No Templo do Trovão Thomas Brezina

Resenhas - No Templo do Trovão

Simeia Silva 16/04/2014

A Turma dos Tigres estavam em um leilão de peças de um viajante do mar e na correria e impulso compraram 3 peixes - bola de porcelana. Quando saiam do leilão e chegavam a saída para a rua, Gigi trombou em um homem que passava e deixou todos os peixes de porcelana caírem dos sus braços, todos foram ao chão se espatifando, quando pensou em brigar com o desconhecido parou chocada e chamou os outros: " Dentro de cada peixe-bola, estava escondido um pedaço de papel enrolado. Pareciam velhos e amarelados. Alguém os tinha enrolado, prendido com uma fita vermelha e lacrado com verniz."

Ao abrir e examinar cada papel, descobriram que era um mapa do tesouro. O homem que havia trombado em Gigi ao ouvir isso, voltou e ofereceu uma soma exorbitante pelos papeis, eles não aceitaram e foram embora levando o mapa para o esconderijo dos Tigres, mal perceberam eles que o homem estava lá atrás os olhando com uma cara enfurecida.

Depois de chegarem ao esconderijo e muito estudarem o mapa descobriram a localização do tesouro em uma ilha, onde se via escrito: " Templo do Trovão". Tentavam a todo custo descobrir onde ficava essa ilha, sem sucesso depois de muito pensar, cada um foi pra casa fazer seus afazeres.

Gigi terminou seus deveres de casa, e ouviu a campainha da porta soar, quando abriu a porta tomou um baita susto, parada na porta estava uma estranha mulher que lhe deu logo um aviso: " Menina, eu vou lhe avisar. As estrelas previram coisas horríveis. Você comprou hoje a tarde a ruína. A sua ruína! Só há uma salvação, livre-se dela o mais rápido possível. Dê de presente, venda, mas não jogue fora, senão ela vai continuar grudada em você. Menina, aceite meu conselho, caso contrário, uma terrível maldição cairá sobre você. Acredite em mim, as estrelas não mentem!"

Gigi ficou tão assustada que bateu a porta, mas logo pensou que deveria saber quem era aquela estranha mulher, abriu a porta mas já era tarde, a estranha mulher havia desaparecido, era como se ela tivesse se desmanchado no ar. Gigi pegou o telegone e ligou para o esconderijo contando toda história para Lucas, que não deu muita importância ao fato, dizendo ser coincidência barata, então começaram a falar do mapa deixando esse assunto de lado.

No mesmo instante Patrick recebia em sua casa a visita de um homem estranho de bigode fino que lhe propôs presentes em troca que ele lhe entregasse o mapa do tesouro, o homem depois de lhe dizer isso foi embora e Patrick foi logo correndo ao telefone ligando também para o esconderijo. Depois de contar tudo que havia acontecido, chegaram a uma conclusão que esse tesouro era muito valioso e que havia muitas pessoas interessadas nele.

Tempo depois, pesquisaram bastante o mapa e descobriram que essa ilha ficava do lado de uma outra maior e que ela era muito longe, os pais de Lucas já tinham passado as férias nessa ilha maior e eram 6 horas de viagem e olha que foram de avião.

Lucas naquele dia ficou sozinho no esconderijo pensando como chegariam até aquela ilha, pois seria muito caro a passagem e ninguém teria como bancar aquela quantia exorbitante, nem mesmo seus pais. Resolveu ir embora pois já estava tarde e ao sair pela porta e andar por algum tempo notou que era seguido, apressou o passo pois sua casa era muito longe e pra piorar alguém havia esvaziado de propósito os pneus de sua bicicleta e ele teria que se virar e andar o mais rápido que pudesse.

Lucas ficava com mais medo a cada minuto, então ao passar por uma viela não aguentou, virou-se para trás e gritou: " O que quer de mim?"
O homem saiu sem graça do escuro, pediu desculpas e disse que precisava falar com ele, no mesmo instante Lucas percebeu que aquele homem era o mesmo que tinha trombado em Gigi no dia do leilão e quebrado os peixes de porcelana.

Depois de indagá-lo, Lucas descobriu que ele era um repórter, que se chamava Pietro Mancuso e estava a muito tempo atrás daquele tesouro mas que havia chegado tarde, pois ele e sua turma já haviam comprado os peixes- bola onde o mapa estava. E foi nesse momento que o homem surpreendeu Lucas e lhe disse que pagaria a viagem dele e de seus amigos, mas porém teria uma condição: " Levá-lo junto, para que ele fotografasse tudo e escrevesse um artigo sobre o assunto para o jornal em que trabalhava."
Lucas prometeu falar seus amigos e foi embora marcando de encontrá-lo no dia seguinte em frente ao esconderijo.

No dia seguinte, os três Tigres se encontraram a tarde no esconderijo, cada um ansioso pra contar as aventuras que tinham vivido.

Patrick foi o primeiro:
" O homem de bigode fino voltou lá em casa mesmo, mas eu não o atendi e ele foi embora "

Depois foi a vez de Gigi:
" Comigo hoje aconteceu uma coisa estranha ontem e hoje de manhã. No caminho pra cá, uma mulher loira e bem maquiada saiu de repente de dentro de um carro estacionado e me mandou tomar cuidado com um homem chamado Pietro Mancuso. Disse que eu não devo acreditar em nenhuma palavra que ele disser, pois é um vigarista espertalhão. Depois saiu cantando pneus a toda velocidade. Alguém aí conhece esse Mancuso?"

Aí foi a vez de Lucas abir a boca:
" Eu o conheci ontem a noite e ele nos fez um proposta"

Gigi e Patrick ficaram curiosos e então Lucas contou-lhes tudo que havia acontecido no dia anterior.

Só tinha um problema, como eles iriam convencer seus pais a deixarem que eles fossem?
E foi aí que Gigi teve a ideia do jornalista falar com os pais deles dizendo que eles haviam ganhado um prêmio do jornal que seria a viagem. Para a surpresa de todos o plano deu certo e seus pais concordaram ficando assim tudo combinado para a viagem.

No outro dia porém ao chegarem no esconderijo, perceberam que tudo estava revirado e chegaram a conclusão que estavam atrás do mapa e por sorte não o acharam, pois Lucas o havia escondido em um tijolo solto na parede no tubo de ventilação. Ficaram preocupados e aliviados, mas não desistiram da aventura que seria a viagem.

Chegou finalmente o dia da viagem e os três embarcaram no avião juntamente com o repórter.

Dentro do avião Gigi porém, descobriu um fato que a deixou nervosa: " Havia uma mulher atrás deles que tinha a mesma marca no rosto que a vidente e a moça loira do carro e deduziu então que as três eram a mesma pessoa, ficando muito nervosa e contando tudo a Lucas e Patrick em seguida. Resolvem então conversar sobre isso no hotel,pois naquele avião poderia ter ouvidos atentos a tudo que eles dissessem.

Passado algum tempo, chegaram a ilha e foram para o hotel. Mais tarde enquanto o repórter saiu para encontrar um barco eles foram para a praia, o calor estava demais. Deixaram o mapa no cofre do hotel e foram se divertir na ilha.

Passado algum tempo, Gigi lembrou que havia esquecido o livro no hotel e voltou para buscá-lo, chegando no quarto notou algo estranho mas como estava tudo em ordem deixou pra lá, mas foi aí que ouviu um barulho na porta que dava para o quarto dos meninos, quando colocou a cabeça no vão da porta gritou ao perceber que as malas estavam todas reviradas e foi ai que sentiu uma mão pesada tapando sua boca e seu nariz: "Vamos andando e nem um pio, senão você vai ficar sem ar!"

Passados algum tempo, ao ver que Gigi não voltava para a praia, seus amigos começaram a ficar inquietos e resolveram voltar ao hotel para saber o que estava acontecendo. Ao chegarem no quarto notaram tudo revirado e nenhum sinal de Gigi.

Então o telefone toca: " Estou com sua amiga, ou vocês me entregam o mapa ou nunca mais vão vê-la. Se não acreditam em mim, ela mesma vai dizer."

Lucas então ouve a voz de Gigi:
" Por favor, façam o que ele diz, senão alguma coisa vai cair na sacada!"

Em seguida a ligação cai. Lucas fica pensando nas últimas palavras da amiga, corre até a sacada olha pra cima e no meio de mesas e plantas tinha uma bola de papel, Lucas a pegou e abriu com cuidado, e ele então viu escrito ali pequenos círculos e quadrados.
Depois de pensar bastante, percebeu que aquilo era uma mensagem de Gigi e depois de tentar decifrar percebeu que ela estava em algum lugar lá em cima. Subiram os andares e depois de procurar a descobriram em um quarto lá em cima , amarrada e amordaçada em um lençol. Patrick a libertou e antes que pudessem falar alguma coisa, Lucas os avisou pelo walkie-talkie que o homem voltava.

Patrick se escondeu atrás da porta e quando o homem a abriu, ele empurrou a porta com toda força, fazendo com que a porta batesse na cabeça do home e assim derrubando-o nocauteado no chão desacordado. Os meninos o amarraram no quarto e então Gigi explicou que em uma das saídas do homem do quarto, ela aproveitou e lhes enviou a mensagem pela janela, jogando-a na sacada.

Patrick se lembrou então que não tinha ligado para o jornal para saber se Pietro Mancuso era mesmo repórter e aí foi a surpresa, pois descobriram que ele nunca tinha passado por lá, muito menos trabalhado. Gigi então argumentou que a mulher loira tinha razão em dizer que ele não era confiável, e resolveram sair o mais depressa possível dali.

Tentaram de todo jeito alugar um barco, mas ninguém queria ajudar. Quando já estavam perdendo as esperanças, ouviram uma voz atrás deles:
" Vocês conseguiram escapar dele?"
Os três se viraram e se depararam com a mulher do avião e de dias atrás. Ela lhes explicou que era amiga do capitão que tinha sido dono dos peixes-bola de porcelana, e que por isso estava tentando alertá-los dos perigos e que eles estavam confiando nas pessoas erradas.

Mesmo com todos os perigos, os três amigos disseram a ela que estavam decididos a acharem o tesouro. Ela então lhes disse que se chamava Lola Lamar e propôs os ajudar.

Uma hora mais tarde, Lola havia alugado uma lancha e todos subiram a bordo partindo para a aventura e busca do tesouro. Minutos depois descobriram que a bússola da lancha estava quebrada, mas em um ato de esperteza Gigi pegou o relógio de pulso e com um palito de fósforo resolveu o caminho que teriam de seguir,( as aulas de ciência lhe serviu muito bem naquele momento).

Porém, passados alguns minutos, observaram que uma lancha maior que a deles vinha na direção deles, e horrorizados perceberam que os homens eram os mesmos do hotel e que haviam os perseguido em casa também. Os homens queriam o mapa e se eles não o entregasse passariam com a lancha em cima deles. Com a manobra das lanchas eles ficaram todos encharcados, pois a lancha em que estavam sendo menor ficaram em desvantagem.

Mas com tudo, essa desvantagem até que foi muita boa, pois o mapa ao se molhar partiu-se no meio e apareceu um pedaço de papel pequenino onde estava escrito uma pista:
" Exercendo minha atividade preferida, a pintura de borboletas, eu descobri o Templo do Trovão e seu segredo. Esta é minha melhor borboleta. Dobre-a e guarde muito bem. Ela pode, com a luz certa, mostrar-lhe um passo importante."

Lola com uma manobra impressionante saiu em disparada e fez com que a lancha maior cheia de mal feitores batesse em uma barca de areia que vinha atrás deles.

Meia hora depois como Lola dissera, chegaram a ilha. Desceram e seguiram caminho sozinhos pois Lola preferiu ficar vigiando o barco.

Depois de muito andar e passar por caminhos perigosos, areia movediça, armadilhas e encruzilhadas estreitas e quentes, chegaram a entrada do Templo.

Subiram escadas estreitas, e passaram por corredores e labirintos estreitos e depois de muito andarem sem rumo por dentro do Templo, perceberam que estavam perdidos. Por sorte descobriram uma pedra com desenhos e ali estava indicando o caminho para onde deveriam ir e encontrar o Templo. Depois de muito olhar e estudar os desenhos, descobriram onde estavam e por onde deveriam passar para que chegassem ao Templo e ao tesouro.

Finalmente Gigi, Lucas e Patrick chegaram onde queriam. Era o lugar que provavelmente estaria o tesouro( que descobri ser uma pedra verde ).
Tamanha foi a surpresa, ao descobrirem que ao invés de uma pedra preciosa, havia apenas um portal gigante de pedra, onde tinha esculpido carrancas horrorosas e ameaçadoras.

Sabiam que se a tal da Esmeralda existia, ela só poderia estar atrás daquele portal com aquelas caras horrorosas.Rodaram tudo, mas não achavam nenhuma fechadura no portão. Cogitaram então a possibilidade de haver um truque, talvez apertar o nariz ou os dentes daquelas coisas na parede, o que ninguém tinha coragem de fazer. Mas foi a coisa certa a se fazer, porque ao fazerem um teste colocando um walkie-talkie na bocarra da estatua horrorosa, a mesma mastigou como se o radinho fosse manteiga.

Passado alguns minutos, Lucas ao mexer em sua maleta, viu o desenho da borboleta e achou que aquilo poderia resolver alguma coisa, e foi uma surpresa quando ele descobriu depois de ler a mensagem mais uma vez e de dobrar o papel a carranca certa que abria o portal, pois acima da cabeça de uma delas havia um pequeno buraco de onde saia um fecho de luz. Vocês se lembram de um trecho da mensagem?
" Dobre-a e guarde muito bem. Ela pode com a luz certa mostrar-lhe um passo importante."

Foi desse trecho que ele viu o um buraco mínimo onde entrava um raio de sol. E a carranca que estava desenhada no papel junto com a borboleta era igualzinho a que estava sobre a porta, este era um claro sinal.

Ele colocou a mão lentamente na boca da carranca com rosto horroroso, apertou os dentes e segurou a língua de pedra pressionando-a para baixo, tiro certeiro, o portal começou a se abrir lentamente.

Mas para a surpresa da Turma dos Tigres, ao olharem pela porta dentro não viram pedra nenhuma , havia um imenso jardim. No entanto não era um jardim comum, a grama, as ervas e as flores eram do tamanho de árvores, as formigas daquele lugar eram do tamanho de um cavalo, a aranha que apareceu , um mostro! Além disso tudo ainda tinha uma planta vermelha carnívora, quem pisasse nela estava perdido!

Der repente, ouviu-se um barulho, pronto, estavam sendo seguidos! Saíram correndo, o portal se fechando atrás deles, mas aí onde seria a saída? O barbante que Gigi tinha amarrado pelo caminho tinha sido desamarrado, os três ficaram desesperados pois não sabiam onde era a saída.

Passou-se uma hora até que eles chegaram a câmara quadrada onde tinham achado a pedra com os desenhos. Lu desenhou rapidamente o mapa da pedra em seu computador e no meio da poeira notou pegadas, que não pertenciam a nenhum dos três. Será que estavam sendo seguidos?

Uma coisa ficou certa para os três, não podiam confiar em mais ninguém. Se apressaram a sair do Templo e andavam em direção de onde ola tinha ficado com a lancha. Der repente ouviram-se vozes, ficaram todos quietos e se esconderam atrás das rochas, espiando.

E não foi uma grande surpresa, quando viram junto com os malvados bandidos que andaram atrás deles, Lola Lamar, que sorridente dizia:
" As três crianças nunca mais vão encontrar a saída. Um dia alguém vai encontrar seus esqueletos!

Por azar deles, Lucas foi descoberto, correram muito mas perceberam que um dos bandidos estava bem perto deles. Entraram nos labirintos e Lucas foi pelo lado errado,os outros dois pelo certo. Quando iam passando correndo, Lucas os puxou para trás de uma coluna fazendo assim o bandido passar direto e aí só se ouviu um grito do malvado alguns segundos depois.

Correram para o lado oposto alcançando o pé da montanha, nesse ponto encontram Pietro Mancuso.
"Será que poderemos confiar nele?" Pensaram os três.

Lucas então perguntou a ele:
" Porque ninguém te conhece no jornal?"

Pietro Mancuso responde:
" Porque ainda não trabalho lá, queria fazer o relatório da viagem e assim mostrar ao redator que eu sou bom e mereço trabalhar lá."

Lucas:
" Você pode provar que é um repórter?"

Pietro Mancuso:
" Posso mostrar minhas credenciais"

Mas em uma infelicidade, Pietro não achou seu documento nos bolsos. Poderiam confiar nele?
Sim,poderiam, a sorte estava lançada.

Foram em direção ao barco que Pietro Mancuso viera, foram vistos por Lola Lamar mas Pietro os sossegou contando que tinha cortado os canos de gasolina dos barcos deles, deixando-os presos na ilha.

Pietro tinha avisado a policia portuária de que havia na ilha três pessoas que deveriam ser investigadas minunciosamente.
Na manhã seguinte, a Turma soube pelos jornais que os três bandidos eram perigosos comerciantes de armas há muito procurados.

Gigi perguntou a Pietro se ele iria contar aos jornais o que tinha naquele lugar ( uma luz verde que fazia com que os bichos e plantas tomassem proporções de tamanhos incalculáveis, os tornando bem mais perigosos que seriam normalmente ).

Pietro disse que não, diria que tudo era uma brincadeira, que na verdade existia cobras e insetos venenosos na ilha. Portanto todas as pessoas deveriam se afastarem dali.

Todos sorriram vitoriosos e gritaram:

" Somos os Tigres, somos os tais, vencemos qualquer parada, o que você quer mais?"

Pietro sorriu satisfeito. Afinal, não é sempre que se vive uma aventura tão emocionante como aquela

" Mas ele estava redondamente enganado. Logo os três amigos estariam mais uma vez ás voltas com uma nova aventura tão emocionante como aquela, dando início a mais um caso para você e a Turma dos Tigres..."

E aí? Gostaram? Contei direitinho a história? Vale a pena comprar a coleção, a galerinha irá adorar desvendar cada pista com seus decodificadores!

BJS e até a próxima.

site: http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

Glo 24/03/2022

Turma dos Tigres - Resenha
Eu amei muito a ideia de a história ser interativa, parece que realmente fazemos parte da Turma dos Tigres. É uma história instigante que dá vontade de que nunca acabe, e ao mesmo tempo tenha uma conclusão! Eu realmente recomendo pra quem gosta de participar da história, e pra quem gosta de histórias de detetive.

BrendahIsabelly 26/06/2023

Mais uma aventura dos Tigres
Ah, que livro gostoso de ler, com várias lembranças da infância.
Adoro os livros, e relendo na minha fase adulta, é totalmente compreensível o porquê eu os amo.

Leandro 06/12/2010

No Templo do Trovão
A turma dos tigres(Gigi,Lu e Patrick) vão a um leilão.Gigi acaba comprando sete peixes-bola secos.Descobriram que dentro dos peixes haviam um mapa do tesouro.

Havia muitos mistérios neste mapa e muitas pessoas queria comprar e com isso começaram a ser perseguidos.

A turma dos tigres aceita uma das ofertas que era viajar para ilha com o jornalista e fala mentira para seus pais.

Nesta cidade acontece várias coisas,acaba descofiando do jornalista e foi para a ilha com a Lola Lamar fazia parte de uma quadrilha que queria roubar e aproveitar deste tesouro.

A quadrilha de Lola começa a perseguir a turma dos tigres,eles decidem voltar para a cidade com o Pietro Mancuso pois descobriram que ele estava sendo sincero e quando chegaram na cidade denunciaram a quadrilha de Lola Lamar para a polícia.

Eu gostei do livro pois tem muitos mistérios e aventuras.

Lily 24/05/2010

Turma dos Tigres - No Templo do Trovão
Eu achei o livro bem interessante. Q fala de 3 crianças q fazem um grupo chamado turma dos tigres.

Eles vivem muitas aventuras q o + interessante foi q o q achavá-mos q era o do mal era o do bem, e o do bem era o mal...

Gostei bastante desse livro...

Denner 05/11/2010

NO TEMPLO DO TROVÃO
O livro da turma dos tigres é demais mas nâo sei seu ponto de vista mas se é aventura o que procura embarque nessa divertida historia.A turma dos tigres estava em uma de suas aventuras quando ganham mapas que levam ao templo do trovão mas eles tinham que ser cuidadosos pois outra pessoa estava tentando roubar os tesouros do templo mas no final não tinha tesouro algum.E eles pegaram o bandido. FIM

Antonio 10/06/2011

No Templo do Trovão
Neste livro, um grupo de amigos aventureiros e corajosos que desvendam enigmas ate chegarem a uma ilha. Eles são ameaçados por bandidos ate descobrirem o mistério da ilha onde estava o templo do trovão acreditando que era um tesouro de riquezas. E por final são ajudados pela policia. A historia é emocionante com muitas surpresas.

Guilherme.Rocha 22/03/2017

Os mistérios
" No templo do trovão" é um livro da série A turma dos tigres que é uma série que gosto muito. achei o livro bem legal bem interessante e legal e uma observação você tem que prestar observar muito bem cada pagina por que tem várias coisas escondidas e foi a coisa que eu mais gostei no livro.
Achei o livro muito,muito,muito bom e interessante recomendo para pessoas que gostam de resolver um bom mistério.

LAvia.Calle 14/10/2023

Nhee..
Gostei sim!! Mas não muito.
Li na escola,com meus colegas,alguns trocavam palavras oq deixava a leitura ruim.
É isso !