A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

victor.victor.victor 10/12/2023

Esse era um daqueles livros que eu tinha certeza que ia amar. Absolutamente todas as pessoas que ouvi falar sobre ele só tinham elogios, então meio que fui com altas expectativas.

Terminou sendo uma ótima leitura, propõe um argumento poderoso. O aprofundamento psicológico também é bem legal. Mas achei que ia ser mais "eletrizante", e nem sempre é assim. Tem várias páginas sobre as fugas do Dick e do Perry, que terminam sendo meio repetitivas e diminuem o ritmo.

Mas o começo é bom. O meio é bem lento. E a partir do momento que eles são presos, o livro entra numa crescente muito boa.

Eu acho que seria mais interessante se o Capote tivesse se posicionado como narrador-personagem, como realmente ele foi. Seria bacana ver os bastidores do livro.

Gabriela 06/12/2023

Excelente! Quando temos uma ótima escrita, a leitura é bem fluida.
O crime em si é repugnante. Gostei muito dos pensamentos dos assassinos no desenvolvimento do livro. Conseguimos ter a noção do crescimento da maldade humana com o decorrer da vida dos criminosos.

Januska 05/12/2023

Um dos melhores do ano
Que livro!
Eu amei cada palavra escrita por Capote nessa história. É tudo muito bem detalhado, o autor prende a atenção e você nem vê o tempo passando. Um dos melhores livros que li em 2023.

Maria Fernanda Greiner 27/11/2023

Realmente é um trabalho jornalístico impressionante, o caso foi muito bem explorado mas confesso que quando a narrativa focava muito no dia a dia dos criminosos (uma parte generosa do livro) fiquei um pouco cansada, querendo avançar logo

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"A Sangue Frio" é um livro de não-ficção escrito por Truman Capote. Ele conta a história real do brutal assassinato da família Clutter em 1959, no estado do Kansas. Capote mergulha na investigação do crime e na vida dos assassinos, criando uma narrativa envolvente e perturbadora. Com sua escrita detalhada e psicologicamente profunda, Capote explora os aspectos sombrios da natureza humana e nos faz refletir sobre a violência e suas consequências. É uma leitura intensa e impactante que cativa o leitor do início ao fim.

Raquel.Furchinetti 29/10/2023

Incrível
Acima de tudo, um livro muito bem escrito. O Capote realmente era um escritor magistral. O livro te prende do começo ao fim. Muito bem construído, alterna entre as estórias das vítimas e dos assassinos num passo lento e cheio de suspense. Quanto a real história em si nunca vamos saber. Não acredito em romance jornalístico. A estória sempre tem um pouco do autor, sua visão, suas vivências, idiossincrasias, temores e paixões. Nunca saberemos o quão fiel ele foi ou não a todas as estórias e o quanto colocou de sua percepção no que viu, ouviu e presenciou. De todo modo, não invalida o livro, seu talento e a interessante experiência em lê-lo.
Alê | @alexandrejjr 29/10/2023minha estante
Muito bem pontuado, Raquel! A beleza desse "romance de não ficção" está justamente nesse espaço entre o real e o imaginário.

Raquel.Furchinetti 29/10/2023minha estante
Verdade Alê:) É um romance que no final ainda te deixa em suspense...

Luiza1664 24/10/2023

A sangue frio
Tive que ler para um trabalho da faculdade, mas gostei! Confesso que já esperava que fosse gostar porque amo livros de assassinato, e esse por ser não-ficção me surpreendeu bastante. Capote conseguiu descrever os acontecimentos tão bem que parece que ele estava lá a todo momento e ele fez uma apuração tão boa que de vez em quando eu esquecia que era verídico pois parecia ficção.

Cristiane.Brasil 23/10/2023

A Sangue Frio
A Sangue Frio, de Truman Capote, é uma obra notável e arrepiante de um verdadeiro romance policial. O livro é um relato meticulosamente detalhado do assassinato brutal da família Clutter em sua casa no Kansas, bem como da subsequente investigação e julgamento de Richard 'Dick' Hickock e Perry Smith. O livro não apenas fornece um relato detalhado dos eventos que antecederam e se seguiram ao assassinato, mas também se aprofunda nas vidas e nos antecedentes dos assassinos, dando ao leitor um vislumbre das mentes desses dois homens e dos eventos que os levaram a cometer um ato tão hediondo.

Um dos pontos fortes de A Sangue Frio é a sua capacidade de transcender o verdadeiro gênero policial e se tornar uma obra de mérito literário. A prosa de Capote às vezes é evocativa e poética, e ele é capaz de transmitir o peso emocional do crime e suas consequências sem recorrer ao melodrama ou ao sentimentalismo. Ele também usa técnicas inovadoras, como o entrelaçamento de flashbacks e cenas atuais, para criar uma narrativa convincente que avança com grande impulso.

O livro é envolvente e cheio de suspense, embora o desfecho já seja conhecido. A prosa de Capote é simples e discreta, mas ele transmite o horror do crime e seu impacto na comunidade com grande poder. Ele também é capaz de capturar a complexidade psicológica dos dois assassinos, que são retratados não apenas como assassinos implacáveis, mas como seres humanos complexos com seus próprios medos, inseguranças e traumas.

A Sangue Frio é uma obra poderosa e instigante que continua sendo um clássico do ?true crime?. A capacidade de Capote em combinar o jornalismo e a escrita criativa, deixa um impacto duradouro. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada do gênero ou que busca uma compreensão mais profunda da condição humana.

Gabrielli 22/10/2023

Livraço!
Muito bem escrito, instigante e profundo. Capote realmente inovou e conseguiu criar o seu próprio gênero literário com maestria, levando o leitor ao íntimo de dois criminosos terríveis e ao mesmo tempo mostrando as cicatrizes que ficaram.
Wallace50 23/10/2023minha estante
E pensar que eles quase vieram para o Brasil... rs

Nessa 17/10/2023

A impressionante história do assassinato da família Cutler no Kansas , fez com que Capote e Harper Lee fossem até lá para escrever um dos melhores livros sobre True crime que já li.
A primeira parte do livro faz com que nós apeguemos a família assassinada como se fossem nossos vizinhos. Nos fazendo sofrer ao cabo de seu assassinato.
Mas Capote é muito esperto ao narrar a parte dos assassinos. Ele nos conta as histórias antecessoras de suas vidas ate chegar crime , intercalando-nos o sentimento de compaixão e fúria vingativa.
Achei a última parte um pouco mais lenta , mas nada que perturbe demais a leitura.
Certeza este livro será relido de tempos em tempos e sempre recomendado.

Cintia295 16/10/2023

Li em uns 3 a 4 dias te prende de um jeito muito bom, a investigação te deixa curioso, mesmo sabendo o que aconteceu você fica querendo saber o pq, os motivos, se é que tem motivo.
Mas quando entrou na história dos assassinos foi perdendo, decaindo.
Leia para ter sua opinião.

Rosangela Max 14/10/2023

Bem escrito.
Algo curioso é que, da forma como foi contada, achei a história de vida do Perry Smith, um dos assassinos, mais interessante do que a dos Clutter que são as vítimas. A narrativa é mais envolvente e me deu a impressão que houve uma dedicação maior do autor de contar a história desse condenado, o que acabou se tomando um ponto negativo para mim. Senti falta de saber mais sobre os Clutter.
Recomendo a leitura.

Marina 13/10/2023

O horror e o fascínio pelo True Crime
“Matar é fácil - muito mais fácil do que passar um cheque sem fundos. Lembre-se: eu só tinha conhecido os Clutter mais ou menos uma hora antes. Se eu conhecesse aquelas pessoas de verdade, acho que o meu sentimento seria outro, e talvez eu não conseguisse viver em paz comigo mesmo. Mas da maneira como aconteceu, foi a mesma coisa que praticar numa galeria de tiro ao alvo”.

Para pessoas comuns é muito difícil aceitar essa frieza e falta de sentimentos em casos com homicídios tão sinistros. Talvez seja por isso que os filmes, séries e histórias de True Crime despertam tanta curiosidade - é uma tentativa de entender como e o porquê uma pessoa pode agir da forma que os assassinos de A Sangue Frio agiram. E é isso que o Capote faz muito bem: ele contextualiza de maneira brilhante todo o acontecimento do assassinato da família Clutter com a história de vida dos assassinos. E apesar do escritor ter sido alvo de críticas, não senti em nenhum momento que ele foi parcial ou que quis justificar as atitudes dos culpados, mas apenas explana de maneira muito detalhada como esses dois criminosos chegaram até ali. O texto de Capote não me fez ter simpatia pelos réus pela vida que tiveram, mas ajudam a entender a razão de pessoas como Dick e Perry dar tão pouco valor à vida humana.
Uma leitura maios que recomendada para quem se interessa pelo gênero.