O Caso do Hotel Bertram

O Caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Samara 13/07/2016

As coisas nem sempre são como a vemos
Apesar de já está familiarizada com os livros da Rainha do crime, esse é o primeiro livro que leio da personagem Miss Marple. A história gira em torno de um hotel, o Bertran, que mesmo com a modernidade, não perdeu seu esplendor dos tempos de outrora, continuando com a mesma decoração de sempre e com seu atendimento impecável. A maioria dos seus hóspedes são pessoas idosas, que fazem questão de reviver sua mocidade, através do hotel.

Miss Marple conhece bem o Bertran, pois se hospedara no local quando tinha apenas 14 anos e fica feliz quando recebe um presente dado por seu sobrinho para uma pequena estadia no lugar. A senhora muito observadora não deixa de notar a imponência do lugar e o quanto é diferente dos outros hotéis. Ela observa Lady Bess Sedgwick, conhecida por sua forma extravagante de viver e por seus muitos casamentos e Elvira Blake, sua filha, fruto de um dos casamentos, ao qual foi criada, não pela mãe, mas por tutores.

Muitos roubos estão acontecendo na cidade e o policial Fred Davy, O Pai, como é chamado, decide investigar, ele quer encontrar o chefe do bando, "o cabeça da história". Por trás de tudo isso, ele investiga o sumiço de um clérigo que estava hospedado no Bertran, e a morte acidental do porteiro do mesmo hotel, que foi morto no lugar de Elvira, esta que afirmava ser vítima de um plano para que fosse assassinada e ficassem com toda a fortuna que herdaria de seu falecido pai, um dos maridos da mãe.

Miss Marple contribui com as investigações e com sua ajuda, o mistério é desvendado, existe uma ligação nos roubos que tem haver com o hotel, e o mesmo não é como o imaginavam. Não sei como são os outros livros dessa personagem, porque achei sua participação nas investigações pequena. No mais gostei do enredo, com suas minúcias sobre o hotel e o ambiente, pretendo ler outros livros da personagem para esclarecer essa minha dúvida.

Davi 12/10/2015

Um leitura "diferente" de Agatha Christie
"O Caso do Hotel Bertram" é o segundo livro que eu leio da Rainha do Crime, Agatha Christie, o primeiro foi "O Misterioso Caso de Styles" que também é conhecido como a primeira aventura do famoso detetive Hercule Poirot.
Deste segundo livro faz parte a personagem Miss Marple que também aparece em outros livros da escritora, uma velha e simpática senhora que está atenta a tudo que acontece a sua volta e tem um forte faro de detetive, o que acaba ajudando na resolução do caso em questão que envolve o luxuoso e misterioso Hotel Bertram e seus hóspedes.
A trama é instigante e tem uma resolução interessante, assim como o primeiro livro que eu li, mas o mais curioso é a forma como o livro é escrito e posso dizer que parece uma outra pessoa que o escreve, não que esse seja uma fato depreciativo, mas curioso. Aqui o livro é repleto de uma série detalhes que poderiam ser excluídos deixando assim a leitura mais fluída, porém são esses mesmos detalhes que dão vida ao livro, criando uma atmosfera única.
Vale a pena a leitura!

Tauan 21/09/2015

Surge Miss Marple
Mais um da incomparável Rainha do Crime. “O Caso do Hotel Bertram” foi a primeira aventura de Miss Marple que eu li.
Jane Marple ficou muito feliz ao receber de presente de seu querido sobrinho Raymond e sua esposa, uma estada no magnífico Hotel Bertram. Ela já havia se hospedado lá muitos anos antes, e logo percebeu que nada mudara.
Na hora do chá, Miss Marple aproveitava para observar as pessoas presentes e os acontecimentos. Era impossível não notar a extravagante Lady Bess Sedgwick ou se interessar pela sua história: ela havia se casado diversas vezes e, com um dos primeiros maridos, teve uma filha, Elvira Blake. Quando se separou do pai da menina, deixou-a para ser educada pela família dele, pois preferia ser livre para poder viver grandes aventuras. Prestes a atingir a maioridade e herdar uma grande soma, ela vem hospedar-se justamente no Hotel Bertram.
Quando alguém tenta assassinar Elvira, o tiro atinge o porteiro do hotel que tentava protegê-la. Miss Marple, tendo observado toda a situação desde o início pode ajudar o inspetor da Scotland Yard, Fred Davy, a investigar este atentado.
Junto com o assassinato há de se levar em consideração também o desaparecimento de um velho clérigo. No desenrolar da história, aparecem um grande número de crimes também relacionados ao honrado Hotel.
Por fim, Miss Marple descobrirá muitos mistérios que se escondem por trás do belo e tradicional Hotel Bertram, que, contrariando as aparência havia mudado bastante.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Paulo 12/09/2015

O livro é bom, mas só gostei do final.

Nathalia.Danielle 30/07/2015

Surpreendente mas maçante
Primeiramente, terei o máximo de cuidado para não revelar nenhum mistério a ser resolvido nessa trama. A história gira em torno de um Hotel aparentemente descente e acima de qualquer suspeita de Londres, enquanto todos acionam o botam da modernização, o Bertram tenta deixar toda áurea e conforto da Era Eduardiana.
Há vários pontos interessantes nesse livro, um dos quais mais me chamou atenção é que não se prende a um único mistério, temos aí 3 envolvimentos para serem desvendados que, a princípio, não tem nexo um com o outro:

Um desaparecimento de um velhinho caduco;
Um assalto a um trem
Um assassinato

As coisas vão ficando mais intrigantes e porque não dizer intrínsecas ao correr das páginas, Miss Marple, uma velhinha muito simpática e curiosa a respeito da vida alheia, se mostra de grande valia para o inspetor-chefe, responsável pelos casos, ela fornece algumas pistas para o mesmo e para nós leitores de modo muito sutil, assim mal percebemos quando o inspetor faz todas as ligações (aliás eu não resolvi o caso, porém, meu amigo disse que foi o primeiro livro em que ele desvendou o mistério, grande abraço pra Dudu que inclusive, me deu o livro). A senhorinha se mostra experiente em fazer ligações e não confiar demais em coincidências.

Algumas frases são profundas e eu fiz questão de marcar no livro, tais como:
"Quanto mais as coisas mudam, mais continuam a mesma"
"...Acho aliás, que já sabia disso antes - que não se pode nunca volta atrás, que não se deve tentar voltar atrás... Que a essência da vida é andar pra frente. A vida é na realidade uma rua de mão única, não é?"
"...Além disso, ela é bonita, a senhora sabe.
- É verdade - concordou Miss Marple - Os filhos de Lúcifer quase sempre são belos. E, como sabemos, florescem como o loureiro verdejante."

O que me fez tirar pontos do livro foi a extrema DEMORA pra ir direto ao assunto (talvez teria tirado 1 ponto, porém, o final me deixou de queixo caído, então...), sei que livros de Suspense são assim mesmo, ainda mais casos policiais, as coisas demoram para se revelar, mas esse livro lhe testa a paciência (tanto que desisti de lê-lo umas três vezes)

Exemplo disso é a TOTAL FALTA DE NECESSIDADE nesse parágrafo do livro (um entre vários):

"...De repente, a velocidade diminuiu, os freios agiram. As rodas gritaram ao agarrarem-se aos trilhos. A velocidade foi diminuindo... diminuindo... O guarda enfiou a cabeça pela janela, observou o sinal vermelho à frente, e o trem afinal parou. Alguns dos passageiros acordaram. A maioria continuou dormindo..."
(Séeeerio que esse parágrafo era necessário? Tá de brincadeira né?)

Porém, não pensem que é um livro em particular que ela faz isso, é característico dela, afinal, nem tudo é perfeito né?

site: http://prisma-literario.blogspot.com.br/

Felipe 16/06/2015

nem la nem ca...

Jadgy 08/01/2014

Cadê a Ms Jane Marple?
O livro demora muito para engrenar na história, só depois da metade do livro fica interessante, o começo é muito detalhistas nas coisas sem importância. Mas como estamos falando de Agatha Christie, a cada página imagina-se um novo desfecho ha história do Hotel Bertram. No entanto, não é um dos melhores livros de Agatha, Miss Jane Marple sempre astuta e boa observadora, nesse livro tem pouca participação.

Humb 13/04/2013

Esperava mais
Peguei o livro na biblioteca antes de ler várias resenhas aqui no Skoob e achei estranho várias leitores não terem gostado muito do livro. Quando conclui a leitura entendi o porquê.

"O caso do Hotel Bertram" é um caso de Miss Marple, ou deveria ser, já que a velha senhora ficou ofuscada a maior parte do livro. O protagonista mesmo era o inspetor-chefe.

O enredo é muito bom. Um hotel restaurado após a gerra, hóspedes peculiares, assaltos a trens e bancos, uma jovem herdeira de uma fortuna. O modo como todas essas coisas estavam intimamente ligados prendeu tanto minha atenção que li o livro em um dia.

Então, por que apenas três estrelas?

Infelizmente, o final ficou muito corrido. Várias pontas ficaram soltas ou concluídas abruptamente. "O caso do Hotel Bertram" tinha tudo para ser um livro excelente e até mais desenvolvido, com umas 400 páginas. Agatha Cristie criou um enredo intrincado, mas, por algum motivo, concluiu o livro depressa demais.

Ainda assim, recomendo.

Karla 14/01/2013

A história é um pouco fraca, não há fatos impressionantes que prendam a curiosidade do leitor (como nas histórias do Poirot, por exemplo) e o desfecho é muito insatisfatório, mas em se tratando de Agatha Christie sempre vale a pena ler.

Patrick 22/12/2012

As surpresas de Agatha Christie
Livros da Agatha Christie sempre me deixam abismados sobre como podemos ser surpreendidos pelas pessoas.
Na trama com Miss Marple ela prova que aquilo que é perfeito é completamente absurdo e fonte de diversas suspeitas, assim como a personagem Henry, maitrê do Hotel Bertram, o homem que serve que é uma beleza. Ainda mostra que os costumes devem passar.
Falando sobre o ambiente do hotel, se trata de um local que revive tempos eduardinos, onde velhas senhoras podem sempre habitar por um preço mais baixo, para fazer parte do cenário, figurantes de toda a ação.
Partes importantes para entender o livro são as pequenas confusões que as pessoas fazem dentro deste luxuoso Hotel.
O caso do Hotel Bertram se trata de um título excepcional da Rainha do Crime.

Talita 26/11/2012

Horrível,não gostei nenhum pouco.Pior livro da Agatha Christie que eu já li.Pra começar,é muito cansativo;depois é muito estranho:numa hora estão num ambiente algumas pessoas e no mesmo capítulo,estão em outro ambiente,outras pessoas;a detetive(Miss Marple)é super-chata,não faz nada,não é igual ao Hercule Poirot;final: totalmente sem imaginação.Em outras palavras,esse livro foi uma decepção para mim.

enjoysarah 18/10/2012

Não se esqueça de visitar - http://anonimadavoz.blogspot.com.br
Esse foi o primeiro livro que li da Agatha Cristie e por incrível que pareça sua escrita e forma como escreve cada detalhe me deixou apaixonada, mesmo sendo de 1965 ele conseguiu me prender completamente ao livro, cada situação até a característica dos personagens (que confesso não são poucos), da sua forma e não presa e como sabia usar as palavras. Então como perceberam Bertram e o nome do hotel, mas não um simples hotel o melhor e mais sofisticado e mesmo como tempo o mais famoso hotel de Londres. Aquele que vale a pena pagar cada centavo do seu podre bolso. O que te leva à velha Londres que muitos queriam realmente de volta só que fora do hotel. A autora conta muitos detalhes sobre cada centímetro da recepção a cozinha. Do pequeno livro de visitas até o muffin amanteigado que sinceramente me deu água na boca. Lá para a página 17 (do meu livro e claro) aparece nossa gloriosa e magnífica Miss Marple, uma senhora que literalmente esperta e que tem todas as características digamos que de uma detetive, porém, não é detetive, embora muitas vezes ajude a policia, sendo até fundamental, na resolução dos crimes. Ela é simplesmente uma pessoa atenta, que repara nos menores detalhes e tudo mais. Em suas férias em Londres no hotel começa a ter uma série de crimes, um trem roubado, um antigo corredor volta à ativa, o sumiço de um cônego por um tempo, o assassinato do porteiro, a fortuna de uma linda jovem e outras coisas. Tudo sendo voltado ao Hotel Bertram, eu confesso há nenhum minuto você imagina algo e estilo Sidney Sheldon com aquele final inesperado que apenas no último capitulo você vê o culpado ou o verdadeiro motivo, coisas afins sendo reveladas. Mas voltando ao contexto o inspetor-chefe Davy intrigado com toda aquela situação pede ajuda a nossa querida Miss Marple, eu acho que o que te da mais curiosidade e que ela guarda as informações para ela às vezes sim às vezes não, em certos momentos ela analisa e do nada joga tudo ao vento e vem àquilo como um soco e você fica, não acredito como não pensei nessa possibilidade?
Ela traz uma escrita clara, limpa, mas ao mesmo tempo ela nos da muitos detalhes ela consegue fazer você imaginar cada detalhe, cada roupa pingo ou até forma um perfeitamente um quadro na sua mente que esteja em algum lugar, ela segue uma ordem fantástica. Esse seria um dos poucos livros que eu releria se claro eu tivesse tempo rs

Foi um golpe formidável – elogiou o inspetor chefe. – Bem planejado, lindamente executado. Mas não há nada que dure para sempre. Miss Marple outro dia me perguntou o que havia de errado aqui. Bem, agora posso responder à pergunta. O hotel Bertram é,... – Página 188

Muitos viram que eu coloquei pontos no final, pois esse parágrafo e aonde conta o grande segredo e claro tenho que deixar vocês com aquele vou ler para saber o final, se você e aquela pessoa que adora um suspense policial ou qualquer tipo de aventura eu te recomendo esse livro, ele e muito bom e me fez querer aprofundar mais no universo Agatha Cristie.

mfayon 09/06/2012

Suspense até o último minuto!
Aghata Chistie tem um jeito interessante de escrever, nos mostra o mundo e seus problemas, a medida que vai aprofundando e o enredo se desenvolvendo novos problemas vão surgindo, sendo estes causadores dos antigos. Não é diferente nesta pela obra "O casa do hotel Bertram".