Noite de Reis

Noite de Reis William Shakespeare

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@tigloko 24/09/2022

Enganos e desencontros em uma história de amor
Me diverti com essa peça, passou voando quando vi já tinha terminado. Conseguiu me fazer rir em alguns momentos. Comédia do nível tio do pavê mas as vezes funciona kkk. É um personagem mais tonto do que outro. E o surpreendente é que o mais sábio entre eles é o bobo Feste, que personagem engraçado mas com umas tiradas profundas no meio da comédia, muito bom.

No geral é uma história de amor, com o nível dramático característico do Shakespeare, um pouco mais leve e sem levar para o trágico, com vários enganos e desencontros que deixam a situação mais cômica possível. Recomendo.

William LGZ 11/04/2022

Um verdadeiro clássico!
Apesar de ser uma história confusa de ser resumida, com um triângulo amoroso ao início que ganha mais conexões na reta final, tem uma trama tão redondinha que traz aquela aura inconfundível de clássico! Capaz até de ser confundida com clichê por aqueles que viram obras que se inspiraram nessa antes.

Foi uma peça realmente muito agradável de ser lida, mas que não me brilhou tanto os olhos como Sonho de uma Noite de Verão pela falta de um desfecho tão bom quanto.

De qualquer forma, é uma ótima comédia de meu chará e vale a pena demais sua leitura, com suas situações enfadonhas e o texto sempre primoroso de Shakespeare. Recomendo-a sem dúvidas!

yvnvitx 26/08/2022

Noite de Reis, ou O Que Quiserdes, de William Shakespeare
Noite de Reis se passa num reino europeu em datas próximas ao dia de Reis, que ocorre todo 6 de Janeiro, segundo a tradição católica. Nessa época, as pessoas costumavam beber, festejar, namorar e etc.
Em alguns locais, a data também era marcada por uma inversão de papéis, onde patrões serviam empregados, superiores prestavam favores aos seus inferiores e etc.

O enredo conta como Viola, uma sobrevivente de naufrágio, se disfarça de homem para se aproximar do Duque Orsino, por quem ela morre de amores. Após conseguir adentrar a corte do Duque, a moça recebe a missão quase impossível de fazer Olívia, uma nobre dama enlutada, aceitar ser a esposa de Orsino.

A peça é uma comédia romântica, que além de brincar com as idas e vindas causadas pelo disfarce de Viola, narra algumas pegadinhas (bem pesadas, por sinal) que alguns dos súditos de Olívia aplicam em Malvólio, um mordomo chato que ninguémno castelo suporta.

Em Noite de Reis, temos uma clássica comédia romântica, gênero que Shakespeare escrevia muito bem, de forma muito divertida.
O que mais me marcou, foi como ele resolveu de forma muito simples as confusões que serviam de combustível paraa trama e que careciam de resolução ao final da jornada.

Maria.Batagin 11/10/2022

Nesta peça, um grupo arma uma cilada para fazer de bobo Malvólio, personagem que não sabe se divertir e muito menos aceitar a diversão dos outros. Uma segunda personagem que não está imbuída do espírito de diversão naquele Dia de Reis é Olívia, que guarda luto severo pela perda de seu irmão ? até que isso perde sua importância quando ela conhece Cesário e por ele se apaixona. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.

Erika 04/03/2020

Divertido
Peca teatral de Shakespeare, ambientada na fictícia Iliria. O Duque Orsin ama Olívia, que se apaixona por Cesário (que na verdade é Viola, uma mulher disfarçada de homem). Viola ama Orsin, que tem um irmão gêmeo, que se apaixona por Olívia, que também desperta paixão em Marvólio. É uma confusão de apaixonados.

Dizem que as obras de Shakespeare são profundas, provocam reflexões no leitor. Peças são leituras rápidas, e nunca consegui encontrar essa profundidade toda em nenhuma história dele, mas tudo bem. Acho bacana conhecer, até porque existem milhares de referências a elas em muitos livros. E no caso de Noite de Reis, dá para soltar boas risadas.
03/03/2021minha estante
Não há tanto profundidade nas comédias. Se busca grandes reflexões filosóficas em Shakespeare recomendo as tragédias, como Hamlet, Otelo, Rei Lear ou Macbeth

C7istia11 28/08/2021minha estante
Divertida, mas piora do meio pro fim

Dani Sousa - @eulieulerei 12/08/2020

quem eu quero não me quer, quem me me quer não vou querer...🤭
Não sei talvez falte um pouco de familiaridade minha com a época em que é escrito, porque eu as vezes me perco nos diálogos e não consigo sentir toda essa profundidade que sempre se foi tão falada das obras de Shakespeare...
A trama gira em torno de encontros e desencontros igual diria Marília Mendonça... quem eu quero não me quer, quem me me quer não vou querer...🤭
É inegável que Shakespeare e mestre da dramaturgia com suas peças e tramas, com uma imaginação fértil e com muitos clichês usado atualmente, porém é difícil captar o pensamento dos personagens que viviam realidade totalmente diferente da nossa, e particularmente não entendo metade das piadas, das brigas e das paixões tão repentinas o que deixa a leitura meio frustrante para mim, algumas coisas acabam ficando sem sentido algum e deixando a leitura pouco proveitosa...
Acho bacana conhecer porque sempre foi tão falado, tem tantas referências em outros livros e filmes, mas não consigo encontrar a tal profundidade dita nas obras, tem sido uma leitura extremamente fora da zona de conforto para mim, totalmente fora da caixa...

leticia 14/11/2021

só consigo pensar: amo gays lgbt povo animado

((meu deus skoob me deixa fazer resenha de uma linha

Monica.Graziela 19/07/2022

Pense em uma leitura rápida que vai lhe divertir? É a Noite de Reis. Gostei muito desse conto. Só não dou cinco estrelas, pois algumas coisas me incomodou. Sei que tenho que considerar o tempo a qual a obra foi escrita, porém tenho alguns princípios que é difícil abrir mão.
Mas tirando isso, consigo perceber o motivo de ser um clássico. É uma leitura que lhe prende do início ao final. E ao ler veio vários filmes que foram inspirado neste conto, como Ela é o Cara.
Super recomendo para quem está começando a ler as obras de Shakespeare ou clássicos em geral.

daleriku 12/01/2024

"(...) eis aqui a minha mão: a partir de agora, você é a dona de seu mestre, senhora de seu senhor."

Meu duque, precioso duque. Preciosa Viola, tanto versão senhor quando senhora.

Eu me diverti muito com a leitura. Tudo que ia acontecendo era previsível, mas não deixou de ser maravilhoso. Fiquei recordando o tempo todo do filme da Amanda Bynes "Ela é o cara" e achei mais engraçado ainda, principalmente quando o Sebastião encontrou a Olivia.

chavesz_ 30/11/2021

meh?
não gostei muito não? achei difícil de pegar gosto ou ritmo da leitura, foi uma das peças Shakespearianas que eu menos gostei.

Mari 30/08/2022

Essa peça é bem divertida, mas acho muito doido que o Sebastian aceite casar com uma mulher que ele nunca viu e que a Olivia descubra depois de casada que não casou com Cesario (que era Viola), mas com seu gêmeo que ela nem conhecia rs

blue 29/06/2022

Feste= melhor personagem
gostei muito de ler noite de reis, na minha humilde opinião a peça cumpre bem o seu papel que é o de uma comédia que diverte o leitor em alguns momentos, também contém romance e trocas de identidade (eu particularmente adoro peças de Shakespeare assim), enfim, não tem muito mais o que falar sobre o livro e se eu contar mais estraga. É a terceira peça de Shakespeare que eu me diverti lendo, não foi a melhor peça já escrita por ele mas adorei a experiência

Victor.Albuquerque 27/05/2022

Shakespeare
Impecável como tudo de Shakespeare, divertido em todos os momentos, o que torna a leitura muito envolvente

@adriana_ lerlivros 10/08/2022

A peça inicia-se com o Duque Orsino declarando sua paixão por Olívia, filha de um duque já falecido. Viola, sobrevivente em um naufrágio, chega no reino de Illrya, disfarça-se de eunuco e pajem e decide servir Orsino. Este por sua vez lhe dá a tarefa de levar a Olívia as mensagens de seu amor, que são indubitavelmente negados. Mas Viola não contava que se apaixonaria por Orsino e Olívia se apaixonaria pelo seu disfarce de pajem, chamado Cesário.
Nesta comédia romântica há muitas peripécias, segredos e surpresas. É uma leitura divertida e muito rápida.
Noite de Reis é uma peça de teatro do escritor inglês William Shakespeare publicado em 1602

Morgs 02/05/2022

"Inteligente o bastante para ser bobo"
É uma boa história, bem simples (ainda que repleta de confusões), rasa e divertida, mas que não prende tanto a atenção.

Feste sem dúvidas rouba a cena, é o personagem mais interessante de acompanhar.

Entre "a comédia dos erros" e esse (os únicos de Shakespeare que li por enquanto), prefiro o primeiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6