O que É Psicologia - Col. Primeiros Passos

O que É Psicologia - Col. Primeiros Passos Maria Luiza Silveira Teles

Resenhas - O que É Psicologia

BeatrizFonseca1 19/04/2023

Tales defende que a crise existencial que antes era uma característica dos jovens está se espalhando para outras faixas etárias, a sociedade que vivemos prega o dienheiro é padrãoes sociais , ser humano está constantemente estressado e está perdendo aeua valores o que aumenta o índice de doenças psicológicas .
Os comportamentos dos indivíduos são influenciados pelo ambiente é por ascptos do consciente e inconsiete, a filosofia é a mãe da psicologia Descartes em 1635 rompeu com esse paradigma e salientou que corpo e alma são ascptos diferenciados.
Nos séculos XVII e XIX surgiram duas grandes tendências o empirismo inglês e o racionalismo alemão, o empirismo defende que todo conhecimento humano e derivado de sensações e do estímulo de cérebro já o empirismo defende que a responsabilidade da aprendizagem está vinculada na percepção dos objetos.
A psicologia deve trabalhar junto com a sociologia para entender as diversas sociedades e no campo da biologia já que o ser humano tem substâncias que se sofrem.modicacoes podem gerar patologias psicológicas.
O estudo do ser humano é complexo porque nos temos a parte biológica, linguística e social , a linguagem é essência para o ser humano porque é através dela que o ser humano se cômica, cria conceitos e raciocínio lógico e expressar suas ideias .
A morte pode provocar agonia é sofrimento para os seres humanos, cada ser humano é único porque vai ter suas próprias emoções, necessidades , temperamento, todo ser humano deve seguir regras pata viver bem em sociedade.
O ser humano lida com a frustação de ser contrariado as vezes de forma errada se estressado e acabam.que não resolvem.seus problemas .
A autora salienta que Freud quebrou vários paradigmas como argumentar que toda mulher tem vocação para ser mãe é que nem todos os adultos desenvolveram a maturidade e criou os conceitos de es, ego e id .
Maryellen 03/04/2024minha estante
o resumo da gatinhah kkk Deus te abençoe

Gabubooks 13/04/2023

Uma leitura com bagagem
Acho que me acrescentou muito fazer a leitura desse livro, mesmo que tenha sido pra faculdade! É esclarecedor e pontua coisas interessantes sobre a psicologia e suas visões.

LaraF 22/04/2013

Pra um primeiro contato o livro esta "ok", mas deixa a desejar em alguns aspectos. Achei a linguagem um pouco simplista e o conteudo resumido demais. Alem disso, nao concordo com alguns pontos, como por exemplo, depopis de falar de algumas abordagens, a autora coloca um comentario sobre a abordagem que ela escolheu para atuar e no final, a induçao de que os principios cristaos sao os mais corretos (ao meu ver a psicologia deve ser cientifica e ligadas a valores, nao a religiao).

13/12/2023

Resumo do resumo
é bom para quem não entende muito de psicologia e tá querendo saber mais a respeito, mas fala muito sobre psicanálise e isso me deu uma murchada. enfim, é o resumo do resumo do resumo.

leosilva 04/05/2015

Resumido demais
Serve como introdução ao estudo da Psicologia, mas possui pouco conteúdo. Além disso, é tendencioso.

Volnei 27/07/2018

O que É Psicologia
Como todos os livros desta coleção este não serve para aqueles que querem realmente conhecer a psicologia . Este serve apenas como a leitura para curiosos de primeira viagem que querem ter uma leve noção do que é a psicologia

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Isadora.Brandao 25/04/2022

Muito bom para quem quer conhecer um pouco da Psicologia ?
O livro consta de alguns capítulos, onde ele explica um pouco da história da psicologia, suas raízes, um pouco de algumas escolas teóricas como a psicanálise. E eu achei ótimo o fato dele explicar de forma objetiva, mas, que mesmo sendo algo bem breve para o arcabouço histórico de cada uma das teorias citadas no livro quanto a história em si da psicologia, você ainda consegue entender e se situar, você não fica perdido.
Enfim, super indico esse livro para quem pensa em si aventurar no curso da psicologia, ou para quem quer só ter uma base da história da psicologia e suas teorias ?

jdsdnt 09/10/2023

Perfeito!
O melhor livro introdutório sobre psicologia/psicanálise/psicoterapia que eu já li em toda a minha vida. Ele simplesmente aborda um pouco de cada abordagem da psicologia, falando até de Reich e a vegetoterapia que pouco aparece nos livros sobre as abordagens da psicologia