Noite de Reis

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camill R 25/03/2024

Um bom passatempo
É uma peça leve se ler. Umas boas poucas risadas e entretenimento com a trapalhadas e confusões.
Mais um passatempo para relaxar com a leitura e achar graça de coisa boba.

daleriku 12/01/2024

"(...) eis aqui a minha mão: a partir de agora, você é a dona de seu mestre, senhora de seu senhor."

Meu duque, precioso duque. Preciosa Viola, tanto versão senhor quando senhora.

Eu me diverti muito com a leitura. Tudo que ia acontecendo era previsível, mas não deixou de ser maravilhoso. Fiquei recordando o tempo todo do filme da Amanda Bynes "Ela é o cara" e achei mais engraçado ainda, principalmente quando o Sebastião encontrou a Olivia.

Eliane406 12/01/2024

Shakespeare é genial no contexto em que crítica a sociedade
?Título original, Twelfth Night, refere-se à décima segunda noite depois do Natal; é a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis. Na tradição britânica, o Dia de Reis encerra o ciclo de festejos natalinos , e o costume diz que patrões presenteiam empregados, você presenteia o carteiro, etc. E divertir-se era a ordem do dia em tempos elizabetanos. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.
Os amores acontecem e desacontecem, o Sr amado a um tempo pode ser um e a outro tempo pode ser outro.Não deixa de ser visão cética sobre o amor, que em Noite de Reis revela-se altamente circunstancial - e na maioria das vezes romanticamente cômico, ou comicamente apaixonado. ?" Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.Deem-me música em excesso;tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite." Duque, pág.11.
?"...quando o fígado*, a mente e o coração, esses tronos soberanos, estiverem todos supridos e preenchidos com as doces perfeições de um mesmo e único rei!".Duque, pág.12.
*O fígado era tido como o órgão da paixão, centro de onde emanavam os sentimentos apaixonados, enquanto o coração era tido como o órgão das emoções.

Corvina0606 10/12/2023

Ótima peça!!!
A peça é uma comédia encantadora que mergulha em intrigas amorosas e confusões de identidade. Ela cativa por ser repleta de situações cômicas e personagens envolventes. A trama, cheia de mal-entendidos e coincidências, gera um humor irresistível enquanto os personagens se envolvem em confusões amorosas, disfarces e situações hilárias. A peça é divertida pela sua astúcia narrativa, diálogos inteligentes e reviravoltas inesperadas que mantêm o público entretido e rindo do início ao fim.

beca 21/08/2023

Acho que de todas as minhas experiências com shakespeare essa foi uma das mais engraçadas e proveitosas. peguei essa peça porque ela foi base pro filme ?ela é o cara? e eu quis ler o material original.

a comédia é muito boa, os personagens são todos muito engraçados e sinceramente deu vontade de ver o filme de novo então acho que serviu seu dever.

Aline330 03/07/2023

Peça bem divertida e fluída (quando peguei pra ler foi em uma tacada só). Os personagens são doidos mas são interessantes!

Daniela707 24/05/2023

A leitura não me pegou muito. Não é uma história ruim, mas eu me perdi muito nos personagens, são muitos, e não parece ter um enredo certo nem nada que cative, a não ser momentos.
É a quarta peça de Shakespeare que leio e a primeira comédia, e foi a que menos gostei.
Talvez a leitura vale por conhecer, mas da pra conhecer com filmes também.

booksdreamz 29/03/2023

Achei a história bem mais ou menos mas deu pra ler, por ser Shakespeare achei um pouco confusa no entanto um ponto positivo foi a personagem viola/cesário

Eduarda96 16/03/2023

Ótimo livro para iniciar no universo Shakesperiano!
Um livro super engraçado, coisas acontecendo o tempo todo, cheio de surpresas, não é minha melhor leitura de Shakespeare, mas é um livro ótimo para começar a ler o autor, não temos aquela enorme pressão por ser um livro muito conhecido do Shakespeare, e cada acontecimento traz uma sensação boa de divertimento, indico para quem nunca leu Shakespeare e não sabe por onde começar!

lissamed 19/02/2023

Noite de Reis - William Shakespeare
Nesta peça, um grupo arma uma cilada para fazer de bobo Malvólio, personagem que não sabe se divertir e muito menos aceitar a diversão dos outros. Uma segunda personagem que não está imbuída do espírito de diversão naquele Dia de Reis é Olívia, que guarda luto severo pela perda de seu irmão ? até que isso perde sua importância quando ela conhece Cesário e por ele se apaixona. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.

A escrita de Shakespeare, sem duvidas, deve ser valorizada e apreciada, principalmente por ser "atemporal", influenciando e inspirando diversas obras até os dias de hoje.

Noite de Reis tem uma trama digamos que complexa, mas sem deixá-la cansativa e de difícil entendimento, talvez um pouco confusa no começo, porém isso é algo que ao longo da narrativa você vai se habituando. Além de ser uma clássica comédia romântica, com uma pitada de drama!

anaguadalups13 14/02/2023

"Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.[...]"
Sempre vale à pena dar uma chance aos clássicos de Shakespeare. Os personagens são em geral bem cativantes e o enredo foi feito de uma maneira genial, não tem como não rir em certos momentos kkkk. Foi um ótimo livro para passar o tempo e me diverti bastante, superou minhas expectativas.

bolinja 24/01/2023

Noite de reis
Essa comédia me deixou bastante confuso, cheguei a interpretá-la como tragédia antes de sua conclusão. É extremamente aflita, não fosse o bobo e Maria, para aliviarem um pouco da tensão, soaria exatamente como um enredo trágico shakespeariano.

se.renata 01/01/2023

noite de reis
O motivo de eu ter começado a ler não é nobre, mas que bom que eu li. O motivo? Fui instigada a ler por conta do filme 'Ela é o cara', que é baseado nessa peça.
Essa peça narra a história de Viola e Sebastião, irmãos gêmeos que passaram por uma tempestade e foram separados, portanto, ambos acham que o outro está falecido.
Viola precisa se vestir como homem para conseguir um emprego com o Duque de Hastings, na tentativa de ser o intermediário para o cortejo de Olivia, entretanto Viola acaba se apaixonando.
O enredo se desenvolve a partir disso e tem seu ápice quando Sebastião aparece, causando grande confusão e trazendo o suposto humor da narrativa.
Achei uma peça razoável, a escrita de Shakespeare é diferente e um pouco mais erudita, mas o enredo me tirou certas risadas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6