O que faz o brasil, Brasil?

O que faz o brasil, Brasil? Roberto DaMatta

Resenhas - O que faz o brasil, Brasil?

Gabriel841 07/04/2024

Entre erros e acertos o Damatta faz uma argumentação preguiçosa de um país continental que ao meu ver é muito mais complexo do que qualquer ambiguidade entre o poder e o não poder, a casa e a rua ou o comer e ser comido.
Confesso que o "preguiçosa" pode ser extremamente equivocado da minha parte, mas lendo pela primeira vez uma obra de um dos maiores nomes da Antropologia no Brasil - sendo estudante de ciências sociais, o que me deu uma vontade enorme de ler e entender esse livro -
me senti meio sem rumo com o que eu chamaria de: simplificação generalizada a partir de uma tentativa de descrever um país absurdamente complexo.

Acho que eu teria 3 questões principais sobre essa obra toda:

A primeira: Não consigo perceber o carnaval como uma utopia de um mundo de hierarquia (mesmo sabendo que o carnaval da época em que ele escreve é totalmente diferente do carnaval de 2024, por exemplo)

A segunda seria uma pergunta: Se de mulheres o brasil entende bem, qual seria o perfil, ou o ideal, do homem brasileiro? Eu acredito que faltou argumentar a parte masculina no capítulo do livro

e a terceira e última: Eu não consigo enxergar, por exemplos, os ritos e/ou momentos dentro do catolicismo, de um templo espírita ou de um terreito de macumba, como sendo minimamente semelhantes ao ponto do autor colocar "dentro de uma mesma categoria" a partir da ambiguidade entre os ritos que ordenam e ritos desordenam

Manurr 05/11/2023

Não sei o que comentar
Como foi pra faculdade, achei legal a abordagem que o autor quis trazer sobre a constituição do Brasil para além da história que conhecemos.

melmelmelmel 24/10/2023

Uma leitura extremamente interessante e importante para avaliarmos os aspectos culturais do nosso país. Mesmo sendo de um tamanho menor do que a média, Roberto foi muito preciso em sua avaliação sobre os pontos dos quais falou.

Questões como as festas, carnaval, comida, religião não só podem ser notadas no nosso cotidiano, como também podemos observa-las em diversos livros brasileiros já escritos. Esses valores moldam o nosso país, moldam o nosso povo e o autor soube falar deles de maneira crítica.

Me encantou porque nós acabamos deixando esses detalhes passarem despercebidos, mesmo que convivamos com o Carnaval e as comidas, detalhes tão significativos como as classes sociais e o prazer, costumam não serem discutidos.

Espero futuramente ler outras obras do autor e encontrar reflexões tão bem feitas quantas as dessa leitura.

Vivi 15/10/2023

Antropologia
O livro não tem um tema que me interessa de cara, li pela faculdade e acho que facilitou o avanço na leitura.

Dai lulu 13/10/2023

Interessante vista de como se monta um país tão singular
É uma leitura agradável, que você percebe e compreende perspectivas que formam e definem um povo. Mas, particularmente sinto uma visão elitista em alguns partes do texto.

Matilda 05/09/2023

Interessante.
É um bom livro, como brasileira me identifiquei com muitas partes mas claro muita coisa é generalizada e alguns termos não são mais utilizados mas, talvez para época que foi escrito, fazia sentido. É um livro pequeno, de fácil leitura e que aborda assuntos interessantes para discussões.

Mariana 26/07/2023

Leitura obrigatória do meu curso da faculdade, achei que não iria gostar mas achei uma leitura super interessante! Gostei.

licwfs 28/02/2023

?Como se constrói uma identidade social? Como um povo se transforma em Brasil??

Leitura muito válida, me agregou muito.
Alguns tópicos não tão óbvios, mas que são pertinentes ao cenário brasileiro. Senti sempre que estava em uma discussão com uma pessoa muito inteligente, porque é uma leitura muito fácil e simples, muito desenvolvida. Em alguns momentos é um pouco entediante, mas vale a pena ir até o fim.

Romeu Felix 21/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Por: Romeu Felix Menin Junior
Em "O que faz o Brasil, Brasil?", o antropólogo Roberto DaMatta busca entender e explicar o que faz do Brasil um país singular e diferente de outros países do mundo. Ele discute a identidade brasileira, a partir de elementos culturais e sociais que caracterizam o país, tais como a relação entre o público e o privado, a informalidade, a hierarquia, a ambiguidade e a "cordialidade" brasileira.

No livro, DaMatta afirma que a "cordialidade" é um dos traços mais marcantes do brasileiro, mas que ela não deve ser confundida com a simpatia ou a amabilidade. Segundo o autor, a cordialidade tem a ver com a forma como o brasileiro lida com as relações sociais e com o poder. Ele também analisa a hierarquia presente na sociedade brasileira e a forma como ela se manifesta em diferentes aspectos da vida cotidiana.

Outro tema abordado por DaMatta é a informalidade presente nas relações sociais e profissionais no Brasil. Ele afirma que, embora essa característica possa gerar uma sensação de liberdade e descontração, ela também pode ser um obstáculo para a eficiência e a organização da sociedade brasileira.

Por fim, o autor discute a relação entre o público e o privado no Brasil, apontando que, embora existam leis e normas que regulem a vida pública, muitas vezes essas leis são desrespeitadas e o interesse privado prevalece sobre o interesse público.

Com base nessas reflexões, DaMatta busca entender o que faz do Brasil um país único e apresenta uma análise cultural e antropológica que ajuda a compreender as especificidades da sociedade brasileira.

Opinião:

"O que faz o Brasil, Brasil?" é uma obra fundamental para compreender a cultura brasileira e as especificidades do país. Roberto DaMatta apresenta uma análise precisa e profunda sobre a identidade nacional, discutindo temas como a cordialidade, a hierarquia, a informalidade e a relação entre o público e o privado. Sua escrita é clara e acessível, o que torna o livro recomendado tanto para leitores leigos como para estudantes e profissionais das áreas de antropologia, sociologia e ciências sociais em geral.

Sobra a segunda leitura:

A cordialidade brasileira como característica marcante da cultura do país.
A relação entre o público e o privado e como isso se reflete na sociedade brasileira.
A hierarquia presente na sociedade brasileira e suas implicações.
A informalidade nas relações sociais e profissionais e como isso pode ser positivo ou negativo.
As ambiguidades da cultura brasileira e como isso se manifesta em diferentes aspectos da vida cotidiana.
A influência da cultura portuguesa, indígena e africana na formação da identidade brasileira.
A relação entre o indivíduo e a coletividade na sociedade brasileira.
A relação do Brasil com outros países e como isso pode influenciar a identidade nacional.
As diferenças regionais e culturais dentro do país e como isso se reflete na identidade brasileira.
A crítica ao "jeitinho brasileiro" e a busca por soluções para os problemas sociais do país.

Davi.Cecotti 07/02/2023

Bela narrativa da identidade brasileira
Com livro ?O que faz o brasil, Brasil?? podemos fazer uma viagem no cotidiano brasileiro, contemplando de cima, a multiplicidade de fatos históricos. O Brasil do feijão com arroz, as misturas de realidade e fantasia, não só nas festas carnavalescas, o jeitinho brasileiro pra tudo, um Brasil cheio de estilos, um povo com a síntese perfeita do que há de melhor do negro, branco e índio. A malandragem, o carnaval da fantasia de igualdade, no entanto, nas festas da ordem de um lado fica o ?povo?, e do outro as autoridades. No meu modesto entendimento que o faz o Brasil, Brasil com ?B? maiúsculo é a mistura de fé e de senso de realidade de um povo. Os seus valores, símbolos, o orgulho de ser um brasileiro e de fazer malabarismo para driblar a crise, de ser poeta e arrancar beleza de uma tristeza, de juntar ?lixo? e selecionar para vender. De querer ver o destaque do país do futebol, das mulheres bonitas, do carnaval, mas, sobretudo, a cultura de um povo sendo reconhecida aos quatro cantos da terra, abolindo a idéia de que somos apenas um ?povinho? sem estudo, sem cultura, dado a vulgaridade, preguiça e malandragem. E assim como qualquer país, ter suas dificuldades, mas o reconhecimento de que somos uma nação privilegiada por Deus, uma terra farta, na grande maioria da extensão, onde tudo que se planta dá. Que temos no sangue orgulho vivo de sermos brasileiros em miscigenação de raça, e não ser menos brasileiro por isso, batalhadores, tem cultura, somos um povo questionador e de fé inabalável, na crença de mundo mais justo para todos.

Bruna3412 17/12/2022

ótima análise!
?O que faz o brasil, Brasil?? não faz meu estilo de leitura, mas tive que ler para fazer uma prova de sociologia na escola e, por essa razão, acredito que não aproveitei mais da experiência pq foi algo, de certa forma, imposto e tinha muita pressão. Acredito que gostaria mais se tivesse lido em outro contexto ou em outra época :/ contudo, ainda acho que seja uma boa indicação caso você queira entender mais sobre o sociedade brasileira.

obs: achei a leitura muito densa, mas talvez seja pq não estou acostumada

Nina 10/12/2022

Essencial, porém há ressalvas
Livro indispensável pra compreensão da população e questão cultural do Brasil. No entanto, há ressalvas. Roberto daMatta sendo de direita obviamente deixa passar alguns aspectos reais da nossa sociedade, como o fato dele romantizar tanto a relação casa x rua, onde a casa seria esse lugar maravilhoso se cidadania e respeito... Não é bem assim. Outro ponto é nas próprias ilustrações do livro fazendo o autor cair no próprio discurso que tenta problematizar. Caricaturas negras sempre que refere-se a população em geral, o "pobre", o festivo do carnaval, o que trata a mulher como comida... E nas festas da "ordem"? Caricaturas brancas! Apesar desses pontos controversos, o conteúdo é direto, amplo e essencial para de entender nossos brasis.

bteuzt 01/11/2022

o brasil tankavel
começou muito bem, andou de forma terrível e terminou melhor, mas preguiçosamente. acredito que pela falta de exemplos reais e de elaborar melhor os itens culturais que nos identificam. em especial, no capítulo 7, acredito ter faltado uma crítica, um motivo pelo qual o brasileiro opta pelo ?jeitinho? além do óbvio mencionado (as leis não agradarem nem servirem a todos), a quem serve a lei? a quem serve a falta de transparência? também há um endeusamento da família e da casa, uma estrutura em que falta crítica ao patriarcado, em que o autor afirma que não precisamos ?nos provar gente? no ambiente familiar sendo que não funciona assim para a maioria de nós.
no geral, aborda de forma simplória, mas alguns capítulos são bons e elaborados o suficiente para satisfazer o leitor mesmo com o excesso de misticismo cultural.

Lara Rodrigues 23/02/2022

Um livro que de forma simples, busca fazer uma análise sociologia e antropologia da identidade do Brasil, e sua constituição, apesar de antigo, o livro traz temas ainda bem atuais buscando sempre exemplos do cotidiano para melhor compreensão.

skoobibis 07/01/2022

Assuntos importantes abordados de forma didática
É necessário, ao ler esse livro, considerar sua data de publicação.
Apesar da década em que foi escrito, os problemas sociais tratados no livro são até hoje vigentes, bem como muitas constatações que o autor faz, são "pra frente" do seu tempo, como indução ao feminismo, por exemplo.

Todos os capítulos são fáceis de ler, fazem associação de assuntos sociológicos ao cotidiano, facilitando o entendimento de assuntos do âmbito científico social, com exceção do capítulo 3, cuja escrita não é tão didática, é confusa e possibilita muitas interpretações.

É um bom livro. Trata de assuntos importantes, sociais e geopolíticos de maneira simples, em leitura fluída, não complexa e sinóptica. Muito interessante para ser trabalhado em sala de aula, por exemplo. (Com exceção do capítulo 3, novamente.)