Radiojornalismo

Radiojornalismo Paul Chantler...

Resenhas - Radiojornalismo

Priscila 14/06/2011

Mais em: http://www.blogtaligado.com

No prefácio escrito por Laurindo Lalo Leal Filho, há um parágrafo que define bem esse livro: "Ele é um manual de Radiojornalismo, capaz de responder a muitas das indagações práticas daqueles que que já fazem rádio e se defrontam com surpresa no seu dia-a-dia profissional, e é igualmente um guia seguro para quem pretende se aventurar por esse fascinante caminho."

Mesmo que os exemplos sejam direcionados a radiojornalistas britânicos, não quer dizer que os brasileiros não possam usufruir das informações trazidas no manual. Usando uma linguagem simples, clara e bem humorada, os autores (Paul Chantler e Sim Harris) conseguem montar um livro excelente, que pode ser utilizado tanto por quem está "chegando agora" quanto por quem já tem anos de experiência. São discutidos tópicos como: técnicas de redação, como buscar emprego no rádio, as leis que vigoram nesse veículo, além de trazer um capítulo dedicado a defender o futuro do radiojornalismo e um glossário de grande utilidade para os radiojornalistas. Mais uma leitura indispensável para quem ama esse meio comunicacional.

Kamila 15/07/2013

Livro muito bom. Um excelente guia sobre todos os elementos que compõem o radiojornalismo. Imagino o desafio que foi para o tradutor tentar adaptar à realidade brasileira aquilo que o livro tenta passar, tendo em vista que ele é baseado nas experiências dos autores em emissoras de rádio da Inglaterra. Esse também é o maior desafio para o leitor: olhar para toda essa experiência que eles querem compartilhar conosco, tendo em vista aquilo que podemos aproveitar em nossa realidade.

Clara.Pamponet 27/07/2019

Nesse primeiro semestre tive a disciplina de Oficina dr Radiojornalismo I onde foi o meu primeira contato com microfone e teorias do rádio, fiquei muito encantada e decidir comprar um livro de radiojornalismo.
Este livro conta como é na redação de uma rádio, como fazer pautas, boletins, dentre outras coisas, o que não me encantou mais foi que ele aborda mais sobre a rádio em Londres.
A leitura foi ótima e super indico para quem quer fazer jornalismo ou já cursa o mesmo.