Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

charles.franco.35 20/04/2024

Ótima reflexão sobre a ?loucura?
"Veronika Decide Morrer" é um livro envolvente e profundamente reflexivo de Paulo Coelho que explora os temas da vida e da morte através da perspectiva de uma jovem chamada Veronika. Ao decidir acabar com a própria vida, Veronika é subitamente confrontada com a realidade de sua escolha e as consequências inesperadas que seguem. O livro nos desafia a repensar nossas concepções sobre a normalidade e a loucura, incentivando uma avaliação do que realmente significa viver plenamente. Coelho, com sua prosa cativante e filosófica, convida o leitor a questionar a própria existência e a encontrar beleza nos momentos mais simples da vida.

grey.sanys 18/04/2024

Veronika decide morrer
O plot do livro é incrível!!! Tenho q admitir que fiquei um pouco decepcionada porque gosto de fins trágicos kkkkkkk
Espero que a Verônica, Eduard, Mari e Zedka continuem a pensar como estavam pensando quando saíram de Villette, assim eles viverão felizes e não entrarão de novo na normalidade. Depois desse livro não me incomodo mais em ser chamada de louca, é até um elogio. Um garoto na minha sala me chamou de louca por ser fã da Rita Lee, pensei que ia odiar, mas fiquei bem feliz, afinal que melhor elogio senão louca para um fã da Rita Lee? Nossa padroeira das doidas.

wanessa.teixeira.790 17/04/2024

Li o alquimista e me empolguei a ler mais uma obra do Paulo Coelho visto que antes não havia lido nada.
Sinceramente não gostei muito, o fim eu achei bem previsível, já sabia do desfecho logo no começo, mas continuei lendo para ver o desfecho dos demais. Para mim, era óbvio que Veronika viveria, talvez esse final nada surpreendente se devesse ao fato de que o livro foi utilizado para contar as próprias experiências do autor. No entanto, achei as reflexões superficiais e não curti a leitura, talvez esse seja um livro de momentos e no momento não me agradou.

jessicanatalia22 12/04/2024

Pesado e reflexivo!
Esse foi o primeiro livro que li do Paulo Coelho e acredito que tem o seus altos e baixos. Mas vale a pena ser lido!

Esse livro me fez refletir em diversos momentos sobre o que é considerado "normal" perante a sociedade. É bastante pesado ver como as questões de saúde mental eram tratadas no passado e ver o tanto que era difícil viver.

Em alguns momentos me senti muito interessada em saber onde essa história chegaria e em outros achei meio entediante.

Acredito que a minha experiência com o livro foi um pouco prejudicada, porque eu estava lendo em pedaços, enquanto ia para o trabalho. Talvez se tivesse pego para ler tudo de uma vez, tivesse sido mais impactante.

Gustavo 11/04/2024

Porque lutar pela vida?
Este é um dos melhores livros que já li. Paulo Coelho exprime a loucura, tristeza e a insanidade, a falta da vontade de viver, ou a complexa busca de se embriagar por experiências.

Veronika que já tinha decidido morrer a um bom tempo, toma coragem e tenta suicídio, sendo este mal sucedido, vai parar em um hospício onde a história se desenrola e conhecemos personagens incríveis, como a inspiradora Mari e minha personagem favorita, Zedka.

A leitura de "Veronika" é interessante principalmente para pessoas que possuem alguma desordem psicologica, com o adendo que pode trazer vários gatilhos por tratar também de assuntos como síndrome do pânico e principalmente depressão. Para mim, foi quase como que, imerso na leitura (ou na loucura), você se sentisse em casa.

RAMON SOUZA 10/04/2024

Veronika Decide Morrer
Alerta de gatilhos

Veronika decide morrer vem trazer a história de mesmo homônimo que perdeu a motivação de continuar vivendo, a história começa a se desenrolar quando o autor começa a mostrar outros personagens diagnosticados como loucos e paulatinamente vão contando as suas histórias e como eles foram parar o Village, um hospital psiquiátrico famoso.

No decorrer do livro vemos algumas passagens sobre o sentido da vida e loucura que são bem interessante

No livro conhecemos alguns personagens além de Veronika que também estão no Village (Mari, Zedka, Eduardo) e vemos a história de cada um deles, recurso que o autor usa para criar empatia com diversos tipos de leitores que venham a ler o livro, mas que na real não tem propósito para a narrativa, se tirar esses pedaços de textos não causa impacto.

O final do livro temos uma cena de deus ex machina para explicar alguns pontos em aberto.

Ailime1 09/04/2024

Incrível, apenas... esse livro é bom de tantas formas diferentes que não sei nem descrever, acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler um dia

Muri.Kateline 08/04/2024

Razoável
É uma leitura bem fluida, rápida e fácil de se ler. Um livro curto que pode ser lido de uma vez só. Ele não é massante, é interessante, mas não achei tão empolgante na verdade. É um tipo de leitura que você lê, mas não chega a ser instigante.

bestamericangirl 06/04/2024

Veronika decide morrer
Esse é definitivamente o melhor livro que eu já li na minha vida. A premissa em si já é boa, mas ao continuar o livro, ele te prende cada vez mais, sempre com alguma inovação e trazendo um assunto tão pesado e considerado tabu a tona, sem nenhuma discrição. Veronika decide morrer é um livro MUITO bom para pessoas com problemas psicológicos, li ele em uma fase muuuito pesada da minha vida e ele meio que me trouxe uma vontade de acordar de manhã e achar coisas pequenas do dia a dia lindas e milagrosas. Ele também me fez entender que loucos são aqueles que tentam ser igual a todos, tudo bem ser diferente, e no final, tudo bem ser taxada de louca! Paulo Coelho, vc está prestes a se tornar meu escritor favorito junto com Clarice Lispector ?.

moscovio 01/04/2024

Todos deveriam ler
Eu grifei esse livro mais do que marquei a minha vida! Simplesmente espetacular a escrita do autor sobre um assunto tão delicado, primeiro livro que li do Paulo Coelho e que ja quero ler outros, a forma como ele narra a história me fez mergulhar por completo na narrativa, que trás muitas pautas complicadas, no âmbito familiar e também social, me identifiquei com cada palavra e me emocionei com as pequenas grandes descobertas da personagem que mudou completamente a minha visão sobre a vida cotidiana, leria denovo e denovo!! Estou completamente encantada.

polyethylengirl 30/03/2024

Foi meu primeiro e único livro do Paulo Coelho, queria muito ter gostado, mas não gostei nem um pouco.

A ideia e a sinopse pareciam interessantíssimas, o começo é ótimo, flui muito bem, tem boas reflexões, até estava me identificando com a Veronika, mas toda a parte de viagem astral não me atraiu e parece que faltou algo mais na história.

anaengelmann 28/03/2024

Começa bem, terminal mal
O livro tem uma premissa bem instigante. Veronika decide morrer, por quê? De início, o leitor se debate com questões existências da personagem principal, mas, ao decorrer da narrativa, infelizmente, senti que o propósito foi se perdendo? E o final foi óbvio.

Halana 26/03/2024

Bom, mas faltou alguma coisa.
Achei legal, mas sinto que faltou alguma coisa para ser melhor. Já faz quase um mês que terminei a leitura e ainda não consegui identificar o que exatamente.

Lucia.Aoto 25/03/2024

Único livro de Paulo Coelho que li? até hoje! (25/03/2024)
Li este livro já faz muuuuuuuito tempo. Decidi registrar aqui, pois foi o unico livro até hoje que li do Paulo Coelho e eu simplesmente AMEIIIIIII. Eu lembro até hoje da história. O final achei fabuloso.
Não tinha o conhecimento do Paulo ter sido internado três vezes em clínica igual da Veronika. Descobri que no Skoob.
Só queria deixar registrado que esse livro me surpreendeu demais. Super indico a leitura!