A borra do café

A borra do café Mario Benedetti

Resenhas - A Borra do Café

Tibúrcio 13/12/2018

Este é o primeiro livro que leio do Mario Benedetti e, certamente, não será o último. A sua narrativa é encantadora, poética e dosada de bom humor.
Ler A borra do café é ulentrar numa conversa com Cláudio, personagem principal, que se estende desde a infância, passando pela iniciação da adolescência até a fase adulta, tudo isso transitando entre os bairros de Montevidéu. É quase a construção de uma biografia, já que está, está cheia do passado.
São acontecimentos do dia a dia de Montevidéu que o autor explora, fáceis mas não simples, transparentes mas não vazios, líricos sem ser piegas, contados com a poesia que é caracteristica na obra de Benedetti.
O livro não possui leitura difícil, pelo contrário, sua objetividade e simplicidade torna uma obra gostosa de ler. É um daqueles livros que nos leva pelas mãos de um lugar a outro e a gente se deixa levar com um sorriso nos lábios de puro deleite.

Fresta0 10/06/2021

Na infância, tudo o que Cláudio tem está no bairro Capurro: a mãe, as brincadeiras com os amigos, o amor platônico pela professora e o primeiro beijo, trazido no galho da figueira que tinha à janela. Com os anos, também a cidade cresce com o menino: Montevidéu já não é apenas o seu bairro, mas outras ruas, outras gentes, o sexo e os sonhos que o adolescente vai desvendando. Anos depois, dá-se conta de que o mundo não é o paraíso dos tempos de menino, nem o lugar das saídas fáceis ou das soluções mágicas; exige escolhas, decisões. Amar é uma delas. A história da vida de Cláudio, contada com leveza, lirismo e um refinado humor, pode ser a minha. Pode ser a sua.

@fresta.lit

Silvio 31/12/2020

2020 marca o centenário de um dos maiores escritores uruguaios, Mario Benedetti. Tive o prazer de ler este livro neste ano, uma mistura de relatos autobiográficos com ficção. Uma leitura muito divertida e agradável.

Déia 10/01/2020

Leitura rápida e fácil, mas não por isso menos intensa e tocante, com algumas poucas passagens que podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Percebi o quanto gostei quando estava quase acabando e queria continuar, fiquei refletindo e com uma sensação de nostalgia ao terminar o livro. Muito bonito.

Hester1 01/02/2019

É um livro muito gostoso de ler, a leitura flui e a estória nos envolve. Eu não tinha vontade de largar o livro, sempre querendo ler mais um capítulo, me deixando envolver pelas memórias de Claudio o personagem que as conta. Nos fazendo hora rir, hora chorar.

Edu Trindade 20/08/2009

Muito mais que borra de café
O que podemos - ou sabemos - ler na borra do café?
Eis uma das questões que são levantadas (e não necessariamente respondidas) nas entrelinhas deste livro. Ainda mais importante que o enredo, aqui, é a construção da história, onde se mesclam a realidade, a fantasia e uma boa dose de saudosismo. Para quem gosta desta mistura, o livro é um primor. E se o leitor tiver qualquer relação com o Montevideo, o nostálgico cenário onde a narrativa se desenrola, aí então o livro é imperdível.

Dany 17/04/2017

A Borra do Café
Minha Opinião: O primeiro livro que li do Mario Benedetti foi A Trégua, incrível, tocante e de um lirismo sem igual.

Por isso, minhas expectativas com relação A Borra do Café era grandes... e bem, não é que tenha me decepcionado, porém não foi nada daquilo que eu esperava.

Este é quase uma espécie de história autobiográfica, entre outras inventadas.

Claudio nos encerre em sua vida desde pequeno, mostrando sua vida com o pai e mãe e as inúmeras mudanças de casa que eles faziam. Sua infância, seus amigos, a morte de alguém próximo, a irmã, a presença do pai, a mudança para adolescência e para a vida adulta.

Vamos vendo-o crescer, aprender, amar. Desenvolver seus talentos, além de uma presença que o inspirou. E instigou minha curiosidade.

De uma forma geral, a história não é ruim. Porém acho que li no momento errado. Pretendo ler outros livros dele e se já tivesse feito isso a leitura de A Borra do Café teria sido melhor aproveitado.

Acho que este livros é mais voltado para aqueles que já o acompanham tem um tempo. Não o indico para uma primeira leitura do autor. Recomendo A Trégua para quem tem a pretensão de conhecer os escritos de Mario. Que por sinal, é um livro maravilhoso.

Com relação ao nome do livro, se dar devido a leitura da borra do café, que é o único mistério e fato instigante. De resto, a história se parece com a vida de uma pessoa normal, com decisões, acontecimentos e fatos que poderiam muito bem acontecer com qualquer um. E talvez por isso, em certas partes, a história se tornou arrastada e fraca. Mesmo assim, consegui notar a forma poética com que a história é contada, não é uma história incrível, mas vale a pena conferir.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2017/03/li-mas-nao-resenhei-03.html

Celaro 04/09/2016

Antes da borra, saboreie o café
Claudio vive mudando de endereços dentro da cidade de Montevidéu. Suas novas amizades, paixões e perdas, que acontecem em um horário repetidamente intrigante se condensam com uma personagem que vai-e-vém em sua vida. Um romance delicioso, como uma boa xícara de café.

Larissa Lorena 14/11/2013

Livro tocante, adorei acompanhar de perto a história de Cláudio, que em muito se assemelha a de todos nós :))

Paty 04/02/2013

Leia as minhas impressões sobre o livro seguindo o link abaixo:

deniferreira 15/08/2010

Gotoso de ler
Conta a história, às vezes em primeira pessoa, às vezes em terceira, de um guri de Montevideo desde a sua infância até início da vida adulta. O mote da história são as mudanças que sua família vai fazendo por diversas ruas e bairros da cidade, e a relação que o rapaz desenvolve com cada um desses lugares.