Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Giselle Fuchs 13/11/2023

Surpreendente! A loucura é a incapacidade de comunicar-se.
Um livro que você se entrega de coração. Vindo de um escritor brilhando, Veronika decide morrer é uma história cativante que trabalha loucura, fé e escolhas, cativa um novo olhar sobre o mundo.

fbiaggioni 10/11/2023

Genial
A história é incrível, muito bem pensada e muito bem desenvolvida.
?De médico e de louco, todo mundo tem um pouco?.

Evelliny Glauce 10/11/2023

É por isso que falam mal do Paulo Coelho
Até cerca de 60% do livro eu tive de literalmente me obrigar a ler. Eu nunca tinha lido nada do autor e precisava termina-lo pois seria discutido no clube do livro que participo, essa foi a única coisa que me impediu de abandonar a leitura.
O fato do livro ser de uma época em que tópicos como a saúde mental não eram abordados com a frequência que vemos hoje pode nos fazer "engolir" algumas questões, mas ainda assim posso dizer que a obra não envelheceu muito bem.
A forma como ele constrói a protagonista e as personagens femininas deixa MUITO a desejar, o romance é desenvolvido terrivelmente e passei a maior parte do tempo revirando os olhos com os diálogos forçados que nem tentam (e se tentam o fazem muito mal) esconder as "lições de moral" que permeiam todo o texto.
Foi a minha primeira experiência com o autor, e muito provavelmente a última.

Nanda 09/11/2023

- É grave ser diferente?

- É grave forçar-se a ser igual: provoca neuroses, psicoses, paranóias. É grave querer ser igual, porque isso é forçar a natureza, é ir contra as leis de Deus que, em todos os bosques e florestas do mundo, não criou uma só folha igual a outra. Mas você acha uma loucura ser diferente, e por isso escolheu Villete para viver. Porque, aqui, como todos são diferentes, você passa a ser igual a todo mundo. Entendeu?

Carolina.Perdigão 01/11/2023

Mais um livro maravilhoso do autor. Meio autobiográfico, aborda um tema interessantíssimo e que provoca muitas discussões, a loucura. Admiro ainda mais o Paulo Coelho após a leitura dessa obra.

Gabriel ð°ð¸ 29/10/2023

Primeiro contato com Paulo Coelho
Veronika Decide Morrer foi o meu primeiro contato com o escritor brasileiro Paulo Coelho. Por sem bem famoso tinha curiosidade quanto a sua obra, e devo dizer que este primeiro contato foi bem positivo. O livro traz uma narrativa ao meu ver bem interessante, principalmente quando se considera que parte dela é inspirada na vida próprio escritor que já foi internado em um hospício, o único possível problema que eu diria q o livro tem é que eu particularmente achei ele um pouco enrolado, já que ele busca não só desenvolver a protagonista mas também explora alguns personagens ao redor dela e seu passado, nada que atrapalhe a leitura ou seja digno de ser chamado de chato/inútil, mas ainda sim me deu um leve incomodada. No geral foi uma boa leitura e pretendo eventualmente ler outros livros do autor. :)

Paulinha.Cardoso 29/10/2023

A loucura é a incapacidade de se comunicar
Nota- se o carinho com que cada página foi concebida. Questionamentos, medos e angústias, a loucura e a normalidade e o ser "diferente". Afinal, tudo isso caminham juntos dentro de cada ser humano.

Eu deveria escrever uma linda resenha, mas agora estou imersa nos meus pensamentos.

Bruna 28/10/2023

Altamente reflexivo
Parece uma tolice os motivos que levam Veronika a tentar o suicídio. Uma mulher normal, ela não é triste mas também não é feliz, seus dias são iguais e ela simplesmente não deseja continuar sabendo que a vida é, e continuará assim: monótona.

Em qual momento deixamos nossos sonhos de lado? Quando foi que deixamos de ter esperança de dias melhores? Não julgo a Veronika por sua decisão, a maioria das pessoas apresenta o mesmo cotidiano monótono.

A iminência da morte deveria aumentar o nosso desejo por viver.Sempre achamos que temos mais tempo, quando na verdade, a vida é breve, muito breve para não transbordarmos.
Ju_allencar 28/10/2023minha estante
Esse livro me deu trezentos gatilhos diferentes, porém amo ele e queria que tivesse mais reconhecimento.

Evandro199 28/10/2023minha estante
Paul Habbit sempre surpreende

Isabela.Martins 26/10/2023

Não quero saber de depressão, nem de coisas pra baixo
Sabe aqueles livros que você tem uma virada de chave e decide fazer tudo o que não fez na vida na semana seguinte? Então, Veronika provavelmente vai te proporcionar isso. Confesso que o começo foi difícil de ler, uma escrita bem parada, mas quando pega, o negócio fica bom demais.

Evellin 22/10/2023

Talvez todos sejam um pouco como a Veronika
Veronika é uma jovem normal, vivendo dias normais em sua rotina monótona. E embora tudo seja normal e controlável aos olhos da personagem, essa sensação de mesmice que desencadeia sensações e necessidades de mudança na vida dessa jovem.

Um romance fluído e intrigante que nos faz pensar sobre como as coisas estão ocorrendo em nossa vida. É um livro de reflexão! Amei ??

Felipe1503 19/10/2023

Conheci Paulo Coelho através de um colega no ensino médio, me apresentaram o "Alquimista" e na época a obra me conquistou logo pelas primeiras paginas, é inegável a genialidade de Paulo Coelho, e todos os livros que eu já li me deram alguma coisa em troca por gastar meu tempo com isso. Porém esse livro é o meu favorito de cabeceira, me deu muito mais do que eu poderia imaginar e me pegou como chuva repentina em dia ensolarado.
Veronika transmite uma sensibilidade imensa sendo quase impossível não se identicar com ao menos um ou dois de seus pensamentos absurdos. Já no início entre as primeiras páginas quando somos pegos sem filtro com a descrição da protagonista cometendo seu próprio suicídio, parece um absurdo compactuar com isso, mas ela te convence a simplesmente ter um pouco de empatia por sua decisão, e isso toca ainda mais quando ela professa a seguinte frase "eu sei qual é o meu estado, e não é o que você está vendo em meu corpo, é o que está acontecendo na minha alma".

As discussões filosóficas entre os personagens sobre o que é um louco são simplismente geniais, isso foge muito do conceito básico de loucura que em geral temos definidos em mente, e esse é justamente o objetivo que o autor trás a tona, te fazer pensar se não estamos todos um pouco loucos assim como Veronika, apenas fingindo ser normais e só performando nossa real personalidade entre 4 paredes, já que a realidade é apenas o que a maioria das pessoas achou que deveria ser e quando se abre mão disso, todos te rotulam de "louco".

- O livro aborda muitas coisas, mas em geral, o resumo disso tudo seria que, pensar na própria vida é assustador, criamos problemas imaginários por medo de confrontar a nossa realidade, mas "o preço de enfrentar estes pequenos problemas é bem menor do que o preço de não reconhecê-los como nossos". Se não vamos correr o risco de estar vivos porque estamos sendo loucos, então, pelo o que estamos vivemos?
Estamos impregnados constanteme com tantos problemas imaginários que esquecemos com frequência do que de fato é verdadeiro e o que de fato é necessário.
"Ser louco talvez seja a única maneira de ser sadio neste mundo doente". Talvez, "pior são aqueles que não sabem que são loucos, porque ficam repetindo apenas o que os outros mandam".

Obrigado Paulo, por essa obra extremamente sensível e tocante!