santo.

"Desejo.
Parecia ser este o mais poderoso dom da humanidade. Não foi a toa então que teria sido esta característica da alma dos homens a responsável pela queda de Belial e de tantos outros anjos. Era o desejo que separava os demônios dos anjos, tão puros em sua ignorância. O desejo era a mais intensa demonstração da vida e isso fascinava Belial como nenhuma outra coisa.
Desejo. Era essa a verdadeira fonte de toda a existência de Belial, de seu orgulho e de sua luxúria. Era o desejo que o tornava mais demônio e mais humano ao mesmo tempo.
O desejo era o seu alimento.”

A partir dessa concepção a autora então nos apresenta aos poucos a deterioração que sofre o caráter de Fausto exposto à nefasta influência de Belial, e talvez por isso se torne ainda maior a surpresa quando se revela a verdadeira essência da obra: de maneira extremamente romântica e emocionante, Samila narra como acontece aquilo o que menos poderia se esperar diante de uma relação tão conturbada e semeada por interesses nada benignos:

“Amor.
Se o desejo era seu alimento, o amor era a sua perdição. Fora-lhe dito tantas vezes que ‘nada de bom haveria de surgir do amor de um demônio para com um humano’. Ele sabia muito bem. O passado já lhe provara a verdade dessa afirmativa. O amor era certamente sua perdição.
Mas uma perdição tão suave, tão terna, que parecia abrandar o temor e o desejo, abrandar tudo que existia em Belial.”

Com a convivência forçada o humano começa a se deixar seduzir pelo magnetismo do poderoso demônio. Ao mesmo tempo, o demônio sem notar deixa-se encantar pela pureza que insistia em permanecer no humano cujo dever era corromper. Nisso somos obrigados a encarar novamente aquela antiga batalha travada entre o bem e o mal, o pecado e a virtude, a pureza e o progresso, o desejo e o amor. Mais do que isso, vemo-nos em meio a ela, assistindo as forças opostas se chocarem repetidamente, cada vez de maneira mais dolorosa, sem saber exatamente por qual lado torcer e, sobretudo, sem conseguir decidir quais das lágrimas nós desejamos enxugar.
Por todos esses aspectos A Lenda de Fausto é um livro que promete marcar, chocar, polemizar e especialmente emocionar todos os leitores dispostos a abrir seus corações ao romance e às dores que certamente deixarão cicatrizes em cada uma das cativantes personagens apresentadas ao longo do romance.

“– Agora dorme, meu bem... Dorme, dorme, e sonha em ter uma vida sem a tentação... Sem delírios por sangue, ouro ou poder... Sonha com algo mais belo que a razão... – Belial sussurrava baixinho e cantado. – Pensa que eu serei a tua pele durante o inverno, para que o frio, em ti, não possa entrar. Apesar de minha escuridão, eu quero ser a luz em teu caminho, o sol na tua noite, água doce em teu mar... Os desejos são a escravidão da alma... Que nunca te beije a inveja... E que nunca te abracem e o ódio e o mal... Não te engrandeças com a riqueza, nem te preocupes com a pobreza. Que a nem a derrota, a dor ou a saudade te impeçam de ver que amanhã outro dia será... Dorme, dorme, e sonha em ser, do teu maior tesouro o guardião: o amor que a ti destinei, pois contigo ele sempre estará... Dorme, dorme... Que aqui contigo eu estarei... As nuvens serão teu colchão, e nem o vento ou a brisa deixarão de te acariciar, como se fossem minha mão, pois meu caro, tu és meu Deus...”
Nai-chan 12/11/2011minha estante
Simplesmente muito bom!!! Entrou para a minha lista de favoritos e preciso dele na minha estante em casa urgentemente!

Grazy Mafraly 11/03/2012minha estante
Estou apaixonada por esse livro já faz um tempo. Ainda vou comprar...

AlexRDT 19/11/2012minha estante
Adorei o livro... Devorei ele todo em uma noite inteira! ^^

Mari 27/06/2017minha estante
Gente, quero ler esse livro, mas, não acho para comprar. Alguém sabe onde posso comprar?

Wanessa 25/04/2018minha estante
Também queria saber onde posso comprar, não encontra em lugar nenhum. :(

Josy-chan 24/05/2012

Perfeito.
Aos poucos, o mundo Yaoi vai conseguindo expandir suas asas no Brasil. Sei da Blanxe (Monica Malheiros – Distúrbia), da Rafaela Rocha (Escapismo), eu com minha trilogia Jishu e, por fim, a incrível Samila Lages, com seu “A Lenda de Fausto”.

E é sobre este último livro que quero falar na resenha de hoje.

Esperei muito para lê-lo. A cada resenha que lia, a cada comentário de leitor apaixonado, meu desespero ia tomando proporções épicas. Eu amo Yaoi. E um Yaoi bem feito, então...

O pano de fundo é a famosa história lenda alemã tantas vezes contada e recontada por aí. Todavia, a Samila tem uma forma muito singular de relatar tal conto.

O demônio de sua história, Belial, tem a arrogância sempre por nós imaginada pelos seres das trevas, mas que também nutre uma desesperada (e mascarada!) necessidade pelo puro e pela doçura. A forma relatada por Samila a respeito da mágoa de tal ser por Deus é tocante e ao mesmo tempo angustiante. Podemos sentir os motivos de suas dores... e vemos em nós mesmos, por várias vezes, alguns daqueles fortes sentimentos nutridos pelo demônio.

Aí é que entra o grande diferencial. Quem nunca brigou com Deus é porque nunca teve um relacionamento com Ele!

A necessitada paixão que nutre e busca pelo puro e inocente, o faz cair nas garras de Fausto, um médico bom, que havia praticado o bem durante toda a sua vida.

Neste ínterim foi que descobri que A LENDA DE FAUSTO seria um livro inesquecível pra mim.

Pensem bem: um demônio argiloso, enganador de próprios anjos, com anos de experiência em manipular e desgraçar vidas, subitamente e inconscientemente se apaixona por alguém com o coração tão puro quanto um ser dos céus.

Por mais que Fausto tenha firmado um pacto com o demônio, o médico sempre se culpou por tal ato. Não era realmente sua vontade fazer isso. O que fê-lo tomar a decisão foi uma reação precipitada, quase um engano.

Todavia, com o tempo, o anjo caído Belial faz Fausto, aos poucos, cair em vários pecados... Não vou exemplificar, vocês devem realmente ler o livro. Vale – e muito – a pena. É aquela velha história do bem contra o mal, não somente na vida, mas dentro de cada um de nós.

Admito que quando comecei a ler, fiquei um tanto receosa. É complicado ler textos sobre demônios, mas a Samila tem uma maneira de narrar que nos maravilha. O trabalho de pesquisa dela é um espetáculo. Pude até mesmo me deslumbrar com a menção de meu anjo favorito (pois é, eu tenho um!): Uriel.

A Lenda de Fausto é, acima de tudo, uma história de amor. Carregada de sensualidade e polêmica, mas amor.

E esse amor em nenhum momento é condenável por Deus, afinal o próprio Deus é amor.

Aqui vem mais uma coisa que me tocou: Fausto, durante toda a sua vida foi um cara do bem, realmente um santo. Então, nos seus momentos finais ele acaba firmando aquele pacto... Deus o abandonaria por tal ato?

Confesso: o final do livro me trouxe lágrimas aos olhos. Apesar da visão negativa de Belial sobre a ação de Deus no final, eu considerei justa e misericordiosa. Perfeita.

Abençoada, com certeza.

Livro incrível, nota 10! Presença indispensável na estante de qualquer Yaoista.

Anny Campos 03/02/2012

Dark lemon é pouco!
Yo

Só hoje, lembrei de falar desse livro! Bem a autora está de parabens, queria saber quais series ele lê de yaoi!^_^

A historia em si é otima, roteiro Ok tb, os personagens são lindos, e muito fodas, alem de terem personalidades marcantes, só achei a historia curta Oo...poderia ser uma saga...de preferencia com os outros ex do Belial ^_^

Mas acima de tudo, foi uma historia de amor, deturpada um pouco, mas que foi bem fiel aos sentimentos deles, ele não mentiram e nem omitiram seus desejos! mas acima de tudo, mostrou que apesar de forte o amor não irá vencer sobre tudo e qualquer coisa...tem coisas que nem o amor pode ganhar...chorei em algumas cenas, principalmente nas finais!

Mas claro que coloco uma resalva, aos menores de idade, favor não leiam ainda, e as fãs de yaoi, só leiam se voce já tiver visto um dark yaoi e gostado! ate os lemon yaoi, é pouco perto desse livro!

Iva 01/04/2012

Maravilhoso!
Veja a resenha completa em: http://ivasbookshelf.blogspot.com.br/2012/04/lenda-de-fausto.html

Eu simplesmente me apaixonei por esse livro. A linguagem é simples, mas a história flui muito bem. Os conflitos entre amor, orgulho, prazer, sentimento de posse, medo de perder (...) são tão intensos que você chega a ficar angustiado. É interessante assistir a influência de Belial sobre Fausto (e vice-versa).

Esse livro entrou para minha lista de favoritos com louvor! Está mais do que recomendado.

z..... 11/09/2014

O clássico Fausto em uma releitura Yaoi, carregada de erotismo explícito, sórdido em detalhes, com valorização de mitos demoníacos e heresias. Evidentemente tudo cabível e verdadeiro, no mundo do pai da mentira.
Cada leitor tem suas buscas e satisfação, há de se respeitar, e assim, nas buscas que tenho também, não gostei da obra.

xtuannyx 17/07/2023

Chocada!
É verdade que esse livro me deixou tensa em vários momentos mas, MEU DEUS DO CÉU, O QUE FOI ISSO AQUI??

Impressionada e surpresa. Adotei!

Erinia1 01/02/2024

Vou pro inferno?... Espero que não kkkkk
A Lenda de Fausto é um bom exemplo de um enredo desperdiçado.

Comprei esse livro depois de ler "Belial - Relatos da Queda? que estava disponível no Nyah Fanfiction. Meu Deus, que livro fantástico foi Belial. Eu me apaixonei por aquela narrativa em primeira pessoa, cuja história acompanhava um personagem que era detestável e, ao mesmo tempo, incrível. Belial, o mesmo personagem aqui em Fausto, não faz jus ao que eu li no site.

Durante toda a minha leitura fiquei pensando em como muitas coisas seriam tão interessantes se o livro fosse mais explicativo, se ele fosse mais longo e vagaroso. Tudo aqui foi rápido demais, parecia que a escritora estava com pressa para chegar no BOOM da história. Tem diversos problemas na questão do passado dos personagens; informações jogadas no colo do leitor. Foi preciso ter paciência para entender que ocorreram MUITAS coisas com Belial que, infelizmente, não foram explicadas.

Eu sei que se passa em meados do século 16 para 17, mas precisava mesmo de uma escrita tão formal e antiga? Até mesmo nas falas dos personagens? Poderia ser melhor utilizada.

Não é que a violência chega a ser gratuita (já li muitos livros que eram Gore do início ao fim), mas abusos acontecem e infelizmente tem essa constante ausência de ?consequências?. Os traumas são escanteados; uma vez que acontece não é mais tocado no assunto. O crime cometido ?acidentalmente? por Fausto é literalmente jogado de lado, de uma forma tão surreal que fiquei na dúvida se realmente ouve um assassinato. Estou completamente Ok com um demônio não se importar com nada, mas um humano como Fausto? O cara era puritano até pouco tempo.

A forma como demônios e anjos são apresentados é o que mais difere de outras obras. Samira não tem medo de escrever passagens ?profanas?; as interações e rusgas entre anjos e demônios, aqui, é muito boa.

Ps 1.: Como uma fujoshi de carteirinha, acho que esse livro seria bastante interessante se fosse um mangá.